Erros no seu menu de casamento? Descubra 5 formas de os evitar

Sabe que quer um menu de degustação de quatro pratos, mas não sabe quais as especialidades que deve escolher? Quer optar por um serviço descomplicado de buffet, mas está na dúvida que pratos frios servir e se deve incluir pratos quentes também? Não há respostas certas nem respostas erradas. O importante é que o menu que escolher a represente e que combine com o estilo de casamento que escolheu. Para minimizar a margem de erro, descubra as cinco variantes que deve ter em consideração na hora de escolher os pratos a incluir no seu menu de casamento.

Quinta do HespanholSolicite informação sobre “Quinta do Hespanhol”
Quinta do Hespanhol. Foto Momento Cativo

1. O tipo de casamento

O estilo de casamento que quiser ter deve influenciar a escolha do menu. Se optou por uma festa de casamento formal, com um serviço de catering clássico, vai precisar de um menu de degustação com sabores tradicionais. Iguarias como sapateira, camarão, foie gras, caviar ou ovas têm lugares cativos neste estilo de menus. Se, pelo contrário, quer um estilo mais descontraído, a aposta poderá estar mais próxima do que nos propõem as tendências da finger food ou da food truck: hambúrgueres, pizzas, cachorros quentes ou, num casamento mais moderno, delicias como sushi ou ceviche.

Lambreta -Crepes GourmetSolicite informação sobre “Lambreta -Crepes Gourmet”
Lambreta -Crepes Gourmet
Lambreta -Crepes GourmetSolicite informação sobre “Lambreta -Crepes Gourmet”
Lambreta -Crepes Gourmet
Lambreta -Crepes GourmetSolicite informação sobre “Lambreta -Crepes Gourmet”
Lambreta -Crepes Gourmet

2. O orçamento

Se o seu orçamento não lhe permite servir caviar ou foie gras, não insista em servir este estilo de sabores. Estabeleça um valor máximo a pagar por convidado, mantenha-se firme nesse valor e lembre-se que a essa quantia ainda terá de somar 10 ou 20 euros para garantir bar aberto. Um catering mais barato não significará uma qualidade de confecção inferior, pode apenas significar que os sabores que constituem o menu são menos exclusivos.

Quinta do HespanholSolicite informação sobre “Quinta do Hespanhol”
Quinta do Hespanhol. Foto Momento Cativo
Quinta do HespanholSolicite informação sobre “Quinta do Hespanhol”
Quinta do Hespanhol. Foto Momento Cativo

3. Os temperos

Os menus que as empresas de catering lhe propõem são na sua maioria menus sazonais. Os chefes que comandam estas cozinhas optam por usar os produtos frescos que são mais populares em cada estação e criar menus personalizados com base nestes sabores. E isso vai funcionar sempre a seu favor. Mas certifique-se que haverá nas mesas vários temperos para que cada convidado possa ajustar cada prato ao seu paladar. Não se fique pelo azeite e sal. Seja mais ambiciosa: vinagre balsâmico, pimenta, sumo de lima, paprika, etc.

Ferro's Catering Decorações Eventos
Foto FS Catering Eventos

4. O número de pessoas

Cozinhar para 100 pessoas não é o mesmo que cozinhar para 3o. Ter um buffet preparado para 400 pessoas não é o mesmo que ter um buffet preparado para 50. Não opte por pratos que precisam de várias técnicas de finalização se vai estar a servir um almoço ou jantar para 200 pessoas. Seguindo a mesma lógica, invista nas saladas frias e na finger food se quer servir várias pessoas ao mesmo tempo.

Gémeos CateringSolicite informação sobre “Gémeos Catering”
Gémeos Catering
Gémeos CateringSolicite informação sobre “Gémeos Catering”
Gémeos Catering

5. Pense nas excepções 

As restrições alimentares são cada vez maiores. Alergias à lactose, intolerâncias ao glúten, vegetarianos, vegans ou celíacos, as opções que precisa considerar são cada vez mais. Mas tire um tempo para planear o menu destas pessoas também. Crie alternativas. E crie alternativas para as crianças também.

Prenúncio de Festa - CateringSolicite informação sobre “Prenúncio de Festa - Catering”
Prenúncio de Festa – Catering

Estas cinco orientações vão ajudar a criar um menu de casamento inteligente, capaz de fazer as delícias de todos paladares.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Atelier Gio Rodrigues
4 erros a evitar após comprar o vestido de noiva para não duvidar da sua escolha!
Já comprou o seu vestido de noiva? Está com dúvidas? Não tenha. Temos a certeza de que fez escolha certa! E para se sentir segura até ao dia em que irá dizer o “Sim”, não caia nestes 4 erros!
Faraway
Tome nota destes 12 conselhos de um divorciado para evitar erros no seu matrimónio
Porque a experiência dos outros pode ajudar a manter viva a sua relação, fique atento aos conselhos de alguém que se divorciou e se arrependeu de não ter feito de outra forma...
Love Stories Wedding Decoration & Stationery
Segundo casamento? 6 erros a evitar
Se vai dar uma nova oportunidade ao amor vai querer celebrar (desta vez sim!) o casamento dos seus sonhos. Por isso, descubra quais os 6 erros a evitar no segundo casamento.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação