10 dicas para redigir um convite de casamento na perfeição

Escolher o tipo de convite pode ser um quebra-cabeças, quando ainda não está claro o que se pretende. A grande quantidade de opções que existem, muitas vezes, ainda nos deixa mais baralhadas. Primeiro deve ter em conta o tipo de casamento que vai ter. Por exemplo, se for temático, deve escolher um convite de acordo; se for clássico, o melhor é optar por algo mais distinto, sem grandes floreados. Os casamentos a atirar para o rústico devem lembrar a natureza. Neste caso, escolha um convite em tons campestres, como o castanho e o verde.

Existe uma panóplia de convites, desde os mais modernos, aos originais e divertidos. É só sentar-se um pouco com o seu companheiro e fazer uma lista dos preferidos. Depois, é só ir excluindo um a um até ficar com o grande eleito.

a pajarita
a pajarita

Entretanto, tome nota destas 10 dicas para conseguir uns convites de se lhes “tirar o chapéu”!

1. Fazer a lista de convidados

Primeiro que tudo tem de saber quem convidar. O ideal é que os noivos façam uma lista com os seus amigos em comum e depois outra com os amigos de cada um. Em terceiro lugar, os noivos devem fazer outra lista com os seus familiares, em separado. Por fim, é só juntá-las e contar todos os elementos.

É importante rever a lista e certificar-se se quer mesmo convidar todos os considerados. Depois, é só agrupá-los por amigos e familiares. Deve ter cuidado para não enviar o mesmo convite aos casais que já se separaram. É importante também que não sente à mesma mesa aqueles que não se dão bem.

Para que não deixe escapar nada, convidamo-la a ler: como fazer a lista de convidados para o casamento em 5 passos

Pérola, Papel, Tesoura

2. Eleger o formato e o conteúdo

A variedade de modelos de convites disponíveis hoje em dia é incrível. Você até pode passar um tempo bastante agradável a escolhê-los, mas é importante que dê especial atenção ao conteúdo. Este deve conter as seguintes informações:

– Os nomes do casal

– Os nomes dos pais dos noivos

A data, local e horário da cerimónia

– Os contactos para os convidados confirmarem a sua presença

– Os números de telefone dos noivos ou de algum familiar que julguem importante

Cor Púrpura

3. O texto

Depois de escrever os dados mencionados acima, deve saber onde os inserir. Por exemplo, o nome dos pais deve vir nos cantos superiores (esquerda e direita), dando a ideia que são eles que estão a fazer o convite para o enlace dos filhos. Já o texto principal, deve vir centrado. Ex: “Temos o prazer de convidá-lo para a cerimónia a ser realizada no dia 19 de julho, às 16h00, na igreja de São João de Deus, em Lisboa.”

Contudo, o nome dos pais pode ser omitido, se se tratar do segundo casamento de um dos noivos ou se algum já tiver filhos. Assim, o convite é dirigido pelos próprios futuros casados e não pelos seus progenitores.

Se quiser impressionar, procure um profissional, que lhe transmita confiança e lhe assegure um convite de sonho. Procure uma empresa especializada em design gráfico e branding para bodas. Esta vai criar um desenho único, exclusivo e personalizado para si e para a sua cara metade.

Tome nota da seleção de empresas que a Zankyou preparou para si.

Molde Design Weddings
Molde Design Weddings

4. Escreva frases originais

Se for daquelas que preferem ignorar as regras tradicionais ou combinar o conteúdo habitual com outros textos, pode e deve fazê-lo. Os convites que apresentam um cunho pessoal são sempre mais apreciados. Demonstram esforço e interesse por parte dos noivos. No envelope, pode surpreender e fazer uma pergunta direta, do género: “Queres ser minha madrinha?” Sugerimos ainda que inclua algumas frases originais e românticas. Aqui ficam alguns exemplos.  

Foto: A Pajarita
Foto: A Pajarita

5. Redação formal vs informal

A escrita que escolher para o seu o convite dará logo uma pista para o estilo de casamento que vai ter. Nas bodas mais informais, não precisa de recorrer tanto à forma tradicional de organizar e escrever o conteúdo do convite. Pode muito bem ignorar as dicas acima e criar o seu próprio modelo. O importante é que nos seus rasgos de criatividade não se esqueça de incluir informações principais, como o seu nome e do seu noivo, a morada e a hora da cerimónia.

Foto: Cor Púrpura
Foto: Cor Púrpura

6. Envelopes escritos com a sua letra

Se você tiver uma letra bonita devia escrever os convites à mão. Mas se não tiver tempo para isso, ao menos que o faça nos envelopes. O nome dos destinatários devem ser escritos pelo próprio punho de um dos noivos, de preferência a preto e sem abreviaturas. Fica mais bonito e pessoal, se escrever a letra cursiva. Nunca com letra de máquina.

a pajarita

7. Escolha a cor do texto

Depois de escolher o conteúdo e textos de seus convites, terá de pensar nas cores da caligrafia. Claro que primeiro deve ter em conta o seu gosto pessoal. Mas atenção à tonalidade de fundo do próprio convite. Se for escuro, terá de escrever com uma cor que a realce. As mais usadas são o azul, castanho ou verde escuro.

Adjetivos de Papel
Adjetivos de Papel

8. Personalize em função da estação do ano

Cada detalhe é importante na formulação de um convite. A estação do ano não é exceção. Se incluir tópicos que transmitam a ideia de calor: como lume, lareira, ou cores mais quentes, como o vermelho, indiretamente está a dizer que o casamento será no Inverno. Pense nisso!

Magia Pura

9. Aproveite as novas tecnologias

Se o método tradicional de convite não a cativar ou se precisa de economizar, pode sempre aproveitar as novas tecnologias e criar um convite digital. Faça, por exemplo, um convite através de vídeo, gravado por si mesma. Pode ainda enviar uma foto sua e do seu noivo por email e juntamente escrever a informação necessária. As redes sociais também são uma opção válida, e que consegue chegar a um número muito maior de pessoas, de forma rápida e eficaz. Através do WhatsApp ou de qualquer outro chat, envie um convite diferente para vários grupos de pessoas. Ou seja, adapte-o aos seus diferentes tipos de convidados.

Foto: A Pajarita
Foto: A Pajarita

10. Oriente os seus convidados

O objetivo principal dos convites é dar a boa nova (que vai casar) e dizer aos seus convidados de forma indireta o quão importante eles são para si. E, precisamente, por eles serem tão importantes é que lhes tem de facilitar a vida. Inclua no convite um mapa com as direções para a cerimónia. Se possível, com as coordenadas em GPS. Se fizer um convite digital, também pode criar um mapa, que vá dar direto ao Google Maps, por exemplo.

Foto: Airflower
Foto: Airflower

Seja como for, os convites devem ser entregues com tempo suficiente para que os convidados se organizem. E por falar em convites, aqui fica mais uma ajuda: Convites de casamento: escolha a fonte de letra ideal para o estilo da sua cerimónia.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Lugares e Momentos
Como fazer uma checklist de casamento para correr tudo na perfeição
Quem já casou sabe bem a quantidade de coisas que há para fazer na organização de um casamento....Por isso, vamos deixar-lhe aqui uma boa checklist de casamento para não se esquecer de nada e garantir que tudo decorre como sempre imaginou!
Kabuki make up by Rita Amorim | Hugo Coelho Fotografia
Como combinar maquilhagem de noiva e vestido de noiva na perfeição: três looks diferentes para três noivas maravilhosas!
Tudo... Mas mesmo tudo... Gira em torno da noiva! (Ou quase tudo, pronto...) Assim que ela, formosa, põe um pé no altar... Todos os olhares se voltam! E por isso... Que entrem três look's diferentes para três noivas deslumbrantes!
Efeito Espontâneo
Como decorar o vosso casamento de final de tarde na perfeição: os pontos essenciais que não podem esquecer!
Hoje, aqui, na Zankyou Magazine damos-vos conta de como podem decorar o vosso casamento de final de tarde na perfeição... Porque cada detalhe conta e cada segundo quer-se memorável!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação