Damas de honor: 10 coisas que TODAS devem fazer no dia do casamento dela!

Damas de honor: 10 coisas que TODAS devem fazer no dia do casamento dela!

Ser dama de honor é um papel de grande responsabilidade, mas, no final, vai valer a pena! A vossa amizade vai aumentar, pois juntas vão partilhar tudo, o melhor e o pior, contando com o apoio que só as verdadeiras amigas podem dar!

Damas de honor: 10 coisas que TODAS devem fazer no dia do casamento dela!
Foto: João Almeida
  • Convidadas
  • Conselhos
  • Msn
  • Damas de honor

O grande dia aproxima-se, todos os detalhes estão acertados e finalizados. E vocês… São as damas de honor! Lá por dentro, estão nervosas, nós sabemos… Afinal, terão um lugar de destaque e também um papel de destaque, sujeitos aos olhares de todos… E que grande responsabilidade é, ou acham que não? Pois se querem que o casamento da vossa melhor amiga, prima ou irmã, seja um sucesso, então, precisam de saber quais as vossas funções enquanto damas de honor, sabendo que há pelo menos 10 coisas que todas devem fazer! Com as nossas dicas, temos a certeza que ficarão para a história das damas de honor! Vamos a elas?

1. Funções: dar uma mãozinha aqui e ali

A noiva poderá ter um wedding planner e nesse caso, deverão, acima de tudo, respeitar o seu trabalho. Não sendo o caso, o que fazem as damas de honor? Façam por estar a par dos momentos que acontecerão no grande dia, por saber quem são os profissionais que assegurarão que tudo correrá na perfeição e estejam disponíveis para servir de ponte entre eles e os noivos. Não tentem, de forma alguma, ser a cabeça de toda a organização, porque, temos a certeza, chegarão ao final do dia exaustas e, provavelmente, algum detalhe vos escapará, deixando-vos frustradíssimas – quando tudo o que queremos são damas de honor felizes!

Veja também: Como convidar as damas de honor: 5 ideias que as deixarão rendidas!

guardar
Foto: João Almeida

2. Sejam a pequena mala da noiva

Um segundo par de sapatos, um pequeno kit de maquilhagem para ir retocando o look… Acessórios extra… Uma das funções das damas de honor é encarregarem-se pelo transporte de tudo aquilo que possa ser necessário à noiva e, claro, devem garantir que nada se perde a meio do caminho! A noiva deverá estar confiante e segura de que vocês têm tudo o que ela precisa para se sentir bem e para estar bem até ao final da celebração. E se a virem, em pleno copo-de-água, a esbracejar na vossa direção, já sabem: está dado o alerta vermelho e há uma desgraça a caminho que só vocês podem resolver!

Veja também: Os mimos que as suas damas de honor vão adorar. Damos-lhe 8 ideias!

guardar
Foto: It’s all about…

3. Zelem pelo mais belo dos álbuns de casamento

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Se a noiva escolheu um modelo com cauda, preparem-se! Uma das vossas principais tarefas é assegurarem-se que ela está na posição certa e pronta para aparecer nas fotografias de casamento. À chegada ao altar, à saída da igreja… Esses pequenos instantes são vitais, assim como vital deve ser a vossa atenção a esse pequenino detalhe… Graças a vocês e ao que fazem as damas de honor, se a vossa missão for bem sucedida – e tem de ser! – os noivos terão, temos a certeza, o mais belo dos álbuns de casamento. E, sem cauda!

Veja também: 10 coisas IMPORTANTÍSSIMAS que TODAS as damas de honor devem saber!

guardar
Foto: 135 mílimetros

4. Cumprimentem os convidados

Apesar de poderem não ser parte da família, as damas de honor têm uma responsabilidade básica: cumprimentar todos os presentes! Serem boas anfitriãs, no fundo! Disponibilizem-se para algo que seja necessário, mostrem-se prestáveis, sorridentes e, claro, felizes! Todos se derreterão com o vosso comportamento e tanto a noiva, como o noivo, só terão porque vos agradecer! Além disso, quem sabe se isto não fará a diferença aos olhares dos solteiros mais giros da festa? Pode ser que encontrem o vosso príncipe encantado!

Veja também: Corsage: a pulseira floral para madrinhas e damas de honor que sonham em brilhar

guardar
Foto: It’s all about…

5. Ajudem a noiva na casa-de-banho

Descabido? Não, não é! A casa-de-banho pode tornar-se num pesadelo vivo para qualquer noiva! Ou o vestido é relativamente fácil de “controlar” e a noiva consegue fazê-lo sozinha ou, inevitavelmente, é da vossa responsabilidade ajudá-la – uma das mais comuns e das mais conhecidas, aliás. Temos a certeza que, apesar de poder parecer uma situação constrangedora, viverão momentos de muita diversão… Fechadas na casa-de-banho!

Veja também: Damas de Honor: as 10 frases que a noiva certamente lhe vai dizer!

guardar
Foto: Aguiam Wedding Photography

6. Mantenham a noiva relaxada

O dia do casamento está carregado de emoções… E é provável que a noiva, a determinada altura, se possa deixar levar por elas. E o que fazem as damas de honor? É fundamental que, de quando em vez, se aproximem dela, conversem com ela e que a façam sentir-se a noiva mais bonita do mundo! Digam-lhe que os convidados estão a divertir-se imenso ou que o músico é incrível e giríssimo! Assim, dessa forma, conseguirão arrancar-lhe umas boas gargalhadas, fazer com que respire fundo, que se sinta mais aliviada e que aproveite em pleno a festa e o dia do seu casamento.

Veja também: Os 5 medos secretos das damas de honor

guardar
Foto: Aguiam Wedding Photography

7. Damas de honor: deverão estar lá para a troca!

Se a noiva optou por ter um segundo outfit, no dia do seu casamento, estejam por perto para aquilo a que chamamos “a troca”. Temos a certeza de que a noiva precisará das suas damas de honor mais do que nunca! Assegurem-se de que a mudança de look decorre sem pressas, e que, no final, a maquilhagem está impecável e irrepreensível e nada arruinou um fio de cabelo sequer! A noiva terá de regressar à celebração, belíssima, dos pés à cabeça e, assim, conta com a vossa ajuda!

Veja também: Como combinar os vestidos das damas de honor em 5 passos

guardar
Foto: Nuno Belo Photographer

8. O que fazem as damas de honor? Brindam aos noivos!

Agora que todos estão a desfrutar da festa, tomem o microfone de assalto e brindemos! Não há dama de honor perfeita se não houver lugar a um pequeno discurso comovedor, de fazer chorar as pedrinhas da calçada. Não precisam de se estender por uma hora! Ou duas… Umas simples, sentidas e significativas palavras farão a diferença… Falem da vossa amizade, de algumas das confidências que trocaram ao longo do tempo, do quanto foram felizes com os longos meses de preparativos e, claro, terminem em grande: desejem ao casal o melhor do Mundo! É uma nova etapa que, para eles, se abre e começa!

Veja tambémDiscursos em cerimónias de casamento no civil: eis os mais emocionantes

guardar
Foto: João Almeida

9. Regras dama de honor: ter uma boa atitude

É possível que ao longo de todo o dia não tenham sequer um minuto para recuperar o fôlego… No entanto, a noiva precisa das suas damas de honor, da vossa dedicação, para aproveitar o dia do seu casamento ao máximo! Terem uma boa atitude, encararem cada circunstância com alegria e ligeireza, é meio caminho andado para que tudo corra bem! Desfrutem também, vocês, de cada segundo, dancem, comam muito e, acima de tudo, sorriam! Já de madrugada, só vos restarão memórias…

Veja também: Os 3 grandes erros que não deve cometer no casamento da sua melhor amiga

guardar
Foto: Aguiam Wedding Photograaphy

10. Dancem com a noiva

Claro que, todos quererão ter um momento, ainda que sejam apenas alguns segundos, com os recém-casados… No entanto, assegurem-se que conseguem agarrá-los para, pelo menos, dançarem juntos aquela vossa música preferida! Se até à altura ela já tinha um significado especial, então, imaginem depois desse momento… Recordá-la-ão para sempre!

Veja também: 30 músicas de kizomba que vão arrasar no vosso casamento

guardar
Foto: João Almeida

O significado das damas de honor

Nós sabemos que no nosso país nunca existiu muito esta tradição de casamentos com damas de honor. É certo e sabido que sempre houve esta figura da “dama de honor”, alguém a ajudar e acompanhar a noiva durante todo o processo, mas a escolha de várias pessoas, no plural, é um costume que vem do continente Americano, embora tenha cada vez mais adeptos na Europa e, nomeadamente, em Portugal. E não é algo novo! Diz-se que esta tradição remonta ao tempo dos romanos, em que as testemunhas ou damas de honor protegiam a noiva ao vestirem-se de forma igual para, assim, confundirem os maus espíritos, impedindo-os de a reconhecer.Sabiam disto?

Veja também: Tradições de casamento internacionais. Quais as suas preferidas?

guardar
Foto: Nuno Belo Photographer

Regras: quem pode ser dama de honor?

Tradicionalmente, as damas de honor seriam jovens mulheres casadas, sendo que as jovens solteiras teriam denominações diferentes. No entanto, hoje em dia para a escolha das damas de honor não há regras, podem ser de qualquer idade e estado civil. Até há noivas que convidam a sua própria mãe para o papel de dama de honor, mas geralmente as escolhidas são as melhores amigas da noiva. E como poderia ser de outra forma? São elas, sempre elas, que nos entendem, que são capazes de passar horas a falar dos planos para o casamento e dão gargalhadas por coisas que mais ninguém vai entender.

E apesar das regras e responsabilidade de ser dama de honor, no final, vai valer a pena, pois a vossa amizade vai aumentar! Juntas vão partilhar os piores e melhores momentos, vão ultrapassar percalços e peripécias e, mais importante, vão poder contar sempre com o apoio umas das outras para o que der e vier! Como só as verdadeiras amigas poderão dar!

Veja também: 27 coisas que só as melhores amigas entendem

guardar
Foto: João Almeida

Se gostaram desta matéria, também vão gostar de ver no nosso vídeo  qual o papel das melhores amigas da noiva. É só clicar no play!

 

E talvez também vos interesse:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

It's all about... Fotógrafos e vídeo
João Almeida Fotógrafos e vídeo
Aguiam Wedding Photography Fotógrafos e vídeo
Nuno Belo Photographer Fotógrafos e vídeo
135 milímetros Fotógrafos e vídeo

Dê-nos a sua opinião

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!