As 5 frases mais importantes do que dizer «amo-te»!

Para muitos, o amor é como um conto de fadas, onde tudo acontece quase por magia e onde tudo é maravilhosamente cor-de-rosa. Essa forma de ver o amor, tão romântica, nem sempre está próxima da realidade. No quotidiano de uma relação a dois, há obstáculos a superar. Para manter a chama do amor acesa, é preciso trabalhar. Dizer amo-te é importante, claro, mas há outras coisas tão ou mais importantes que pode (e deve) dizer à sua cara metade. Descobrimos, pelo menos, cinco frases que têm mesmo de ser ditas no dia-a-dia e que podem fortalecer (e muito) a sua relação. Quer descobrir quais?

It's all about...Agende uma reunião com It's all about...
It’s all about…
Memories FotografiaAgende uma reunião com Memories Fotografia
Foto Memories Fotografia

1. Estás perdoado/a

O caminho é cheio de obstáculos, de enganos, de mal entendidos. Viver a dois nem sempre é simples e muitas vezes a comunicação falha. Pedir desculpa (e saber aceitar as desculpas e perdoar) é essencial para que uma relação seja saudável. Em vez de se concentrar em apontar as falhas da sua cara-metade, o melhor que tem a fazer é perdoá-las e não guardar rancor. E é isso mesmo que fazemos (e de coração aberto) quando amamos alguém. Perdoar implica que você confia. E o que seria de uma história de amor sem entrega e confiança?

Memories FotografiaAgende uma reunião com Memories Fotografia
Foto Memories Fotografia

2. Tens o meu apoio incondicional

Não basta perdoar, há que apoiar. Há decisões que são complicadas mas há que saber estar ao lado da sua cara-metade quando ele ou ela tiver de as tomar. Numa relação, as decisões são tomadas a dois. E isso é válido para decisões grandes (e com mais impacto no dia-a-dia) como mudar de casa ou de trabalho e decisões mais pequenas como onde ir passar férias, em casa de quem passar o jantar de natal ou qual a melhor altura possível para casar. Se ambos se apoiarem tudo vai parecer mais simples e os fardos que às vezes a vida traz vão parecer também muito menor.

It's all about...Agende uma reunião com It's all about...
It’s all about…
Diana NobreAgende uma reunião com Diana Nobre
Foto Diana Nobre

3. Assumi por inteiro o compromisso de estar aqui para ti

Não há meios termos. Numa relação feliz nenhuma das partes assume só parte do que implica estar numa relação. O compromisso é absoluto. A outra pessoa (aquela com quem escolhemos dividir a nossa vida) é uma prioridade para nós. E nós somos para eles. Não basta que diga que ama alguém (já dizia o poeta «Não existe o amor, existem as provas de amor), é preciso mostrar. È preciso que o seu compromisso seja real e que permaneça imóvel independentemente das circunstâncias (dentro do limite do razoável).

It's all about...Agende uma reunião com It's all about...
It’s all about…
Diana NobreAgende uma reunião com Diana Nobre
Foto Diana Nobre

4. Espero por ti

Quem ama, compreende e aceita os timings de uma relação. Nem sempre é possível aos dois estarem na mesma página. Você pode precisar de mais tempo para se estabelecer profissionalmente antes de contrair matrimónio e a sua cara-metade pode estar preparada já. Há que saber esperar. Há que saber chegar a um meio termo feliz para ambos. Ouvir que somos importantes na vida de uma pessoa, que fazemos parte dos planos de futuro dela, da ideia que essa pessoa tem de uma vida feliz é bom. Saber que esperará por nós para realizar esse sonho a dois é melhor ainda.

135 milímetrosAgende uma reunião com 135 milímetros
Foto 135 milímetros

5. Tenho orgulho em ti

Melhor que amar alguém, é admirar a pessoa que amamos. É ter orgulho em quem ela é. É assumir como nossas as suas conquistas e viver e celebrar essas conquistas como vivemos e celebramos as nossas. Ninguém é perfeito e terá que lidar com alguns dos defeitos da sua cara-metade (da mesma forma que ela ou ele terá de lidar com os seus) mas olhar com orgulho para a pessoa que amamos é algo único. E se você tem isso, tem tudo.

135 milímetrosAgende uma reunião com 135 milímetros
Foto 135 milímetros

Aqui está a nossa selecção. Se sente todas estas coisas pela pessoa com quem escolheu partilhar a sua vida e se essa pessoa sente o mesmo por si, então esteja segura que todas as vezes que dizem «amo-te» as palavras são verdadeiramente sentidas.

Se gostou deste post, veja também Como dizer “Amo-te” sem o dizer: 90 formas para fazê-lo! Eu amo-te: 5 razões, além dessa, para dizer que sim! e Diga-o com o coração: como dizer “amo-te” em 57 línguas diferentes.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Helena e Gus: só para dizer que te amo
Helena e Gus: só para dizer que te amo
A música do Clã dá-nos o mote para vos falar da história da Helena e do Gus. Porque quando se ama, todos os momentos são bonitos. E todos contam.
Profoto
Diga-o com o coração: como dizer “amo-te” em 57 línguas diferentes
Veja como dizer "amo-te" à sua cara-metade em várias línguas e inspire-se para se declarar numa forma diferente!
Momento Cativo
14 formas masculinas subtis de dizer “amo-te”: a 9 não é tão comum!
Fazer declarações de amor publicamente através das redes sociais, abraçar e beijar até o outro ficar sem ar, dizer AMO-TE mil e uma vezes por dia. Nem todos são assim e, por vezes, muito amor, carinho, dedicação e gentilezas subtis não são percebidas.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa na Zankyou?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação