Como escolher o fato do noivo em 5 passos

Vai casar, mas como é o noivo parece-lhe que o grande espetáculo que envolve um casamento não o acompanha a si. Tudo porque as tradições ditam que a mulher é a protagonista e o noivo surge nesta história como mero acompanhante, sem que ninguém repare verdadeiramente no seu visual.

Mas é claro que isso não está certo! E a verdade é que, com o passar do tempo, os homens têm vindo a demonstrar bastante empenho na hora de escolher e brilhar no seu grande dia, na sua melhor indumentária. Para trás ficou o estereotipo de um noivo descuidado e sem personalidade. O homem do século XXI entende de roupa e sabe o que quer e o que lhe fica bem. E, sobretudo, sabe que também pode ser o protagonista do seu casamento.

Para o ajudar a brilhar, deixamos-lhe aqui cinco passos essenciais para escolher a roupa com que irá subir ao altar para dizer o “Sim” ao amor da sua vida.

Passo 1. A personalidade do noivo

“Como é que eu sou?” Esta é a primeira pergunta que tem a fazer a si próprio antes de enfrentar a importante missão de escolher a sua roupa, o fato de noivo. Deve conhecer-se bem e encontrar algo com o qual se identifique completamente, sem se submeter a clichés, convencionalismos ou imposições. Isto implica, então, escolher um outfit de acordo com a sua personalidade, mas também de acordo com a personalidade da sua companheira, pois ambas as indumentárias devem combinar. Por isso, a primeira coisa a decidir é se quer levar um fato propriamente dito ou se prefere as variantes que podemos ver em muitos casamentos de hoje em dia, nomeadamente as calças com suspensórios, a ausência de casaco, a gravata borboleta ou a tradicional, os blazers independentes das calças, etc.

Diana Nobre Fotografia

Para chegar a uma conclusão, é importante ter em conta o estilo do casamento, que está também relacionado com a personalidade dos noivos e marca muitas outras escolhas, inclusivamente o visual da noiva, que geralmente também se adapta ao cenário escolhido.

Assim, num casamento mais tradicional, celebrado pela igreja e organizado num hotel com uma localização central, a noiva optará por um vestido sofisticado com decote barco ou em V e o noivo um vestuário elegante, geralmente dentro dos tipos de fatos de etiqueta que iremos abordar mais à frente. Já se o casamento é de estilo rural ou vintage, a noiva irá preferir um tecido ligeiro, vaporoso, com renda e toques hippies, pelo que o noivo seguirá a mesma linha, num fato mais descontraído, quem sabe sem casaco ou com um blazer muito mais original. Através destes dois exemplos consegue perceber a importância da personalidade na escolha da indumentária.

Diana Nobre Fotografia

Passo 2. O tipo de fato

Dentro dos fatos de etiqueta, existem algumas opções mais comuns que continuam a gerar dúvidas entre todos os implicados: o fraque, o meio fraque, a casaca, o fato clássico e o smoking.

O fato clássico de casaco e gravata é o mais comum nos casamentos em Portugal, sendo geralmente usado em celebrações mais simples e com uma certa informalidade. Clássico e elegante, geralmente usa-se com uma camisa de cor clara (sobretudo branca), podendo ainda usar com uma faixa na cintura ou com um colete. Aqui as opções de cores são alargadas, embora se recomende o azul marinho, azul escuro ou cinzento escuro. Pode jogar também jogar com o seu estilo, acrescentando alguns toques de cor, sapatos divertidos ou algo combine com as cores do visual da noiva.

Miguel Matos | Fato: Gio Rodrigues
Miguel Matos | Fato: Gio Rodrigues

fraque fazia parte do guarda-roupa dos cavaleiros ingleses, que o usavam para montar a cavalo. Até aos dias de hoje, é utilizado em casamentos de manhã ou ao início da tarde, estando sujeito a regras bastante estritas. No entanto, em Portugal, é considerado formal, pelo que geralmente é utilizado mais à noite.

A etiqueta define a composição do visual: casaca (preta ou cinzenta), com um único botão e em forma de “pinguim” (com abas diagonais semicirculares na parte traseira, que desce até à altura dos joelhos); camisa branca com botões e botões de punho; a gravata, geralmente com windsor; o colete, reto ou cruzado, abotoado por completo; as calças pretas, cinzentas ou com riscas verticais; os sapatos de couro. Também pode acrescentar o chapéu alto e luvas brancas, apesar destes acessórios serem muito clássicos. 

Atelier Gio Rodrigues

smoking é o fato de festa por excelência, presente nas melhores galas e eventos, como na cerimónia dos Óscares. Usa-se ao final da tarde ou pela noite, coincidindo com este tipo de reuniões e fazendo jus ao seu uso original, já que a jaqueta era o que os cavalheiros utilizavam para ir fumar (em inglês, smoking está relacionado com o ato de fumar) nas grandes casas de aristocracia após o jantar.

Em relação à composição do visual, a jaqueta preta ou azul é de corte reto e sem abas, usando-se com camisa branca plissada, a pajarita ou gravata borboleta preta, calças pretas, faixa horizontal com toques brilhantes e sapatos pretos. Tem, também, a opção de ser complementado por luvas brancas ou cinzentas e, no caso dos noivos, admite-se o uso de colete e gravata do tipo Plastrom.

Atelier Gio Rodrigues

A casaca é a peça de máxima etiqueta, utilizada apenas em eventos privados de renome, sendo o seu uso especificado nos convites dos ditos atos (também nos convites de casamento, se for esse o caso).

A casaca destaca-se pelas lapelas de seda, o corte horizontal e uma cauda (com dois bicos) atrás, bem como por ser muito mais curta à frente. O visual incluir vários elementos obrigatórios: colete de piqué marfim, gravata borboleta branca, calças pretas e sapatos pretos com atacadores.

Wilvorst

Evidentemente, os novos tempos trouxeram consigo diferentes conceções de vestuário que, como já lhe explicámos anteriormente, se afastam do protocolo. Assim, se a opção que procura é um fato para uso posterior ou mais casual, tenha apenas em conta a cor (preto, cinzento, azul e todos as suas complexas variantes, incluindo as extravagâncias cromáticas), a presença ou não de brilhos, o tecido e o corte, assim como a camisa e os complementos que melhor se coadunem com a peça. No seu casamento, pode experimentar tudo o que quiser, dentro de uma certa formalidade.

Foto de Sonho


Passo 3. Alugar ou comprar

Se optar por alugar um fato de noivo, poderá ter uma maior variedade e escolher entre diferentes roupas e complementos. Os mesmos irão fazer variar o preço que, de qualquer forma e em última instância, será bem menor do que o da compra. A dica é entregar-se nas mãos dos profissionais que se dediquem exclusivamente a si e às suas necessidades, quer para a conceção do conjunto final, como para a resolução de qualquer imprevisto de última hora.

Ideias Vintage

Por seu turno, com a opção do aluguer, o noivo poderá assegurar um alto nível de qualidade que, no caso de ter um orçamento limitado, será difícil alcançar através da compra. Assim, sem ter de gastar uma fortuna, poderá aspirar a brilhar com um conjunto verdadeiramente impressionante.

Finalmente, ao alugar um fato, poderá contar com a experiência dos profissionais implicados para ajustar os conjuntos de todos os convidados, contando com diferentes opções e conhecimentos necessários para toda a adequação.

Helder Couto Photo
Helder Couto Photo

No caso de se lançar na compra do vestuário para o seu grande dia, tenha em conta que, como em qualquer outro aspeto do casamento, esta estará intimamente ligada ao orçamento disponível. Assim, no caso do dinheiro não ser um problema (ou, pelo menos, um problema demasiado grave), a melhor opção é apostar na mais alta qualidade, quer seja de um fato de design exclusivo ou de uma das coleções das melhores marcas.

A compra tem também tem um lado sentimental super importante, pois será uma recordação do seu grande dia. Finalmente, terá sempre de pensar no fator prático, já que alguns dos fatos podem usar-se para toda a vida.

Sandra Coutinho Noivos

Entretanto, pode encontrar o seu fato de noivo de três formas: entre as diferentes coleções de grandes designers, como uma peça exclusivamente confeccionada para si (tailor-made) ou numa loja. 

Nas grandes coleções dos designers encontra modelos adaptados à temporada e ao próprio estilo do estilista, que criam peças inscritas numa temática ou filosofia. São estes fatos que pode apreciar nas passarelas dos principais desfiles de moda nupcial.

Já com um fato feito por medida poderá contar com 100% de personalização, pelo que pode escolher cada peça, ajustando-a ao corpo, bem como a cor e outros detalhes. Tudo isto com um bom alfaiate à sua disposição! Trata-se de um traje único, feito exclusivamente só para si, com a sua marca pessoal o a do profissional, que lhe dará os melhores conselhos sobre o que é melhor para si. Sim, porque existe uma infinidade de casacos, lapelas, calças e demais elementos que necessitam de uma ponderação e escolha conjunta. Por isso, se procura um fato para grandes ocasiões e dispõe de orçamento suficiente (por volta dos 1000 euros: lembre-se que é um fato desenhado ao milímetro), vá em frente!

AWE

Finalmente, tem sempre a opção de comprar o fato em loja, entre modelos que são também usados pelos convidados do casamento. Aliás, é a solução ideal caso não lhe interesse particularmente este aspeto do casamento, não seja muito interessado em moda ou tenha um orçamento limitado. Falamos dos fatos confecionados em massa, com menos personalidade do que os de coleção ou à medida, mas perfeitamente viáveis para qualquer tipo de acontecimento e disponíveis também em grandes marcas.

Foto: Ideias Vintage

Passo 4. Acessórios

Os acessórios para o noivo são mais variados do que à primeira vista possa parecer. Para começar, tem a camisa, disponível em múltiplas cores, sempre de acordo com o fato escolhido. Depois, e dependendo do tipo de traje, tem a gravata borboleta, a gravata clássica ou a ausência de qualquer uma delas. No caso da gravata, os alfinetes podem dar um toque clássico e elegante.

135 milímetros

O colete também pode fazer parte do traje, sendo possível escolher entre uma ampla gama de cores, quer seguindo o protocolo, como procurando a vanguarda e a personalização plena.

Os suspensórios também voltaram com força, mas desta vez adaptados a uma indumentária mais vintage e também em várias cores. Ainda dentro dos acessórios, o noivo geralmente leva um lenço ou flor no bolso (nunca ambos, se pretender conservar a etiqueta).

Atelier Gio Rodrigues

Entretanto, os botões de punho são complementos que acompanham o visual dos homens mais importantes do casamento: noivo e padrinho (apesar de também reluzirem nos punhos dos portadores de fraque ou casaca). De qualquer forma, o seu uso não é obrigatório, nem sequer para os noivos, pois são acessórios que impõem excessiva sobriedade ao visual. Tudo irá depender do estilo do noivo.

Por último, os sapatos, que são geralmente com atacadores, embora dependa sempre da decisão e personalidade do noivo. Geralmente são pretos, azuis ou castanhos, apesar de existirem exceções e da escolha depender também do tom do fato escolhido.

135 milímetros


Passo 5. Conselho: experimente-o e torne-o “seu”

No dia do casamento, o seu fato deve ter um único dono: você. E quando falamos em ter um dono, falamos de que terá de ter uma única personalidade: a sua. Com efeito, o fato de noivo deve espelhá-lo e manter a sua essência desde o início da sua conceção até que o devolva ou guarde no armário. Para isso, vai ter de ter a certeza de que o fato que irá levá-lo até ao alter tem o tamanho, a cor e o estilo certos, bem como tudo o resto que lhe faça sentir que o fato é, realmente, seu!

Fotoclik

O conselho que lhe damos é prová-lo várias vezes, tanto na loja ou alfaiataria como em casa. E com todos os acessórios! Olhe-se ao espelho e responda: está realmente contente com o resultado?

É nesta altura que também entra o fator chave: a comodidade. Caminhe, mova-se, dance, sinta-se “à vontade” e não preso dentro do seu fato de casamento, como acontece a muitos homens. O fato deve adaptar-se aos seus gostos, claro, mas também às formas do seu corpo em qualquer circunstância, pois num casamento tudo pode acontecer.

Faça este teste e descubra qual o seu estilo de fato de noivo!

E para ajudá-la na organização

Descarregue o ebook Como organizar o seu casamento“!

 

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Como escolher o vestido de noiva em 5 passos
Como escolher o vestido de noiva em 5 passos
Hoje deixamos-lhe aqui dicas preciosas para arrasar na escolha do vestido de noiva perfeito, tendo em conta uma série de factores importantes!
Prassa - Noivos
6 acessórios essenciais para o noivo dar um toque pessoal ao seu visual
Aproveite as sugestões deste post, para dar um toque pessoal ao seu look de noivo. A imaginação não tem limites, por isso comece já a “brincar” com os seus acessórios!
Gio Rodrigues | Foto: Krystallenia Batziou Photography
Fatos de Noivo em Lisboa: alguns dos melhores ateliers e lojas para encontrar o seu!
Encontre o Fato de Noivo perfeito num dos fantásticos ateliers de Noivo que seleccionamos a pensar em si!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação