Prazeres Degustativos: dicas para criar um menu de "comer e chorar por mais" no seu casamento

Longe vão os tempos em que os casamentos eram padronizados. Tudo era muito convencional e raramente se fugia ao protocolo. Hoje, pode-se tudo. E é esse o prazer de organizar uma boda. Assim, os noivos podem dar largas à imaginação e surpreender os convidados. Veja o casamento do príncipe Harry e de Meghan Markle… Há exemplo maior?

Então, comece já a pensar em como gostaria que fosse o seu casamento, depois, contrate os fornecedores certos. Em seguida, explique-lhes onde quer inovar e logo a seguir, prepare-se que vai fazer história.

E se começasse pelo menu? Nós damos uma ajudinha…

 Aguiam Wedding Photography
Créditos: Aguiam Wedding Photography

1. Escolha  um serviço de catering ou chef que pense como você

Convém que o serviço de catering ou chef que contratar esteja na mesma “onda” que você e o seu noivo. Dê-lhe um lamiré do que gostavam e depois, deixe-o(s) criar… Para você que é audaz, aconselhamos a Iguarias do Tempo. Esta empresa é apaixonada pelo desafio, portanto se você mostrar essa sua vontade de quebrar as regras, esta vai se sentir “espicaçada” a criar os pratos mais originais e saborosos do mundo. E, olhe, que consegue, já que está em constante inovação, procurando combinar a excelência do saber e dos sabores. No fim, promete uma cozinha que combina os sabores tradicionais com as mais modernas técnicas de preparação, confeção e apresentação dos alimentos. Convencida? Então, ainda a vamos deixar mais. É que a Iguarias do Temposurpreende noivos há quase 20 anos, trabalhando sempre com muito amor e paixão por aquilo que faz, o que torna o seu trabalho uma “obra de arte”.

2. Inspire-se em tudo, menos num casamento

Pode parecer estranho, mas já que é para ser diferente, que o seja. Quando se reunir com a empresa responsável pelos menus, em vez de lhe dizer o que gostava de comer, fale-lhe de si e do seu noivo. Diga-lhes o que gosta de fazer nas horas vagas, como se diverte, se gosta de viajar e onde e como conheceu o Manel. A partir daí, deixe o chef criar. Ele fará um cardápio que será a vossa cara. Imagine que adorou viajar ao Pacífico, então inclua algo da zona que a deixou rendida. Por exemplo, a Aqua Catering é uma empresa de catering capaz de satisfazer todos os desejos e vontades, trabalhando com o maior dos amores e dedicações. A partir daí, você e o seu noivo vão usufruir de cada momento guloso do vosso dia, da forma mais encantadora possível.

Uma coisa é certa: com a Aqua Catering o vosso paladar vai atingir sensações simplesmente incríveis! E o vosso dia de casamento será simplesmente perfeito.

3. Não tenha medo de arriscar

Claro que pode parecer assustador tomar uma decisão ousada no que diz respeito ao cardápio do seu casamento, em especial quando o objetivo é surpreender, deixando os convidados completamente rendidos. Mas tem mesmo de arriscar, se a ideia for deixar uma marca na memória (e nas papilas gustativas) de todos. Pense nas tendências alimentares atuais e trabalhe com alguns desses itens no menu. Você ainda pode ser único, sem “fugir muito da caixa”, caso os seus convidados não sejam muito do tipo aventureiro. E é nesses casos que surge a Iguarias Sábias Catering. Esta empresa dedica-se de coração a cada prato confecionado e de forma personalizada. Por isso, não tenha receio de surpresas demasiado extravagantes. Você estará presente em cada tomada de decisão e tudo será feito à sua maneira. Como tal, a sua ementa será única, para que o vosso casamento seja recheado com pratos deliciosos e repletos de sabor, elaborados por mãos experiente e dedicadas. Ainda tem dúvidas?!

4. Lembre-se que a apresentação é (quase) tudo…

… Sim, porque aquela célebre máxima: “os olhos também comem” é bem verdade. Às vezes, basta olhar para um prato para se ficar logo de água na boca, não é? Então, como dizem os brasileiros “capriche“… Na apresentação. Afinal, você quer que os seus menus causem uma ótima primeira impressão. Portanto, já sabe, seja em pé, sentado ou no cocktail, convém que os alimentos apareçam tão “bonitos”, quanto deliciosos. Com a Complicity Moments é possível. Para mais, tal como o nome em inglês indica, tem a capacidade especial de criar momentos de cumplicidade entre si e os seus convidados, já que apresenta pratos iguais a si, a eles, a qualquer pessoa que goste de requinte, aliando a sabores incomparáveis.

Esta empresa de catering pretende dar um novo sabor ao dia do seu casamento, oferecendo-lhe verdadeiras iguarias, que só pelo seu cheiro nos fazem imediatamente crescer água na boca, sendo por isso mesmo, uma excelente sugestão para todos os casais que pretendem conquistar os seus convidados da forma mais maravilhosa de todas. Nem hesite!

Complicity Moments Lda
Complicity Moments Lda

5. Ofereça as lembranças mais saborosas

Sim, também pode surpreender os seus convidados com verdadeiras iguarias, nas tão típicas lembranças. A Sabores de Santa Clara Portalegre é especialista em autênticos manjares dos Deuses. É o caso dos rebuçados de ovo de Portalegre. Estes remontam ao Século XVIII, altura em que as freiras do Convento de Santa Clara encontraram uma forma muito “pecaminosa” de empregar as gemas que sobravam da confeção das hóstias. O resultado não poderia ser mais delicioso. Mas há mais lembranças de deixar qualquer convidado de água na boca. É o caso das típicas bolachas de cerveja e até dos mais diversos licores. Experimente!

Sabores de Santa Clara Portalegre
Sabores de Santa Clara Portalegre

Adoce a boca dos convidados

Festa que é festa tem doces de todas as maneiras e feitios. Por isso, o seu casamento não poderia ser diferente. No bolo da noiva, nas sobremesas ou em mesas carregadas de doces, o importante é continuar a surpreender, com exclusividade e bom gosto (à vista e ao paladar). Sugerimos-lhe, portanto, a Pims Cake Design. Esta loja associa design a sabor, criando autenticas obras de arte, como pode ver pelas imagens. “Personalizamos os seus eventos com decorações temáticas. Elaboramos o design gráfico para as suas festas e confecionamos bolos, bolachas, cupcakes, cakepops, macarons, miniaturas doces e muito mais…“, informa a gerente da loja.

Já se sente mais descansada agora que já sabe quem contratar para fazer as delicias da festa de casamento com que sempre sonhou? Ótimo, então caso tenha alguém com intolerâncias alimentares, no seu casamento, saiba como conjugar saúde e design: dois conceitos que vieram para ficar. Depois, pense em menus alternativos, para que se deliciem os vegetarianos, diabéticos e celíacos.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Diana Nobre Fotografia
15 coisas que um casal deve fazer junto ao menos uma vez na vida!
A rotina, em muitas ocasiões, pode acabar com momentos especiais... E como não queremos que caia em comodismos, recomendamos-lhe 15 coisas que todos os casais devem fazer, ao menos uma vez na vida!
Aguiam Wedding Photographers
Casamento Biológico: saiba como criar o menu ideal
Hoje em dia deparamo-nos com casais cada vez mais modernos que apostam em menus biológicos, autênticos e simples para brindar todos os seus convidados
São um casal feliz? A ciência tem a resposta!
São um casal feliz? A ciência tem a resposta!
Espreite estes interessantes estudos sobre as relações perfeitas e tire as suas próprias conclusões!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação