Como decorar o seu casamento: 5 passos vitais para ter o que sempre sonhou

Como decorar o seu casamento: 5 passos vitais para ter o que sempre sonhou

Para a guiar na importante tarefa de decorar o vosso casamento, siga estes 5 passos vitais que lhe irão permitir conseguir o que quer, da forma mais simples!

Como decorar o seu casamento: 5 passos vitais para ter o que sempre sonhou
Créditos: Quinta da Quintã
  • Decoração
  • Recomendações
  • Msn
  • Decoração

No decorrer dos anos, a decoração do casamento tem vindo a tornar-se cada vez mais importante. Em geral, o mundo tornou-se um lugar mais sensível, atento aos pequenos detalhes com a ilusão de alcançar o belo. Por isso, e sendo o casamento uma representação da vida do casal, merece um pedaço da sua essência, quase sempre refletida através da decoração.

Para a guiar nesta importante tarefa de decorar o seu casamento, siga estes 5 passos vitais que lhe irão permitir conseguir o que quer, da forma mais simples e com todos os detalhes com que sempre sonhou.

Passo 1. O estilo dos noivos

Certamente este será o fator mais importante, já que os noivos são os principais artífices deste grande dia e de todos os seus detalhes. No entanto, às vezes é difícil saber que estilo gostamos mais ou com o qual nos identificamos e acabamos perdidos no meio de tantas opções, sem nos focarmos em nenhuma delas. Por isso, será conveniente identificar os gostos pessoais de cada um, especialmente se têm gostos diferentes. A melhor coisa a fazer é encontrar um compromisso, um patamar intermédio e, acima de tudo, aprender a ceder.

Leia também: Estilos de casamento: as opções mais populares!

guardarsalão de festas casamento com decoração requinte
O primeiro passo é identificar os gostos de cada um e encontrar um compromisso | Foto: Momento Cativo

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Neste ponto, enquanto casal devem ter em mente que são vocês que devem decidir quais irão ser os detalhes da decoração do vosso casamento. Embora os responsáveis ​​pelo espaço e os wedding planners possam aconselhar, esclareçam-nos que o vosso estilo deve prevalecer no vosso casamento, independentemente do que está na moda ou do gosto de terceiros. Não deixem que a vossa família e amigos influenciem significativamente nesse aspecto. Ouvir demasiadas opiniões pode fazer com que acabem por modificar o vosso próprio estilo.

Tentem ser fiéis a vocês mesmos e, a partir daí, comecem a longa jornada da decoração do casamento, que inclui várias fases.

guardar
Tentem ser fiéis a vocês mesmos e, a partir daí, comecem a decoração do casamento | Foto: Momento Cativo

Passo 2. O local e o ambiente

Certamente que o vosso estilo teve grande influência na escolha do local do casamento, mesmo que não se tenham apercebido disso. Mas de qualquer forma, e embora o espaço que optaram para celebrar o vosso amor tenha alguma relação com vossa personalidade enquanto casal, será difícil que encaixe convosco a 100% . Por isso, tentem adaptar-se ao lugar para decorar o vosso casamento, sem esquecer esse toque pessoal que lhe dará vida própria.

O espaço escolhido poderá englobar-se num ambiente mais rural, como uma quinta, ou na cidade, tendo os hotéis como referência. São muitas opções e o vosso estilo do casamento irá beber dele. Mas se o local é relevante para a decoração, esta também estará intimamente relacionada com a envolvência no qual ele está situado. As paisagens influenciam e mudam drasticamente se estivermos numa cidade ou em plena Natureza. Assim, será uma boa ideia planear uma decoração adequada e perfeitamente integrada com o cenário envolvente.

guardar
A decoração escolhia estará intimamente relacionada com a envolvência do local | Foto: It’s all about…

Caso se casem num ambiente rural, aproveitem novos estilos como boho chic ou rural chic, que tanto sucesso têm feito e que abrem portas a diferentes variações personalizadas. Pode usar elementos típicos dos contextos rurais, decorados com um brilho sofisticado, que oferecem uma sensação acolhedora, personalizada e repleta de bom gosto. Neste tipo de decorações, a iluminação ténue e quente desempenha também um papel muito relevante.

guardar
Local: Quinta do Hespanhol | Fotógrafo: D10
guardar
Local: Quinta do Hespanhol | Fotógrafo: D10

No que diz respeito aos casamentos mais elegantes e em contextos urbanos, a decoração costuma ser mais sóbria, com detalhes simples e isolados, que trazem serenidade e uma atmosfera clássica que nunca envelhece.

guardar
Local: Grande Real Vila Italia | Foto: It’s all about…
guardar
Local: Grande Real Vila Italia | Foto: It’s all about…
guardar
Local: Grande Real Vila Italia | Foto: It’s all about…

Os ambientes vintage também estão na moda, recuperando elementos do passado para decorar o cenário, como furgões hippie, máquinas de escrever, bicicletas antigas e tons pastel. Em qualquer caso, o ambiente, o lugar e o estilo pessoal formam um todo que estabelece as bases da decoração final.

guardar
Local: The Quinta – My Vintage Wedding in Portugal
guardar
Local: The Quinta – My Vintage Wedding in Portugal
guardar
Decoração The Quinta | Foto: Aguiam Wedding Photography

Passo 3. A estação do ano

É de vital importância aproveitar as virtudes que engrandecem cada uma das estações do ano. Através delas, é fácil imaginar que elementos irão conduzir a decoração do casamento numa ou outra direção. E embora o estilo não tenha que estar relacionado com a estação, cada uma delas tem sua própria personalidade e permite-nos revitalizar o estilo que tínhamos em mente.

Leia também: Como decorar o seu casamento no outono: os 5 passos fundamentais

guardar
Aproveite as virtudes que engrandecem cada uma das estações do ano | Foto João Almeida

No Inverno, o Natal pode contextualizar o casamento, assim como a neve, as florestas de pinheiros, as casas de madeira no meio da montanha, as pinhas…

Na Primavera, as flores podem assumir um especial protagonismo e encher a celebração de frescura e cor, aproveitando os espaços abertos e as paisagens cheias de vida.

Verão, assim como a Primavera, pede eventos ao ar livre, especialmente à noite, com o aroma de plantas e das árvores, uma decoração leve e jardins repletos de elementos decorativos.

No Outono, as cores voltam a assumir a liderança, desta vez mais quentes e perfeitas para colocar móveis em espaços abertos, entre árvores, ou em interiores com madeira e objetos vintage ou campestres.

guardar
Cada estação tem uma personalidade e permite revitalizar o estilo que tem em mente | Foto: João Almeida

E para a ajudar na organização do seu casamento

Descarregue o nosso ebook 

Passo 4. Os fornecedores

É muito importante saber quem são os seus fornecedores e como é que eles trabalham, tendo uma noção bem clara da liberdade que lhe irão dar (ou não!) para participar na preparação do vosso grande dia.

A verdade é que alguns espaços ou Wedding Planners têm algumas regras que, eventualmente, podem entrar em conflito com o vosso estilo. Com efeito, muitos espaços têm seus próprios decoradores e, embora possam dar alguma liberdade, mantêm algumas bases de decoração que vocês talvez preferissem mudar. Antes que se desiludam com uma surpresa desagradável, informem-se bem e assegurem a vossa participação no casamento, porque tudo deve girar em torno das vossas decisões e personalidade.

Leia também: 10 coisas super importantes que tem de perguntar ao seu Wedding Planner antes de o contratar

guardarbolo de casamento com folhagens verdes
Não esqueçam que tudo deve girar em torno das vossas decisões e personalidade | Créditos: LS Weddings – Planning | Styling | Design

Passo 5. O orçamento

Quando souberem, sem sombra de dúvidas, qual é a decoração que querem para o vosso casamento, assim como os profissionais que vos ajudarão a colmatar as vossas necessidades, tanto quanto possível, terão de avaliar os próprios fornecedores que entram no vosso orçamento, nomeadamente as opções que vos oferecem. Isso é importante, porque o preço pode variar de acordo com o tema e elementos escolhidos para o evento.

Se vocês não têm um orçamento muito alto, podem sempre apostar no DIY (Do It Yourself) e elaborar as vossas próprias decorações. Embora recomendemos sempre a contratação de profissionais para este importante aspeto do casamento, pois a decoração não deve ser – de todo! – descurada, poderá ser uma mais valia contar com algum tipo de decoração para imprimir personalidade ao casamento.

guardar
Recomendamos sempre a contratação de profissionais para a decoração, que não deve ser – de todo! – descurada | Créditos: EVENTOS PRIVÉ
guardar
Avaliem as opções que os profissionais vos oferecem para ver se encaixa no orçamento | EVENTOS PRIVÉ

Se, pelo contrário, o aspeto económico não é um problema, trabalhem numa decoração que reflita exatamente o que procuram, mas não exagerem nem misturem estilos devido à falta de conhecimento sobre o assunto. Neste caso, é sempre positivo poder contar com os conselhos de profissionais, desde que vocês possam assumir a liderança ou, pelo menos, participar ativamente.

Quer saber como será a decoração do seu casamento?

Faça este teste super simples!

Veja o nosso vídeo com as dicas infalíveis para a decoração do casamento…

 

Talvez também lhe interesse:

 

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

EVENTOS PRIVÉ Decoradores casamentos
Momento Cativo Fotógrafos e vídeo
It's all about... Fotógrafos e vídeo
Quinta da Quintã Quintas casamentos
Quinta do Hespanhol Quintas casamentos
João Almeida Fotógrafos e vídeo
D10PHOTO Fotógrafos e vídeo
Aguiam Wedding Photography Fotógrafos e vídeo