Save the Date: o que é, para que serve e como facilita a vida aos seus convidados

Save the Date: o que é, para que serve e como facilita a vida aos seus convidados

Muito comum nos países anglo-saxónicos, a tradição de enviar um Save The Date já ganhou terreno em Portugal.

Save the Date: o que é, para que serve e como facilita a vida aos seus convidados
Créditos: a pajarita
  • Convites e Estacionário
  • Conselhos
  • Msn
  • Save-the-date
  • Convidados

Muito comum nos países anglo-saxónicos, a tradição de enviar um Save The Date já ganhou terreno em Portugal e  são muitos os noivos que não o dispensam. A verdade é que é prático, pode ser divertido e acaba por ser uma forma mais segura de garantir a presença de todos os seus amigos e entes queridos no dia em que irão celebrar o vosso amor. Mas afinal, do que se trata? Vale a pena fazê-lo? Não será suficiente enviar o convite de casamento? Fique connosco e já lhe explicamos tudo. E no final do artigo vai tomar, certamente, uma decisão.

Crie o seu cartão Save The Date online

O que é um Save The Date? O que significa?

Tal como o nome indica em inglês, um Save The Date significa literalmente “reservar a data”, tendo por objetivo comunicar com bastante antecedência um determinado evento, neste caso o dia do seu casamento, embora possa ser utilizado para as mais diversas ocasiões, nomeadamente aniversários, batizados, despedidas de solteiro(a), noivados e outras festas e eventos, especialmente quando são mais formais.

Chamemos-lhe um pré-aviso ou pré-convite, que não substitui um convite formal quando assim o é exigido: o Save The Date é enviado aos convidados com o objetivo claro de avisá-los sobre a data do evento – neste caso a data definitiva da cerimónia e o anúncio oficial do noivado – para que os mesmos possam marcá-la na sua agenda e não planearem nada para esse dia, sendo uma grande ajuda para começarem a organizar-se para o grande evento.

Leia também: Como escolher a data do meu casamento em cinco passos

guardarsave the date casamento
Créditos: Ideia Genial

Útil, criativo e original

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Além de ser uma forma diferente, criativa e original de informar aos seus entes queridos da data do casamento, envolvendo-os desde o início no grande evento da sua vida, é ideal para os noivos que casam num feriado, em época de férias, fim-de-semana prolongado ou nalguma data especial, dando o tempo necessário para os seus convidados se organizarem e poderem participarem no seu grande dia. É também muito útil para quem tem convidados que vêm de longe ou têm mais compromissos, que precisem de marcar bilhetes de avião, alojamento e dias de férias, caso necessário.

Leia também: Mensagens de casamento: felicitações para os noivos e notas de agradecimento para os convidados

guardarsave the date casamento estilo suave com caligrafia
Créditos: a pajarita

Prático e com potencial eco-friendly

Por se tratar de uma forma mais informal de avisar que se vão casar, o Save The Date poderá ser enviado por email ou através das redes sociais, sendo esta a opção mais compatível com noivos eco friendly. 

Para além disso, acaba por ser uma solução super prática: a notícia é dada na hora, muitas vezes em tempo real, e nem é preciso sair de casa para o fazer! Por seu turno, tem “menos trabalho”: nesta fase da organização do seu casamento pode, assim, esquecer os envelopes, as horas passadas a lamber selos, os telefonemas para os familiares e para os amigos para perguntar (ou apenas a confirmar) as moradas, os códigos postais, as cidades e até esquecer a chatice dos follow-ups. Não é tão mais simples responder a um email do que a uma carta? Para além de não depender dos serviços de correio e resolver tudo com um clique!

De qualquer forma, o nosso conselho será sempre – e caso optam pelo envio de um Save The Date – optar pela solução impressa, pois além de nem todos os seus convidados estarem ligados à Internet, é mais um detalhe para imprimir um cunho ainda mais especial ao seu dia .

Leia também: 5 coisas que não deve partilhar nas redes sociais antes do seu casamento

guardarnoivos casamento destaque bouquet de noiva
Foto: Arte Magna Fotografia via a pajarita

Quando é que se deve enviar o Save The Date?

O Save The Date deve ser enviado com bastante antecedência – no caso dos casamentos, cerca de 6 a 12 meses antes do grande dia, já que o convite formal é enviado muito mais perto da data. Como se trata de um aviso, e ao contrário dos convites de casamento, o Save The Date não terá de incluir detalhes, como a hora e o local exato onde irá decorrer o casamento e respetivo mapa. Todos esses detalhes enviam-se mais tarde. O mais importante, para além dos nomes dos noivos, é mesmo o dia do casamento (embora se já souber a informação acerca do local da cerimónia, ainda melhor!)

Veja também: Como endereçar o convite de casamento de forma correta?

guardarsave the date
Créditos: In Love | Wedding Stationery & Styling

Que tipos de Save The Date para casamento existem?

Já aqui salientamos que, dado que o Save The Date é mais informal do que um convite, pode ir pela via mais simples e apenas enviar um e-mail (porque não fazer uma apresentação em powerpoint com imagens e textos?) ou fazer o convite através das redes sociais (crie um evento no Facebook, por exemplo) – embora também o possa imprimir e enviá-lo pelo correio.

Mas há muitas outras formas divertidas para fazer o seu Save the Date. Aqui deixamos-lhe algumas ideias!

1. Save The Date em vídeo

Diz-se que uma imagem tem um poder tão único que vale mais do que mil palavras. Hoje, a mesma fórmula pode aplicar-se aos vídeos. E a sua história de amor merece esse bonito registo! Também no caso do Save The Date o vídeo pode ser uma excelente solução, que irá certamente surpreender, divertir ou emocionar os seus convidados, dependendo do estilo que optar. Tem dois caminhos possíveis: ou pega no seu telemóvel ou numa câmara e faz um vídeo você mesmo; ou opta por contratar profissionais da sua preferência, que podem contar a vossa história num Save The Date, com toda a dedicação, paixão e beleza que só a experiência torna possível, levando às lágrimas de felicidade e espanto todos os que vão certamente querer reservar a data para partilharem com vocês o vosso grande dia.

 

Se o romance e as lágrimas não combinam muito consigo, pode também optar por algo mais artístico, divertido e original.

 

 

Caso opte pelo DIY, pode fazer algo simples ou esticar a imaginação até “ao infinito e mais além”: invente uma história ou fale simplesmente para a câmara como se estivesse a falar diretamente com os convidados. Pode utilizar elementos que ajudem a comunicação, nomeadamente quadros ou cartazes escritos.

 

E porque é que fazer um Save The Date em vídeo é uma boa opção?

Um dos bons motivos de transformar um bonito filme num Save The Date exclusivo e personalizado pode ser também a sua praticidade. A verdade é que nem precisa de sair de casa para enviar estes vídeos de formato curto e ritmado aos seus convidados: basta anexá-los a um email ou fazer o upload do vídeo para um serviço como o Youtube ou o Vimeo e enviar-lhes o link, inclusive através das redes sociais.

 

Fazer um Save The Date em vídeo pode também ser bem divertido. Só precisa de contratar um bom videografo para filmar a  sua história de amor (e conferir uma narrativa à) com base num briefing à sua escolha. Mas esse é um trabalho divertido, e ao fazê-lo vai estar a somar mais um momento ao seu rol de recordações felizes.

 

Imagine o cenário perfeito para as filmagens: uma praia deserta? Em pleno ambiente urbano, de frente para o Tejo, para o Douro, para o Mondego? Ou prefere um local mais ligado à sua história de amor? Onde foi pedida em casamento? Onde costumam passar fins de semana e férias?

Pense também no que vai vestir: todas as mulheres gostam de se mimar e de se arrumar, de se sentir bonitas. Aqui está mais uma boa oportunidade (vá, uma boa desculpa) para estrear o bonito vestido de verão que comprou ou até mesmo aquele conjuntinho da Chanel em que gastou um bocadinho mais do que devia (mas que não se arrepende nada de ter comprado).

Pense ainda no estilo do seu casamento e traga já essa atmosfera para o seu Save The Date: estilo romântico? Casual Chic? Boho chiq? O estilo que escolher vai inspirar os seus convidados e dar-lhes a saber o estilo de festa a que irão.

 

Aproveite e negoceie com o seu videoógrafo preferido um orçamento simpático que inclua não só o seu vídeo Save the Date, mas também o seu vídeo de casamento (e quem sabe uma sessão de namoro também). Mais tarde, vai querer rever como tudo se passou. E vai poder contar com estes dois filmes para se lembrar como foi bonito o seu caminho até ao amor!

 

Mas não se esqueça de levar consigo um fotógrafo também. Porque, por mais que a tecnologia evolua, vai sempre haver algo de profundamente bonito e intemporal numa fotografia e na forma como ela guarda e imortaliza um momento no tempo. Foto ou vídeo, todos são homenagens ao seu amor. E ele merece todas as que conseguir dar-lhe.

2. Sessão Fotográfica

Ora então, falemos de fotos. Se fazer uma sessão de vídeo ou um dois em um não lhe agrada, por algum motivo, pode sempre marcar apenas uma sessão fotográfica, colocando a informação sobre a data do evento nalgum elemento do cenário criado, nomeadamente no chão, num cartaz de fundo, com objetos, em estampados ou bordados num tecido, etc.

Veja também: Como convencer o seu noivo a realizar uma sessão pré-casamento: 9 razões indiscutíveis

guardarfoto noivos com save the date
Foto via IG @downhomedixiedecor | Créditos foto: JC Photography
guardarcão com placa save the date
Foto via IG @downhomedixiedecor
guardarSave The Date casal com cães sessão fotográfica
Amanda Francelino Fotografia
guardarFoto original para save the date
Foto IG @brook_stacks

3. O clássico Postal 

Por fim, pode sempre optar pelo clássico postal Save The Date, que pode enviar pelo correio ou entregar em mãos. Utilize o mesmo design dos convites e demais estacionário, entregando-o a profissionais especializados em design, que trabalha toda a parte gráfica de qualquer evento com toda a paixão, sensibilidade e profissionalismo. Uma equipa que estará sempre ao seu lado para trabalhar consigo na realização das suas ideias, dos seus sonhos, proporcionando-lhe inspiração, confiança e a tranquilidade da certeza de que tudo sairá perfeito.

Consulte no nosso Guia de Fornecedores os melhores designers profissionais

guardarconvite de casamento
Créditos: Molde Design Weddings

O que achou desta ideia? Vai optar por enviar um Save The Date?

Entretanto, comece também já a pensar nos convites. Clique no play e inspire-se nas 20 frases mais bonitas para escrever nos seus convites de casamento.

 

E talvez também lhe interesse:

 

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo