Deseja um casamento diferente? Damos-lhe 30 ideias originais

Vai casar-se e quer algo que seja a sua cara, algo que seja reflexo do vosso amor? Então leia as nossas 30 ideias que partilhamos hoje consigo. Somos especialistas no sector dos casamentos e desejamos que tenham o melhor, por isso toda a equipa se uniu para lhe dar umas boas dicas para o dia que se quer especial.

The Quinta – My Vintage Wedding | Foto: Aguiam Wedding Photography
The Quinta – My Vintage Wedding | Foto: Aguiam Wedding Photography

1. Escreva umas palavras especiais nos elementos da mesa 

Coloque uns guardanapos originais e escreva algo, como se conheceram ou um momento divertido que passaram juntos. Ou deixe nomes curiosos nos nomes das mesas! Terá grandes recompensas, o sorriso na cara dos seus convidados.

2. Seja o “Chef do amor”

Os menus podem também transmitir uma mensagem de amor… Não acredita? Porque não escrever na parte de trás do menu a vossa refeição preferida ou os restaurantes que marcaram momentos únicos, como o pedido de casamento? Deeem a conhecer um pouco mais da vossa história de amor!

3. Troque o bouquet pela coroa de flores

O casamento tradicional quer-se com um vestido de noiva e um belo ramo de flores, mas e se inovasse e apenas usasse uma coroa de flores na cabeça? Poderá na mesma coroar uma amiga como a próxima noiva!

Fotografia: Fotolux

4. Mude a organização dos preparativos 

Podem sempre mudar a ordem dos acontecimentos. Comecem pela oferta de um maravilhoso banquete e desfrutem da companhia dos convidados. Depois, mais relaxados, celebrem a cerimónia da vossa união. Criem momentos únicos que recordarão para sempre.

5.Temáticas inspiradas nos vossos passatempos preferidos

De certeza que têm atividades ou passatempos em comum, porque não utilizá-los como temática para o vosso casamento? Se gostam de literatura poderão usar alguns livros antigos e recriar umas estantes para colocar flores; se o filme que mais apreciam é um clássico, porque não reviverem essa cena? Têm um leque variadíssimo de ideias… os convites também podem fugir do tradicional e primarem pela criatividade, como por exemplo recheios de chocolate com uma mensagem.

Fotografia: Diana Nobre

6. Formas geométricas

O espaço da vossa cerimónia pode ser decorado de várias formas e com diversos elementos. Os suportes para velas em cima das mesas ou pendurados no teto são opções simples e elegantes para decorar o seu casamento. Procure a criação do ambiente mágico e elegante, com a colocação e coordenação de simples quadros. O resultado vai ser sublime!

7. Uma mensagem de boas-vindas extra para os convidados

As boas-vindas aos convidados querem-se originais! Dedique mensagens divertidas e também de orientação para os convidados. Eles vão adorar e agradecer!

Quinta do Hespanhol | Fotografia: Clickt Photography
Quinta do Hespanhol | Fotografia: Clickt Photography
Quinta do Hespanhol | Fotografia: Clickt Photography

8. O espaço “dê largas à sua imaginação”

O canto do “faça você mesmo” ou o recanto do “retoque da maquilhagem” são alguns sítios dedicados especialmente aos convidados. E eles vão adorar essas prendinhas! E porque não uma mesa de doces onde a sua família e amigos vão querer deliciar-se com os cupcakes, pipocas ou outras guloseimas?!!

9. Balões para todos

Se a igreja for perto do local do banquete, podem oferecer aos vossos convidados um balão ou um coração, algo que os destaque. Todos se divertirão e ninguém ficará perdido pelo caminho.

Fotografia: Nelson Marques + Andreia Torres Photography

10. Fruta para todos

As típicas mesas de casamentos decoradas com flores podem dar lugar a frutos da época, sempre de forma original.  Decore com sacos de cerejas ou cestos de frutos secos…criará um cenário bonito e todos quererão levar um como lembrança.

11. O “nosso cantinho”

O vosso grande dia de casamento será esgotante emocionalmente: dar atenção aos convidados, garantir que tudo está a correr pelo melhor, que nada está em falta…enfim vão querer descansar e estarem um tempo a sós! Por isso sugerimos um canto só vosso, onde possam descansar e aproveitar a companhia um do outro…uma mesa e um sofá só para os dois ou, simplesmente, um espaço onde partilhar uns segundos a sós.

Pedro Vilela Photography
Pedro Vilela Photography

12. Sessão de fotos

Uma pré-sessão de fotografias descontraídas e divertidas com a família e os amigos mais próximos, inspiradas em temáticas e onde  apareçam  todas as gerações!! Desde os mais novos até aos avós, juntem-se para um álbum de recordações únicas. Recriem ambientes divertidos, como os jardins com labirintos, que são uma óptima opção com os seus muitos recantos inspiradores. Nesse dia brinquem muito!

13. Seja do campo

O vosso local de eleição foi uma quinta no campo? Então porque não utilizarem os elementos campestres: feno, palha, cortiça, pedaços de madeira – tudo poderá servir de inspiração para uma decoração vintage.

Por Magia
Por Magia
Por Magia
Por Magia

14. Decoração cinematográfica

Se o cinema é a vossa paixão então aposte numa decoração ao estilo do vosso filme de eleição: o primeiro filme que viram juntos ou algum que vos tenha marcado num momento particular. Porque não um filme da vossa adolescência, uma decoração ao estilo da “Guerra das estrelas” ou mesmo do “Shrek”? Imaginem como seria divertido ver todos os convidados vestidos a rigor!

15. Minimalismo 

Velas, muitas velas de papel, de adornos minimalistas, simples económicos e que darão um toque romântico bonito. As pequenas lanternas de papel são um must deste estilo. Podem primar pela diferença criando frases divertidas com as luzes que cobrirão todo um jardim numa noite inesquecível. Sim poderão celebrar o vosso casamento num à noite à luz das velas!!

Fotografia: Across The Mountains

16. Cantinho Chill Out

Os seus convidados vão adorar! Trata-se de um espaço, tipo Lounge ou Chill Out onde poderão relaxar, partilhar histórias e conversas e desfrutar do vosso dia de casamento! Crie ambiente únicos e agradáveis para que os seus convidados se sintam, diríamos, como em casa.

17. “Termine a frase”

Em vez do livro tradicional onde os convidados escrevem uma lembrança, poderão inovar e utilizar os guardanapos com uma frase, mas sem a terminarem! Deixem os vossos familiares e amigos completá-la com algo especial! “O amor é”.., “somos um casal…” são apenas alguns exemplos.

Fotografia: Aguiam Wedding Photography

18. Casamentos no Natal 

Dar o nó na época natalícia permite aos casais serem mais criativos com a decoração, usando enfeites de Natal. Terão um grande leque de escolha para a decoração perfeita, com todo o tipo de acessórios: bolas, enfeites, pequenas árvores, luzes…aproveite um pouco de tudo para uma cerimónia especial.

19. Os meninos das alianças

Para crianças que levam as alianças ficarão lindíssimas com uma capa e uma coroa de flores. Até eles vão gostar da sua ideia.

Fotografia: João Almeida

20. Identifique os convidados (os solteiros/as)

Imagine os seus convidados com um cartão de apresentação com o nome e por quem foram convidados? Uma ideia muito original e que os solteirões vos vão agradecer…sim, se adicionarem, por diversão, o estado civil de cada convidado!

21. O Altar

Se deseja celebrar um casamento civil pode ter o seu próprio “Altar” para ao seu grande dia. A decoração pode ser simples, com fitas multicoloridas penduradas ou de papel, com pedaços de pano. Ou poderão criar ambientes sublimes, altares em espaços interiores com uma decoração minimalista, carregada de elegância.

Quinta do Frade
Quinta do Frade. Foto: The Framers
Aqueduto Eventos
Aqueduto Eventos

22. Mesas de vários sabores

Doces, aperitivos, todos gostamos de os comer nas cerimónias nupciais…mas e se colocar algo mais saudável? Uma mesa de frutas frescas ou secas  – com um doce ou outro, também não deixem os convidados com água na boca – serão as escolhas acertadas.

23. Quem convidar

Se a organização do casamento é cansativa e já têm uma lista infinita de convidados, porque não planearem uma Destination Wedding? Terão um casamento original e num lugar idílico e convidarão apenas os mais chegados. Aliam um casamento de sonho a um solução eficaz!

Fotografia: Efeito Espontâneo

24. O dia do casamento

Há anos que sonha com aquela quinta perfeita, mas não está disponível para a data que escolheu? Não se preocupe, os casamentos ao Domingo serão uma opção…e todos aqueles que gostam realmente de vocês estarão presentes, acredite!

25. As crianças na cerimónia

Os amigos já têm filhos e vocês são tios, então pensem em organizar algo dedicado exclusivamente aos mais novos, como uma gincana numa área vedada e um parque de diversão. Eles estarão entretidos e vocês também!! Podem optar por criar o “espaço cinema”, colocando num canto puffs e almofadas no chão e uma grande tela numa parede, terão o silêncio como garantido!!

Fotografia: Nelson Marques + Andreia Torres Photography

 26. A surpresa

E se convidassem um ator famoso mascarado de empregado de mesa? Podem criar uma cena engraçada e deixarem os vossos convidados boquiabertos durante o banquete! Será divertido quando os dois contarem a vossa partida!

27. Piquenique gigante

O piquenique casamento será uma escolha muito bonita e completamente diferente. Imaginem os vossos amigos e familiares sentados no campo à volta de mesas de piquenique decoradas com cordas de luzes? Lembrem-nos… o dresscode é para manter!

 28. Bolo de casamento iluminado

Quando chegar a altura de cortar o bolo de casamento podem optar por desligar as luzes do espaço e iluminarem o vosso bolo com pequenas luzes. Se a cerimónia for ao ar livre, o fogo de artifício será perfeito ao som da vossa música preferida.

Fotografia: It’s all about…

29. O espaço “beleza”

As suas amigas ficarão deslumbradas e apreciarão   o “canto de beleza”.  Todas querem estar lindas de morrer no seu casamento e produziram-se muito: a maquilhagem, a escolha do penteado, etc… Mas ao longo do dia precisam de um retoque ou dois. Nesse recanto pode ter à disponibilidade de todas um maquilhador profissional.

30. Dj

Com certeza contratará um DJ para animar a sua festa. Mas deixe os seus convidados selecionarem algumas das músicas que farão sucesso na pista de dança. Combine com o Dj e faça uma mistura dentro do vosso gosto musical!

Music Beats
Animação Music Beats. Foto: Profoto

Aqui damos-lhe muitas ideias para um dia super original. Agora deem vocês largas à vossa imaginação e depois contem-nos as vossas inspirações para o dia mais especial das vossas vidas!!

E para dar uma ajuda na organização do casamento, aqui fica o passo a passo que deverá seguir na contagem decrescente até ao grande dia.

Talvez também lhe interesse:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Foto: Kabuki by Rita Amorim | Hugo Coelho Fotografia
As ideias para as noivas de espírito livre: diferentes cenários, um casamento BOHO!
Quer dar um toque descontraído e sentir o seu espírito livre no dia do seu casamento? Se sempre sonhou casar ao estilo boho, este artigo é para si. Damos-lhe as melhores dicas sobre esta tendência que não vai querer perder! Desde o vestido de noiva, passando pelos bouquets de flores, a decoração e os locais mais aconselhados, a Zankyou dá-lhe as melhores sugestões para um casamento inesquecível.
Prenúncio de Festa - Produção de Eventos
Prenúncio de Festa, por quem os sinos dobram!
A Rita é a capitã à frente desta equipa, mas não reclama para si o mérito pelo sucesso do projecto que criou em Outubro de 2012. Pelo contrário, gosta de frisar que o espírito de equipa que une todos os seus elementos que a compõem é o grande motor por detrás das recordações que os noivos aqui fazem.
Detail Life Photography
Como preparar o casamento perfeito em 12 meses?
Um bom planeamento é suficiente para preparar o casamento perfeito em 12 meses. A Zankyou dá uma ajuda para que nada falhe e tudo aconteça conforme o que sempre sonharam.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação