Pedido de casamento: contemporâneo vs tradicional

Pedido de casamento: contemporâneo vs tradicional

Hoje em dia um pedido de casamento é geralmente a dois, mas são cada vez mais os jovens casais que gostam de repescar a tradição de pedir a mão em casamento ao pai da sua amada, numa reunião em família...

Pedido de casamento: contemporâneo vs tradicional
Foto: Diana Nobre
  • Pedido de Casamento
  • Conselhos
  • Msn
  • Beijo - Sim, aceito
  • Pedido de mão

Está a pensar em formalizar o seu pedido de casamento? Sim, leu bem. Não fique com esse ar de “mas em que século é que pensa que estamos?” É verdade que, hoje em dia, o pedido de casamento, tal como o conhecemos, é geralmente um momento exclusivo dos noivos, com anel de noivado e surpresa incluídos, mas o tradicional pedido de casamento, que tinha por objetivo obter o consentimento do pai da noiva, ressurgiu qual fénix, tornando-se num must have em muitos casamentos. Claro que o intuito não terá os mesmos contornos do antigamente, em que era o pai que decidia se a “donzela” podia ou não casar com o pretendente, concedendo, assim, o poder judiciário que enquanto pai tinha sobre a filha ao rapaz a queria esposar, sendo que a principal interessada não tinha voto nenhum na matéria! Mas a verdade é que há cada vez mais jovens casais que gostam de partilhar este momento tão especial com a família – e até mesmo com alguns amigos íntimos – organizando um momento que conte com a presença de todos, que assim podem presenciar o pedido da mão da amada em casamento. 

guardar
Foto: It’s all about…

Por isso, neste caso, o propósito de um pedido de casamento mais “formal” diferencia-se do puro tradicional, sendo um ato familiar sem qualquer outra pretensão além de partilhar um momento especial, num ambiente mais ou menos íntimo e começar, desde logo, a comemorar a boa nova (até porque o dia do casamento passa demasiado rápido, e assim festeja-se mais do que uma vez!)

Mas que tipo de pedido é mais apropriado? Um jantar ou cocktail organizado pelos pais da noiva na sua casa é o exemplo clássico, mas não é a única opção. Por que não uma festa de degustação para selecionar o vinho do casamento ou uma refeição ao ar livre no campo ou na praia?

O objetivo é passar um tempo agradável com os entes queridos, como preambulo para um dos dias mais felizes da sua vida. E, sejamos francos, qualquer desculpa é boa para nos reunirmos para celebrar o amor!

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

A questão agora é: formal ou informal?

Sem dúvida que o estilo dependerá da personalidade de cada casal. Há mil e uma maneiras de fazer um pedido de casamento original: desde uma surpresa inesquecível (com um flashmob, por exemplo, um cachorrinho para os amantes dos animais ou uma viagem romântica…) até ao clássico jantar num restaurante ou à moda antiga na casa dos pais. Vamos compará-los!

Veja também: Formas de pedir a mão em casamento com grande estilo

guardar
Foto: Arte Magna

Opção 1. O protocolo tradicional

Esta é a opção mais clássica e com os pais como testemunhas. O protocolo nessas alturas parece vital, um conjunto de formalidades que, embora possam parecer algo exagerado, ainda é visto como uma demonstração de cortesia e respeito pela família.

Veja também: Onde comprar o anel de noivado: a ajuda que precisa para ouvir um inequívoco “Sim”!

guardar
Foto: Estúdios Santa Cruz

Quando?

O pedido formal deve ser feito entre 3 a 6 meses antes do casamento. Se houver alguma outra festa de noivado, esta deve ser realizada à posteriori da comemorada pelos pais.

Requer etiqueta?

Dado que é um evento formal, os homens devem vestir fato escuro e as mulheres, vestidos de cocktail. Trata-se de um momento especial e, portanto, há que também optar por um visual cuidado, cinco estrelas!

Onde?

Para uma festa tradicional (isto é, uma festa dada pelos pais da noiva), ambas as famílias devem ser convidadas para almoçar ou jantar, seja em casa (sendo recomendável contratar um serviço de catering), ou num restaurante, onde o menu deve ser simples, mas de qualidade.

Quem?

Regra geral, não deveriam estar presentes mais do que membros diretos da família: pais e irmãos. Dependendo do espaço em que se celebra, no final, os amigos íntimos do casal podem juntar-se à festa, assim como os primos, sobrinhos e tios.

Como fazer o pedido de casamento?

O protocolo mais conservador diz que o pedido deve ser feito antes de servir a refeição, sendo que deverá ser o pai do noivo a pedir a mão ao pai da noiva. Para a troca de presentes deve-se esperar até a sobremesa.

O que se oferece?

Não é surpresa nenhuma que os presentes tradicionais sejam um relógio para o noivo e um anel de noivado para a noiva. No entanto, há mais opções, como uma pulseira ou outra joia para ela e uns botões de punho ou outro objeto de coleção para ele.

E depois?

Após a troca de presentes, a noiva anuncia a data do casamento e o pai prepara um brinde em honra da felicidade e prosperidade do casal.

Algo mais que é necessário saber?

É tradição o noivo oferecer um bouquet de rosas brancas (que significam pureza) à noiva no dia do pedido, sendo também uma bonita atenção oferecer um bouquet mais simples à futura sogra.

Veja também: Os 150 ramos de noiva mais TOP! A melhor seleção para o seu grande dia

guardar
Créditos: Mary Me Eventos | Foto: João Almeida

Opção 2. Atual pedido de casamento íntimo

Nestes casos, trata-se de um evento privado, geralmente secreto e uma surpresa para um dos elementos do casal. E não é obrigatório que o pedido parta da iniciativa do noivo. Cada vez é mais comum ser a noiva a fazer o pedido.

Veja também: Pedir um homem em casamento: quando é ela que toma a iniciativa!

guardar
Créditos: TFY Weddings

Quando?

Tendo em conta que apenas aquele que se vai declarar é que sabe o que vai acontecer, qualquer momento é bom para dar este grande passo. Mas sem dúvida, as datas mais comuns para os pedidos de casamento são, geralmente, os aniversários de namoro, aniversários ou outros momentos marcantes do relacionamento. E há melhor presente do que este?

Requer etiqueta?

Claro que não. Eventualmente podem estar os dois mais bem vestidos do que o normal, porque poderá ter havido a sugestão dee uma festa ou jantar romântico num restaurante da moda, condicionando assim a escolha da indumentária, mas na maioria dos casos o pedido de casamento apanha o outro completamente desprevenido. E, convenhamos, quando receber a grande notícia a ultima coisa que irá pensar é na roupa que tem vestida!

Onde?

Hoje em dia, alguns casais preferem a intimidade de uma noite romântica ou mesmo uma viagem, enquanto outros dão largas à imaginação e colocam em prática ideias incríveis. As possibilidades são infinitas! Seja num local de referência para ambos, um passeio casual, um restaurante ou durante uma viagem, o que importa é que seja um momento especial.

Quem?

Em geral, o casal passa este momento a dois, mas, por vezes, após o “SIM!”, amigos e familiares aparecem de surpresa e juntam-se “à festa”, munidos de garrafas de champanhe para brindar. Na maioria dos casos, são eles os cúmplices que ajudaram a transformar a grande surpresa uma realidade.

O que é oferecido?

Embora o clássico entre os clássicos seja o anel com um diamante, a verdade é que, nestes pedidos, tudo é válido. O valor económico do anel não é o importante, porque o amor verdadeiro não tem preço. E um presente simbólico, de grande valor sentimental, será perfeito para selar o compromisso.

E depois?

Embora este pedido geralmente termine aqui, entre os dois, cada vez mais e mais casais recuperam a tradição de prepararem uma festa a posteriori para os familiares e amigos. Neste caso não é para pedir ninguém em casamento, mas para celebrar a notícia e permitir que as famílias se conheçam antes do enlace.

Há algo mais que se deva saber?

Sim! Que a imaginação não tem limites e o amor ainda menos. Por isso faça deste momento uma lembrança única e maravilhosa para contar aos seus filhos e netos. Pondere também a possibilidade de ter um fotógrafo “espião” no local para registar o momento, pois assim, além de o contar, também poderá mostrar as imagens que eternizaram o momento do primeiro “Sim”.

Veja também: Como escolher o fotógrafo do seu casamento em 5 passos

guardar
Foto: Estúdios Santa Cruz

Opção 3. A festa de noivado com os convidados

Hoje em dia muitos casais decidem preparar uma festa de noivado com amigos e familiares, após o pedido de casamento ou terem decidido casar. Será também uma excelente oportunidade para revelarem a data e o local do casamento e aproveitar para distribuir os convites ou save-the-dates.

Veja também: Os save-the-date mais originais para anunciar o seu noivado.

guardar
Créditos: Diana Nobre – Convites

Quando?

A altura ideal para a festa é pouco depois de selado o compromisso, enquanto a notícia ainda está fresca. Pode até optar por dar a notícia de surpresa, embora seja difícil inventar algo para reunir toda a gente sem levantar suspeitas. Um aniversário pode ser uma desculpa fantástica.

Requer etiqueta?

Embora seja um evento mais informal do que o casamento, será adequado optar por um visual mais formal do que o habitual, como sinal de respeito pelo futuro casal e pelos membros da família.

Onde?

Planear uma refeição ou um lanche em conjunto seria uma boa opção. Ao organizá-lo, pode contratar um serviço de catering e celebrar na vossa casa ou em casa de algum amigo ou familiar. Há sempre a opção do restaurante ou de alugar um espaço para o efeito. O importante é conviverem e brindarem aos noivos!

Veja também: Tudo o que tem que saber sobre os jantares de ensaio

Quem?

Tradicionalmente os convidados da festa de noivado também devem ser convidados para o casamento. No entanto, a lista final certamente será mais curta, uma vez que a ideia é fazer um evento mais íntimo do que o próprio casamento.

Quando se anuncia o noivado?

Em primeiro lugar, o pai da noiva fará um brinde ao casal. Depois, o noivo levanta-se e brinda primeiro com a sua noiva e depois com os seus futuros sogros e depois com os seus pais.

O que se oferece?

Mesmo que os presentes não sejam usuais numa festa de noivado, alguns convidados acabam sempre por levar alguma coisa para oferecer aos noivos. Um bom vinho ou umas bonitas flores serão sempre uma boa opção.

Há algo mais que se deva saber?

Dar uma festa de noivado é um ato de generosidade e afeto e é sempre uma boa ocasião para o casal dar um presente de agradecimento ao anfitrião. Por exemplo, bilhetes para um evento musical ou a primeira edição de um livro. 

Veja também: “E viveram felizes para sempre”: a fórmula notável para um casamento de sonho

guardar
Foto: It’s all about….

Agora que conhece todas as opções, comece a preparar-se para visitar as 13 melhores lojas de vestidos de noiva em Lisboa.

Veja também o vídeo onde lhe damos as melhores dicas para um pedido de casamento perfeito. 

 

Também poderá gostar de ler:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

It's all about... Fotógrafos e vídeo
Mary Me - Eventos ® Wedding planners
João Almeida Fotógrafos e vídeo
Estúdios Santa Cruz Fotógrafos e vídeo
Diana Nobre Fotografia Fotógrafos e vídeo
Arte Magna Fotografia Fotógrafos e vídeo

Dê-nos a sua opinião

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!