Como escolher o fotógrafo do seu casamento em 5 passos

Com um papel cada vez mais relevante no mundo dos casamentos, o fotógrafo capta momentos únicos e transforma-os em arte. É através da sua lente que se criam as memórias do casamento, à mão de semear para o resto das vidas dos noivos, inspirando o reviver das emoções através da beleza das melhores imagens, caso optem por um bom fotógrafo para fazer o registo eterno do grande dia. E porque queremos arrancar-lhe suspiros em cada relembrar, anote estes cinco passos para acertar na escolha do fotógrafo para o seu casamento.

Passo 1. Definir o estilo e o orçamento

Foto: The Storytellers
  • Avalie os diferentes estilos de fotografia de casamento

Em primeiro lugar, têm de se conhecer a vocês próprios, enquanto casal, para saberem que estilo se encaixa melhor com a vossa personalidade, com a vossa forma de pensar, de sentir… Só assim as suas fotografias de casamento poderão reflectir o que querem neste dia tão importante.

  • Tradicional, fotojornalismo, natural.. com qual estilo mais se identifica?

Se não sabe que estilos existem, é importante que saiba que hoje em dia o fotojornalismo está muito na moda, isto é, as fotografias que narram uma história, sem poses, com diferentes planos e que pretendem captar expressões únicas. Este estilo está intimamente ligado à fotografia artística, sendo tradicionalmente usado na reportagem de acontecimentos políticos ou em guerras. O espírito é o mesmo de uma reportagem de rua, em que o fotógrafo está de câmara na mão, o mais atento possível para captar de forma espontânea os momentos que se atravessam à sua frente, mas com uma envolvência nupcial. Neste estilo, será como narrar a vida!

Foto: Diana Nobre Fotografia

Também se destacam entre as tendências actuais as fotografias mais naturais, muito parecidas como as que encontramos no fotojornalismo, mas com composições pré-elaboradas, tendo especial atenção aos gestos que surgem da improvisação. Por fim,  terá sempre a opção da fotografia tradicional, com poses clássicas e uma maior organização, que continua a ter muito sucesso entre os noivos.

  • Que parcela do orçamento deve dedicar ao fotógrafo (10%)

É importante que tenha consciência da quantia do orçamento destinado a cada parte do casamento. Em concreto, o fotógrafo merece um bom desembolso, porque eles são cada vez mais valorizados e requisitados. Afinal, eles são os responsáveis ​​por captar as lembranças de um dos grandes dias de sua vida. Por isso, recomendamos que 10% do orçamento total do seu casamento seja destinado a esses profissionais.

Passo 2. Pesquisa

Foto: Across The Mountains
  • Comece com bastante antecedência

Como também acontece na escolha dos locais de casamento mais requisitados, os melhores fotógrafos costumam preencher rapidamente a sua agenda. Por isso, a partir do momento em que já sabe qual é o estilo que deseja para a sua reportagem fotográfica, reduza o seu campo de pesquisa e comece a sua procura com um ano de antecedência – caso esteja a pensar em casar na temporada alta – ou, pelo menos, seis meses antes, se vai dizer o “Sim” na temporada baixa.

  • Guia de Fornecedores Zankyou e os seus sites

Para vos facilitar a pesquisa, a Zankyou possui um amplo Guia de Fornecedores com uma grande variedade de profissionais. Leia os artigos com dicas, sugestões e inspirações que alimentam a nossa Magazine e foque-se nos fotógrafos que mais vos satisfaçam. Em cada uma das fichas dos nossos fornecedores, encontrará toda a informação relacionada com os profissionais e terá acesso ao site  oficial de cada um deles, que reflecte todo o seu portefólio.

Vanessa & Ivo
  • Conheça os trabalhos anteriores dos profissionais, peça opiniões, recomendações

As fichas e os sites destes profissionais estão repletos de trabalhos anteriores, isto é, fotografias de casamentos, pré-weddings, trash the dress e outras sessões de inspiração para que possam ajudar a familiarizarem-se com a arte do fotógrafo que estão a pensar contratar. Através das fichas do Guia de Fornecedores também pode ler as opiniões de outros noivos que já usufruíram do serviço, mas não será demais contactá-los directamente e procurar recomendações em sites especializados de fotografia.

  • Crie uma lista de finalistas

Quando já tiver alguns fotógrafos seleccionados, faça uma lista com os profissionais que mais gosta e comece a descartar os rivais mais fortes. Compare os trabalhos, avalie os estilos de cada um e tente analisar cada item, desde a distância a que se encontram do local do seu casamento, ao percurso profissional dos responsáveis pelo estúdio. Talvez, assim, as suas dúvidas sejam todas resolvidas.

Passo 3. Reuniões presenciais e personalizadas

Foto: Lugares e Momentos
  • Agende reuniões para conhecer os profissionais pessoalmente

Avalie a conexão que existe entre vocês e os profissionais à vossa frente, pois eles vão estar em todos os momentos do vosso casamento e, por isso, é essencial que não se sintam desconfortáveis com a sua presença. É muito importante conhecer as suas ideias pessoalmente, para ver se realmente se encaixam na vossa personalidade enquanto casal. E não se esqueçam de observar bem o seu trabalho e procurar  que eles vos expliquem como chegam às fotografias que vos derem para as mãos.  No fundo, é fulcral entender como é que eles tiram fotografias e lidam com possíveis desafios.

  • Prepare perguntas com dúvidas e sugestões

Na hora de escolher um fotógrafo, não pode ter dúvidas. Portanto, prepare uma lista de perguntas para saber como ele vai actuar no seu grande dia. De acordo com as respostas, pode fazer uma série de sugestões para verificar a sua flexibilidade, tendo sempre em conta que os profissionais precisam manter o seu estilo e modus operandi.

  • Sentem-se confortáveis com o fotógrafo? Há feeling?

Não avalie apenas o trabalho dos fotógrafos. Eles são simpáticos? Qual o nível do seu ego? São flexíveis e abertos a mudanças? Existe algum tipo de química entre vocês? Tenha em conta a resposta a todas estas questões antes de decidir sobre um profissional ou outro. Quando chegar o momento em que tomam a vossa decisão, as perguntas e sugestões acabam; e passam a ser eles no comando e vocês terão de lhes dar liberdade enquanto estiverem mergulhados nas emoções do grande dia. Se realmente há uma conexão, os fotógrafos saberão que momentos devem captar.

Passo 4. Decisão

Foto: Pedro Filipe Fotografia
  • Identificam-se com o estilo da fotografia?

O trabalho corresponde ao que estavam à procura? Se o trabalho mostrado tem a ver com a vossa ideia inicial, é um sinal de que vocês já percorreram grande parte do caminho. E, neste caso, as fotografias vão fluir naturalmente, pois vocês vão falar a mesma língua e tudo vos irá parecer familiar ou, na melhor das hipóteses, surpreendente (no bom sentido da palavra).

  • Averigue a experiência do profissional como fotógrafo de casamentos

Quantos casamentos o seu (eventual) fotógrafo leva na bagagem? Os anos neste mundo são importantes, pois é mais fácil garantir melhores resultados. No entanto, não desconfie de profissionais que não têm ainda um portefólio muito alargado. Como sabe, todos nós precisamos de começar de algo forma e, em muitas ocasiões, a “frescura” da inexperiência pode trazer diferentes propostas. E o resultado pode até ser impressionante! Valorize o que prefere para o seu grande dia.

Foto: Por Magia – Photography
  • Peça recomendações e referências

Quando já tiver poucas opções entre as suas escolhas, volte a pedir recomendações, mas de uma forma mais exaustiva. Procure que outros corroborem as suas boas sensações e não se deixe levar apenas pela sua emoção.

  • Com que equipamentos trabalha?  Tem algum assistente para o ajudar?

Se entende um pouco de fotografia, será boa ideia informar-se sobre o equipamento, para poder construir uma opinião sobre os possíveis resultados. Apesar da arte ser proveniente do artista, o meio que usa, especialmente na fotografia, pode ser essencial. Por seu turno, se não entender nada de câmaras, anote o modelo e o material e procure informações para garantir a qualidade.

Procure informar-se sobre todo seu equipamento em geral, pois às vezes é preciso uma certa produção para conseguir algumas fotografias mais especiais. É importante que conheça ao detalhe tudo o que rodeia o fotógrafo, nomeadamente se ele vai precisar de um ajudante ou não (se precisar, deve procurar conhecê-lo). Lembre-se, aliás, que para um casamento com mais de 50 convidados, é recomendável contar com dois ou mais fotógrafos.

Passo 5. Condições e contrato

Centrimagem
  • O que está incluído no preço: assistentes, pós-produção…

Tente “fechar” este assunto sem quaisquer dúvidas. Às vezes, há extras que arrasam as ideias iniciais e é melhor saber de tudo de antemão. Tudo o que inflacione o preço, tanto no local de acção como na sala de pós-produção, deve estar detalhado.

  • Quantas horas de trabalho estão incluídas

Deve saber quanto tempo dura o serviço, o seu preço por horas/serviço e o tempo que será dedicado à edição das fotografias. Tudo isso é relevante para estabelecer um preço final.

  • Como trabalha nos casamentos

Desde a montagem até a execução das fotos, é necessário conhecer de antemão tudo o que envolve o trabalho de um fotógrafo. Este deve explicar-vos como se costuma mover, se fala com o noivos ou convidados, se é totalmente independente, se dedica uma parte à fotografia natural e outra à tradicional… Desta forma, todos os envolvidos saberão como agir com ele.

Foto: Aguiam Wedding Photography
  • Como receber as fotos: que formato e resolução, quantas fotos, prazo de entrega…

Os tempos de entrega são essenciais para saber quando vão poder desfrutar das fotos. No entanto, é um trabalho que requer tempo e o prazo de entrega pode ser diferente de acordo com cada profissional. Pode variar entre dois meses e um ano, por isso não será uma má ideia informar-se sobre os prazos antes de contratar o fotógrafo.

Por outro lado, combine com ele também o formato de entrega, a resolução das fotografias, a quantidade e as cópias.

  • Deve estar tudo por escrito no contrato

Para finalizar, importante não esquecer: tudo o que vocês combinarem deve estar num contrato escrito. Neste momento, tudo será vinculativo e, desta forma, poderá agir e tomar medidas caso o acordo não seja cumprido. Reveja tudo e evite surpresas!

Faça este teste para descobrir

que estilo de fotografia deve escolher para o seu casamento!

E para ajudá-la na organização

Descarregue o ebook Como organizar o seu casamento“!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Como escolher o local de casamento em cinco passos
Como escolher o local de casamento em cinco passos
Através destes 5 passos vamos guiá-la nesta aventura, porque não queremos que a escolha do local do casamento se transforme numa odisseia!
Como escolher o bouquet de noiva em 5 passos
Como escolher o bouquet de noiva em 5 passos
Desde os mais românticos e clássicos aos mais irreverentes e originais, os bouquets de flores são um "must have" do visual da noiva
Fábio Azanha Photography
Como escolher a música da primeira dança em 10 simples passos
Nem sempre é fácil estar de acordo na hora de escolher a música deste grande momento. Por isso, deixamos-lhe aqui alguns truques simples que vão decerto ajudar na decisão final.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação