Pedido de casamento: contemporâneo vs tradicional

Quer organizar uma festa para comemorar o seu pedido de casamento e não sabe como? Se tradicionalmente, o pedido de casamento tinha como objetivo obter o consentimento do pai da noiva, hoje essa tradição ressurge, como a fénix, tornando-se num momento muito mais intimista e agradável. Como organizar? Qual o protocolo? Neste artigo, apresentamos 3 opções para celebrar o seu noivado, desde o contemporâneo ao tradicional.

Foto: AWE

Hoje, o pedido de casamento, como sabemos, é um momento exclusivo dos noivos. Contudo, muitos são os noivos que gostam de celebrar a notícia revelando-a a familiares ou amigos íntimos de uma forma muito especial. Por norma, essa é também a altura escolhida para entregar um presente ao outro elemento do casal.

Mas, desta vez, o propósito é totalmente diferente do antigamente, sendo este um ato familiar sem qualquer outra pretensão, além do que compartilhar um momento especial, num ambiente mais ou menos íntimo e começar a comemorar.

Foto: Casa dos Arcos

Mas que tipo de pedido é mais apropriado? Um cocktail organizado pelos pais da noiva é o exemplo clássico, mas não é a única opção. Por que não uma festa de degustação para selecionar o vinho do casamento ou uma refeição ao ar livre no campo ou na praia?

O objetivo é passar um tempo agradável com familiares e amigos, como um ensaio para um dos dias mais felizes da sua vida. E, como sabe, qualquer desculpa é boa para uma reunião em celebração ao amor.

Foto: AWE

A questão agora é: formal ou informal?

O estilo dependerá da personalidade de cada casal. Há mil e uma maneiras de celebrar um pedido de casamento: a surpresa inesquecível, o jantar clássico no restaurante ou à moda antiga na casa dos pais. Vamos compará-los!

Foto: AWE

Opção 1. O protocolo tradicional

Esta é a opção mais clássica e com os pais como testemunhas. O protocolo nessas alturas parece vital, um conjunto de formalidades que, embora possam parecer algo exageradas, ainda é visto como uma demonstração de cortesia e respeito pela família.

Foto: Marco Torre, beyond photography

Quando?

O pedido formal deve ser feito entre 3 a 6 meses antes do casamento. Se houver alguma outra festa de noivado, esta deve ser realizada à posteriori da comemorada pelos pais.

Dress code

Como é um evento formal, os homens devem vestir fato escuro e as mulheres, vestidos de cocktail. É um momento especial e, portanto, há que usar a indumentária correta.

Onde?

Para uma festa tradicional (isto é, uma festa dada pelos pais da noiva), ambas as famílias devem ser convidadas para almoçar ou jantar, seja em casa (com serviço de catering), ou num restaurante, onde o menu deve ser simples, mas de qualidade.

Quem?

Regra geral, não deve haver mais do que membros diretos da família: pais e irmãos. Dependendo do espaço em que se celebra, no final, os amigos íntimos do casal podem se juntar à festa, assim como os primos, sobrinhos e tios.

Foto: Across the Mountains
Foto: Across the Mountains

Como fazer o pedido de casamento?

O protocolo mais conservador diz que o pedido deve ser feito antes de servir a refeição, sendo que o pai do noivo que deve pedir a mão ao pai da noiva. A troca de presentes deve esperar até a sobremesa.

O que é oferecido?

Não é surpresa que os presentes tradicionais sejam um relógio para o noivo e um anel de noivado para a noiva. No entanto, há mais opções, como uma pulseira ou outra jóia para ela e um alfinete de gravata ou outro objeto de coleção para ele.

E depois?

Após a troca de presentes, a noiva anuncia a data do casamento e o pai prepara um brinde em honra da felicidade e prosperidade do casal.

É tradição que o noivo envie um bouquet de rosas brancas à noiva no dia do pedido, considerando, por sua vez, a possibilidade de enviar um bouquet mais simples para a futura sogra.

Créditos: Mary Me Eventos | Foto: João Almeida

Opção 2. Pedido íntimo

Nestes casos, trata-se de um evento privado, geralmente secreto, e é uma ótima surpresa quer para a noiva, quer para os outros elementos da família, que vão saber das notícias depois. E não é obrigatório que o pedido parta da iniciativa do noivo. Cada vez é mais comum ser a noiva a fazer o pedido.

Créditos: TFY Weddings

Quando?

Tendo em conta que apenas aquele que vai fazer o pedido é que sabe, qualquer momento é bom. Mas sem dúvida, as datas mais comuns para este tipo de pedidos são, geralmente, os aniversários. E há melhor presente do que esse?

Hoje em dia, alguns casais preferem a intimidade de uma noite romântica ou mesmo uma viagem, enquanto outros dão largas à imaginação e levam colocam ideias incríveis em prática. As possibilidades são infinitas!

Dress code

Quem vai fazer o pedido deve vestir-se de forma confortável, mas elegante. É impossível prever o que o outro elemento do casal vai vestir (principalmente se planear fazer uma surpresa), mas pode sempre tentar dar uma desculpa para condicionar a escolha da indumentária.

Onde?

Seja num local de referência para ambos, um passeio casual, um restaurante ou durante uma viagem, o que importa é que seja um momento especial.

Foto: AWE

Quem?

Em geral, o casal passa este momento a dois, mas, por vezes, após o “SIM!”, amigos e familiares juntam-se à festa com garrafas de champanhe para festejar. Na maioria dos casos, são eles os cúmplices que ajudaram a transformar a grande surpresa em realidade.

O que é oferecido?

Embora o clássico entre os clássicos seja o anel com um diamante, a verdade é que, nestes pedidos, tudo pode acontecer. O valor económico do anel não é importante, porque o amor verdadeiro não tem preço. E um presente simbólico, de grande valor sentimental, será perfeito para selar o compromisso.

E depois?

Embora este pedido geralmente termine com a troca de presentes entre os dois, cada vez mais e mais casais recuperam a tradição de preparar uma festa para os familiares e amigos.

A imaginação não tem limites e o amor ainda menos. Então, faça deste momento uma lembrança única e maravilhosa para contar aos seus filhos e netos. Pondere também a possibilidade de ter um fotógrafo disfarçado no local (um amigo ou familiar), para registar o momento.

Foto: AWE

Opção 3. A festa de noivado com os convidados

Hoje, muitos casais decidem preparar toda uma festa e compartilhá-la as com amigos e familiares. Desta forma, a data e o local do casamento são anunciados no mesmo dia e pode aproveitar para distribuir os convites. Não perca os save-the-date mais originais para anunciar o seu noivado.

Foto: Centrimagem

 Quando?

A altura ideal para a festa é pouco depois do noivado, enquanto a notícia ainda está fresca. Pode até optar por dar a notícia de surpresa, embora seja difícil inventar algo para reunir toda a gente sem suspeitas. Um aniversário pode ser uma grande desculpa.

Dress code

Embora seja um evento mais informal do que o casamento, o que é certo é optar por um visual mais formal do que o habitual, como sinal de respeito pelo futuro casal e pelos membros da família.

Onde?

Planear uma refeição ou um lanche em conjunto seria uma boa opção. Ao organizá-lo, pode contratar um serviço de catering e celebrar em casa ou em qualquer outro local a gosto.

Créditos: TFY Weddings

Quem?

Reza a tradição que os convidados da festa de noivado também devem ser convidados para o casamento. No entanto, a lista final certamente será mais curta, uma vez que a ideia é fazer um evento mais íntimo do que o próprio casamento.

Como fazer o pedido de casamento?

O pedido deve ser feito durante o momento de convívio entre familiares e amigos. Há algo melhor do que celebrar junto daqueles que nos querem bem?

O que é oferecido?

Mesmo que os presentes não sejam usuais numa festa de noivado, alguns convidados devem, inevitavelmente, receber presentes: um bom vinho ou um charuto, para os elementos masculinos, será bastante apreciado. Para as senhoras, flores ou um espelho de carteira serão sempre será uma boa escolha.

Há mais alguma coisa que eu deva saber?

Dar uma festa de noivado é um ato de generosidade e carinho e é sempre uma boa ocasião para o casal dar um presente de agradecimento ao anfitrião. Por exemplo, bilhetes para um evento musical ou a primeira edição de um livro.

Foto: AWE

Agora que conhece todas as opções, começe a preparar-se para visitar as 13 melhores lojas de vestidos de noiva em Lisboa.

Também poderá gostar de ler:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Foto João Almeida
Pedido de casamento no Natal: do que é que está à espera?
Quer melhor altura do que o Natal para fazer o pedido da sua vida? Vá, não hesite. Declare-se à mulher da sua vida!
The Storytellers
Pedido de casamento na Passagem de Ano? Porque não?
Supreenda o seu companheiro ou companheira com um pedido de casamento numa das noites mais mágicas do ano: a noite de passagem de ano!
Foto: Momento Cativo
Pedir a mão em casamento com grande estilo
O pedido de casamento é um marco de transição na vida de dois apaixonados. Sabendo isso, a Zankyou compilou cinco formas originais de surpreender a sua amada

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação