Publicidade

Renovação dos votos de casamento: o reafirmar do vosso amor

A renovação dos votos de casamento é a demonstração de que o vosso amor ainda é vivo e a promessa da continuação de um futuro a dois (ou a três, ou a quatro…), mas também a oportunidade de reviverem um dia de sonho!

Renovação dos votos de casamento: o reafirmar do vosso amor
  • Vida a Dois
  • Conselhos
  • Msn
  • Emotivo
  • Felicidade
  • Casal

Casava uma segunda vez com quem o seu coração escolheu para subir ao altar? «Claro! Sempre.», dirá. Pois bem, é uma séria candidata à renovação de votos de casamento, uma festa cada vez mais comum e muito especial entre os casais, que além de ser mais uma oportunidade para reviverem o encanto de um grande dia e de se sentirem os protagonistas de uma celebração tão bonita, é perfeita num contexto de uma relação saudável e duradoura, para renovar a harmonia entre entre os dois e para celebrar a conquista de sentimentos mais maduros. No fundo, não é mais do que reafirmar o amor eterno que se jurou quando foi dito o “Sim”. E, claro, um pretexto maravilhoso para comemorar uma união feliz!

guardar
Foto: Meraki Studio
Publicidade

Geralmente a cerimónia de renovação de votos é organizada por ocasião de um aniversário de casamento importante, como por exemplo os 25 anos – que entre as bodas de casamento correspondem às bodas de prata –, mas um casal pode ter mil e um motivos para decidir renovar os votos, seja para reafirmar o compromisso após um momento difícil ou porque, simplesmente, querem voltar a reunir a família e amigos numa grande festa, quem sabe diferente daquela que puderam ter na altura, por falta de orçamento ou por incompatibilidade com o espaço. A verdade é que não existe uma regra, um dia ou um horário certo para comemorar. E nem sequer é preciso esperar 25 ou 50 anos para o fazer, pode acontecer quando o casal quiser: aos 10 , 15, 20 anos…

guardar
Foto: Meraki Studio

O importante, na realidade, é escolher uma data especial, um dia simbólico para ambos, pois em qualquer uma destas situações a cerimónia de renovação de votos é uma fantástica oportunidade para voltarem a falar do vosso amor, dedicando-lhe todo o tempo e espaço que ele merece.  É uma forma de dizerem que nada mudou, que continuam a querer manter o compromisso de enfrentarem juntos todas as adversidades que se atravessarem pelo vosso caminho, com a mesma determinação que tinham no dia em que subiram ao altar, relembrando as promessas que ali fizeram e refletindo sobre o percurso já realizado, a par dos comportamentos adotados.

guardar
Foto: Timeless Studio

A cerimónia de renovação dos votos pode ser realizada apenas entre os dois elementos do casal ou na presença de familiares e amigos. O local varia de acordo com a preferência de cada um, sendo possível realizar-se em diferentes espaços especializados (quintas, restaurantes, etc.) e/ou na igreja, na praia e até durante viagens incríveis. Uma coisa é certa: se esta nova celebração será praticamente um segundo casamentosendo capaz de criar lembranças tão bonitas como as do primeiro, a sua organização também pedirá todo o cuidado e a mesma dedicação que uma boda merece e – porque não? – podendo até respeitar as tradições para reviverem tudo a que têm direito: cerimóniavestido de noivatroca de alianças e respetivos meninos e meninas, que até podem já ser os filhos do casal.

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Venha daí connosco para descobrir as melhores dicas que a ajudarão a organizar a sua festa de renovação de votos!

guardar
Foto: I.ma

A escolha do local e estilo de celebração

O local escolhido para a renovação dos votos de casamento vai depender sempre do gosto e das intenções do casal, assim como do estilo de celebração. Afinal, o que é que pretendem? Uma cerimónia mais intimista, com a presença apenas de familiares e amigos mais próximosOu organizar algo maior, repetindo a mesma dimensão do casamento?

Tenha apenas em mente que, se quiser planear algo em grande, deve começar a organizar tudo seis meses antes (pelo menos), tal como aconteceu com o seu casamento, para que todos os convidados possam reservar a data. Esta antecedência também vai facilitar a escolha do local, já que as agendas de muitos espaços de festa ficam lotadas rapidamente. Ao contrário, caso pretenda apenas uma festa pequena, acreditamos que seja possível encontrá-los mais facilmente, mas não se esqueça que reservar com tempo será sempre a aposta mais segura.

guardar
Foto: I do – Inez Cortez Photography

Quando estiver a escolher a localização da cerimónia de renovação de votos, tenha sempre em conta os seus convidados. Claro que se o que está nos seus planos é tornar o seu sonho realidade e voar para um destino exótico, o número de convidados presentes talvez não seja o que mais a preocupa, mas se quiser ter muitas pessoas na sua festa, escolher uma localização mais próxima de casa poderá ser o mais adequado.

Renovação de votos na igreja

A renovação de votos na igreja funciona como um segundo casamento. Neste caso, e se a união for católica, o casal marca um horário para ser abençoado pelo padre, que fará uma cerimónia de Ação de Graças, onde se agradece a Deus a vossa união e família. Nesta cerimónia podem voltar a trocar as alianças, partilhando os votos e o que sentem um pelo outro. Quando terminar, os dois seguem, juntamente com os convidados, para a receção e a festa. Normalmente, a celebração na igreja é realizada nos dias da semana em que não estão marcadas cerimónias de casamento, embora também seja possível contratar um celebrante para realizar a renovação no local da festa.

guardar
Foto: Meraki Studio

Renovação de votos num local não tradicional

Alguns casais escolhem renovar o seu amor em cenários especiais e ambientes minimalistas. Quem gosta do mar, do sol e da areia, por exemplo, pode fazer a celebração na praia, perante poucos convidados, que até podem ser apenas os filhos e os seus respetivos pais. Podem ainda sonhar ir mais longe e partir para um destino de sonho, renovando os votos em Las Vegas ou nas Ilhas Maurícias, a sós ou com a família mais próxima.

Aqui a questão é não se limitarem a locais tradicionais se não forem um casal tradicional, pois além de igrejas, quintas e e salões de festas, é possível celebrar na praia, numa casa nas montanhas ou em qualquer outro lugar que seja especial para os dois. Escolher um local que tenha algum significado para os cônjuges é sempre um bom ponto de partida.

guardar
Foto: Foto de Sonho

Renovação de votos a dois

Os casais que procuram algo mais íntimo e exclusivo podem aproveitar para renovar votos a dois – como num elopement wedding – sem a presença de convidados. Na maioria das vezes, esta opção é realizada durante viagens, que funcionam como uma segunda ou terceira lua de mel. Em muitos casos é realizada uma cerimónia simbólica no destino em espaços oferecidos por hotéis.

guardar
Foto: Meraki Studio

A lista dos convidados

Vamos lá falar então da lista de convidadosComo já referimos, ela poderá ser longa ou curta, conforme vocês bem entenderem, desde que respeite o vosso orçamento. Tudo irá depender se querem algo mais íntimo, convidando apenas as pessoas que signifiquem muito para vocês, ou se querem algo maior, estendendo o convite a um maior número de convidados. Há quem até opte por fazer apenas a cerimónia e saltar a parte da festa, enquanto outros casais fazem questão de celebrar, encarando a renovação como uma ocasião especial para reencontrar pessoas que não veem há muito tempo ou, simplesmente, reunir todos os filhos (ou netos!) amigos e outros familiares. Há mesmo quem convide os mesmos padrinhos e madrinhas, que desempenharam o papel de testemunhas no casamento, que agora não serão legalmente necessários mas que sempre tiveram um papel importante na vida dos dois e do próprio relacionamento.

guardar
Foto: 135 milímetros

O vestido e o fato para a renovação de votos

A escolha do vestido é muito importante e fica ao critério da mulher, mas normalmente para a renovação de votos não se usa o véu. Nos eventos mais formais, pode usar-se um vestido de noiva tradicional – pode mesmo considerar a possibilidade de usar o vestido do casamento original, se ele ainda servir – embora os modelos princesa sejam pouco procurados. Normalmente, a escolha recai em vestidos mais simples e elegantesnão havendo preferência por um tipo de tecido.

guardar
Foto: It’s all about… | Vestido: Gio Rodrigues
guardar
Foto: Edgar Dias | Vestido: Gio Rodrigues

Como a renovação dos votos é uma comemoração mais livre de regras, não será necessário vestir-se de branco, pelo que aqui poderá optar por um vestido de noiva colorido ou até mesmo um vestido de festa da cor da sua preferência. De qualquer forma, entre as tonalidades preferidas estão as mais claras, como o nude, prata ou off white. As rendas e um pouco de brilho também fazem sucesso.

guardar
Foto: Edgar Dias | Vestido: Gio Rodrigues
guardar
Foto: Edgar Dias | Vestido: Gio Rodrigues
guardar
Foto: Edgar Dias | Vestido: Gio Rodrigues

Em relação ao homem, também poderá usar a roupa do dia do casamento, se ainda lhe servir. Ou então, caso o evento seja formal, alugar um fato semelhante. Se a renovação de votos for mais descontraída, poderá vestir um fato mais descontraído, quem sabe com alguma cor.

guardar
Foto: Edgar Dias | Fato: Gio Rodrigues
guardar
Foto: Edgar Dias | Fato: Gio Rodrigues
guardar
Foto: Edgar Dias | Fato: Gio Rodrigues

Os convites da renovação de votos de casamento

Assim como acontece por ocasião do casamento, os casais que decidem renovar os seus votos podem distribuir convites personalizados do evento, que podem ser de qualquer tamanho e formato. Muitas vezes, quando a data escolhida está relacionada com as bodas de casamento, utilizam-se elementos referentes à celebração. Assim, por exemplo, no caso da renovação acontecer nas bodas de ouro, os convites podem conter detalhes dourados; no caso da bodas de prata, detalhes prateados. O convite também pode conter pequenas frases que simbolizem a renovação de votos.

Os convites devem ser entregues com, pelo menos, dois meses de antecedência, para que os convidados tenham tempo para confirmar a sua presença (ou ausência) e organizar quaisquer detalhes de viagem.

guardar
Levado à letra

A cerimónia e os discursos

A cerimónia de renovação de votos de casamento é um momento muito especial na vida dos casais. Além de representar a reafirmação do seu amor, quer seja apenas entre os dois ou na presença de convidados queridos, permite a possibilidade de expressar novos votos de casamento ou pequenos discursos, que geralmente abordam situações ligadas ao relacionamento do casal e sentimentos que ainda nutrem um pelo outro.

Se optar por escrever os votos – o que não será obrigatório, pois poderá deixar o discurso nas mãos do celebrante – procure concentrar-se nos pontos positivos e no futuro que os dois têm pela frente, em vez de falar sobre as dificuldades enfrentadas ao longo dos anos. Esses momentos de crise podem ser mencionados, mas é melhor manter um tom positivo ao longo do discurso.

guardar
Foto: SLcasamentos

Estas declarações de amor tendem a ser o ponto mais esperado do evento e acabam por emocionar o casal e os convidados envolvidos, ocorrendo geralmente enquanto trocam alianças, caso optem por este cerimonial, que continua carregado de simbolismo e volta a representar a união e a eternidade.

Para o ritual, o casal pode optar por comprar um novo par de alianças, que substituirá o antigo – caso já esteja demasiado desgastado – ou escolher um par de anéis para usar juntamente  à aliança do casamento, caso esta tenha sido bem conservada.

guardar
Foto: Timeless Studio

O casal precisará de alguém para celebrar a renovação, mas não será preciso preocuparem-se em convocar uma pessoa com permissão legal para realizar casamentos. Convidem um clérigo da vossa religião, um amigo próximo ou até mesmo um familiar para assumir esse papel. Ou então, se tiverem filhos, a cerimónia poderá ficar ainda mais especial se um deles atuar como o “juiz de paz”.

guardar
Foto: Meraki Studio

Detalhes

Se vai preparar uma grande festa, encare a organização da renovação dos votos como fez na altura do seu casamento. Peça orçamentos a diversos fornecedores, que podem incluir catering, músicos, um DJ, um fotógrafo, arranjos de flores, decorações, lembranças de casamento e… bolo! E aqui não há regras: se quiser, escolha um bolo de vários andares, sobretudo se não o pode fazer da primeira vez.

guardar
Foto: Nuno Belo

Se repetir alguns elementos do casamento, como a música para a primeira dança ou até os mesmos centros de mesa, poderá estar a dar um toque especial à renovação de votos, mas procure formas de tornar esta cerimónia diferente da primeira. Afinal, vocês estão numa fase diferente da vida e a mudança deve ser celebrada.

Por fim, não esquecer: contratem um fotógrafo e profissional de vídeo para eternizar a renovação dos votos e façam um novo álbum. Vão adorar comparar este e o antigo álbum de casamento!

guardar
Foto: Nuno Belo

A renovação dos votos de casamento é uma bonita afirmação de que o vosso amor ainda é vivo e a promessa da continuação de um futuro a dois (ou a três, ou a quatro…), mas também a oportunidade de reviverem o casamento dos vossos sonhos  – ou, por fim, realizá-lo! – recordando-o, para sempre, como mais um dos dias mais importantes da vossa vida. Porque ali irão criar novas memórias para o caminho que continuarão a seguir ao lado um do outro e que, mais tarde, quererão também relembrar com a nostalgia da felicidade com que ele foi vivido.

E você, vai querer fazer uma renovação de votos de casamento?

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

It's all about... Fotógrafos e vídeo
Atelier Gio Rodrigues Estilistas noiva
Edgar Dias Photography Fotógrafos e vídeo
SLcasamentos Fotógrafos e vídeo
Levado à letra Convites
Nuno Belo Photographer Fotógrafos e vídeo
Foto de Sonho Fotógrafos e vídeo
I do - Inez Cortez Photography Fotógrafos e vídeo
Timeless Studio Fotógrafos e vídeo
I.ma Fotógrafos e vídeo
135 milímetros Fotógrafos e vídeo
Meraki Studio Fotógrafos e vídeo
Publicidade

Dê-nos a sua opinião