Como organizar um casamento: 12 meses de preparativos. O calendário definitivo!

Parabéns, vai finalmente dar o grande passo da sua vida! E a partir deste momento, em que tomou esta importante decisão de casar, há imensa coisa para organizar. O mais importante, desde logo, é pensar que todo o esforço investido dará os seus frutos, no sentido de tornar o dia mais importante das vossas vidas ainda mais especial, em consonância com o vosso estilo e personalidade, quer enquanto casal, como individualmente.

Hoje vamos dar-lhe algo que será muito útil em toda a organização do seu casamento: um calendário definitivo, com todas as tarefas que terão de realizar durante a contagem regressiva mais emocionante de todo o processo, depois da descoberta das tendências de casamento para 2018:

12 meses antes

Foto: Jaime Neto Photography

Determinem o tipo de casamento que querem

Há muitas formas de celebrar um casamento, pelo que o casal deverá, em primeiro lugar, definir com que tipo de enlace quer avançar. Trata-se de uma decisão íntima e deveras importante, que irá determinar todos os caminhos a percorrer até ao dia do “Sim, aceito”.

O primeiro passo fundamental será determinar se a cerimónia será religiosa ou civil.

No caso de ser religiosa, é necessário entrar em contato com a paróquia da zona de residência ou do local onde pretendem casar, para marcar uma encontro com o pároco e, assim, agendar o dia do casamento. No caso de se tratar de uma cerimónia civil, deverá dirigir-se ao cartório local, para perceber quais são os requisitos e procedimentos legais que devem ser realizados.

Uma vez tomada esta decisão, será então necessário marcar a data e a hora do casamento.

Ainda no que diz respeito ao tipo de casamento, há ainda outra resolução a tomar: definir se será um enlace formal ou informal. A partir daí, uma das primeiras tarefas será criar a famosa lista de convidados, uma vez que é um requisito fundamental para selecionar ou descartar o espaço para celebrar o banquete.

Foto: Jaime Neto Photography

Definam o vosso estilo

Vão querer um casamento citadino, com ar campestre, moderno, romântico ou vintage…? Em relação aos gostos não há nada escrito, nem nenhuma regra a ser cumprida. E dado que se trata do vosso dia, podem desenhar um casamento 100% adaptado ao vosso estilo mais pessoal. Os casamentos mais autênticos, aliás, são aqueles que refletem a essência dos noivos em todos os seus detalhes.

Assim, determinar a estética do casamento é uma das primeiras coisas que os noivos devem decidir, uma vez que todos os serviços e detalhes irão estar diretamente relacionados com o tema escolhido. Pensem apenas nos vossos gostos e saberão definir com total precisão o tipo de casamento que desejam ter.

Foto: Jaime Neto Photography

Estabeleçam um orçamento

Este é também um aspeto muito íntimo do casal, pois só vocês é que sabem o que podem e querem gastar com o vosso casamento. No entanto, aconselhamos vivamente que nesta fase definam um orçamento para controlar cada gastode forma a evitar  surpresas desagradáveis de última hora.Elabore uma lista de serviços e um limite de gasto para cada um deles, de forma a simplificar a pesquisa e otimizar os esforços.

Reservem o lugar da cerimónia e da festa

Caso tenham optado por celebrar um casamento religioso, o mais comum é que seja celebrado num templo ou numa uma igreja. Caso seja um casamento civil, é fundamental escolher um espaço onde celebrá-lo.

Entretanto, qualquer espaço pode ser adequado para a celebração da festa. Lembre-se, apenas, que este será o local onde os seus convidados passarão grande parte do tempo, por isso é preciso procurar um entorno agradável, que esteja em concordância com a temática escolhida para o casamento.

Nesta altura, os noivos têm também de decidir também que tipo de banquete querem oferecer: um estilo mais informal, nomeadamente um cocktailfinger food ou buffet; ou um estilo mais tradicional,  isto é, o banquete sentado.

Foto: Jaime Neto Photography

Façam o vosso site e lista de casamento

Em plena era da Internet, utilizar a tecnologia já é algo essencial para economizar tempo e dinheiro na comunicação com os convidados. Esta ferramenta permite a criação de um espaço personalizado, perfeito para contactar com familiares e amigos, com os quais também poderá partilhar detalhes da organização do seu casamento. O site de noivos Zankyou possibilita, também, que os convidados confirmem facilmente a sua presença, o que permite aos noivos ter um maior controle deste aspeto da organização.

Por seu turno, a lista de casamento Zankyou será a aliada perfeita para poder personalizar os seus presentes e, assim, permitir que os seus convidados façam um depósito de dinheiro, concedendo-vos o valor que necessitam para comprarem o que quiserem com essa colaboração.

9 meses antes

Foto: Bernardo Gouveia

Decoração e flores

Muitos noivos não têm noção, mas a decoração e as flores têm um papel fundamental no seu grande dia. Graças a estes pequenos detalhes, é possível recriar um ambiente mágico com o tema que mais representa o estilo do casal. Os espaços a decorar são:

  • Cerimónia
  • Aperitivos
  • Photocall
  • Decoração das mesas
  • Lounges

Para as flores do grande dia, escolha as flores da temporada, que se conservam melhor e são mais económicas. Nos centros de mesa, as flores serão também as grandes protagonistas.

Decor & Styling Dreamday | Fotografia: Bernardo Gouveia

Fotografia e vídeo

Estes é um dos aspetos do casamento onde mais vale a pena investir. Os profissionais de fotografia e vídeo serão os responsáveis por capturar os melhores momentos do vosso enlace, para que possam recordar para sempre todos os momentos e detalhes do grande dia. Cada profissional tem sua marca pessoal, por isso, a melhor opção é conhecer o portfólio de cada um e escolher aquele que se adapta mais ao vosso estilo.

Foto: Bernardo Gouveia

A música

música é também um dos elementos mais especiais de um casamento, não só porque ela está sempre em muitos dos momentos ao longo da nossa vida (e da história dos nossos relacionamentos), como porque é um reflexo direto do vosso gosto mais pessoal. Como escolher a música perfeita para cada momento?

  • Cerimónia
  • Jantar
  • Festa

6 meses antes

Foto: Arteimagem

Começar o expediente matrimonial

Para que o casamento seja válido legalmente é preciso registá-lo no Registo Civil. Aplica-se tanto ao casamento civil, como ao casamento religioso católico, no qual os noivos também se devem registar no local onde o casamento foi celebrado, com a apresentação do certificado eclesiástico que expressará as circunstâncias exigidas pela legislação.

Escolher o vestido da noiva e o traje do noivo

Chegou o grande momento! Finalmente vai começar a escolher o vestido de noiva, aquele com o qual sempre sonhou… Estes são os 9 truques para encontrar o vestido dos seus sonhos:

  • Oiça o seu coração.
  • Seja você mesma.
  • Não leve muitos acompanhantes para a prova do vestido.
  • Escolha o corte e a cor que mais a favoreçam.
  • Diga não aos nervos!
  • Escolha comodidade e qualidade.
  • Tenha em conta a ideia de fazer um vestido sob medida.
  • Prove, caminhe, mova-se.
  • Aproveite ao máximo todo o processo.
Foto: Arteimagem

Procure os destinos para a lua-de-mel

Provavelmente esta será uma experiência única para vocês, enquanto casal, pelo que e é crucial escolher bem o destino da vossa lua-de-mel e o tipo de viagem que ambos desejam ter. Para isso, tenha em conta:

  • A temporada do casamento
  • A vossa experiência em viajar
  • Preferências pessoais
  • Orçamento destinado à viagem
  • Tempo que têm disponível
  • Tolerância ao calor, comidas e mosquitos
  • Conselhos de amigos e familiares que viajam muito
Foto: Arteimagem

Estacionário

Cada vez mais, os profissionais de design gráfico procuram colocar a identidade dos noivos em todos os detalhes do estacionário e na identidade visual do próprio casamento, especialmente nos convites. Embora seja recomendado encomendá-los ​​com seis meses de antecedência, geralmente são entregues três meses antes aos convidados. No convite não pode faltar:

  • O nome e o apelido dos noivos
  • Se for o caso, o nome dos pais dos noivos
  • Data, lugar e hora da cerimônia
  • Lugar da festa
  • Telefone de contato
  • Conformação de presença (RSVP)

Também é preciso pensar na identidade visual do seating plan, dos menus, dos missais para a cerimónia religiosa, dos cartões de agradecimento, dos cartões para os lugares das mesas ou o programa do casamento, etc.

5-4 meses antes

Foto: Nelson Marques + Andreia Torres Photograph

Transporte

A primeira coisa na qual precisam de pensar é no meio de transporte que no qual desejam chegar à cerimónia, separadamente, e depois para chegar à festa, já juntos (e enquanto marido e mulher!). Por outro lado, é preciso organizar o transporte dos convidados, caso seja necessário. É cada vez mais frequente o aluguer de autocarros para o traslado dos convidados da cerimónia para o jantar.

3-2 meses antes

Foto: Nelson Marques + Andreia Torres Photography

Organização da despedida de solteir@

Normalmente são os familiares ou amigos que se encarregam de organizar a despedida de solteiros dos noivos. Os convidados podem optar entre um dia divertido com atividades diferentes, fazer uma mini viagem ou, simplesmente, sair à noite.

A escolha e compra das alianças

Este compromisso com tanto significado que é o casamento é coroado com o melhor símbolo do eterno “sim, quero”: a aliança. A eleição da joia escolhida deve ser meditada com atenção e seguir o estilo da aliança do seu companheiro. Aqui estão os itens que deve levar em consideração para acertar na escolha do modelo:

  • Pedra
  • Número
  • Cor das pedras
Foto: Mitt

Escolha seu bouquet

bouquet da noiva é, seguramente, um dos complementos mais importantes que irá usar no grande dia. As possibilidades são infinitas, mas o modelo deve representar o seu estilo estilo e ir de acordo com o vestido escolhido.

É muito importante ter em conta fatores que possam agilizar essa escolha. Em primeiro lugar, a estação do ano escolhida para o enlace, uma vez que isso determinará diretamente os tipos de flores disponíveis. Por outro lado, decida se você quer um bouquet de flores artificiais ou um natural. Finalmente, outro aspeto que não pode passar desapercebido na escolha do bouquet perfeito é a fisionomia da noiva.

2-1 semana antes

Foto: Mitt

Tratamentos de beleza

Você será, sem dúvida, a protagonista do seu casamento e vai querer que tudo seja perfeito. A sua alegria e sorriso farão quase tudo por si, mas para se sentir realmente radiante no dia em que trocar juras de amor eterno com o seu amado, reserve alguns dias antes do casamento para desfrutar de tratamentos de beleza, tanto faciais como corporais, para que se sinta bem por dentro e fora.

3-1 dias antes

Foto: Nelson Marques + Andreia Torres Photography

Últimos detalhes para que tudo saia como planeado

  • Prepare as malas da lua-de-mel com o seu futuro marido.
  • Prepare os últimos detalhes e complementos dos trajes dos noivos
  • Prepare as unhas com o tom de cor que mais gosta.

Dia do casamento

Foto: Feel Creations – Wedding Photo & Film

Hoje é o seu dia!

Tome o pequeno-almoço com calma, aproveite cada preparativo na companhia da sua família, desfrute da preparação da maquilhagem e do penteado. Fale com o seu noivo por telefone e partilhe com ele toda a emoção deste momento, respire ar fresco e ria daqueles pequenos momentos de ansiedade e de nervos incontroláveis.

Todo o trabalho realizado nos últimos meses está prestes a ser recompensando num dia inesquecível. Não será perfeito, mas os imprevistos também são bonitos e as histórias deste dia farão com que ele seja ainda mais autêntico e especial.

Todos os vossos familiares e amigos estarão ansiosos para desfrutar ao máximo do vosso dia, a organização do casamento terminou e está na hora de aproveitar cada instante ao máximo. Vista o vestido dos seus sonhos e sorria, sorria muito!

Começa agora o dia mais feliz da vossa vida!

E para ajudá-la na organização

Descarregue o ebook Como organizar o seu casamento“!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Como conseguir a maquilhagem de noiva perfeita, se vai casar  nos meses de Verão?
Como conseguir a maquilhagem de noiva perfeita, se vai casar nos meses de Verão?
Falar de maquilhagem de noiva para os meses de verão é sinónimo de falar em makeup clean e pele de cinderela! No entanto, maquilhagem perfeita exige uma pele bem nutrida, hidratada e tratada, não sendo a da noiva uma excepção. Hoje a Inês Fonseca conta-nos como conseguir a maquilhagem de noiva perfeita, se vai casar nos meses de Verão?
Love Stories Weddings
Como fazer dos preparativos do casamento momentos inesquecíveis: as fotos que não podem faltar!
Para que nada vos passe ao lado e mais tarde possam recordar cada instante do vosso casamento, aqui fica uma pequena ajuda para não esquecerem do que é importante registar enquanto vocês se põem bonitos para subir ao altar!
Inês&Francisco: um incrível casamento organizado em apenas 5 meses!
Inês&Francisco: um incrível casamento organizado em apenas 5 meses!
A Inês e o Francisco casaram no passado 30 de Maio deste ano! Um casamento lindo, recheado de bom gosto, elegância e muito, muito amor e felicidade! O registo deste grande dia foi feito pelos excelentes fotógrafos de casamento Efeito Espontâneo, que nos ofereceu estas magníficas fotografias, que não deixam qualquer dúvida de que este foi mesmo, um dos melhores dias da vida da Inês e do Francisco!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação