A escolha do fotógrafo

A fotografia tem vindo a ganhar cada vez mais importância, especialmente num dos momentos mais marcantes da vida de muitos: o dia do casamento. Na verdade, após a minuciosa escolha do vestido de noiva, do local da recepção, das flores, da decoração de todos os espaços, a reportagem fotográfica é a cereja no topo do bolo que irá permitir eternizar todos esses maravilhosos pormenores. Mágicas memórias em formato digital ou analógico!

Solicite informação sobre “Fine`Art´Studio”
A melhor memória do seu casamento. Foto: Fine`Art´Studio

Como acreditamos que a escolha do fotógrafo para o casamento não deve ser feita de ânimo leve, deixamos-vos algumas dicas a ter em conta aquando do vosso processo de selecção:

Referências de terceiros:

Este é, muitas vezes, o ponto de partida para, pelo menos, o estabelecimento de um 1º contacto com um fotógrafo. Falem com aquela amiga ou com aquele primo que já casaram e que tiveram um fotógrafo cujo trabalho vos chamou a atenção. Qual a opinião deles acerca da sua forma de estar no grande dia? Ficaram satisfeitos com todo o trabalho? Houve alguma coisa que os tivesse decepcionado? Voltariam a contratar os seus serviços? Tentem lembrar-se, vocês mesmos, da impressão com que ficaram desse fotógrafo nas festas em que foram como convidados (caso este cenário tivesse ocorrido).

Solicite informação sobre “I heart You”
Tome atenção às boas referências de terceiros. Foto: I heart You

Pesquisa a 2:

A escolha do fotógrafo para o grande dia pode resultar da pesquisa dos próprios noivos. Este processo de selecção pode igualmente revelar-se muito útil na definição daquilo que os noivos desejam como reportagem do seu casamento. O apoio/orientação de uma WP neste processo de selecção representa uma mais-valia, pela sua experiência na área e por ter, no seu leque de parcerias, profissionais qualificados e de confiança.

Estilo de fotografia pretendido e a experiência do fotógrafo com o mesmo:

Foto-reportagem, fotos com mais ou menos pose, num estilo editorial, fotos românticas, fotos com fantásticos jogos de luz, fotos nocturnas… enfim, 1001 formas diferentes de registar para a eternidade o vosso grande dia. Descubram o estilo com qual se identificam mais e procurem saber e avaliar se o fotógrafo tem experiência no mesmo.

Solicite informação sobre “Efeito Espontâneo”
Escolha o estilo de fotografia mais adequado ao seu casamento. Foto: Efeito Espontâneo

Não se contente com best of:

Uma selecção cuidada de fotos apresentadas num site não é, necessariamente, representativa da qualidade do trabalho do fotógrafo. Peçam para ver vários trabalhos completos, desde a preparação dos noivos até ao final da festa, de forma a poderem avaliar se existe consistência ao longo de toda a reportagem de um evento ou se, as tais maravilhosas fotos não foram, apenas, rasgos de sorte!

Empatia com o fotógrafo:

Se há contexto em que a 1a impressão vale muito é, sem sombra de dúvidas, o da selecção de um fotógrafo de casamento. Se não se sentirem à vontade com o profissional, se não conseguirem estabelecer empatia com ele, provavelmente não será a melhor opção para vocês, mesmo que o seu trabalho seja excepcional. Lembrem-se que o fotógrafo vai acompanhar-vos, de muito perto,durante TODO o vosso dia. Querem ter a companhia (quase) constante, mesmo que discreta, duma pessoa com a qual não se identificam?

O que inclui o pacote escolhido:

Procurem esclarecer com o fotógrafo tudo aquilo que o valor que vos é pedido realmente inclui, nomeadamente: número de fotógrafos, número de horas de serviço, quantidade de fotos e formato de entrega das mesmas, álbuns. Ao compararem valores de serviços de diferentes profissionais tenham sempre em conta este aspecto.

Linhas e entrelinhas do contrato:

No contrato estabelecido com o fotógrafo devem estar bem explícitos todos os pontos apresentados no tópico anterior, assim como outros de carácter mais logístico como a alimentação do profissional, venda de fotos a convidados, nome do fotógrafo que será responsável pela reportagem. Este último aspecto reveste-se de especial importância no caso de contratarem empresas com vários fotógrafos, de forma a assegurar que terão, no vosso casamento, o autor daquelas fotos que vos fascinaram e que, no fundo, vos levou a adjudicar o serviço. Mais uma vez a figura de WP, pela sua experiência neste mercado, é de extrema importância salvaguardando o melhor interesse dos noivos nas diferentes cláusulas do contrato.

Dress code:

Um bom profissional de fotografia sabe estar nos momentos certos, de forma discreta. Apresentem ao fotógrafo o cenário onde decorrerá a festa e o ambiente idealizado e definam claramente com ele o dress code pretendido, de forma a que a sua presença no vosso dia seja recordada, não pelo seu aspecto, mas sim pelas memórias por ele eternizadas através da sua lente!

Solicite informação sobre “Noel Pineda”
Dress Code perfeito também para o seu fotógrafo. Foto: Noel Pineda

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Comentários (2)

Dê-nos a sua opinião

Vestido de noiva cor-de-pêssego: a minha escolha de hoje
Vestido de noiva cor-de-pêssego: a minha escolha de hoje
Um dos muitos modelos ultra-românticos sugeridos por Monique Lhuillier às noivas de 2013.
Vestido de noiva de costas decotadas: a minha escolha de hoje
Vestido de noiva de costas decotadas: a minha escolha de hoje
As costas decotadas estão em alta nas mais recentes colecções de vestidos de noiva, e podem fazer do modelo mais simples e discreto um luxo!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação