O tipo de mesa mais adequado para o dia do seu casamento

Quer se encontre já a meio dos preparativos para o seu grande dia de casamento, quer esteja ainda a sonhar com esta data tão mágica, uma coisa é certa: todos os detalhes têm de estar pensado ao mais ínfimo pormenor, de forma a alcançar uma harmonia idílica e a perfeição que tanto ambicionam.

Foto: 135 milímetros

É normal que os noivos se encontrem imersos, após terem mergulhado num mundo constituído por to lists, pelo que às vezes a gestão de toda a organização poderá ser um pouco complicado. No entanto, se os casais contarem com os serviços de profissionais experientes, o casamento de sonho, deixará de ser uma simples utopia, tornando-se, assim, parte da sua realidade.

A par de todas as tendências e das práticas que resultam num dia fabuloso, os wedding planners de TFY Weddings têm as respostas a todas as suas questões e dúvidas. Estas profissionais com toda a dedicação e criatividade têm a capacidade de lhe proporcionar as memórias inesquecíveis de um dia, no qual nada falhou.

O vestido de noiva, os convites, a decoração, o catering, a fotografia… Apesar de corresponderem a serviços completamente diferentes uns dos outros, todos eles se encontram intimamente relacionados e é importante que os noivos tenham em mente este facto! Uma das alianças que se cria, no dia da sua celebração e que é fundamental para o bom decorrer do seu banquete é a disposição e forma das mesas com o estilo do seu casamento, assim como com o espaço que elegeu para ser o grande palco…  Assim, qual a disposição e o tipo de mesas que deve adotar de acordo com o estilo da sua celebração? 

Hoje, partilhamos consigo os vários tipos de mesa que tem à sua disposição e as suas respetivos pontos positivos e desvantagens. 

PILAR Eventos
PILAR Eventos

1. Mesa redonda

  • Vantagens: a grande vantagem das mesas redondas é que são ideais para desencadear e favorecer a interação entre todos os convidados. São magníficas para os casamentos com muitas pessoas jovens, que têm de se conhecer.
  • Desvantagens: o maior problema deste tipo de mesas é o espaço. Não é muito aconselhável optar por este tipo de organização caso tenha uma lista de convidados longa.

Com um ambiente tão convidativo e acolhedor, Central Palace alia-se, assim, às mesas redondas para proporcionar uma vibe perfeita para o convívio entre todos os seus amigos e familiares. Um espaço perfeito para casamentos intimistas, nos quais os noivos desejam estabelecer um contacto próximo com os seus convidados.

2. Mesas quadradas 

  • Vantagens: nas mesas quadradas, também, todos os convidados têm a oportunidade de comunicar com os seus companheiros do banquete. Da mesma forma que as mesas redondas, também estas são excelentes, caso tenha convidados que ainda não se conhecem ou familiares que já não se vêm há algum tempo. Assim, é possível ficarem-se a conhecer melhor ou colocar a conversa em dia.
  • Desvantagens: Ocupam mais espaço que as mesas redondas, pelo que não são aconselhadas, a não ser que esteja a organizar um casamento íntimo.

Se as mesas quadradas são as suas favoritas, MitPenha, um local flexível, localizado em Guimarães, apresenta o espaço necessário para receber todos os seus convidados e reuni-los neste tipo de mesas. Para além disso, recebe-os com uma atmosfera intimista e calorosa que irá proporcionar a comunicação entre todos os seus amigos e familiares.

3. Mesas retangulares 

  • Vantagens: as mesas retangulares são perfeitas para casamentos com muitos convidados, em espaços relativamente pequenos. Assim, irá necessitar de menos mesas, pelo que poderá escolher um salão de casamento que não seja muito grande, em oposição ao espaço que necessitaria se optasse pelas mesas redondas.
  • Desvantagens: dependendo do seu tamanho, este tipo de mesa, normalmente, recebe até 30 pessoas. Apesar de apresentarem uma vantagem no que toca ao espaço, as mesas retangulares não são as melhores a proporcionar as oportunidades de comunicação entre estes 30 amigos/familiares.
Por Magia Decoração
Por Magia Decoração

4. Mesa Imperial 

  • Vantagens: a mesa imperial corresponde a uma mesa retangular, no entanto, com grandes dimensões. Trata-se de um estilo que permite “acolher”, no mínimo, 50 convidados. Para além disso, é bastante frequente nos grandes banquetes, como por exemplo nos casamentos reais. São extremamente chamativas e com uma elegância incomparável. Para os profissionais do catering que contratou, as mesas imperiais apresentam, igualmente, uma facilidade para servir, especialmente, quando se trata de uma lista vastíssima de convidadas. Estas mesas são, assim, a garantia de que tudo estará servido na perfeição.
  • Desvantagens: Se numa mesa com 30 convidados a interação entre todos é baixa, imagine numa mesa onde estejam reunidos 50 dos seus amigos e familiares…
Something Borrowed
Something Borrowed
Something Borrowed
Something Borrowed

5. Mesa oval 

  • Vantagens: a mesa oval é um meio-termo entre as retangulares e as redondas. Assim, a interação possível entre os convidados é melhor que nas primeiras, enquanto que ocupam menos espaço que as segundas.
  • Desvantagens: na realidade, este tipo de mesa não é tão funcional como as mesas que as substituem, pelo que não são muito frequentes no mundo dos casamentos. Se for possível, é preferível optar pelas mesas redondas ou retangulares.
Quinta do Hespanhol.
Quinta do Hespanhol. Fotografia: Nuno Ferreira Photography
Quinta do Hespanhol.
Quinta do Hespanhol. Fotografia: Nuno Ferreira Photography

6. Mesa em forma de U

  • Vantagens: As mesas em U são como as mesas em que a parte principal é curta, contando com braços laterais compridos. São extremamente vistosas e ficam sempre bem. Para além disso, é uma forma de colocar imensos convidados numa só mesa. Assim, este estilo revela-se perfeito para receber mais pessoas na mesa dos noivos e não apenas os mais chegados ao casal.
  • Desvantagens: se deseja que exista a interação entre os seus convidados, o ideal é não encher o centro do U, pelo que o espaço não estaria a ser verdadeiramente otimizado.
Foto: Katerina Cladera

Assim, como pode constantar, no momento em que tem de escolher as mesas para o seu banquete, é necessário que tenha em conta vários fatores, nomeadamente: o número de convidados do seu casamento, assim como o nível de interação que deseja que exista. Para além disto, é importante, também, que se questione: “Haverá muitos ou poucos jovens?” ou “a grande maioria são familiares ou estarão, também, presentes muitos amigos de ambas as partes?”

Ao colocar-se este tipo de perguntas, temos a certeza de que irá encontrar a solução ideal para o seu casamento, podendo posteriormente comunicar a decisão final à empresa de catering, com que fechou contrato. No entanto, se ainda tem dúvidas sobre qual o tipo de mesa que deverá adotar para o seu dia, Por Magia, uma empresa que prima no ramo de Wedding Planning pela experiência que detém, irá acompanhar os noivos ao longo de todo o processo de organização do seu casamento, assim como ajudá-los a tomar as decisões mais acertadas, incluindo a disposição e a forma das suas mesas.

Por Magia - Wedding Planners
Por Magia – Wedding Planners
Por Magia - Wedding Planners
Por Magia – Wedding Planners

Já tinha pensado neste aspeto tão importante do seu casamento? Já tem as ideias mais claras sobre o tipo de mesa que irá estar presente no seu grande dia?

Conheça, também, os 10 detalhes de decoração que todas as noivas de 2018 procuram para se sentirem in, as 25 tendências de casamento que deverão passar ao lado em 2018 e 20 grandes ideias para um casamento bem disposto: os seus convidados não vão parar de rir

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Aguiam Wedding Photography
Prós e contras: 3 coisas simples e 3 complicadas na organização do seu casamento
A organização da boda é sempre uma fase marcante na vida de uma pessoa. Haverá muita felicidade envolvida, mas nem tudo será assim tão fácil. Fique-se com os três prós e contras da organização de um casamento
t's all about...
Escolhas inteligentes: o seu vestido de noiva e o seu tipo de corpo
Seja qual for o defeito que acha que tem, lembre-se sempre que ele também faz parte daquilo que a torna única e especial.
Foto João de Medeiros
Que estilo de brincos pedem o seu tipo de rosto e o seu penteado?
Tire alguns minutos para compreender como pode tirar melhor partido de detalhes tão pequenos como os brincos que vai usar. A Zankyou ajuda.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação