Save the Date: para facilitar a vida aos seus convidados

Save the Date: para facilitar a vida aos seus convidados

Muito comum nos países anglo-saxónicos, a tradição de enviar um Save The Date já ganhou terreno em Portugal.

  • Convites e Estacionário
  • Conselhos
  • Save-the-date
  • Convidados

Muito comum nos países anglo-saxónicos, a tradição de enviar um Save The Date já ganhou terreno em Portugal. Tal como o nome indica em inglês, significa literalmente “reservar a data”, tendo como objetivo comunicar com bastante antecedência um determinado evento, neste caso o dia do seu casamento, embora possa ser utilizado para as mais diversas ocasiões, nomeadamente aniversários, batizados, despedidas de solteiro(a), noivados e outras festas e eventos, especialmente quando são mais formais.

guardarSave The Date
Makemyday Weddings | Convites
guardarSave The Date
Makemyday Weddings | Convites

Sendo um pré-convite, que não substitui um convite formal quando assim o é exigido, o Save The Date é enviado aos convidados com o objetivo claro de avisá-los sobre a data do evento, para que possam marcá-la na sua agenda e não planearem nada para esse dia.

guardarSave The Date
Hoje é Especial
guardarSave The Date
Love Stories Weddings | Convites

Além de ser uma forma diferente, criativa e original de informar aos seus entes queridos da data do casamento, envolvendo-os desde o início no grande evento da sua vida, é ideal para os noivos que casam num feriado, em época de férias, fim-de-semana prolongado ou nalguma data especial, dando o tempo necessário para os seus convidados se organizarem e poderem participarem no seu grande dia. É também muito útil para quem tem convidados que vêm de longe ou têm mais compromissos, que precisem de marcar bilhetes de avião, alojamento e dias de férias, caso necessário.

guardarSave The Date
Invite Mi

O Save The Date deve ser enviado com bastante antecedência – no caso dos casamentos, cerca de 4 a 6 meses antes do grande dia, já que o convite formal é enviado muito mais perto da data. Como se trata de um aviso, e ao contrário dos convites de casamento, o Save The Date não terá de incluir detalhes, como a hora e o local exato onde irá decorrer o casamento. O mais importante, para além dos nomes dos noivos, é mesmo o dia do casamento (embora se já souber a informação acerca do local da cerimónia, ainda melhor!)

guardar
Diana Nobre – Convites
guardar
Diana Nobre – Convites

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Dado que o Save The Date é mais informal do que um convite, pode ir pela via mais simples e apenas enviar um e-mail (porque não fazer uma apresentação em powerpoint com imagens e textos?) ou fazer o convite através das redes sociais (crie um evento no Facebook, por exemplo) – embora também o possa imprimir e enviá-lo pelo correio.

Mas há muitas outras formas divertidas para fazer o seu Save the Date.  Deixamos-lhe aqui algumas ideias:

1. Save The Date em vídeo

O vídeo pode ser uma excelente solução, que irá certamente surpreender, divertir ou emocionar os seus convidados, dependendo do estilo que optar. Tem dois caminhos possíveis: ou pega no seu telemóvel ou numa câmara e faz um vídeo você mesmo; ou opta por contratar profissionais da sua preferência, que podem contar a vossa história num Save The Date, com toda a dedicação, paixão e beleza que só a experiência torna possível, levando às lágrimas de felicidade e espanto todos os que vão certamente querer reservar a data para partilharem com vocês o vosso grande dia.

Ou algo mais artístico, divertido e original.

Caso opte pelo DIY, pode fazer algo simples ou esticar a imaginação até “ao infinito e mais além”: invente uma história ou fale simplesmente para a câmara como se estivesse a falar diretamente com os convidados. Pode utilizar elementos que ajudem a comunicação, nomeadamente quadros ou cartazes escritos.

2. Sessão Fotográfica

Em vez do vídeo, pode sempre marcar uma sessão fotográfica, colocando a informação sobre a data do evento nalgum elemento do cenário criado, nomeadamente no chão, num cartaz de fundo, com objectos, em estampados ou bordados num tecido, etc.

guardarSave The Date
Amanda Francelino Fotografia

3. O clássico Postal 

Pode sempre optar pelo clássico postal Save The Date, que pode enviar pelo correio ou entregar em mãos. Utilize o mesmo design dos convites e demais estacionário, entregando-o a profissionais especializados em design, que trabalha toda a parte gráfica de qualquer evento com toda a paixão, sensibilidade e profissionalismo. Uma equipa que estará sempre ao seu lado para trabalhar consigo na realização das suas ideias, dos seus sonhos, proporcionando-lhe inspiração, confiança e a tranquilidade da certeza de que tudo sairá perfeito.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!