Como calcular o orçamento do meu casamento: 5 passos imprescindíveis

Assim que derem a grande notícia aos vossos entes queridos, começa a contagem decrescente para o vosso tão desejado casamento. E é nesse preciso momento que será muito importante – fundamental, mesmo! – elaborar um orçamento global tendo em conta o dinheiro que têm disponível para o evento das vossas vidas. Este orçamento será a vossa Bíblia durante toda a organização, que durará aproximadamente um ano.

Comecem tendo em mente que, em média, um casamento em Portugal custa entre 15 a 30 mil euros, apesar de existirem variações (consideráveis) consoante uma série de condicionantes, que vamos hoje aqui salientar. Portanto, é-lhe permitido sonhar – afinal, é o seu dia! – mas não se deixe entusiasmar, tenha os pés assentes na terra, e contrate os serviços que, verdadeiramente, pode pagar. Tendo este aviso em mente, comece então o planeamento e a definição do orçamento. Nós ajudamos, através destes cinco passos:

1. Defina o número de convidados

Este ponto é fundamental e condiciona todas as outras etapas do grande dia. Com efeito, do número de convidados irá depender a escolha do espaço do casamento, assim como do catering e dos menus que cumpram as condições de preço-qualidade, das lembranças, etc.

Foto: Estúdios Oliveira by Artur Oliveira Ferreira

Quem convidar

Na Zankyou sempre falámos muito sobre os convidados e sabemos como o tema é sensível. Há sempre aqueles amigos que a convidaram para o casamento deles mas que não vê há anos, os amigos dos pais, o colega simpático do trabalho… uma série de pessoas que acaba por querer convidar por obrigação e que só engordam o preço final. Mas tendo em conta o seu orçamento, mentalize-se que talvez se tenha de libertar desse sentimento de culpa e deixar alguns nomes para trás. O valor final só depende si. Convide apenas quem realmente importa para partilhar consigo o grande dia.

Saiba também que a média de convidados em Portugal está entre as 120- 150 pessoas.

Copo-d’água

Geralmente, o investimento com o Copo-d’água equivale a metade do orçamento destinado ao casamento (no mínimo uns 30%) . Por isso, é importante saber quanto será o custo por convidado, sendo que – em média – está entre os 75  e os 100 euros. A partir daí, e fazendo as contas, cada casal decide se quer manter esses valores, reduzi-los ou superá-los.

Outros gastos

Durante o banquete é tradição entregar lembranças de casamentos a todos os comensais. Ora, o valor total das lembranças irá também variar em função do número de convidados que estejam na sua festa (e inclusivamente a escolha das próprias lembranças, mais caras ou mais baratas). Não esqueça também os convites de casamento, que juntamente com as lembranças podem “roubar-lhe” cerca de 300€ do seu orçamento.

Há também quem proporcione transporte aos convidados que vêm de longe. Ora, quanto maior for o número de pessoas transportadas, também maior será o gasto.

Foto: Momentos – Estúdio Fotográfico

Passo 2: Visuais dos noivos

Para uma ocasião tão especial como esta, talvez não tenha vontade de olhar a gastos na hora de escolher o seu vestido de noiva. Quem sabe, o seu noivo pensa o mesmo em relação ao seu fato. Mas a verdade, é que tem um orçamento limitado (em princípio) e também aqui deverá ter em atenção os gastos.

Foto: Centrimagem

Preços

A diferença de preço entre o vestido de noiva e o fato de noivo são consideráveis; elas costumam desembolsar entre 500 a 1700 euros (senão mais), enquanto eles se ficam entre os 300 e os 600. A verdade é que o vestido de noiva sempre teve uma maior importância, sendo que a confeção (e o preço!) do mesmo está sujeita a variados aspetos, nomeadamente a qualidade dos tecidos e a enorme quantidade de detalhes possíveis.

E não esquecer os acessórios da noiva – sapatos, bouquet, joias, etc. (reserve entre 500 a 800 euros) – bem como a maquilhagem e o penteado, que acrescem também alguns euros no valor total (o preço pode situar-se entre os 250 e os 500 euros, dependendo se quer algo mais simples ou elaborado).

Opções

Além disso, o preço irá variar também consoante o local onde a indumentária – quer do noivo, quer da noiva – é adquirida. Para ela, que conta com maior número e variedade de estabelecimentos dedicados aos vestidos de noiva, o preço pode variar consoante opte por uma determinada marca ou um atelier, sendo estas as duas principais referências. No caso dos noivos, os fatos (fato, smoking ou fraque) podem ser comprados ou alugados, sendo a sua confeção mais simples, pelo que não precisa de ser escolhido com tanto tempo de antecedência como o vestido de noiva. Ora, todas estas condicionantes vão influenciar – obviamente! – o preço.

Foto: Momentos – Estúdio Fotográfico

Passo 3: Pensar nos principais fornecedores

Para um casamento acontecer são necessários inúmeros fornecedores de diferentes áreas, havendo centenas de opções no mercado nupcial. Alguns desses fornecedores são óbvios, mas outros têm a mesma importância e muitas vezes passam despercebidos.

Wendy Creating Moments

Wedding Planner

Contratar um serviço de Wedding Planner é essencial para o desenrolar de um evento com estas características. Como organizadores, decoradores e assessores profissionais, o seu conhecimento alivia o trabalho e as preocupações dos noivos, aumentando a qualidade desta importante data. Destes profissionais pode depender também a iluminação, os atoalhados, aluguer de materiais, o Seating Plan, as flores e demais detalhes, embora também existam fornecedores que, com a ajuda do seu Wedding Planner, podem cobrir todas estas necessidades (e, sendo parceiros, até podem conseguir preços mais simpáticos. A média da decoração do local da cerimónia, por exemplo, está entre os 250-450 euros).

Fotografia e Vídeo

O fotógrafo e o videógrafo são outros dos grandes protagonistas do grande dia, uma vez que a função deles consiste em capturar os momentos que se vão transformar nas lembranças mais bonitas do casamento nos anos vindouros. Por isso, recomendamos que destine 10% do orçamento total do casamento para a contratação destes profissionais, cujo trabalho artístico está cada vez mais valorizado no mundo nupcial. Lembre-se que um bom fotógrafo, em Portugal, pode ir até aos 2000 euros (e, muitas vezes, ainda acresce o valor do vídeo).

Foto: Thrall Photography

Passo 4: Deixar uma parte para extras e imprevistos

É importante que destine uma parte do orçamento do casamento para extras e surpresas que possam vir a… surpreendê-la! A verdade é que os extras nem sempre estão incluídos nos preços finais, sendo uma boa ideia (essencial!) falar tudo o que há para falar com os fornecedores e esclarecer cada detalhe. Pode ainda optar por contratar pacotes com tudo o que necessário (all included), porque embora lhe pareça menos económico num primeiro momento, acaba por ser mais em conta.

Foto: Fotoclik-Viseu

Extras e dúvidas

O bar aberto é um dos exemplos mais claros. Às vezes até pode ser gratuito ao contratar os serviços do espaço, mas em muitos locais é um extra, com o qual devemos contar. O DJ e demais animações também devem ser tidos em conta no orçamento geral. Veja que opções oferece o espaço escolhido, incluindo as animações e os diferentes espetáculos que podem animar a noite. Caso opte por contratar à parte, saiba quais são os preços: uma banda pode custar entre os 700€ e os 1000€; um DJ entre os 500€ e 800€.

Novos serviços

Existem serviços especiais que começaram a ser incluídos no casamentos nos últimos anos. Um exemplo são as food trucks com gastronomia especial, os photocall, fogos artificiais e outras inovações que têm animado os últimos casamentos.

Todos esses extras vão invadindo pouco a pouco o orçamento, quase sem darem conta, sendo fundamental tê-los em conta na soma final. Portanto, é bom que seja realista e não se deixe levar por caprichos. E, sendo assim, e com os pés assentes na terra, já poderá então dedicar uma parte do orçamento a possíveis emoções extras, como as citadas acima.

Imprevistos

Acrescente também ao seu orçamento um valor destinado aos imprevistos, acidentes, mudanças, inclusões repentinas (mais convidados, babysitters, animadores…) e qualquer outra coisa que possa surgir. Evite eventuais aflições com um orçamento mais folgado.

It's all about...
Foto: It’s all about…

Passo 5: Incluir a lua-de-mel

Por último, a lua-de-mel também deve estar incluída no orçamento total do casamento. É claro que o valor varia de acordo com o destino escolhido, mas tenha como referência, por exemplo, que as viagens aos destinos paradisíacos mais tradicionais custam entre entre 3.000€ a 5.000€. Considere também várias condicionantes que podem alterar o preço: é muito diferente se viajar em alta ou baixa temporada, se a procura do local que deseja é alta ou baixa, etc. Se contratar pacotes de lua-de-mel, por exemplo, é possível que encontre muito bons preços.

It's all about...
Foto: It’s all about…

As agências de viagens especializadas em luas-de-mel geralmente acompanham todo o processo de planeamento, mas claro que isso também é pago. No entanto, esta ajuda talvez seja fundamental e deveria considerá-la no seu orçamento, já que é importante que a sua viagem seja segura e, acima de tudo, aproveitada ao máximo. Afinal, é um momento único na sua vida!

Descubra quanto irá gastar e qual o seu tipo de casamento

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Para ajudar a calcular o orçamento, veja também o nosso vídeo:

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