Save the Date: o que é, para que serve e como facilita a vida aos seus convidados

Save the Date: o que é, para que serve e como facilita a vida aos seus convidados

Muito comum nos países anglo-saxónicos, a tradição de enviar um Save The Date já ganhou terreno em Portugal.

Save the Date: o que é, para que serve e como facilita a vida aos seus convidados
Créditos: a pajarita
  • Convites e Estacionário
  • Conselhos
  • Msn
  • Save-the-date
  • Convidados

Muito comum nos países anglo-saxónicos, a tradição de enviar um Save The Date já ganhou terreno em Portugal e  são muitos os noivos que não o dispensam. A verdade é que é prático, pode ser divertido e acaba por ser uma forma mais segura de garantir a presença de todos os seus amigos e entes queridos no dia em que irão celebrar o vosso amor. Mas afinal, do que se trata? Vale a pena fazê-lo? Não será suficiente enviar o convite de casamento? Fique connosco e já lhe explicamos tudo. E no final do artigo vai tomar, certamente, uma decisão.

O que é um Save The Date? O que significa?

Tal como o nome indica em inglês, um Save The Date significa literalmente “reservar a data”, tendo por objetivo comunicar com bastante antecedência um determinado evento, neste caso o dia do seu casamento, embora possa ser utilizado para as mais diversas ocasiões, nomeadamente aniversários, batizados, despedidas de solteiro(a), noivados e outras festas e eventos, especialmente quando são mais formais.

Chamemos-lhe um pré-aviso ou pré-convite, que não substitui um convite formal quando assim o é exigido: o Save The Date é enviado aos convidados com o objetivo claro de avisá-los sobre a data do evento, para que possam marcá-la na sua agenda e não planearem nada para esse dia, sendo uma grande ajuda para começarem a organizar-se para o grande evento.

Veja também: 10 dicas para escolher a estética, a estrutura e os textos para os convites de casamento

guardar
Créditos: Ideia Genial

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Além de ser uma forma diferente, criativa e original de informar aos seus entes queridos da data do casamento, envolvendo-os desde o início no grande evento da sua vida, é ideal para os noivos que casam num feriado, em época de férias, fim-de-semana prolongado ou nalguma data especial, dando o tempo necessário para os seus convidados se organizarem e poderem participarem no seu grande dia. É também muito útil para quem tem convidados que vêm de longe ou têm mais compromissos, que precisem de marcar bilhetes de avião, alojamento e dias de férias, caso necessário.

Veja também: Mensagens de casamento: felicitações para os noivos e notas de agradecimento para os convidados

guardar
Créditos: Diana Nobre – Convites

Quando é que se deve enviar o Save The Date?

O Save The Date deve ser enviado com bastante antecedência – no caso dos casamentos, cerca de 4 a 6 meses antes do grande dia, já que o convite formal é enviado muito mais perto da data. Como se trata de um aviso, e ao contrário dos convites de casamento, o Save The Date não terá de incluir detalhes, como a hora e o local exato onde irá decorrer o casamento. O mais importante, para além dos nomes dos noivos, é mesmo o dia do casamento (embora se já souber a informação acerca do local da cerimónia, ainda melhor!)

Veja também: Como endereçar o convite de casamento de forma correta?

guardar
Créditos: Ideia Genial

Que tipos de Save The Date existem?

Dado que o Save The Date é mais informal do que um convite, pode ir pela via mais simples e apenas enviar um e-mail (porque não fazer uma apresentação em powerpoint com imagens e textos?) ou fazer o convite através das redes sociais (crie um evento no Facebook, por exemplo) – embora também o possa imprimir e enviá-lo pelo correio.

Mas há muitas outras formas divertidas para fazer o seu Save the Date.  Deixamos-lhe aqui algumas ideias:

1. Save The Date em vídeo

O vídeo pode ser uma excelente solução, que irá certamente surpreender, divertir ou emocionar os seus convidados, dependendo do estilo que optar. Tem dois caminhos possíveis: ou pega no seu telemóvel ou numa câmara e faz um vídeo você mesmo; ou opta por contratar profissionais da sua preferência, que podem contar a vossa história num Save The Date, com toda a dedicação, paixão e beleza que só a experiência torna possível, levando às lágrimas de felicidade e espanto todos os que vão certamente querer reservar a data para partilharem com vocês o vosso grande dia.

 

Ou algo mais artístico, divertido e original.

 

 

Caso opte pelo DIY, pode fazer algo simples ou esticar a imaginação até “ao infinito e mais além”: invente uma história ou fale simplesmente para a câmara como se estivesse a falar diretamente com os convidados. Pode utilizar elementos que ajudem a comunicação, nomeadamente quadros ou cartazes escritos.

Veja também: 3 indescutíveis motivos para ter um Save The Date filmado: arrase desde o primeiro momento!

 

2. Sessão Fotográfica

Em vez do vídeo, pode sempre marcar uma sessão fotográfica, colocando a informação sobre a data do evento nalgum elemento do cenário criado, nomeadamente no chão, num cartaz de fundo, com objetos, em estampados ou bordados num tecido, etc.

Veja também: Como convencer o seu noivo a realizar uma sessão pré-casamento: 9 razões indiscutíveis

guardar
Foto via IG @downhomedixiedecor | Créditos foto: JC Photography
guardar
Foto via IG @downhomedixiedecor
guardarSave The Date
Amanda Francelino Fotografia
guardar
Foto IG @brook_stacks

3. O clássico Postal 

Pode sempre optar pelo clássico postal Save The Date, que pode enviar pelo correio ou entregar em mãos. Utilize o mesmo design dos convites e demais estacionário, entregando-o a profissionais especializados em design, que trabalha toda a parte gráfica de qualquer evento com toda a paixão, sensibilidade e profissionalismo. Uma equipa que estará sempre ao seu lado para trabalhar consigo na realização das suas ideias, dos seus sonhos, proporcionando-lhe inspiração, confiança e a tranquilidade da certeza de que tudo sairá perfeito.

Consulte no nosso Guia de Fornecedores os melhores designers profissionais

guardar
Créditos: Diana Nobre – Convites
guardar
Créditos: Diana Nobre – Convites
guardar
Créditos: Diana Nobre – Convites

O que achou desta ideia? Vai optar por enviar um Save The Date?

Entretanto, comece também já a pensar nos convites. Clique no play e inspire-se nas 20 frases mais bonitas para escrever nos seus convites de casamento.

 

E talvez também lhe interesse:

 

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Ideia Genial Convites
a pajarita Convites