8 dicas para organizar a festa de noivado perfeita

A festa de noivado é um óptimo pretexto para iniciar as festividades! Nada melhor do que dar uma amostra do casamento para cativar os seus amigos e mostrar-lhes que vale a pena celebrar consigo e com o seu noivo

O casamento é um dia de pura felicidade! Mas antes de comemorar este grande dia e tornar-se oficialmente na Sra. Simões há que festejar o noivado. Sabemos que este momento é apenas uma amostra do que será a cerimónia de casamento. Por isso, aproveite-o bem para "treinar" todos os detalhes necessários na organização de um grande evento, como é um matrimónio. Lembre-se, será em menor escala, mas parecido.  Almoço, jantar ou soirée, cabe a si escolher a fórmula que funcionará como rampa de lançamento às festividades matrimoniais. Sim, porque até ao Grande Dia, haverá sempre quem queira brindar à sua felicidade e convidá-la para um copo. Mas antes que isso aconteça, fiquemo-nos pela festa de noivado. Vá lá buscar um bloco e um lápis e aponte as oito dicas essenciais para a festa de noivado perfeita. A principal (não incluída) é que convide os seus pais!

Guardar
1Love4EverPhotography 1Love4EverPhotography

1. Estipule um orçamento só para esta festa

Sempre que nos metemos a organizar qualquer evento, temos de pensar bem no quanto podemos gastar. A partir daí, é que se procuram os fornecedores indicados e, claro, que estejam dentro das nossas possibilidades. O melhor, para conseguir tudo o que é preciso para a sua festa de noivado, é começar por contratar alguém que lhe dê as dicas todas de uma vez. É o caso dos wedding planners (organizadores de casamentos). Eles conhecem todo o tipo de fornecedores, desde os decoradores, animadores e até estão a par de espaços lindos e maravilhosos. De acordo com o seu budget e objectivo, estes profissionais vão ajudá-la a optimizar cada tostão que gastar. Muitas vezes, eles próprios fazem alguns dos serviços extra, como a decoração. Lucyana Sposito seria uma óptima escolha. A paixão que esta wedding planner tem pelo design e inovação garante que os eventos sejam experiências extraordinárias, ricas em estilo e requinte.  A sua especialidade é organizar casamentos. E isso é visível na dedicação com que se entrega a cada projecto. Experimente!

Guardar
Lucyana Sposito
Lucyana Sposito

2. Escolha o espaço

É natural que a sua wedding planner lhe tenha dado uma dica, mas se, mesmo assim, quiser procurar outros sítios, deve fazê-lo. O importante é que tenha certeza da sua escolha e já saiba, de antemão, que os seus convidados vão ficar agradavelmente surpreendidos. Mas também é verdade que alguns casais preferem celebrar o seu noivado em sua casa ou dos pais. Não é o seu caso, pois não? Prefere mudar de ares e de cenário? Então reserve mesa num restaurante ou num salão de festas. Aqui, você poderá receber mais pessoas, sem ter que pagar o mesmo que pagaria para alugar uma quinta, por exemplo. Agora, esta escolha também depende muito do seu objectivo. Pretende fazer uma festa clássica, só com os familiares e amigos mais próximos, ou uma festa de arromba? Se quiser algo mais simples, não é preciso ser nada de ostentoso. Fique-se pelo restaurante. Sempre consegue convidar mais gente do que se fosse em sua casa e sai mais barato que uma quinta. A Pateira, por exemplo, vive da boa energia que Monsanto transmite aos lisboetas. Dispõe de um amplo e elegante salão em madeira, com muito conforto e qualidade, para um máximo de 200 pessoas. Mas para a sua festa, se calhar, basta a sala com lareira, que dá para eventos até 30 pessoas. Sabia que este restaurante possui grandes janelas que proporcionam uma vista maravilhosa para a lagoa e tem lindos jardins numa vasta área verde com mais de 500m2? Arrisque!

Guardar
A Pateira
A Pateira
Guardar
A Pateira
A Pateira
Guardar
A Pateira
A Pateira

3. Escolha um tema

Tal como se fosse casar, escolha um tema para a festa de noivado. Não, não tem nem deve de ser o mesmo do casamento. Uma coisa de cada vez. Primeiro noivado, depois casamento. Aí, pode surpreender os seus convidados de outra maneira. A imaginação é sua. Para esta festa até pode ser mais ousada, já que não é um evento tão formal e carregado de tradições e protocolos. Que tal o tema da natureza? Já que vai à Pateira, tem tudo a ver. Encha a sala de flores e com motivos campestres. A natureza é um tema belíssimo, pode ter a certeza que não lhe faltará assunto. Aposte numa ementa vegetariana e sirva-a em jeito de piquenique. Tudo em nome da preservação da natureza! E se espalhasse cactos por todo o lado, ou algumas flores que lembrem a Natal?

Guardar
A Pajarita A Pajarita

4. Decore-a à sua imagem e semelhança

Sim, a decoração tem de ser a sua cara e do seu noivo. A tendência é a decoração personalizada. Use itens pessoais, coloque imagens suas e dos seus amigos, etc. Dê asas à sua criatividade e conte uma história! Se acha que precisa de ajuda de um profissional, sugerimos a Verde aos Molhos - Decoração. Esta empresa pensa em todos os detalhes que fazem magia e tornam a vossa história de amor numa celebração fantástica.

Guardar
Verde aos Molhos - Decoração
Verde aos Molhos - Decoração

5. Defina o menu

O tema já foi escolhido, agora é a hora de pensar nos menus. Dependendo do número de convidados e do tempo que você pode dedicar, escolha entre usar um fornecedor ou cozinhar. Agora, antes de tudo, deve perguntar aos seus convidados se têm alguma intolerância alimentar. Se sim, não se preocupe, há óptimos menus alternativos para qualquer um se deliciar. Por exemplo, a Verde aos Molhos - Catering serve menus Kosher, vegetarianos, infantil, celíacos, diabéticos e para alérgicos.

Guardar
Verde aos Molhos - Catering
Verde aos Molhos - Catering

6. Prepare o discurso

Claro que haverá um momento que terá de agradecer. Mais vale que o faça a todos de uma vez. Só tem de perder a vergonha e se preparar para falar alto. Aproveite e oficialize a "coisa"... Não se preocupe, que bastam apenas algumas palavras. Depois já pode respirar de alívio e ir dançar. Veja este momento como um  treino para o discurso do casamento. Pelo sim, pelo não, mais vale tomar nota destes 10 conselhos para escrever um discurso perfeito. Já, agora, leia estas dicas para uma noiva tímida: quando é difícil ser o centro das atenções.

Guardar
AhHA!Photos AhHA!Photos

7. Peça ajuda

Contar com a ajuda de irmãs, mães, amigas e com um wedding planner é sempre bom! Se contratar a profissional que lhe sugerimos ao início, vai já perceber como ela trabalha e se quer a sua preciosa ajuda também para organizar o casamento propriamente dito. Mais uma vez, neste ponto, consegue perceber como a festa de noivado é um "treino" para a de casamento. Já agora, aproveite o talento da sua avó, para animar as hostes!

Guardar

8. Dê-lhe o tom

Por fim, a ideia é dar o tom daquilo que será a sua cerimónia de casamento. Mostre aos seus amigos o amor que nutre pelo seu Vítor e compartilhe esse grande momento de felicidade com eles. Afinal esse é o grande objectivo deste evento. Apesar de esta festa ter caído em desuso, é uma excelente oportunidade para estar com a sua família e amigos e, claro, celebrar o seu amor antes do grande dia, sem pressão.

Guardar
Spoon Eyes Spoon Eyes

Possivelmente, será durante esta festa que o Vítor vai dar-lhe o anel de noivado. Já o viu?! Não gosta dele. E agora? Então é melhor clicar neste link. 

Depois de resolver esse "problemazinho", conheça quatro truques para combinar anel de noivado e aliança.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

A Pajarita Convites
Spoon Eyes Fotógrafos e vídeo
A Pateira Palácios casamentos e Locais históricos
Verde aos Molhos - Decoração Decoradores casamentos
Verde aos Molhos - Catering Catering casamentos

Dê-nos a sua opinião

Comentário submetido com sucesso
Tivemos um problema a submeter o seu comentário. Por favor tente mais tarde
Por favor, preencha este campo.
Por favor, insira um e-mail válido.
Por favor, preencha este campo.