Sabores estivais: a ementa perfeita para um casamento de verão

Sabores estivais: a ementa perfeita para um casamento de verão

A busca pela ementa perfeita nem sempre é fácil. Mas lembre-se, tem uma parte boa: as provas. Hoje propomos-lhe algumas ideias para levar à sua empresa de catering.

  • Copo d'água
  • Bebidas
  • Cocktail
  • Ementa
  • Fruta

O calor é propício aos casamentos ao ar livre, aos vestidos de noiva arejados e às sandálias abertas. E é ideal também para ementas leves, cheias de sabores frescos mas requintados. Com o calor a fazer-se sentir, os seus convidados vão querer saborear pratos repletos de ingredientes delicados e suaves, em vez de pratos densos e pesados. Sabendo disto, a Zankyou andou à procura da ementa perfeita para os casamentos de verão. Para isso, andou a ver o que as empresas de catering propõem, o que os espaços para casamentos sugerem e o que as wedding planners acham que são os melhores sabores e hoje trazemos-lhe algumas ideias (já ouviu falar de cozinha molecular?). Desafie a sua empresa de catering a torna-las realidade e divirta-se nas provas… Bon apetit!

guardarThe Quinta - My Vintage WeddingSolicite informação sobre “The Quinta - My Vintage Wedding”
The Quinta – My Vintage Wedding
guardarCereja
Foto Cereja
guardarCasa do Marquês
Foto Casa do Marquês

Para começar

Os cremes de marisco ou de legumes, de cenoura ou de brócolos são uma escolha recorrente para começar os menus de degustação. Em pleno verão, esqueça as sopas. Ou fique-se pelo gaspacho, servido frio e acompanhado de pedaços de pepino fresco. Troque os folhados por outras propostas. Que tal um prato combinado de sushi e sashimi? Mais fresco é impossível!

guardarCasa do Marquês
Foto Casa do Marquês

Para prato de peixe

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

As sugestões chegam-nos do catering da Casa do Marquês e são tão bonitas quanto saborosas. Usufrua do requinte de pratos leves como o Tártaro de bacalhau ou o Terrine de polvo. São pratos criativos e sofisticados, servidos com acompanhamentos leves e saborosos. Substitutos perfeitos de pratos mais compactos de peixe, acompanhados de legumes mais pesados como a batata. E o melhor, pratos que não têm necessariamente de ser servidos quentes.

guardarCasa do Marquês
Tartaro de bacalhau. Foto Casa do Marquês
guardarCasa do Marquês
Terrine de polvo. Foto Casa do Marquês

Para prato de carne

A Casa do Marquês volta a impressionar com a sugestão de um Demi tornedó com ervilhas tortas, batata doce crocante, brigadeiro de caça, e mini empada de cogumelos. Em pequenas doses, o prato, apesar dos seus sabores complexos, funciona. O que funciona ainda melhor neste caso é a sugestão do Hotel Vidago Palace, a cozinha molecular. Sirva o seu filet mignon com espuma dos seus legumes preferidos ou até mesmo com espuma de algumas frutas exóticas que ficam perfeitas em saladas. Ao optar pela espuma da cozinha molecular, vai estar a servir sabores complexos mas que se dissolvem no paladar, mantendo-se frescos e leves.

guardarHotel Vidago Palace
Foto Hotel Vidago Palace
guardarHotel Vidago Palace
Foto Hotel Vidago Palace

Para sobremesa

Não é de ânimo leve que fazemos esta sugestão. Mas aqui vai: esqueça a doçaria tradicional portuguesa. Em vez disso, invista em sabores mais leves, mais suaves e mais frescos. A primeira grande sugestão são os gelados artesanais. As wedding planners Rita Mateus de Carvalho, da Cereja Weddings, e Sandra Gomes, da Outlux, concordam: escolha, por exemplo, um bar de gelados Santini. Famosa pelos seus sorvetes criativos, com frutas exóticas como a melancia e a manga, a marca não desilude também nos sabores mais tradicionais: a nata, o chocolate de leite, o morango!

guardarCereja
Foto Cereja
guardarOutlux
Foto Outlux

Se preferir, fica uma sugestão de ouro da Casa do Marquês: gelado de ostra com champanhe. Mantendo a decisão de servir uma sobremesa mais pesada, prefira os doces como o parfait de chocolate ou o lava cake, mas acompanhe-o com frutas, morango, fatias de laranja, amoras, framboesas. Para deleite de quem se vai sentar consigo à mesa.

guardarCasa do Marquês
Gelado de ostra com champanhe. Foto Casa do Marquês
guardarCasa do Marquês
Parfait de chocolate. Foto Casa do Marquês

Para desenjoar

Essenciais para qualquer menu de degustação de verão, os corta sabores são outra das apostas que lhe propomos hoje. Servem um propósito duplo: limpam o palato dos convidados para que possam saborear sem interferência todos os pratos individualmente e refrescam. Os corta sabores são geralmente sorvetes feitos a partir de citrinos (limão, laranja, tangerina) e “misturados” com um toque de champanhe! Simplesmente perfeitos.

Para acompanhar

Em vez dos vinhos tintos, escolha os cocktails. Servidos com gelo, feitos com fruta, condizem muito mais com o calor do verão. Mantenha os vinhos brancos, verdes e rosés para quem estiver mais habituado a esses sabores mais portugueses e tradicionais. Mas deixe também ao dispor dos seus convidados cockails como caipirinhas, mojitos e daiquiris, sempre frescos, sempre deliciosos!

guardarLounge Fotografia
Caipirinhas. Foto Lounge Fotografia
guardarOutlux
Foto Outlux

Para ter nas mesas de entradas e sobremesas, continue a apostar nos sabores frescos: mini-saladas com pedaços de fruta, marisco fresco, saladas de frutas, macarrons, cupcakes. E que tal um bar de legumes? Já há quem opte por isso…

guardarCasa do Marquês
Foto Casa do Marquês
guardarCasa do Marquês
Macarrons. Foto Casa do Marquês

A busca pela ementa perfeita nem sempre é fácil. Mas lembre-se, tem uma parte boa: as provas. Leve várias ideias para discutir com as empresas de catering que reunir e escolha aquela que lhe conquistar o estômago. O coração vem depois.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Hotel Vidago Palace Hotéis casamentos
Casa do Marquês Catering casamentos
Lounge Fotografia Fotógrafos e vídeo

Dê-nos a sua opinião

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!