Pedido de casamento: contemporâneo ou tradicional? Onde? Quando?

Pedido de casamento: contemporâneo ou tradicional? Onde? Quando?

Hoje preparamos para si um autêntico guia para traçar o seu plano de pedido de casamento perfeito. Aqui tem tudo para que a resposta seja um indubitável "Sim"!

Pedido de casamento: contemporâneo ou tradicional? Onde? Quando?
Foto: Arte Magna Fotografia
  • Pedido de Casamento
  • Conselhos
  • Msn
  • Beijo - Sim, aceito
  • Pedido de mão

Pedir alguém em casamento é um momento único e indescritível, tanto para quem faz o pedido, como para quem é surpreendido com a proposta. Se a resposta for “Sim”(e será de certeza!), começa então a azáfama dos preparativos do casamento e os dois apaixonados começam logo a fazer planos para o futuro.

Como o “pedido da mão” representa um marco de viragem na vida de quem tanto se ama, deve ser feito de maneira especial. E sabendo que você anda a matutar na melhor forma ou altura de surpreender a sua cara-metade, a Zankyou preparou um verdadeiro guia para si! Tome nota!

8 dicas-chave para o pedido de casamento perfeito

Apesar de a tradição já não ser o que era (já lá iremos!), a verdade é que, tradicionalmente, é ele quem se ajoelha perante a mulher amada e faz a tão célebre questão que a levará ao altar. Por isso, agora vamos falar consigo, que está a preparar o momento que lhe arrebatará o coração, para que possa rever mentalmente todo o seu plano e certificar-se de que será perfeito. E se ainda não lhe passou pela cabeça nenhuma ideia genial, que faça até chorar as pedras da calçada, aqui estamos nós também para o ajudar a traçar o seu plano com as dicas certeiras.

Leia também: Ideias para um pedido de casamento (ao seu namorado) em casa

guardarpedido de casamento
Foto: Arte Magna Fotografia

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Ela vai dizer que sim… Ela vai hesitar… Se está nervoso, se o coração bate mais forte quando pensa nela e se espera um “sim” ansiado, aqui ficam 8 dicas-chave para que ela aceite sem hesitações!

1. Espera-se um “sim”…

… certo? Por isso, nunca – mas nunca! – esqueça a personalidade dela, o que gosta de fazer e as mais pequenas coisas que aprecia. Não é num momento como este, que, por exemplo, ela passará a achar graça a um banho de multidão, quando sempre se sentiu mais confortável rodeada por um ambiente calmo e intimista.

2. O fator surpresa!

Se ela imagina que a espera um pedido de casamento, as emoções que a invadirão não terão a mesma relevância. E para si, a resposta não terá o mesmo impacto. Por isso, seja paciente… O momento certo surgirá e, por vezes, associado a um “é agora ou nunca!”

guardarpedido de casamento
Foto: Arte Magna Fotografia

3. Familiares, amigos e “paparazzis”

Se puder envolver os familiares e amigos, tanto melhor! Assim terão direito a muitos votos de felicidades e isso tornará o momento ainda mais intenso. Certifique-se, no entanto, que todos são capazes de guardar um segredo bem guardado (e lembre-se do conselho número um: a personalidade da sua amada! Será que ela não prefere um momento íntimo a dois?…)

Quanto aos “paparazzis”, bem… Diz-se que “recordar é viver” , certo? Por isso, pode pedir  ajuda aos seus “parceiros do crime” para registarem o momento ou, ainda melhor, pode sempre recorrer aos serviços de um profissional que, discretamente – claro! – eternizará, assim, o momento que mudará as vossas vidas.

4. Criatividade é a palavra de ordem!

Apesar dos vídeos fabulosos que vemos no Youtube, com propostas de casamento que mais parecem terem saído de um filme, não precisa de recorrer a um jato privado e de a levar a jantar a Paris ou de encabeçar uma produção megalómana! Basta ser criativo… Uma simples refeição a dois, à média luz, pode tornar-se numa circunstância memorável, desde que se esmere. Pequenos detalhes fazem toda a diferença por isso, prepare-se e faça o ambiente!

guardarpedido de casamento
Foto: Arte Magna Fotografia
guardarpedido de casamento
Foto: Arte Magna Fotografia

5. Calma e sinceridade

Se a pergunta é comum à generalidade dos noivos –  o “queres casar comigo?” nunca sai de moda! -, o que vai querer dizer à sua futura esposa, naquele momento em particular, não é. Leve algumas palavras em mente, mas tenha em conta que deve estar calmo o suficiente para se lembrar delas! E se não estiver… Seja sincero! Fale-lhe ao coração com o seu coração.

6. Escolha o local criteriosamente!

O primeiro encontro, o primeiro beijo… Ela lembrar-se-á de tudo isso, por certo! E se esses locais fizeram, de alguma forma, a diferença na vossa história, porque não relembrá-los, numa viagem ao passado, já de mãos dadas para o futuro? As emoções estarão à flor da pele de ambos e isso valorizará o momento.

7. O anel de noivado…

Não vale não acertar na medida do anel de noivado! E é fácil “não meter o pé na argola” (ou no anel vá!): pergunte a familiares e amigas – mas lembre-se que, quanto mais pessoas estiverem a par da sua intenção, mais fácil será alguém revelá-la à noiva… – ou então, “roube” um anel da sua amada e leve-o à ourivesaria para que sirva de referência. Na impossibilidade de o levar, coloque o anel no seu dedo e estabeleça a medida tendo por base os seus próprios dedos. Assim, pelo menos, o tamanho do anel estará aproximadamente certo!

Leia também: O anel de noivado & a personalidade da noiva: como encontrar o match perfeito

guardarpedido de casamento
Foto: Arte Magna Fotografia
guardarpedido de casamento
Foto: Arte Magna Fotografia

8. Uma ajudinha extra…

Hoje em dia, diversas empresas colocam ao seu dispor os seus serviços de organização, voltados para momentos do género. Poderá, até, encontrar algumas delas no nosso Guia de Fornecedoresassegurando instantes marcantes, para mais tarde recordar. E essa pode ser a ajudinha extra de que tanto precisava!

guardarpedido de casamento
Foto: Arte Magna Fotografia

Formas de pedir a mão em casamento com grande estilo

Bom, já o dissemos e voltamos a repetir: o pedido de casamento é um marco de transição na vida de dois apaixonados. Tendo já algumas orientações para se lançar no seu plano, a Zankyou compilou agora cinco formas originais de surpreender a sua amada. Vamos a isso?

1. Pedido de casamento no Natal

Quer melhor ocasião do que a época linda do Natal, uma altura tão especial e cheia de emoção para surpreender o amor da sua vida? Aqui ficam algumas ideias de como fazê-lo:

  • Uma árvore de Natal com uma surpresa: E que tal colocar um anel na árvore de Natal? Na altura de abrir os presentes, surpreenda a sua amada com o pedido da sua vida. Só precisa de um anel, de palavras bonitas e do momento perfeito para avançar. Pode também decorar um enfeite, como uma bola, com uma mensagem especial. Arranje um pretexto qualquer para ela observar a árvore e voilá! Deixe-a encontrar a bola e depois siga o ritual: ajoelhe-se, diga o que lhe vai na alma e faça o pedido.
  • Uma caixa de bombons com uma mensagem: Ofereça-lhe uma caixa de bombons de chocolate personalizados, com letras que componham uma frase com o pedido de casamento. Provavelmente a primeira reação quando lhe for oferecer o presente é de desilusão. Afinal, ela esperava um pouco mais de empenho na prenda de Natal… Mas já imaginou a surpresa quando for abrir a caixa e vir que, afinal, não lhe está oferecer apenas chocolates?
  • Marque uma sessão fotográfica e surpreenda! Ofereça-lhe uma sessão como prenda de Natal, sem que ela sequer desconfie do que se irá passar. Ela vai adorar, sobretudo porque, no final, ficará com uma recordação memorável deste pedido de casamento no Natal: fotografias maravilhosas, capturadas por um profissional.
  • Uma bebida para aquecer o coração: As bebidas quentes são bem-vindas no tempo frio, sobretudo quando nos aquecem o coração. Pode ser vinho quente, chocolate quente, capuccino, o que preferir. Porque não incluir na bebida da sua cara-metade o seu pedido de casamento? Pode escrever a frase na parte de fora ou no fundo da caneca ou, se conseguir, na própria bebida. Há inúmeras formas doces de lhe pedir para passar consigo o resto da sua vida!
  • Na pista de gelo: Leve-a a dar uma volta numa pista de gelo. Nesta época do ano há muitas por aí. Um local super romântico para fazer o seu pedido de casamento no Natal. E para tornar o momento ainda mais especial, veja se é possível colocarem uma música como pano de fundo. A “vossa” música. Ela vai adorar!
  • Com as luzes de Natal: Encomende letras luminosas ou forme as palavras que lhe quer dizer com as luzes de Natal. Pode colocá-las numa janela, por exemplo, ou nalguma parede ou mesa… só tem de ver qual o local mais indicado lá em casa e puxar pela sua imaginação. Depois, já sabe: diga-lhe o quanto a ama e que quer passar o resto da sua vida com ela. Ofereça-lhe o anel (se ainda não tiver, improvise) e espere pelo “Sim”!

E então, alguma destas ideias lhe agrada? Força, vá em frente, esta é a melhor altura para dar o grande passo. E um pedido de casamento no Natal é sempre muito especial.

Leia também: 6 boas razões para casar no Natal,num clima intimista, familiar e com muito amor!

guardarpedido de casamento natal
Ideias para um pedido de casamento no Natal

2. Pedido de casamento na passagem de ano

Durante anos e anos sonhamos com o pedido de casamento. Criamos cenários sobre um dos momentos mais românticos do qual seremos protagonistas. E para além de todo o romantismo que este ele pressupõe, também se espera muita emoção, magia e originalidade. Por isso, e colocando de parte os clichés e excluindo o Natal, por ser um momento de família, se quer surpreender a sua cara-metade porque não fazer o grande e tão esperado pedido na noite de Ano Novo? Trata-se de uma noite cheia de brilho, simbolismo, sentimento e elegância. Portanto, entre num novo ano de uma forma única e apaixonante.

Para impressionar o seu parceiro ou parceira, existem mil e uma maneiras de o fazer. Inspire-se nalgumas delas.

  • Numa festa Reveillon: Onde quer que esteja a festejar a entrada num novo ano, o seu pedido de casamento jamais será esquecido por todos aqueles que o testemunharão. Assim, num momento em que o ambiente já seja caracterizado por muita folia e felicidade, adicione mais uma faísca ao dizer as (in)esperadas palavras “aceitas casar comigo?”. Para ter um impacto maior, pode, ainda, criar todo um ambiente propício: pedir ao DJ a música que é tão especial para os dois e que conte um pouco da vossa relação; fazer com que caiam purpurinas e confettis no momento em que ela diz o “Sim”…
  • Assim que as doze badaladas se fazem ouvir:  Muitos sonham e anseiam pelo grande midnight kiss com aquela pessoa especial, que apresenta um valor sentimental muito grande. De facto, está a entrar num novo ano ao lado de uma das pessoas de quem mais gosta e que a/o completa. Assim, para surpreender aquele com quem deseja trocar votos de amor eternos, porque não substituir o beijo com um pedido de casamento mágico? Pode parecer um gesto simples, mas se adotar uma grande estratégia, será inesquecível e memorável. Planeie um momento muito romântico numa avenida repleta de pessoas, onde o fogo-de-artifício faz, também, parte do cenário… ou se pretende algo mais discreto, faça o pedido num ambiente mais íntimo.
  • Numa viagem romântica a dois: Muitos são os casais que aproveitam esta época do ano para fazerem as malas e explorarem uma cidade e um país, de forma a viverem em pleno esta altura do ano, onde tudo se enche de magia. Nova Iorque, Londres, Paris… De facto, são muitas as cidades que contam as mais românticas histórias de amor e que testemunham os mais sinceros votos e apaixonados beijos. Se é o vosso caso e desejarem ter uma escapadinha, pode sempre ponderar o pedido de casamento nesta viagem, que se resumirá a muita paixão e amor.
  • Em grande…!  Se tiver um budget que o possibilite, pode ir muito mais além e impressionar verdadeiramente a sua namorada ou namorado. Assim, depois da contagem crescente, escreva no céu com fogo-de-artifício as palavras que tanto anseia dizer à sua alma-gêmea.

Leia também: Como pedir a mão da pessoa amada em casamento de acordo com o signo…. dela

guardarpedido de casamento
Foto: Shutterstock

3. Um pedido de casamento personalizado

Há mil e uma maneiras de fazer um pedido de casamento original: desde uma surpresa inesquecível (com um flashmob, por exemplo, um cachorrinho para os amantes dos animais ou uma viagem romântica…) até ao clássico jantar num restaurante ou à moda antiga na casa dos pais.

4. Intimo e original

Discreto não significa aborrecido. Você até pode ser muito original num momento de privacidade. Se vir que a sua namorada é mais discreta, possivelmente é bastante romântica. Por isso, use e abuse dos clichés e torne o pedido de casamento em algo verdadeira mente memorável… Para ela. Pode até ser aquela ideia de meter o anel de noivado num copo de champanhe. Ou então, faça-se de engraçado, como Matthew McConaughey, que deu à atual mulher uma caixa gigante e, dentro desta, estava outra caixa menor e depois outra, e outra, e outra … Até vinte. Só depois é que a noiva encontrou o seu anel.

Se são conhecidos pelo romantismo e pela intimidade que os une, não hesite em planeiar um jantar que seja digno de um dos maiores romances de Hollywood com tudo a que têm direito: rosas, champagne, velas…Prepare uma refeição que inclua os pratos e sobremesas favoritos da sua cara-metade e prepare-se para fazer as suas delícias e concretizar o seu sonho. Para além disto, não se esqueça, também, do anel de noivado que seja muito elegante e repleto de valor sentimental. Porque os clichés também podem ser perfeitos!

Leia também: Como organizar um encontro inesquecível: 11 dicas fundamentais

guardarpedido de casamento
Foto: Shutterstock

Pedir um homem em casamento: quando é ela que toma a iniciativa!

Quem disse que têm de ser os homens a fazer o pedido de casamento? Vivemos em pleno século XXI! E a tradição já não é o que era. Aliás, curiosamente há uma tradição na Irlanda que diz que em todos os 29 de fevereiro são as mulheres que pedem os homens em casamento. E não é que este ano É o ano? 

Sabemos que o mundo dos casamentos, apesar de já ter evoluído imenso, ainda está muito ligado às tradições – inclusive deliberadamente, por vontade dos noivos – e, no que diz respeito ao pedido de casamento, há um sentimento quase automático da mulher que espera que seja ele a dar o grande passo. Mas hoje não há porque ser assim! Ainda há muito caminho por desbravar, sobretudo em sociedades menos desenvolvidas (e, infelizmente, não só!), mas em termos gerais as mulheres conquistaram a sua independência, não só financeiramente – não tendo de depender de nenhuma figura masculina, com acontecia no passado – como a nível pessoal e também emocional, tendo poder de escolha e decisão. Hoje em dia, a mulher possui uma nova postura, agindo de acordo com os seus desejos (impensável num passado não assim tão longínquo…). Por isso, muitas mulheres já marcam a sua posição e são mesmo elas a “ajoelhar-se ” para pedir a sua cara-metade em casamento.

guardarpedido de casamento
Imagem do filme “A Proposta”, protagonizado por Sandra Bullock e Ryan Reynolds

O medo do primeiro passo

medo de fazer o pedido está, efetivamente, muito ligado à tradição de ser o homem a tomar a iniciativa, e também à carência, necessidade de atenção e carinho e proteção que caracterizam ainda muitas mulheres. Mas não só: há também o medo da reação negativa por parte do amado… o que não é desculpa (!), pois aqui estão os dois em pé de igualdade: este passo também faz tremer as pernas aos homens e também eles ficam nervosos! Assim, se o seu companheiro tem um perfil mais inseguro, eis mais uma boa razão para começar a pensar em ajoelhar-se perante ele e fazer a bela pergunta: “queres casar comigo?”.

Leia também: 7 passos fundamentais para superar o medo do compromisso

guardarpedido de casamento
Foto: Shutterstock

Quando chega a hora…

Na realidade, esta dica tanto serve para a mulher, como para o homem: antes de dar o grande passo, deve perguntar-se a si mesma: “é este o momento certo?”; “estamos num momento bom das nossas vidas?”; “ele quer o mesmo que eu?”; “conhecemos bem e aceitamos os nossos defeitos?”; “sabemos lidar com as nossas limitações?” Se a resposta for sim a tudo, então… força, está na hora!

Mantenha-se simples, não complique e não pense demasiado em grandes planos difíceis de concretizar. Seja genuína na altura do pedido de casamento e acredite que, se ele a ama, não tem razões para não aceitar.

E siga estas regras de ouro:

  • Seja discreta… Evite as redes sociais, os jantares de família ou qualquer tipo de situação em que haja outros intervenientes ou pessoas que possam de alguma forma deixá-lo apreensivo ou desconfortável. Este momento é só vosso e será melhor se o mantiver dessa forma.
  • Escolha bem o momento da relação. Não o peça em casamento para tentar remediar alguma coisa que está mal ou para provar alguma coisa. Essas alturas dos relacionamentos nunca são as melhores para forçar uma decisão como esta. Queira que a escolha de partilharem uma vida nasça de um momento bom e de felicidade e não de uma tentativa de consertar algo que está quebrado ou que você sente que possa estar a quebrar. Não se coloque essa pressão. Nem o coloque sobre ela.

E então? Está farta de esperar que ele dê esse passo? Não espere mais, tenha você a iniciativa e impressione-o com um belo pedido de casamento. “Queres casar comigo?”. Se sente e sabe que é amada, não tenha medo de fazer a pergunta. E não se deixe ‘amedrontar’ pela ideia pré-concebida (e muitas vezes errada) que os homens têm medo do compromisso. Pode ser um cliché, mas a verdade é que com a pessoa certa, ninguém tem medo de compromisso algum. Pelo contrário…

Leia também: Frases de “O Principezinho” para entender o amor e a vida

guardarpedido de casamento
Foto: Estúdios Santa Cruz

Pedido de casamento contemporâneo ou tradicional?

Quando se está a pensar pedir alguém há casamento, há uma pergunta que surge frequentemente em cima da mesa: vamos ousar e ser diferentes ou optamos por um pedido de casamento tradicional? A tendência, hoje em dia, talvez seja uma alternativa mais contemporânea, com ideias originais ou, geralmente, apenas num momento exclusivo a dois, com anel de noivado e surpresa incluídos. Mas a verdade é que são cada vez mais os jovens casais que gostam de repescar a tradição de pedir a mão em casamento ao pai da sua amada, numa reunião em família e formalizar o seu pedido de casamento.

“Mas em que século é que pensa que estamos?” , estará neste momento a pensar. Contudo, é verdade: o tradicional pedido de casamento, que tinha por objetivo obter o consentimento do pai da noiva, ressurgiu qual fénix, tornando-se num must have em muitos casamentos. Claro que o intuito não terá os mesmos contornos do antigamente, em que era o pai que decidia se a “donzela” podia ou não casar com o pretendente, concedendo, assim, o poder judiciário que enquanto pai tinha sobre a filha ao rapaz a queria esposar, sendo que a principal interessada não tinha voto nenhum na matéria! Mas a verdade é que há cada vez mais jovens casais que gostam de partilhar este momento tão especial com a família – e até mesmo com alguns amigos íntimos – organizando um momento que conte com a presença de todos, que assim podem presenciar o pedido da mão da amada em casamento.

Leia também: 7 fantásticas frases de amor da literatura para pedir que ela se case consigo 

guardarpedido de casamento
Foto: Mitt

Não falamos do pedido de casamento protocolar, mas de uma reunião de família para celebrar o vosso amor (até porque o dia do casamento passa demasiado rápido, e assim festeja-se mais do que uma vez!) e pode ser o exemplo clássico de um jantar ou cocktail organizado pelos pais da noiva na sua casa ou algo mais out of the box, como uma festa de degustação para selecionar o vinho do casamento ou uma refeição ao ar livre no campo ou na praia? O objetivo é passar um tempo agradável com os entes queridos, como preambulo para um dos dias mais felizes da sua vida. E, sejamos francos, qualquer desculpa é boa para nos reunirmos para celebrar o amor!

A questão agora é: formal ou informal? Sem dúvida que o estilo dependerá da personalidade de cada casal. Vamos compará-los!

Opção 1. O protocolo tradicional

Esta é a opção mais clássica e com os pais como testemunhas. O protocolo nessas alturas parece vital, um conjunto de formalidades que, embora possam parecer algo exagerado, ainda é visto como uma demonstração de cortesia e respeito pela família.

*Quando é que deve ser feito?* O pedido formal deve ser feito entre 3 a 6 meses antes do casamento. Se houver alguma outra festa de noivado, esta deve ser realizada à posteriori da comemorada pelos pais.

*Requer etiqueta? *  Dado que é um evento formal, os homens devem vestir fato escuro e as mulheres, vestidos de cocktail. Trata-se de um momento especial e, portanto, há que também optar por um visual cuidado, cinco estrelas!

*Onde?*  Para uma festa tradicional (isto é, uma festa dada pelos pais da noiva), ambas as famílias devem ser convidadas para almoçar ou jantar, seja em casa (sendo recomendável contratar um serviço de catering), ou num restaurante, onde o menu deve ser simples, mas de qualidade.

* Quem?*  Regra geral, não deveriam estar presentes mais do que membros diretos da família: pais e irmãos. Dependendo do espaço em que se celebra, no final, os amigos íntimos do casal podem juntar-se à festa, assim como os primos, sobrinhos e tios.

*Como fazer o pedido de casamento?* O protocolo mais conservador diz que o pedido deve ser feito antes de servir a refeição, sendo que deverá ser o pai do noivo a pedir a mão ao pai da noiva. Para a troca de presentes deve-se esperar até a sobremesa.

*O que se oferece?* Não é surpresa nenhuma que os presentes tradicionais sejam um relógio para o noivo e um anel de noivado para a noiva. No entanto, há mais opções, como uma pulseira ou outra joia para ela e uns botões de punho ou outro objeto de coleção para ele.

*E depois?* Após a troca de presentes, a noiva anuncia a data do casamento e o pai prepara um brinde em honra da felicidade e prosperidade do casal.

*Algo mais que é necessário saber?É tradição o noivo oferecer um bouquet de rosas brancas (que significam pureza) à noiva no dia do pedido, sendo também uma bonita atenção oferecer um bouquet mais simples à futura sogra.

Leia também: Os 150 ramos de noiva mais TOP! A melhor seleção para o seu grande dia

guardar
Créditos: Mary Me Eventos | Foto: João Almeida

Opção 2. Pedido de casamento íntimo e contemporâneo

Nestes casos, trata-se de um evento privado, geralmente secreto e uma surpresa para um dos elementos do casal. E não é obrigatório que o pedido parta da iniciativa do noivo. Cada vez é mais comum ser a noiva a fazer o pedido.

*Quando?Tendo em conta que apenas aquele que se vai declarar é que sabe o que vai acontecer, qualquer momento é bom para dar este grande passo. Mas sem dúvida, as datas mais comuns para os pedidos de casamento são, geralmente, os aniversários de namoro, aniversários ou outros momentos marcantes do relacionamento. E há melhor presente do que este?

*Requer etiqueta?Claro que não. Eventualmente podem estar os dois mais bem vestidos do que o normal, porque poderá ter havido a sugestão de uma festa ou jantar romântico num restaurante da moda, condicionando assim a escolha da indumentária, mas na maioria dos casos o pedido de casamento apanha o outro completamente desprevenido. E, convenhamos, quando receber a grande notícia a ultima coisa que irá pensar é na roupa que tem vestida!

*Onde?Hoje em dia, alguns casais preferem a intimidade de uma noite romântica ou mesmo uma viagem, enquanto outros dão largas à imaginação e colocam em prática ideias incríveis. As possibilidades são infinitas! Seja num local de referência para ambos, um passeio casual, um restaurante ou durante uma viagem, o que importa é que seja um momento especial.

*Quem?Em geral, o casal passa este momento a dois, mas, por vezes, após o “SIM!”, amigos e familiares aparecem de surpresa e juntam-se “à festa”, munidos de garrafas de champanhe para brindar. Na maioria dos casos, são eles os cúmplices que ajudaram a transformar a grande surpresa uma realidade.

*O que é oferecido?Embora o clássico entre os clássicos seja o anel com um diamante, a verdade é que, nestes pedidos, tudo é válido. O valor económico do anel não é o importante, porque o amor verdadeiro não tem preço. E um presente simbólico, de grande valor sentimental, será perfeito para selar o compromisso.

*E depois?Embora este pedido geralmente termine aqui, entre os dois, cada vez mais e mais casais recuperam a tradição de prepararem uma festa a posteriori para os familiares e amigos. Neste caso não é para pedir ninguém em casamento, mas para celebrar a notícia e permitir que as famílias se conheçam antes do enlace.

*Há algo mais que se deva saber?*  Sim! Que a imaginação não tem limites e o amor ainda menos. Por isso faça deste momento uma lembrança única e maravilhosa para contar aos seus filhos e netos. Pondere também a possibilidade de ter um fotógrafo “espião” no local para registar o momento, pois assim, além de o contar, também poderá mostrar as imagens que eternizaram o momento do primeiro “Sim”.

Leia também: As Cinco Linguagens do Amor

guardarpedido de casamento
Foto: Foto: Estúdios Santa Cruz

Opção 3. A festa de noivado com os convidados

Hoje em dia muitos casais decidem preparar uma festa de noivado com amigos e familiares, após o pedido de casamento ou terem decidido casar. Será também uma excelente oportunidade para revelarem a data e o local do casamento e aproveitar para distribuir os convites ou save-the-dates.

*Quando?A altura ideal para a festa é pouco depois de selado o compromisso, enquanto a notícia ainda está fresca. Pode até optar por dar a notícia de surpresa, embora seja difícil inventar algo para reunir toda a gente sem levantar suspeitas. Um aniversário pode ser uma desculpa fantástica.

*Requer etiqueta?Embora seja um evento mais informal do que o casamento, será adequado optar por um visual mais formal do que o habitual, como sinal de respeito pelo futuro casal e pelos membros da família.

*Onde?Planear uma refeição ou um lanche em conjunto seria uma boa opção. Ao organizá-lo, pode contratar um serviço de catering e celebrar na vossa casa ou em casa de algum amigo ou familiar. Há sempre a opção do restaurante ou de alugar um espaço para o efeito. O importante é conviverem e brindarem aos noivos!

*Quem?Tradicionalmente os convidados da festa de noivado também devem ser convidados para o casamento. No entanto, a lista final certamente será mais curta, uma vez que a ideia é fazer um evento mais íntimo do que o próprio casamento.

*Quando se anuncia o noivado?Em primeiro lugar, o pai da noiva fará um brinde ao casal. Depois, o noivo levanta-se e brinda primeiro com a sua noiva e depois com os seus futuros sogros e depois com os seus pais.

*O que se oferece?Mesmo que os presentes não sejam usuais numa festa de noivado, alguns convidados acabam sempre por levar alguma coisa para oferecer aos noivos. Um bom vinho ou umas bonitas flores serão sempre uma boa opção.

*Há algo mais que se deva saber?*  Dar uma festa de noivado é um ato de generosidade e afeto e é sempre uma boa ocasião para o casal dar um presente de agradecimento ao anfitrião. Por exemplo, bilhetes para um evento musical ou a primeira edição de um livro. 

Leia também: O noivado: 5 grandes razões para o celebrar!​

guardarpedido de casamento
Foto: Shutterstock

Alternativas originais à tradição

Nem todas as pessoas apreciam os clichés e o tradicional. Por isso, ainda dentro do tema do tradição vs. originalidade, vamos aqui fazer uma análise de 7 técnicas tradicionais de pedidos de casamento e, em alternativa, sugerir algo mais atual. Porque se está a pensar pedir a mão em qualquer que seja a relação sentimental, somos também apologistas que dê asas à sua imaginação. Seguir algumas tradições pode ser bonito, o certo para muitos casais, mas se preferir alternativas não tem de as seguir, sobretudo quando existe todo um vasto leque de alternativas!

1. Alianças em bolos ou em qualquer outro tipo de comida

Pretty Woman e todos os filmes que giram em torno deste género são dos anos 90… Literalmente, do século passado! Regresse à realidade atual e seja mais original. Para além de ser uma ideia já muito vista, a comida já não é visto como o melhor meio para atingir o fim desejado. E há um aspeto negativo para juntar à lista: o seu companheiro ou companheira corre o risco de se engasgar com o anel! Assim, é preciso ter muito cuidado! Peça a mão dele/dela no seu museu favorito, enquanto deslumbra a obra artística que mais admira…

Leia também: As melhores frases de filmes românticos para as melhores histórias de amor

guardarpedido de casamento
Julia Roberts e Richard Gere numa cena do Filme Pretty Woman – Um Sonho de Mullher

2. Restaurantes

Levar o seu namorado/(a) a jantar à luz das velas com um cenário bastante romântico e tirar o anel do bolso, posteriormente, é uma também técnica muito vista. Alias, é mesmo um cliché… Por isso, preferimos que peça um hambúrguer, que o devorem a dois no carro e, depois de limparem todo o ketchup da boca, venha a tão famosa pergunta. Será que ele/ela estava à espera deste momento? Depende de como agir ao longo da noite, contudo, consideramos que conseguirá um melhor resultado do que se optar pela tradicional cena de gala, com um violinista a tocar no background a contextualizar todo o mood. Fuja ao que é mais habitual e irá ter sucesso!

guardarpedido de casamento
Photo by Alora Griffiths on Unsplash

3. Música tradicional

Não recorra às tradicionais tunas, nem sevilhanas, nem mariachis… Tudo o que foi utilizado nas outras décadas e séculos passados deve ser deixado de parte e guardado nos filmes dos anos 60. Pode parecer muito romântico, mas revela toda uma falta de imaginação e recursos. Você é uma pessoa deste século, millennial, moderna e com bom gosto, por isso, pode sempre fazer o pedido num concerto íntimo com música acústica ou num festival de verão se for este o vosso estilo.

Leia também: Geração Millenial: quem a constitui, como são os seus casamentos e respetivos noivos

guardarpedido de casamento
Foto: Shutterstock: wavebreakmedia

4. Rosas vermelhas

É verdade que as rosas são das flores mais bonitas e desejadas, mas com o passar do tempo têm vindo a ser demasiado utilizadas, desaparecendo, assim, o seu poder sedutor. Portanto, as pétalas como forma de demonstrar o seu amor e garantir o coração dele/dela para todo o sempre deve ser eliminada. Mesmo que seja romântico, acaba por entrar num registo mais negativo deste conceito e, por esta razão, o século XXI deve eliminá-lo das suas possibilidades. O fator mais importante é conhecer a pessoa que tem ao seu lado!

guardarpedido de casamento
Créditos: Sarah Carpenter

5. Ajoelhar-se

É um dos grandes paradigmas para pedir a mão em casamento daquela pessoa especial. Depois de ajoelhados, seguem-se muitas declarações de noivos e noivas. Curiosamente, esta prática é quase lendária, na qual o homem parecia entregar-se à sua amada para venerá-la, respeitá-la e fazer tudo por ela. Para quem acha esta técnica muito medieval, revelando uma atitude machista da sociedade, não há porque não mudar este hábito e encontrar uma alternativa. Para começar, não há problema em estarem ao mesmo nível. 

6. Fato, gravata e flores

Se é daqueles homens que gosta de se vestir bem todos os dias, parece-nos muito bem que se apresente com toda a elegância à frente da sua amada. No entanto, se só se veste assim para fazer o tão esperado pedido de casamento, diríamos que parece demasiado forçado. Considera mesmo necessário submeter-se aos costumes e hábitos impostos pela sociedade e pelas antigas gerações, ignorando, simultaneamente, a sua personalidade tão própria? Seja você próprio! Pode arranjar-se com um pouco mais de sofisticação do que o normal, mas sem que se note demasiado. As flores… Bem, algumas pessoas são verdadeiras amantes de flores e outras nem tanto, portanto tente perceber em qual das categorias é que a sua companheira se encontra.

7. O anel não é a única opção

Não vamos negar o facto de que adoramos o anel de noivado, porque existem tradições que conseguem sobreviver em harmonia com os tempos atuais, mas também admiramos a originalidade. O anel é uma opção perfeitamente válida (e maravilhosa), mas será suficiente para alguém que não sente uma grande paixão por eles? O que fazer? Basta inspirar-se na personalidade da sua parceira. Outro tipo de joia? Um livro? Um relógio? Um objeto com grande valor sentimental? Escolha um detalhe que diga algo à pessoa especial que tem ao seu lado.

Leia também: 7 momentos em que NÃO DEVEM usar o vosso anel de noivado: tomem nota!

guardarpedido de casamento
Créditos: A Pajarita

Onde fazer o pedido de casamento?

Pois é, já falámos de tudo um pouco. Mas ainda não ajudamos a escolher o local perfeito para o pedido do casamento. Colocando-se ou não de joelhos – isso é opcional – e com as mudanças decorrentes dos tempos modernos – em casais heterossexuais, já sabe que pode ser ela a fazer o pedido sem que isso seja um drama – selecionámos algumas ideias de lugares para o pedido de casamento, tentando abarcar diferentes gostos, estilos e personalidades, com algumas sugestões mais clichés e outras bem mais originais. Só lhe dizemos uma coisa: escolha bem, pois é um momento de viragem na sua vida!

1. No vosso primeiro local em comum

Escolher o sítio onde vai fazer a grande pergunta é meio caminho andado. Aqui, use a vossa história a seu favor. Esse local pode ter três significados: foi lá que se conheceram, foi onde ocorreu o vosso primeiro encontro ou onde deram o primeiro beijo. Seja como for, foi o vosso início e também pode ser o cenário que referencia o passo mais importante de um casal. Se levar o seu namorado ou namorada até lá, ele ou ela certamente ficará surpreendido/a, embora também possa suspeitar de alguma coisa se estiver consciente do sucesso do relacionamento.

Dica: Leve-a/o ao sítio onde a/o conheceu, por exemplo. Prepare-se com antecedência e escreva a giz no chão “Queres casar comigo?”. Se for numa praia, escreva-o na areia, por exemplo.

Leia também: Sim, aceito: 60 anéis de noivado de cortar a respiração!

guardarpedido de casamento
Foto: Filipe Santos Fotografia

2. Um local especial

Todos os casais têm um local fetiche que não precisa atender às condições do local anterior. Este espaço é especial pois provavelmente conheceram-no ao mesmo tempo e gostam de lá ir de vez em quando. Pode ser um restaurante, um cinema, uma sala de concertos, uma cidade favorita ou a esquina de um parque. Mas é um espaço vosso… talvez de muito mais pessoas, mas isso não deixa de o tornar especial.

Dica: se tiverem um passatempo que ambos adorem fazer juntos (correr trails, fazer ciclismo, bungee jumping), faça a grande pergunta bem a meio de uma destas atividades.  Leve-a/o para um trilho onde tem um cesto de piquenique à espera. Leve um cartaz consigo para lhe mostrar a meio do salto. Seja criativa!

3. No meio do verde da natureza

A natureza é romântica por si só e dispensa qualquer acessório. Portanto, é melhor que tome consciência das suas capacidades mágicas. Pode fazer o pedido numa escapadela de fim-de-semana ou numa área próxima ao seu local de residência, de onde façam parte elementos selvagens. Pode optar também por uma paisagem iluminada pela lua e pelas estrelas ou por alugar uma pequena casa entre as montanhas. 

Para os aficionados do campo, um pedido de casamento em total comunhão com a vegetação parece ser uma das melhores opções. Da forma mais natural possível, ajoelhe-se e deixe o seu coração falar. Apenas você, a sua alma gémea e a mãe natureza a testemunhar o vosso amor. Deixe a natureza fazer o seu melhor!

View this post on Instagram

"I have two sons and I made plans for us to do a mommy/son photoshoot together (#threemusketeers). We drove a ways out of town to the countryside for it, and in the middle of our shoot, I started hearing footsteps in the distance. As the sound became louder, I turned around and to my surprise, it was Cory walking towards me, smiling the biggest smile I’ve ever seen. He took my hands and spoke the most amazing words to me. Then, he knelt down, asked me to please be his bride, and I burst into the best ugly cry and said yes. Almost immediately following, my boys came running back down the hill with two roses shouting, “OUR MOM IS GETTING MARRIED!!!!!” The smile on their faces said it all…. beyond a shadow of a doubt, this man is going to be in our lives forever." Link in profile to see this adorable family! Photos by @ironandlacephoto

A post shared by How They Asked (@howtheyasked) on

5. No ar ou debaixo de água

A escolha é sua! Até porque ambos os cenários são impregnados de um lindo azul relaxante, mesmo indicado para quem quer fazer o pedido que simboliza a passagem de um estilo de vida para outro. Se o ar for o elemento que o deixa mais seguro, sugerimos que faça algo de completamente novo. Somos capaz de apostar que a sua namorada nunca andou de balão. E vai ser estupefação imediata, pois tanto a estrutura, quanto a ideia são incomuns. Mesmo que as mulheres sejam conhecidas pelo seu infalível sexto sentido, ela estará longe de imaginar tal surpresa. Simplesmente de tirar o fôlego!

Não é preciso darem a volta ao mundo. Basta deixá-lo subir um pouco, aproveitarem o momento e deixarem-se encantar pela beleza do local escolhido. Assim que a sua futura esposa estiver inebriada, é só puxar a sua mão e colocar-lhe lentamente o anel de noivado. Ela vai perceber na hora o propósito desta aventura!

Vale do Loire, em França, e a Capadócia, na Turquia, são alguns dos destinos onde pode ir. Se quiser um cenário mais exótico, opte por Myanmar. Se só pretender fazer o grande pedido em Maio, sugerimos o deserto do Atacama. Se preferir conjugar o passeio com uma experiência única numa das cidades mais loucas do mundo, propomos-lhe um passeio balão de ar quente no deserto de Las Vegas!

View this post on Instagram

"One Friday I got a 4am wake up call and was driven out to the desert of Las Vegas. I didn’t ask any questions but as soon as we pulled up to a hot air balloon truck, I realized that we would be checking off one of my bucket list items! I was so excited as the staff set everything up, and Landon suggested we go inside the gigantic balloon while we waited. When we stepped inside, it was so magical. I walked around in awe looking up at how incredible it all was, and then I felt Landon come towards me and give me a hug. He started saying sweet nervous things in my ear and next thing I know he was on one knee asking me to be his wife in the most perfect proposal I could ever imagine…" Photo AND proposal by @landonmrob ❤️ More on HowHeAsked.com right now!

A post shared by How They Asked (@howtheyasked) on

Se a água for o seu elemento por natureza, saiba que é bem possível fazer um pedido bem romântico, mesmo sem ter de proferir uma palavra. Basta ter um quadro e uma caneta à prova de água. Há já empresas de mergulho que as fornecem. Os seus profissionais sabem bem o quão romântico é um pedido, cercados de corais e cardumes de peixinhos. Não, nada de tubarões… Se já tiver experiência em mergulho, aposte no Cozumel, no México. E dado que vai estar um pouco nervoso, e bem longe de se sentir como um peixe na água, confie o seu destino nas mãos celestiais de Posídon (deus supremo do mar) durante o seu pedido de casamento. À imagem do seu amor, o infinito do oceano será o melhor cenário para se declarar à sua noiva!

5. Somente para ele e para ela

Aquele que pede em casamento deve esforçar-se para tirar o fôlego à sua cara metade. Por esse motivo, essa pessoa é a protagonista e a noite deve girar em torno dela. Como? Usando os seus passatempos e paixões para deixá-lo sem respiração, seja numa sala de cinema, se ele for fã do grande ecrã, ou noutro local do interesse de ambos.

6. Miradouro da Graça (Lisboa)

… Atual miradouro de Sophia de Mello Breyner Andresen.  Não há lisboeta que não o conheça. A sua áurea romântica, com aquela vista brutal sobre a cidade já de si é suficiente para deixar a sua namorada ou namorado atordoada(o). Aproveite o momento e faça o pedido. Sugerimos à noite, quando a esplanada estiver fechada. Assim, pode ser que consiga um momento de privacidade mais comme il faut. Depois, num dos bancos, de mãos dadas, liberte-se do pedido que tanto 0/a tem asfixiado.

7. Mosteiro de Alcobaça

A imponência deste monumento é própria dos audazes, amantes da história e românticos por natureza. Não é à toa que estão aqui sepultados D. Inês e D. Pedro, cuja história de amor ficou conhecida pela sua força e coragem. Não há exemplo na história portuguesa de um amor tão bonito. Por isso, deixe-se impregnar pela energia destes amantes do século IV e encha-se de coragem para pedir a sua Inês em casamento. Afinal, Pedro, não são todos os casais que têm exatamente os mesmos nomes destes “heróis”.

8. Na baía de Cascais

Cascais é lindo! E aquela baía, com a praia do pescador e os barcos de pesca a inundar o mar – cheio de gaivotas, é uma imagem digna de postal. Por que não fazer dela o background do pedido mais importante da sua vida? Arrisque, a Joana adora surpresas, num sítio destes então… Não é à toa que os Delfins lhe dedicam uma canção.

View this post on Instagram

#cascaisportugal #cascais #baiadecascais

A post shared by Portugal_impression (@portugal_impression) on

9. Num arranha-céus

Certamente encontrará um edifício bem alto por terras lusas, mas já ouviu falar no Lotte New York Palace? Tem uma vista excelente para Manhattan. Sugerimos que marque uma massagem para dois, no quarto, e depois peça ao room service uma garrafa de champanhe com a aliança dentro da taça. Sabia que se reservar a Jewel Suite, ganha um anel de brilhante do joalheiro Martin Kats​ para fazer o pedido?

10. Na praia

Bem, em Portugal há tantas e boas que nem precisa de sair do país para pedir a sua namorada em casamento. Mas quer uma praia especial, nós compreendemos! Então, que tal escolher a “the best”? Óptimo, só tem de ir até Setúbal, a Galapinhos. Esta pequena praia é de uma beleza tal que foi considerada pelo site de viagens European Best Destination a melhor da EuropaAgora que já conseguiu desencher o peito com tanto orgulho, puxe a sua futura esposa pelo braço e leve-a lá. E rápido, que não tarda fica muito frio.

guardarpedido de casamento
Foto: Thrall Photography

11. No deserto

Já que gosta de areia, que tal ir para um deserto para pedir o seu mais que tudo em casamento? No mínimo ele vai ficar tão atordoado com tanta poeira, que nem vai ter coragem de dizer que não. Mas antes disso, prepare tudo com muita minúcia. Alugue um jeep e conduza o seu amor até uma tenda de luxo e faça o pedido à noite, bem aconchegadinha com ele, no vosso ninho de amor. Ou, então, sugerimos que o surpreenda com o pedido escrito na areia.

Se preferir ir ainda mais longe, que tal o deserto de Atacama, no Chile? De certeza que depois de ter lido “As Rosas de Atacama”, de Luís Sepúlveda, que ficou com uma enorme vontade de lá ir. Chegou o momento! E que momento tão especial!

12. No clássico do Amor

Um clássico para os amantes de todo o mundo, a Torre Eiffel tem testemunhado muitas demonstrações de ternura. Uma cidade icónica da paixão, Paris é o lar de muitos pedidos de casamento românticos todos os anos, ao pé do seu monumento mais emblemático.

View this post on Instagram

"I had a work trip to Paris and I ended up tacking a few days onto the end of it with one of my best friends. I'd asked Steven to come as well, but he had a boys trip to Seattle planned already. Before we left, my friend asked if I wanted to do a fun photoshoot with her in front of the Eiffel Tower. I said yes, she booked booked a photographer, and I threw a red dress in my luggage (one that Steven encouraged me to get a few months before then….). Mid-shoot that morning, the photographer handed me a card addressed to me…. from Steven. Hands shaking from the cold and my nervousness, I opened the card and inside were notes I had written Steven back when we were doing long distance. The notes were about all the things we could do once we were finally together. One of the notes (which I forgot I'd written) was “Go to Paris and kiss under the Eiffel Tower”….Before I knew it Steven came walking up the stairs behind me, as emotional as I've ever seen him.." Photo by @theparisianphotographers

A post shared by How They Asked (@howtheyasked) on

13. Num ambiente urbano

Fazer da rua a testemunha do seu amor, aqui está uma boa ideia. Saltar à frente dos transeuntes, num lugar geralmente inofensivo, tornará o seu pedido de casamento mais do que maravilhoso. Escolha o trajeto diário da sua companheira para que, a partir desse dia, ela o percorra com um sorriso nos lábios.

14. Num cenário místico

Como a magia de uma história de amor, as auroras boreais formam um cenário mágico para um pedido de casamento. Um quadro de sonho misturado com a realidade, que tornará o seu grande momento ainda mais intenso do que já seria naturalmente.

View this post on Instagram

"We headed out to chase the #northernlights as the conditions were perfect, and getting photos of the #aurora is a passion we both share. We found this amazing location, so Dale set up the camera and then suggested we take few selfies. Being landscape photographers, it's not often we have memories of us at the stunning locations we photograph, so of course I agreed (and was a little surprised he even suggested it). I was standing there waiting as he set up the perfect angle of us and the fast-moving lights, and I kept telling him to hurry (the lights move so fast, you could miss them) so we could get our landscape shots too. He said "okay, okay, just one selfie" and finally ran over to me. Then, before I even knew it, he was down on one knee proposing with the most beautiful backdrop ever…." 📷 by @dkphotographyau (and actually there's one more crazy detail about his "first" proposal plan – read it via the link in our profile)

A post shared by How They Asked (@howtheyasked) on

15. Num ambiente desportivo

Efeito de surpresa garantido, aqui está uma forma de motivar a sua cara-metade a render-se ao desporto com maior frequência. Uma atividade banal, que se torna num momento único, é a chave para um pedido de casamento bem-sucedido.

16. Num local vertiginoso

Só pela sua simples presença, a sua cara-metade dá-lhe vertigens? Por que não devolver-lhe essa sensação com um pedido de casamento com 100% de emoções fortes? Com medo de não estar à altura ? Fique longe da borda, esta não é a hora, nem o momento de desmaiar.

View this post on Instagram

"After five hours, we got to the top and waited our turn to take a photo on the famous Trolltunga cliff. Danny told me to go on the rock so that he could focus the camera. He set up his intervalometer and ran down to join me. I was out the ledge in complete awe of the fjords and glaciers that we were overlooking. I could tell Danny was nervous but I thought it was just because we were on a a 10,000 year old rock formation. He let me know that the timer was ready and we could start taking photos. I replied, "oh my gosh we didn't talk about what poses we should do yet" as many people do crazy things on the edge of the cliff. He replied, "How about this one" as I turned around to see him down on one knee…" See more photos via the link in our profile! 📷 by @dannydphotography

A post shared by How They Asked (@howtheyasked) on

17. No mundo de encantar

Um conto de fadas, fiel aos seus filmes favoritos? Acorde o príncipe que dorme em si com um pedido cavalheiresco. Na Disneyland ou no Castelo de Neuschwanstein, na Alemanha (que inspirou o famoso parque temático), aproveite a magia do local para declarar o seu amor à sua cara-metade.

View this post on Instagram

It's DISNEYLAND'S 60th birthday today! We're celebrating with 10+ adorable #disney proposals on HowHeAsked.com 🎉🎉🎉 To start… "Cory set up a whole scavenger hunt throughout #Disneyland. I was sent to all my favorite rides to find my “missing” family. Everywhere I went, I was handed the next clue by one of my sisters or brother-in-law, and finally, they led me to the castle where Cory was waiting for me. My heart was pounding and my eyes were swelling up with tears as I walked towards him. He hugged me tightly and told me how much he loved me. Then, he got down on one knee, and asked me to marry him…" @jaimedavisphoto #disneyland60 Link to all the rest in our profile ❤️

A post shared by How They Asked (@howtheyasked) on

18. No gelo 

O amor, felizmente, aquece corações! Receita perfeita para um pedido de casamento romântico, o frio, o gelo e o silêncio criarão uma atmosfera única, conducente a confidências. Aposte neste cenário mágico para conquistar a mão da sua amada. Momentos preciosos e de calafrios.

Desaconselhado a raparigas ou rapazes tímidos

E agora o nosso derradeiro conselho… Parece divertido tentar sua sorte num local cheio de gente. Mas, neste caso, a primeira coisa que você deve pensar é “o quão tímida é a minha companheira?” Os pedidos, típicos dos filmes de Hollywood, em que o homem pede a namorada em casamento, no meio de um estádio de baseball, enquanto a imagem deles passa numa tela gigante, são muito originais. Mas será que a sua amada iria gostar de passar por toda essa exposição? É que nem todas têm o mesmo desejo de protagonismo. Talvez ela esteja interessada algo mais discreto e tradicional. Já pensou nisso?

Por seu turno, e se a resposta for negativa? As testemunhas não só terão a possibilidade de fazer um vídeo com o telemóvel, bem como espalhá-lo nas redes sociais, ou proporcionar um enorme e gélido silêncio de que se irá recordar para o resto da vida. Consegue imaginar?

E mesmo se ela(e) disser que sim, pode também não ser motivo de alegria se a(o) sua/seu parceira(o) for tímida(0), como já mencionamos, e se sentir incomodada(o) por abrir o seu coração no meio de um estádio de futebol. Além disso, em público as pessoas sentem-se pressionadas a agradar quem as observa, especialmente em situações que poderão tornar-se humilhantes. Quer conquistar um “sim” que se transforme num “não” ao fim de 10 minutos? Além disso, o seu excesso de ousadia pode assustar o seu mais que tudo. É melhor não!

De qualquer forma, há muitos namorados corajosos que insistem em fazer este tipo de pedidos e, quando têm sucesso, proporcionam-nos momentos brilhantes nas redes sociais. No seu caso, recomendamos-lhe que não arrisque ou, se insistir com a ideia, procure fazê-lo entre um círculo de pessoas que sejam da sua máxima confiança!

 

E agora que há lhe demos tantas sugestões para conseguir traçar o seu plano e fazer o pedido de casamento perfeito, veja também o nosso vídeo. Temos a certeza que toda esta informação a resposta só pode ser “Sim”!

 

Talvez também lhe interesse:

 

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Filipe Santos - Fotografia Fotógrafos e vídeo
a pajarita Convites
It's all about... Fotógrafos e vídeo
João Almeida Fotógrafos e vídeo
Thrall Photography Fotógrafos e vídeo
Estúdios Santa Cruz Fotógrafos e vídeo
Arte Magna Fotografia Fotógrafos e vídeo