A escolha do seu fótografo de casamento: as tips que necessita para acertar em cheio!

A fotografia tem vindo a ganhar cada vez mais importância, especialmente num dos momentos mais marcantes da vida de muitos casais: o dia do casamento. Na verdade, após a minuciosa escolha do vestido de noiva, do local da receção, das flores e da decoração de todos os espaços, a reportagem fotográfica é a cereja no topo do bolo que irá permitir eternizar todos esses maravilhosos pormenores. Mágicas memórias em formato digital ou analógico!

Foto: Artur Oliveira Ferreira – Photography

Como acreditamos que a escolha do fotógrafo para o casamento não deve ser feita de ânimo leve, deixamos-vos algumas dicas a ter em conta aquando do vosso processo de seleção:

Referências de terceiros

Este é, muitas vezes, o ponto de partida para, pelo menos, o estabelecimento de um 1º contacto com um fotógrafo. Falem com aquela amiga ou com aquele primo que já casaram e que tiveram um fotógrafo cujo trabalho vos chamou a atenção. Qual a opinião deles acerca da sua forma de estar no grande dia? Ficaram satisfeitos com todo o trabalho? Houve alguma coisa que os tivesse dececionado? Voltariam a contratar os seus serviços? Tentem lembrar-se, vocês mesmos, da impressão com que ficaram desse fotógrafo nas festas em que foram como convidados (caso este cenário tivesse ocorrido).

Para o dia mais especial das vossas vidas, tenham um álbum de casamento único, com a ajuda de Foto Rodrigo. Uma equipa experiente e jovem que trabalha com paixão, motivada em contar a história do vosso dia de forma natural e espontânea, captando os melhores momentos para que mais tarde possam recordar.

Foto RodrigoPeça o seu orçamento
Foto: Foto Rodrigo
Foto RodrigoPeça o seu orçamento
Foto: Foto Rodrigo

Pesquisa a dois

A escolha do fotógrafo para o grande dia pode resultar da pesquisa dos próprios noivos. Este processo de seleção pode igualmente revelar-se muito útil na definição daquilo que os noivos desejam como reportagem do seu casamento. O apoio/orientação de uma wedding planner neste processo de seleção representa uma mais-valia, pela sua experiência na área e por ter, no seu leque de parcerias, profissionais qualificados e de confiança. Afinal, para que serve um wedding planner?

Estilo de fotografia pretendido e a experiência do fotógrafo com o mesmo

Foto-reportagem, fotos com mais ou menos pose, num estilo editorial, fotos românticas, fotos com fantásticos jogos de luz, fotos noturnas… enfim, 1001 formas diferentes de registar para a eternidade o vosso grande dia. Descubram o estilo com qual se identificam mais e procurem saber e avaliar se o fotógrafo tem experiência no mesmo.

E se procura um trabalho singular que aposte na diversidade, criatividade e na diversão, não deixe de contactar Artur Oliveira Ferreira – Photography.

Artur Oliveira Ferreira – PhotographyContacte
Foto: Artur Oliveira Ferreira – Photography
Artur Oliveira Ferreira – PhotographyContacte
Foto: Artur Oliveira Ferreira – Photography

Comprove o trabalho do fotógrafo

Uma seleção cuidada de fotos apresentadas num site não é, necessariamente, representativa da qualidade do trabalho do fotógrafo. Peçam para ver vários trabalhos completos, desde a preparação dos noivos até ao final da festa, de forma a poderem avaliar se existe consistência ao longo de toda a reportagem de um evento ou se, as tais maravilhosas fotos não foram, apenas, rasgos de sorte!

O Bruno Quadros Fotografia é o profissional que torna possível o seu desejo: eternizar o dia do seu casamento através das mais belas imagens. Destaca-se, principalmente, pela sua criatividade e pode esperar um tratamento muito profissional e dedicado que irá tornar o seu dia único.

Bruno Quadros FotografiaPeça o seu orçamento
Foto: Bruno Quadros Fotografia
Bruno Quadros FotografiaPeça o seu orçamento
Foto: Bruno Quadros Fotografia

Empatia com o profissional

Se há contexto em que a 1ª impressão vale muito é, sem sombra de dúvidas, o da seleção de um fotógrafo de casamento. Se não se sentirem à vontade com o profissional, se não conseguirem estabelecer empatia com ele, provavelmente não será a melhor opção para vocês, mesmo que o seu trabalho seja excecional. Lembrem-se que o fotógrafo vai acompanhar-vos, de muito perto,durante TODO o vosso dia. Querem ter a companhia (quase) constante, mesmo que discreta, duma pessoa com a qual não se identificam? Também achamos que não. Saiba como escolher o fotógrafo do seu casamento em 5 passos.

Foto: Foto Rodrigo

O que inclui o pacote escolhido

Procurem esclarecer com o fotógrafo tudo aquilo que o valor que vos é pedido realmente inclui, nomeadamente: número de fotógrafos, número de horas de serviço, quantidade de fotos e formato de entrega das mesmas, álbuns. Ao compararem valores de serviços de diferentes profissionais tenham sempre em conta estes aspetos.

O objetivo de White Magnolia é simples: criar fotografias naturais e espontâneas que representem o espírito do dia, desde o maior acontecimento até ao mais pequeno detalhe nada ficará esquecido.

White Magnolia Wedding PhotographyContacte
Foto: White Magnolia 
White Magnolia Wedding PhotographySolicite informação sobre “White Magnolia Wedding Photography”
Foto: White Magnolia

Linhas e entrelinhas do contrato

No contrato estabelecido com o fotógrafo devem estar bem explícitos todos os pontos apresentados no tópico anterior, assim como outros de caráter mais logístico como a alimentação do profissional, venda de fotos a convidados, nome do fotógrafo que será responsável pela reportagem. Este último aspeto reveste-se de especial importância no caso de contratarem empresas com vários fotógrafos, de forma a assegurar que terão, no vosso casamento, o autor daquelas fotos que vos fascinaram e que, no fundo, vos levou a adjudicar o serviço. Mais uma vez a figura de uma wedding planner, pela sua experiência neste mercado, é de extrema importância salvaguardando o melhor interesse dos noivos nas diferentes cláusulas do contrato. Conheça os 5 passos fundamentais para escolher uma wedding planner para o seu casamento.

Dress code

Um bom profissional da fotografia sabe estar nos momentos certos, de forma discreta. Apresentem ao fotógrafo o cenário onde decorrerá a festa e o ambiente idealizado e definam claramente com ele o dress code pretendido, de forma a que a sua presença no vosso dia seja recordada, não pelo seu aspeto, mas sim pelas memórias por ele eternizadas através da sua lente!

O dia do casamento é todo ele feito de instantes mágicos e irrepetíveis. Por isso, a missão de Sónia Costa é imortalizar cada um dos sorrisos, todos os olhares, todas as emoções, dos noivos, dos pais, dos amigos.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Comentários (2)

Dê-nos a sua opinião

Helder Couto Photo
O melhor fotógrafo para cada espaço de casamento
A organização de uma boda nem sempre é fácil. Tem de tomar muitas decisões, entre as quais sobre o espaço e os fotógrafos. Hoje, ajudamo-la a matar dois coelhos com uma cajadada só
Foto: Profoto
MUST HAVE: as características que o seu fotografo deverá apresentar!
Recordar permitirá voltar a sentir a emoção dos momentos mais emocionantes, os mais belos detalhes e episódios inesquecíveis. Por isso, escolher o fotógrafo certo é essencial para manter as memórias intemporais. Neste artigo, revelamos quais são as características que o fotógrafo de casamento perfeito deve ter!
Foto: Helder Couto
Mantenha as boas vibes com o seu fotógrafo com estas dicas
É o fotógrafo que escolher, que vai acompanhar os noivos e convidados desde o primeiro minuto, até ao final do casamento. Por esse motivo, é fundamental estabelecer uma relação de empatia com esse profissional, porque, dessa forma, a única coisa que terá que recordar, serão aquelas memórias captadas pela objetiva e que ficarão para sempre na memória de todos.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação