Como escrever o discurso de casamento perfeito: os 10 conselhos que vão ajudar

Se existe algo importante num casamento são as emoções e os sentimentos que se vivem durante todo esse dia, especialmente, na cerimónia, em ocasiões, protagonizadas pelos discursos  das pessoas mais especiais. Assim, queremos dar-lhe algumas dicas para que, esse discurso que tem que preparar para o seu casamento ou para o casamento de algum familiar ou amigo, saia na perfeição. Já sabe que estes são pequenos conselhos mas que, no final, o que realmente importa é fale com o coração. Isso nunca falha!

The StorytellersSolicite informação sobre “The Storytellers”
The Storytellers

1. Pense no que quer dizer

Antes de começar a escrever, pense no que quer transmitir, que tipo de mensagem quer enviar com o discurso. Normalmente, num discurso de casamento, o importante é transmitir a alegria que sentimos ao vermos essas duas pessoas unirem-se mas, também quer partilhar com o resto dos convidados algo mais, os seus sentimentos, pequenas histórias entre os noivos ou os amigos… Algo que os faça sorrir e, porque não, verter algumas lágrimas de felicidade. 

2. Não se alongue

Seja breve, claro e conciso. Se fizer um discurso muito longo as pessoas vão dispersas e, consequentemente, aborrecer-se. Esse não é o objectivo do discurso, o que quer é que se lembrem por “aquele discurso tão bonito” e não por “aquele discurso interminável”.

The Quinta - My Vintage Wedding in PortugalSolicite informação sobre “The Quinta - My Vintage Wedding in Portugal”
The Quinta – My Vintage Wedding in Portugal

3. Um toque de humor fica sempre bem

Não é de mais caso comece com uma breve introdução para depois introduzir uma brincadeira ou piada. Isto ajudará a quebrar o gelo e a captar a atenção dos convidados. Nota: se a história ou brincadeira que vai mencionar tem alguma coisa a ver com os noivos ou é protagonizada por eles maior será o interesse de todos os presentes.

4. Utilize uma linguagem natural, não carregada

Como já referimos, tem de falar com o coração, é o mais importante. E, o coração, não fala com palavras carregadas ou técnica, mas sim com uma linguagem próxima e simples, sem cair em demasiado coloquial!

Rui Teixeira Wedding PhotographySolicite informação sobre “Rui Teixeira Wedding Photography”
Rui Teixeira Wedding Photography

5. Leve um auxiliar

Será um dia emocionante e será difícil que saiba o discurso de cor e não tenha nem um pequeno engano… Assim, será muito útil levar um auxiliar e que o tenha à sua frente, apenas para ajudar a seguir o fio condutor do discurso. Mas, importante, evite lê-lo por completo, irá parecer que o que está a dizer não foi preparado nem é sentido.

6. Faça os protagonistas participarem

É fundamental que mencione os noivos, ou se o discurso é do noivo ou da noiva, é necessários que mencione as pessoas às quais se dirige.

Spatium FotografiaSolicite informação sobre “Spatium Fotografia”
Spatium Fotografia

7. E aos seus pais e/ou irmãos também

Não ficará mal se mencionar os familiares sobretudo os pais pois, foram eles que tornaram possível que os noivos estejam ali… e os irmãos também. Para eles é um momento muito especial e eles vão adorar que os tenha em conta.

8. Seja delicado ao mencionar os entes que já não estejam presentes

Não está proibido mas, se não é um familiar directo ou alguém extremamente próximo da família, recomendamos que não o faça. Por outro lado, se é um dos noivos ou um dos seus familiares e quer mencionar alguém, faça-o de forma breve. Uma simples menção já será valorizada para aqueles que sentiram de perto essa perda.

Momento CativoSolicite informação sobre “Momento Cativo”
Momento Cativo

9. Ensaie em frente ao espelho

Em casa, uns dias antes, ensaie em frente ao espelho. Não é uma coisa de malucos, escrever é mais fácil do que falar diante de mais de 50, 100 ou 200 convidados e, se não ensaiar em voz alta, ainda que seja sozinho, pode acontecer que, quando chegar ao palco e estiver pronto para ler, entre em pânico. Ensaiar ajuda a soltar-se e a ver as expressões que quer controlar ou enfatizar.

10. E por último…. desfrute!

Vai fazer parte de um dos dias mais felizes da vida dos seus amigos, irmão ou irmã, familiar, filho ou filha… É, também, importante que para si seja algo bonito para recordar. E, além do mais, tem de saber que se você não desfrutar, isso irá notar-se no tom do discurso, não tenha dúvidas disso.

Rui Teixeira Wedding PhotographySolicite informação sobre “Rui Teixeira Wedding Photography”
Rui Teixeira Wedding Photography

Esperamos que estas dicas vos ajudem a escrever o discurso de casamento perfeito, além do mais não se esqueça de consultar as 20 regras de etiqueta de casamento que tem mesmo que saber e Surpreenda-se com esta declaração de amor que a vai deixar sem palavras!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Momento Cativo
10 palavras que vão (de certeza!) surgir no seu casamento... quer se pronunciem ou não!
Não há nenhum casamento no mundo que resista a este vocabulário tão claro, directo e repetitivo. Descubra cada uma das palavras que estarão sempre presentes em dias como este!
Emotion - Life On Adventure
10 conselhos para não dar cabo da sua despedida de solteira
Acima de tudo, divirta-se na sua despedida de solteiro. Imponha as suas normas e depois deixe o resto nas mãos do seu amigo mais folião... Mas responsável também!
Fotoclick
10 situações embaraçosas que vão acontecer no seu casamento...quer queira, quer não!
Tudo isto é o que vos espera no vosso grande dia. Boa sorte! Vão precisar....

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação