Protocolo para convidadas de casamento: 14 regras básicas para iniciantes

Protocolo para convidadas de casamento: 14 regras básicas para iniciantes

Por mais que os tempos mudem, há regras protocolares de casamento que não devem ser esquecidas. Tome nota delas e depois adapte-as à realidade do casamento que for

Protocolo para convidadas de casamento: 14 regras básicas para iniciantes
Créditos: Pronovias
  • Protocolo
  • Recomendações
  • Msn
  • Convidados

De repente, você percebe que chegou a uma idade em que parece que está tudo a decidir casar. E como não quer fazer feio, tem de saber algumas regras básicas, em especial no que diz respeito ao out fit indicado para cada boda. Sim, porque para a da Alexandra pode ser um e para o do Manel outro. Já aguçamos a sua curiosidade? Então, saiba que há muitas regras a ter em conta (não só no que diz respeito ao que vestir).

Fique para ler estas regras protocolares básicas e faça um figurão nas bodas destes seus amigos. Comecemos pelas mulheres…

1. Proibido usar branco

Na Zankyou não nos cansamos de referir esta regra. É básica! Mas, para além do branco, deve evitar usar preto, salvo raras exceções. O mais importante é não ofuscar a noiva, a verdadeira protagonista do casamento. E sabia que o vermelho também está protocolarmente proibido?

2. Cuidado com o decote

Você deve evitar a todo custo os decotes muito pronunciados, especialmente se for a um casamento religioso. Seja muito prudente na hora de escolher o modelo para esse dia.

guardar
Foto: Edgar Dias Photography | Vestido: Gio Rodrigues

3. Mangas compridas

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

As mangas compridas são uma imposição para as mães e madrinhas de casamento. Se forem de luvas, devem então optar por mangas francesas.

O melhor é ficar já com estas 20 regras para ser a madrinha perfeita (e não cair nos erros típicos).

4. Num casamento de dia…

Se o casamento for durante o dia, é aconselhável ir com um vestido abaixo do joelho e sem ornamentos excessivos ou strass. Somente a noiva e a madrinha devem usar um vestido longo.

guardar
Pronovias Coleção Festa

5. Num casamento à noite

Se, por outro lado, a celebração for de noite, o comprimento do vestido pode aumentar. Ou seja, pode levar um vestido longo, dependendo da relação de proximidade que tiver com o casal.

Saiba como acertar com o look de convidada conforme o local e a hora da celebração.

6. Chapéus e toucados

Os chapéus só devem ser usadas durante o dia e os toucados devem ser evitados à noite. Se optar por usar uma destas peças, nunca as deve retirar durante a cerimónia. Se você adora acessórios de cabelo, recomendamos que leve uma peça muito subtil.

guardar
Créditos: Cherubina

7. Sapatos

Quanto ao calçado, sugerimos que escolha uma par bastante cómodo, mesmo que de salto-alto. Pelo sim pelo não, o melhor é levar consigo uns sapatos rasos para trocar com os iniciais, caso não os aguente mais.

Veja também: 6 truques para evitar as dores de pés com saltos altos

8. Joias

No que diz respeito às joias, sugerimos que tente combiná-las de forma equilibrada e harmónica com os outros complementos. Só assim conseguirá um look irrepreensível.

guardar
Foto: Edgar Dias Photography | Vestido: Gio Rodrigues | Joias Marcolino

9. Homens

Para os homens é tudo mais fácil! É melhor apostar num fato em todas as ocasiões. Recomenda-se que não tire o casaco em nenhum momento. Se o dress code exigir algo em especial, leve o que lhe for sugerido. Pode ser smoking ou fraque. Repetimos: só se for exigido. De outra forma, não deve levar nenhuma destas peças, porque são para ser usadas mais em eventos de gala. Fique-se pelo bom e charmoso fato. Entre gravata e laço, escolha o que preferir. No entanto, a gravata não pode ser usada com um smoking. No que diz aos acessórios, basta levar relógio. Deixe-se de pulseiras e evite ir de óculos de sol.

Veja também: Fatos de noivo 2019: mais de 30 estilos irresistíveis que não pode perder!

10. A prenda

Em Portugal é muito comum oferecer dinheiro. Se isso lhe fizer confusão, pode sempre dar uma prenda da lista de casamento que os noivos tiverem. Se mesmo assim, não quiser dar nada do apresentado, dê-lhes o que quiser. Esta regra é flexível.

Falando em lista de casamento, não conseguimos deixar de partilhar esta (de 1957) consigo… Nem imagina o que os seus avós pediram!

11. As crianças

Quando receber o convite de casamento, a primeira coisa que deve perguntar aos noivos é se pode levar os seus filhos. Se sim, o mais certo é que a boda tenha uma zona específica para eles brincarem.

Para todos os efeitos, mais vale ficar com uma ideia das vantagens e inconveniente de um casamento com crianças.

12. Alergias ou intolerâncias

Recomendamos que, ao confirmar a sua presença, informe os noivos das suas alergias ou intolerâncias, para que eles as tenham em consideração, quando estiverem a escolher o menu. Há sempre pratos alternativos para vegetarianos, vegans, celíacos e diabéticos.

guardar
Foto: João Almeida

13. À mesa

Esta regra também se aplica no dia-a-dia. E diz que se deve esperar que todos os convidados da mesa tenham o prato à frente para que todos possam começar a comer. É uma questão de respeito e boa educação. Recomendamos também que não se levante da mesa, antes de terminar a refeição, evitando assim possíveis atrasos.

14. O baile

São os pais dos noivos que normalmente abrem a pista de dança com os respetivos genros e noras. Por último, dançam os noivos. Ao terminar a dança dos recém-casados, os restantes casais podem começar a dançar.

Já agora, saiba quais os 6 papéis que só os pais podem ter no seu casamento.

guardar
Foto: It’s all about…

Por mais exigentes que sejam estas regras, elas só existem para que seja mais fácil organizar uma boda. Assim, há um fio condutor e evitam-se certas surpresas. Seja, como for, a tradição já não é o que era, por isso, já pode fazer alguns ajustes… Pequeninos, veja lá.

Sugerimos, então, que fique a par das regras mais importantes dos casamentos modernos. Há diferenças… De tal forma que já nada têm a ver com os casamentos de há dois séculos, muito menos com impostas às mulheres desse tempo. Para contrariar o que estas passavam, tome nota destes 10 hábitos essenciais para um casamento feliz.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Pronovias Lisboa Lojas de Vestidos de noiva
Atelier Gio Rodrigues Estilistas noiva
Edgar Dias Photography Fotógrafos e vídeo
Marcolino Joalharia e bijuteria
It's all about... Fotógrafos e vídeo
João Almeida Fotógrafos e vídeo

Dê-nos a sua opinião

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!