Casamento clássico ou tradicional: tudo o que deve saber sobre este estilo!

Hoje, vou falar sobre um dos meus estilos favoritos: o casamento clássico que é também conhecido como tradicional.

O casamento clássico é ideal para casais conservadores e que gostam de manter a tradição. São noivos que respeitam os pré-requisitos da cerimónia e copo-d´água e que se preocupam com as questões de protocolo e etiqueta do casamento como um todo.

E tudo se inicia com o pedido de casamento, ou seja, na festa ou celebração intimista do noivado com o pedido formal da mão da noiva ao seu pai, até porque, os passos são dados com base naquilo que as gerações anteriores já faziam, adoro esse romantismo!

Onde é celebrado o estilo tradicional?

Na igreja, sempre! E na minha opinião, um casamento tradicional será sempre realizado na cidade, onde a noiva nasceu e onde vivem os seus pais.

Decoração do casamento

Com relação às cores, o padrão do estilo clássico não varia muito, e gira em torno do branco + verde ou tons pastéis. Os elementos que compõem o ambiente são: cristais, pratarias, castiçais, lustres e porcelanas para compor a decoração chic, sofisticada e elegante.

Qual a hora do casamento?

Neste estilo, a cerimónia costuma ser na parte da tarde e depois os noivos oferecem um jantar aos convidados.

Quinta do Hespanhol | Créditos foto: Tiago Silva Fotografia

Quais seriam as indumentárias mais adequadas?

As noivas optam por vestidos mais clássicos e românticos com assinatura de designers de renome, o uso do véu é obrigatório. O noivo deve escolher um fato clássico e de cor escura. Já as madrinhas e convidadas devem optar por vestidos longos!

Convite de Casamento

E como deve ser o convite? O modelo do convite deve ser maior que o de costume, e normalmente o layout escolhido é as iniciais dos noivos e para famílias com sangue nobre o brasão. Outro detalhe importante é o formato da letra, sugiro a “cursiva”, e o texto escrito por extenso. Nos casamentos tradicionais, são OS PAIS dos noivos que convidam para a cerimónia e recepção. E os nomes dos pais vêm no topo do convite e abaixo os nomes dos noivos. Papel claro, neutro e discreto acompanhado de um envelope tudo bem clássico.

Linhas Coloridas
Linhas Coloridas
Passione
Passione
Passione
Passione

Catering

Com relação ao catering, nada de finger food, sushi ou comidas mais modernas. O tradicional sempre faz mais sucesso para os gostos mais exigentes e o serviço à “inglesa directo” por empregados de mesa sempre a servir pela esquerda do convidado, é o mais adequado para este tipo de evento.

Dança 

Para a primeira dança dos noivos, a pista de dança é aberta com a valsa dos noivos, seguido da valsa dos pais e padrinhos que também podem participar deste momento importante.

Organização do Casamento 

Nesse estilo, é fundamental que os noivos sejam acompanhados do início ao fim por uma Wedding Planner por causa de todas as questões complexas de etiqueta e protocolos que envolvem este tipo de enlace.

Qual seria o próximo estilo de casamento que gostaria que eu falasse aqui na plataforma? Deixem aqui nos comentários!

Ficam as dicas e até o próximo artigo!25

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Foto: Aguiam Wedding Photography
20 regras de etiqueta de casamento que tem mesmo de saber!
A par da emoção que o momento acarreta, um casamento é ainda hoje uma celebração carregada de tradição e simbolismo. Fique a conhecer 20 regras essenciais de etiqueta de casamento!
Estúdios Santa Cruz
Os 6 temas tendência de casamento mais cool para este 2018
Fique a saber quais são as grandes tendências de temas de casamento para este 2018. Inovação, originalidade e muito amor, são as 3 palavras de honra do ano.
Créditos: Wendy Creating Moments
5 coisas que não deve partilhar nas redes sociais antes do seu casamento
Todo o secretismo envolto nos detalhes da cerimónia faz parte do encanto especial do seu casamento...

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação