Como escolher um Wedding Planner para o meu casamento: 5 passos fundamentais

Como escolher um Wedding Planner para o meu casamento: 5 passos fundamentais

Porque queremos que o seu dia não seja menos do que extraordinário, hoje na Zankyou vamos ajudá-la a encontrar o melhor dos melhores profissionais!

  • Wedding Planner
  • Recomendações
  • Msn

Nos dias de hoje, e com a vida atarefada dos casais atuais – muito centrados no trabalho, quase sem tempo para eles próprios, que vivem a correr e têm sempre milhares de outras coisas para fazer – a figura do Wedding Planner tornou-se fundamental. E não é de estranhar, já que eles são os especialistas que irão ajudar os noivos a organizar tudo no seu casamento, que estarão atentos ao mínimo detalhe, permitindo que eles aproveitem o grande dia sem pensarem nos imprevistos e nos problemas que possam surgir.

Por isso, e porque queremos que o seu dia não seja menos do que extraordinário, hoje na Zankyou vamos ajudá-la a encontrar o melhor entre os melhores profissionais, dando-lhe as 5 chaves, os 5 passos para acertar  na escolha do Wedding Planner perfeito para o seu casamento

Passo 1: Começar a procurar o serviço de Wedding Planning

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

A procura pelo Wedding Planner perfeito para o seu grande dia deve ser exaustiva e será um ponto crucial para determinar o sucesso. Por isso, quando chegarem à conclusão de que precisam de uma pessoa de confiança para vos ajudar na organização do vosso casamento, ponderem bem as vossas opções e tenham em conta que será necessário ter em consideração uma série de fatores e tomar determinadas ações na vossa pesquisa pelo melhor serviço.

guardar
Patrícia de Sousa – Eventos
  • Avaliar as vossas necessidades

Sempre sonhou com um casamento cheio de detalhes, com um estilo definido que reflita os vossos gostos e que transmita um toque muito pessoal? Este será um dia único na vossa vida e tudo o que sempre sonharam deve estar presente na vossa celebração, desde que esteja dentro do vosso orçamento. 

  • Escolher o tipo de serviço

Na hora de pesquisar, é fundamental prestar muita atenção ao tipo de serviço que os Wedding Planners em vista oferecem, nomeadamente se encaixam naquilo que procuram. Os serviços mais procurados, geralmente, são:

  1. Organização integral: como o próprio nome indica, trata-se da organização completa do casamento. Desde o aconselhamento e gestão dos fornecedores, passando pela decoração do casamento, chegando à coordenação do dia D.
  2. Assessoria de fornecedores: se não sabe por onde começar, estes profissionais ajudarão a escolher os restantes fornecedores, selecionando aqueles que se adequam ao seu gosto e estilo.
  3. Decoração: Querem que o vosso casamento seja lembrado pelos seus detalhes exclusivos? Se a resposta for sim, podem contar com os serviços de um Wedding Planner para que ele personalize cada cantinho do lugar de celebração que vocês escolheram.
  4. Coordenação do dia D: Se tudo o que precisam é ter a tranquilidade e a segurança de que, no dia, tudo corre como o planeado e que todos os diferentes fornecedores não falham e cumprem com o que foi contratado, esta é a melhor opção.
  • Pesquisar na Internet

O melhor meio para encontrar os Wedding Planners mais recomendados é, sem dúvida na Internet e em sites de casamento como a Zankyou, onde encontrará um amplo leque de profissionais, não só de acordo com a zona onde  o casamento será realizado, como todos os que trabalham em todo o território nacional.

Entre tudo o que estará incluído no orçamento, há que reservar uma parcela importante para o Wedding Planner. Tenha em mente que será ele o responsável por organizar todo o seu evento e que essa parte do orçamento será para pagar, justamente, os seus serviços.

guardar
Mary Me – Eventos ® | Fotografia: Spatium

Passo 2: Saber qual a sua disponibilidade

O segundo passo na procura do melhor serviço de Wedding Planning para o seu casamento, de acordo com as suas necessidades e estilo, é tentar perceber qual a disponibilidade dos profissionais envolvidos, quer para recebê-la nesta fase de indecisão, quer para a acompanhar após a contratação, nomeadamente nos preparativos e no dia D.

guardar
Prenuncio de Festa
  • Crie uma lista com os favoritos

Após realizada a pesquisa, deverá fazer uma lista com os profissionais que mais gosta e que encaixem no seu estilo. É preciso organizar-se com antecedência e procurá-los assim que tiver data definida do casamento, para que ele possa guiá-los na escolha de todas fases dos preparativos.

  • Disponibilidade para reunir

É essencial saber se é possível fazer uma primeira reunião presencial com eles, para que possam conhecer pessoalmente os seus serviços. Este ponto é importante, especialmente se estiver a morar no estrangeiro ou numa cidade diferente. Neste caso, e na impossibilidade de reunir pessoalmente, a mesma pode ser feita por telefone ou por videocall.

  • Exclusividade: número de casamentos no mesmo dia

Se, após muita procura, já chegou ao profissional que lhe “enche mais as medidas”, é hora de saber o volume de trabalho que ele tem, isto é, quantos casamentos coordena no mesmo dia. Fique atenta, pois existe a possibilidade de um Wedding Planner coordenar mais de um casamento na mesma data.

guardar
Oui Love You

Passo 3: Entrevista pessoal

Conversar e conhecer bem aquela que será a “sua pessoa” durante toda a organização do casamento é fundamental para que tudo corra bem não só durante o processo, mas sobretudo no grande dia. Porque a ideia de contratar um serviço de Wedding Planning é dar-lhe tranquilidade, segurança e a possibilidade de aproveitar cada fase da preparação, sabendo que no dia tudo será como sempre sonhou.

guardar
Something Borrowed | Foto: Piteira Photography
  • Conhecer a sua forma de trabalhar

Durante a entrevista pessoal deverá procurar saber como o profissional se organiza, qual a sua metodologia e como se irá coordenar com vocês ao longo de todo o planeamento. Este último ponto é essencial: que vocês se coordenem eficazmente com o profissional durante todo o processo, porque estamos a falar de meses de trabalho.

  • Explicar as vossas necessidades

Este é o momento para expor o que vocês querem e necessitam para o vosso casamento, nomeadamente no que tinham pensado, que estilo mais gostam, como querem que tudo seja coordenado… Em suma, é o momento de revelar todas as vossas dúvidas e preocupações.

  • Feeling

É nesta etapa que se vai dar conta se o profissional que tem à sua frente é (ou não) a pessoa indicada para organizar o seu casamento. Ter um bom relacionamento com seu Wedding Planner é essencial, pois irá passar muito tempo com ele e ele conhecerá tudo sobre vocês e sobre os vossos entes queridos.

guardar
Do Pedido ao Altar. Créditos foto: Lucho Vargas Fotografia

Passo 4: Conhecer o seu método de trabalho e orçamento

Fundamental! Saber como trabalha, com quem trabalha, qual a sua metodologia, etc. Tem de saber tudo sobre a pessoa que vai contratar, pois não vai querer ter surpresas menos boas no decorrer da organização e – pior! – no grande dia. Por seu turno, e obviamente, será também essencial saber exatamente o que está a pagar.

guardar
Cotton Dreams. Foto: Profoto Studios
  • Calendário a seguir

A organização de um casamento é um trabalho muito metódico e, ao mesmo tempo, criativo. O Wedding Planner tem definir muito bem o timing, para que os noivos cumpram o seus “trabalhos de casa” no tempo estabelecido pelo seu organizador, como por exemplo: a definição e organização dos convidados, as propostas de estilo de decoração, o agendamento de visitas com outros fornecedores, etc.

  • O Wedding Planner possui um catálogo de fornecedores?

Muitos Wedding Planners têm relação privilegiada com outros fornecedores e costumam trabalhar com parcerias. É essencial saber se estas parcerias contam com profissionais de qualidade e se o Wedding Planner cobra uma comissão por oferecer os serviços desses fornecedores. Também é possível que o Wedding Planner não trabalhe com nenhum fornecedor específico e que selecione os que melhor se encaixam no vosso casamento e orçamento.

  • O que está incluído no casamento e extras

Saber detalhadamente o que está incluído no orçamento do Wedding Planner é, sem dúvida, o mais importante na hora de estabelecer uma relação contratual com ele. É necessário que vocês definam muito bem o preço de cada um dos serviços, e que saibam certos detalhes estão ou não incluídos, tais como: flores, detalhes para convidados ou doces, etc.

guardar
Cotton Dreams. Créditos foto: Rui Teixeira Wedding Photography

Passo 5: Descobrir se é o seu Wedding Planner perfeito

Peça recomendações, especialmente se tem algum amigo ou conhecido que já contratou os seus serviços. Avalie se ele cumpre os requisitos que vocês definiram quando decidiram contratá-lo, se está dentro do vosso orçamento, se dá ideias originais orientadas para as vossas necessidades, etc. Resumindo, se dá resposta ao que procuram.

guardar
Diamonds Weddings & Events. Créditos foto: Pedro Bento Photography

Por último, não se esqueça de se informar se ele irá estar convosco no grande dia ou se tem uma equipa que se divide para poder dar conta de vários eventos ao mesmo tempo.

Escolher um bom Wedding Planner é a melhor solução se querem que o vosso casamento seja como sempre sonharam!

Faça este teste e descubra qual o serviço de Wedding Planning

perfeito para si!

Para facilitar a contratação do serviço, veja o nosso vídeo:

E para ajudá-la na organização

Descarregue o ebook

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mary Me - Eventos ® Wedding planners
Rui Teixeira Wedding Photography Fotógrafos e vídeo
Oui Love You Wedding planners
Something Borrowed Wedding planners
Profoto Studios Fotógrafos e vídeo
Do Pedido ao Altar Wedding planners
Pedro Bento Photography Fotógrafos e vídeo
Patrícia de Sousa - Eventos Wedding planners
Spatium Fotografia Fotógrafos e vídeo
Lucho Vargas Fotografia Fotógrafos e vídeo
Diamonds Weddings & Events Wedding planners
Cotton Dreams Wedding planners