Quanto custa um wedding planner? 3 aspetos que deverão considerar!

“Sim, aceito” – e nunca mais estiveram sós! A vossa relação nunca mais foi a mesma… E de dois, se fez um terceiro – mal-amado: o orçamentoPor estarem às voltas com as contas, hoje, aqui, na Zankyou Magazine, decidimos dar-vos uma mãozinha: quanto custa, afinal, um wedding planner?

The Wedding Wonderland

Escusado será dizer que temos ideias bem definidas e claras: contar com o apoio de alguém que se dedica, de facto, à organização e gestão de eventos, é fundamental! Mas, e na hora de poupar, será a mão sábia de um profissional dessa área de intervenção que deverão cortar? Ou valerá o seu trabalho, por si só, ao longo dos preparativos para o vosso casamento? E o número? É o mais importante na hora de escolher o wedding planner perfeito? (Ao qual deverão fazer cada uma destas 18 perguntas!)

Cotton Dreams

Que não fique nada por dizer: vamos responder-vos a cada uma destas questões! Mas, desde já, não se esqueçam que um wedding planner é muito mais que um profissional dedicado… É, antes de tudo, um braço direito, um anjo da guarda… Organizar e gerir um evento, até ao último detalhe, de acordo com as vossas expectativas, tendo em conta o vosso estilo, os vossos desejos, o vosso gosto pessoal e as vossas personalidades individuais e, não esquecendo ainda, o vosso orçamento disponível – porque os wedding planner’s preocupam-se sim, com o vosso dinheiro! – não é tarefa fácil…

Fiquem a conhecer então, os 3 aspetos que deverão considerar, quando é deles e de números, que falamos!

Dream Weddings Europe. Fotografia: D10Photo

1. I got a feeling?

Apesar de não poder ser quantificado de nenhuma maneira, aquele feeling – aquele ruídozinho estranho no coração e aquele friozinho simpático na barriga… – não podem, nem devem, ser ignorados! Muito mais valiosas que qualquer outra coisa, a empatia e a simpatia farão – não temos dúvidas! – diferença no resultado final… Porquê? Ora, porque ambas são necessárias – não duvidem! – para transformar o vosso casamento de sonho numa mágica e memorável realidade!

GUIDA Design de Eventos

A capacidade de vos absorver e engolir por inteiro – não soa assim muito bem, mas é exatamente disso que se trata! -, passa por um quase amor, uma quase química, inexplicáveis… Muito mais do que uma proposta ou orçamento, muito mais que um mero valor, tentem antes ler os olhos do vosso interlocutor, decifrar os gestos da pessoa e do profissional que se encontra na vossa frente… Garantimos que vos será bem mais útil!

Não é por mero acaso – acreditem, não é mesmo por mero acaso! – que grande parte dos casais permanecem em contacto, pelo resto das suas vidas, com os seus respectivos wedding planners! Primeiro, enamoram-se… Mais tarde, casam-se… E no final, cúmplices, serão, de facto, felizes para sempre!

GUIDA Design de Eventos

2. Ok, mas quanto custa?

A questão principal que a maioria dos casais coloca é, precisamente, esta… (ou não fosse ela a dar o mote para esta nossa matéria de hoje!) Pois bem… É também a pergunta de mais difícil resposta, até porque esta depende de um sem número de fatores!

The Wedding Wonderland

Começamos por dizer que a diferença de valores entre um casamento DIY e um casamento (quase) chave na mão, pode chegar até aos 20%. A explicação é simples: vocês, dominados pelos milhares de detalhes que um noivado traz consigo, não têm, normalmente, o tempo, a paciência e as ferramentas necessárias para fazer de qualquer “investigação” uma “investigação” mais proveitosa – em vosso favor, claro! Por outro lado, fruto da experiência, um wedding planner sabe bem como comparar cada orçamento, de forma rápida e eficaz, lendo cada uma das entrelinhas e sendo capaz de vos oferecer de bandeja qualidade a um preço justo. Já para não falar da rede de contatos que, ao longo dos anos, vai criando ao seu redor, trabalhando com nomes de confiança, que apresentam, muitas vezes, propostas mais atrativas, baseadas no apreço.

The Wedding Wonderland

Precisam de saber, de igual forma, que não existem preços-padrão ou sequer, dois iguais profissionais, por muito que os portefólios se assemelhem… Terão de perguntar se, na realidade, o trabalho é idêntico, mas, acima de tudo, se cada um dos “candidatos” coloca no que faz também algo muito idêntico…

O número de convidados, a distância, o local da cerimónia, o tamanho do evento por si, o tempo estimado para vos acompanhar… São tudo elementos que influenciam o valor final, por mais que os wedding planners sejam figuras adaptáveis – já que se moldam ao que esperam deles e do seu trabalho! Sem limite de reuniões, sem limite de telefonemas, sem limite de visitas técnicas… Anos de experiência, conhecimento e à-vontade… Parecem-nos que são, também, algumas das questões que devem ter em mente quando recebem uma qualquer proposta de um profissional desta área de intervenção… À partida, se o valor, em comparação, se apresentar demasiado baixo relativamente a outras propostas que venham a receber… Pensem duas vezes!

The Wedding Wonderland

De forma mais concreta, e por último, ainda que seja frequente pensar-se que o trabalho de um wedding planner é simples – uma espécie de part-time, que lhes permite circular de festa em festa! -, desenganem-se… Não falamos só de flores, atoalhados, lacre ou cetim… E, por isso, o valor pelo trabalho de um wedding planner, apaixonado e dedicado, poderá ascender, em média, até aos 10% do montante global de todo o evento.

The Wedding Wonderland

3. Tempo?

Provavelmente, a maioria dos wedding planners já ouviu – pelo menos, uma vez na vida! – de forma direta ou indireta, que não poderia ter uma vida mais fácil… Afinal, trabalha apenas 3 meses por ano! Nada, claro está, mais errado! Não há casamento algum que exija apenas uma varinha de condão – ou um telemóvel! – e apenas algumas horas! Na verdade, a organização e a gestão de um evento com estas características são tão complexas que, temos a certeza, a maioria dos comuns mortais desistiria no primeiro dia de trabalho enquanto wedding planner!

Prenúncio de Festa – Wedding Planners

Que ninguém o negue assim: o wedding planner é aquele que mais tempo dedicará ao vosso casamento… A partir do momento em que assumir um compromisso convosco… Desse dia em diante… Ele será todo vosso e dará, certamente, o melhor de si, a cada detalhe, até que o grande dia se torne real!

O peso desta responsabilidade – de carregar os vossos sonhos com as suas próprias mãos – tem de ser valorizado! O mérito por cada um dos segundos despendidos tem de ser reconhecido! As horas de sono que se perdem, para apreender e compreender os vossos maiores desejos, são incontáveis… E ainda que calado, à escuta apenas… Um wedding planner está sim, a trabalhar!

Prenúncio de Festa – Wedding Planners

E vocês? Contrataram um wedding planner para estar a vosso lado, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da vossa vida? Então, claro, contem-nos tudo!

Pela nossa parte, e se ainda não o fizeram, podemos aconselhar-vos. Cliquem no play e ouçam as nossas dicas. Em apenas cinco passos dizemos-lhe como escolher o wedding planner para o seu casamento, por quem deverão ter amor à primeira vista e, invariavelmente… Um amor para toda a eternidade!

Talvez também lhe interesse:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Thrall Photography
6 coisas que esquecerá se não contar com a ajuda de um wedding planner no seu casamento
Pode não acreditar, mas ter um organizador de casamento profissional poderá salvar-lhe o dia!
1Love4ever Photography
Como saber se um Destination Wedding é para si
Alguns dos pontos que deve ter em conta para perceber se, realmente, um destination wedding é ideal para si.
Nuno Belo Photographer
Com um wedding planner estas 8 situações estão garantidas na organização da sua boda
Contrate um wedding planner e diga adeus às rugas... De preocupação. Nada falhará, tudo se resolverá

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação