Tudo o que precisa de saber sobre a prova do menu do seu casamento

Todo o processo de organizar um casamento pressupõe meses de preparação e dias de imenso trabalho que se resumirão numa data que se deseja memorável e inesquecível. Tudo deve decorrer do modo que os noivos sempre idealizaram, nomeadamente no que diz respeito aos prazeres degustativos, nos quais as mesas das entradas, das sobremesas e do banquete em geral conquistam os olhares e os corações de todos, especialmente dos mais gulosos. De facto, catering é uma das questões que se encontra no TOP de preocupações de todos os noivos. Por esta razão, temos alguns conselhos que queremos partilhar consigo, que deve ter em conta para que a prova dos seus menus seja um autêntico êxito.

Aguiam Wedding Photography
Fotografia: Aguiam Wedding Photography
 Aguiam Wedding Photography
Fotografia: Aguiam Wedding Photography

Pelo desejo de agradar todos os presentes no dia do seu casamento, o catering torna-se num tema complicado para os noivos, pois sentem a necessidade de encontrar um meio termo que provoque uma explosão de sensações e sabores deliciosos para todos. No entanto, temos boas notícias: chegar, finalmente, a este ponto intermédio não é uma tarefa complicada. Escolher corretamente o menu que servirá o dia do seu “sim, aceito!” é um dos aspetos mais importantes; é um detalhe chave para fazer a diferença entre um casamento espetacular e “só mais um casamento”. Com umas dicas e análise, temos a certeza que alcançará o resultado desejado: o menu ideal. 

1. Antes da Prova 

Antes de chegar o momento da prova do menu, é de esperar que já se tenha reunido algumas vezes com a equipa de catering que contratou ou com o espaço onde celebrará o seu dia, de forma a esclarecer alguns dos pormenores mais importantes. Neste aspeto, referimo-nos ao estilo de casamento com que sempre sonhou e que está finalmente a organizar, os alimentos que têm de estar imprescindivelmente presentes no menu e aqueles cuja presença deve ser evitada. Aqui, é importante que defina e avise a equipa de profissionais das eventuais alergias e restrições alimentares de alguns convidados. 

Maria Papoila - Catering
Maria Papoila – Catering
Maria Papoila - Catering
Maria Papoila – Catering

É necessário que tenha, também, em conta a temporada dos alimentos – uma questão que advém da altura do ano, na qual decidiu trocar os votos. De facto, esta é uma questão essencial e crucial para que tenha um resultado de qualidade. Para além disso, nesta fase é importante que tenha já solicitado preços, menus, assim como a disponibilidade para a data elegida.

Assim que todos estes aspetos já estejam bem delineados, a equipa de catering trabalhará para lhe oferecer as propostas que melhor combinam com as exigências e necessidades que apresentou, convidando-os para a degustação do menu.

Gémeos Catering é uma das empresas que apresenta um elevado controlo de qualidade, assim como talento de toda a equipa, que garante o seu sucesso e o consequente êxito do casamento dos noivos. Com mais de 25 anos de experiência, nos quais o profissionalismo, seriedade e organização são máximas, Gémeos Catering apresenta a fórmula para trazer os seus sonhos mais deliciosos para a realidade. 

Gémeos CateringSolicite informação sobre “Gémeos Catering”
Gémeos Catering
Gémeos CateringSolicite informação sobre “Gémeos Catering”
Gémeos Catering

2. Durante a prova 

Quando o menu já estiver escolhido, o próximo passo que se avizinha é a degustação. Neste momento, os noivos podem contar com a ajuda de familiares ou amigos mais próximos, de forma a obterem algumas sugestões e, se necessário, poderem fazer algumas alterações.

  • Com ou sem fome?

Neste instante, o mais recomendado é que se apresentem de estômago vazio, para que consigam provar cada um dos pratos e escolher um menu variado, no qual não se repitam alimentos. Um fator importante que o casal deve ter em conta é que o corpo humano não recebe de forma idêntica a comida durante todas as horas do dia, ou seja, é aconselhável que prove o menu no momento em que irão realizar o banquete do seu casamento. Por outras palavras, se está a decidir o que vai apresentar como jantar, é crucial que faça a degustação, também, à hora de jantar. 

Apresentando a máxima disponibilidade, a Quinta das Janelas é um espaço em Coimbra que apresenta um serviço de catering próprio, que é um autêntico êxito. A sua equipa de profissionais está pronta para dar resposta a todas as suas exigências, com a máxima excelência, oferecendo, assim, um catering perfumado por travos e tantos outros cheiros e sabores verdadeiramente inesquecíveis. 

Quinta das Janelas Solicite informação sobre “Quinta das Janelas ”
Quinta das Janelas
Quinta das Janelas Solicite informação sobre “Quinta das Janelas ”
Quinta das Janelas
  • Partilhe a sua opinião 

Ao longo da prova dos menus, é extremamente importante que apresente a sua opinião e que tome nota de todas as alterações que eventualmente decidam fazer, para que não deixem escapar nenhum detalhe no grande dia do casamento. Se por alguma razão, há algum aspeto que não vos está a conquistar ou a convencer, este é o momento ideal para pedir que o mudem: ou que o sirvam de um modo diferente ou retirem do menu. Este é o instante perfeito para aperfeiçoar os demais pormenores. 

Atenta a qualquer desejo dos noivos, a Quinta Fonte da Aranha, um espaço idílico para dizer o “Sim, aceito”, em Sintra, apresenta um serviço de catering completamente personalizável. No entanto, esta equipa de profissionais leva os mais deliciosos sabores a qualquer outro espaço, onde decida celebrar o seu amor. Um serviço de catering exclusivo e adaptado às suas vontades e sonhos, ao selecionar os melhores ingredientes.

Quinta Fonte da Aranha - Catering Solicite informação sobre “Quinta Fonte da Aranha - Catering ”
Quinta Fonte da Aranha – Catering
Quinta Fonte da Aranha - Catering Solicite informação sobre “Quinta Fonte da Aranha - Catering ”
Quinta Fonte da Aranha – Catering
Quinta Fonte da Aranha - Catering Solicite informação sobre “Quinta Fonte da Aranha - Catering ”
Quinta Fonte da Aranha – Catering
  • Tome notas

Este corresponde a um momento de prazer para todos os seus sentidos. Como sabemos que com tudo o que tem em mente nesta fase da sua vida, recomendamos que vá tomando notas e tirando fotografias, para que não se esqueça de nenhum pormenor. Desta forma, terá sempre à mão os pratos que já provou.

  • Analise outros aspetos 

Aqui, recomendamos que tenha em conta outros pontos que vão mais além da própria gastronomia. De facto, este é um pouco vital. Assim, deve analisar, igualmente, a apresentação dos pratos, o aspeto dos respetivos ingredientes, os meios disponíveis e à sua disposição, os pratos e o interesse do profissional que está a atender os seus pedidos.

FS Catering Eventos
FS Catering Eventos. Créditos: Capella Fotografia
FS Catering Eventos
FS Catering Eventos

3. Depois da prova

Após todas as provas gastronómicas, chegou a hora de recuperar todas as notas que foi fazendo ao longo de todo o processo e tomar as decisões finais. É importante que quando tudo estiver do seu agrado, feche o contrato com a garantia de que não existe nenhum custo oculto que surja à última da hora, relacionado com o banquete do seu casamento.

Quinta do Roseiral - Catering
Quinta do Roseiral – Catering

Saiba, ainda, como escolher o catering para o seu casamento, casamento biológico: saiba como criar o menu ideal  Como organizar um casamento sem glúten: não deixe de aproveitar um dos dias mais importantes da sua vida!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Mary Me Eventos. Fotografia: João Almeida
Quanto custa casar? Descubra TUDO o que precisa saber
Casar-se não deve ser siónimo de gastar dinheiro que não se tem, pelo que é necessário que os casais criem um budget para a sua organização.
Rui Teixeira Wedding Photography
Casamento civil no Porto: tudo o que precisa para que o seu dia seja uma sensação!
Está a planear o seu casamento civil no Porto? Então, saiba como ter uma cerimónia que seja um autêntico êxito!
Prince Harry and Meghan Markle in the Sunken Garden at Kensington Palace, London, after the announcement of their engagement.
Tudo o que há para saber sobre o casamento do Príncipe Harry e Meghan Markle
Após o anúncio do noivado, as informações dos últimos dias e uma entrevista do casal à BBC há muitos detalhes interessantes para contar!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação