Eis as 8 respostas às 8 perguntas que você não chegou a fazer sobre a cerimónia

De certeza que você já sonhou com a cerimónia mil vezes, nos últimos meses. Você sai do carro, tenta respirar e entra na igreja. Depois vai de braço dado com o seu pai, pelo corredor fora, até ser entregue ao seu amor. Até aí tudo bem, no entanto, à medida que o Grande Dia se aproxima, esse momento perfeito começa a ficar nublado com novas dúvidas. Muitas delas nem precisam de uma resposta, porque se certificou de que todos os detalhes saíssem perfeitos. Mas há outras que não passaram pela sua mente, até que você começa a caminhar para o altar. Portanto, nós damos-lhe já as respostas para as perguntas que você ainda não tinha pensado. Vai sentir-se mais segura! Já agora, não perca estas 12 dicas sobre como acalmar os nervos antes e durante o casamento.

Wendy Creating Moments
Wendy Creating Moments

1. Quando deve chegar o meu noivo?

O noivo deve chegar 15 minutos antes da hora definida para a cerimónia. Ele deve aguardá-la no altar ao lado da mãe ou da madrinha. No entanto, para aqueles casais que desejam dar um first look, ou seja, que se queiram ver antes da cerimónia, recomenda-se que o façam com mais antecedência. Só assim o noivo consegue chegar ao altar a tempo de cumprir a tal tradição de ficar à espera da amada. Por sua vez, também é importante que ela se prepare bem antes de entrar… Sem pressas! 

Rui Bessa Capturing Dreams
Rui Bessa Capturing Dreams

2. Para onde devo olhar enquanto caminho para o altar?

Quando estiver a caminho do altar, vai reparar que todos os olhos estarão fixados em si. E você, para onde vai olhar? Parecem haver muitos rostos, sentir-se-á nervosa e com medo de tropeçar no vestido. Por isso, respire, sorria e fique serena. O seu olhar deve focar-se no altar. Olhe para o seu futuro marido, padrinhos, madrinhas e damas de honor. À medida que avança, pode também desviar o olhar para os seus convidados, sorrir-lhes e depois devolver o olhar para o altar.

Zi Fernandes
Zi Fernandes

3. De que lado fico na cerimónia?

Finalmente, chega ao altar. O seu pai ou a pessoa que escolheu para a levar até lá cumprimenta o noivo e depois afasta-se. A cerimónia está prestes a começar e, de repente, surge-lhe a dúvida: “onde é que eu me sento?” Embora não haja nenhuma norma ou regra a este respeito, o mais comum é que a noiva fique do lado esquerdo do altar e o noivo do lado direito. Seja como for, você pode alterar a ordem, se assim o desejar. Lembre-se de que os convidados de cada família estarão de acordo com o que estipulou. Se respeitar a tradição, a sua família ficará do lado esquerdo e a do seu noivo, do lado direito.

André Tavares Fotografia
André Tavares Fotografia

4. Quando devo retirar o véu?

Se decidiu usar véu, saiba que deve removê-lo assim que chegar ao altar. Geralmente, a pessoa que a acompanha é que deve levantá-lo, mas também pode ser o seu futuro marido a fazê-lo. O melhor é que, quem o fizer, o levante suavemente e o deixe cair para trás. Deve ter o cuidado de evitar movimentos repentinos, para que o véu não se mova ou caia. Já agora, inspire-se nos melhores penteados de noiva com véu e opte por um deles.

White Valley
White Valley

5. Como me devo sentar?

O mais provável é que tenha escolhido um longo vestido de casamento, talvez de corte princesa ou com cauda. O seu primeiro pensamento ao olhar para a cadeira será de se perguntar como é que eu me vou sentar sem amarrotar o vestido? É aqui que o papel das suas damas de honor ou da sua mãe é fundamental. De acordo com o tipo de cadeira, deve sentar-se desta ou daquela maneira. Primeiro, terá de distribuir o vestido para não se amachucar. Por outro lado, poderá levantar a primeira parte do vestido e sentar-se na anágua. Se o vestido tiver cauda, deve colocá-lo sobre o assento e estendê-lo. Desta forma ficará perfeita nas fotos e o seu vestido permanecerá impecável.

Não perca também os  99 vestidos de noiva 2018, pois entre eles poderá estará o seu!

Aguiam Wedding Photography
Aguiam Wedding Photography

6. Onde coloco o meu bouquet durante a cerimónia?

Ao caminhar pelo corredor até ao altar, o bouquet, esse precioso complemento, faz parte de si e do seu look de noiva. No entanto, agora que está, finalmente, sentada e tudo está prestes a começar, não sabe o que fazer com ele. Será que o deve colocar nas pernas? No chão? Entrega-o a alguém? O mais usual e confortável é a última hipótese. Pode pedir a uma das damas de honor que o segure. Depois, ela voltará a entregar-lhe assim que a cerimónia terminar. Mas se não quiser afastar-se dele nem por um minuto, coloque-o nas pernas.

SLcasamentos
SLcasamentos

7. O que faço ao anel de noivado?

Ao trocar as alianças de casamento, irá perceber que já tem o seu anel de noivado no dedo anelar da mão esquerda. O que irá fazer com ele? Na troca das alianças com o noivo, o mais usual é mudar o anel de noivado para a mão direita, para que a aliança ocupe o seu lugar por direito. No entanto, também poderá usar os dois anéis no mesmo dedo. Primeiro, coloca a aliança e depois o anel de noivado. Lembre-se de ler os quatro truques para combinar anel de noivado e aliança.

Profoto Studios
Profoto Studios

8. Podemos tirar algumas fotos?

Após o grande “sim, aceito”, o beijo romântico e os parabéns dos seus amigos mais próximos, deve pensar em tirar algumas fotos e, assim, ter um elemento memorável para sempre. Se o seu casamento for realizado num ambiente religioso, é provável que primeiro tenha de falar com o padre, para garantir que não haja restrições ou eventos depois. Se, pelo contrário, for civil, haverá muito mais liberdade para tirar as fotos que desejar. Para esse efeito, nada melhor do que contratar profissionais competentes e apaixonados com a sua arte. A Profoto Studios, situada nos arredores do Porto, existe desde 2003, com o objetivo de revolucionar o conceito clássico dos casamentos. Tem um estilo descontraído e moderno, com bastante criatividade e profissionalismo. Quer experimentar?

Com estas respostas acerca do protocolo, chegará ao seu casamento muito mais segura de si. Mesmo assim, é natural que vá nervosa. Por isso, sugerimos que tome nota destas 10 dicas para ter um sono tranquilo na véspera do seu casamento.

Mas, para que tudo corra mesmo às mil maravilhas, o ideal é contratar um Wedding Planner. Só ele tem o know how suficiente para garantir que o seu casamento seja digno de uma princesa. A Wendy Creating Moments, por exemplo, tal como as fadas madrinhas, aconselha e organiza tudo ao detalhe. Entre muitas coisas, esta equipa de profissionais presta um serviço de excelência de consultoria de imagem para que a decoração e o guarda-roupa combinem de forma harmoniosa. Agrada-lhe?

Talvez também lhe interesse:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Tânia de Sousa Hairstylist
Confirmando e desmentindo mitos sobre o cabelo: 12 respostas que estava à espera
Apesar das lendas urbanas, os profissionais confirmam o que de verdade funciona para manter o cabelo suave, brilhante e, acima de tudo, saudável
Aguiam Wedding Photography
Como escolher o vestido de noiva para uma cerimónia religiosa: os 6 aspectos fundamentais
Muitas vezes, escolher o modelo adequado significa stress e nervosismo, assim, o melhor é guiar-se pelos conselhos de profissionais.
Foto: Diana Nobre
6 conselhos para escapar ilesa dos preparativos do seu casamento
O título deste artigo pode remetê-la para um campo de batalha, o que não foge muito à verdade. Os preparativos de um casamento, se não estiverem bem direcionados, podem transformar-se num autêntico pesadelo

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação