Menus de casamento: 7 estilos de ementas criativas & ideias originais

Menus de casamento: 7 estilos de ementas criativas & ideias originais

No dia do seu casamento tudo tem de ser pensado ao mais ínfimo pormenor. Os menus não são exceção. Saiba como torná-los originais e ao seu gosto!

Menus de casamento: 7 estilos de ementas criativas & ideias originais
Créditos: a pajaria
  • Convites e Estacionário
  • Recomendações
  • Msn
  • Decoração da festa

Sendo o dia do casamento um dos mais importantes na vida de uma pessoa, é natural que queira que corra tudo às mil maravilhas, até ao mais ínfimo pormenor. Sim, porque até os detalhes contam para transmitir a imagem do tema da boda.

Sabia que até a apresentação dos menus demora a ser pensada? Não basta arranjar um papel qualquer e escrever a ementa sem pensar na letra. A conceção gráfica é uma das etapas mais importantes na organização do Grande Dia. Ninguém diria que escolher os menus do Copo d’água possa ser um quebra-cabeças para os noivos. É a cor, o tamanho, o tipo de papel e, claro, a letra que enfeita o texto.

Surpreenda-se com estes exemplos de design para menus originais e criativos, que impõem um traço identificador, inspirador e misterioso ao seu casamento.

 1. Menus de casamento Rústicos

Os menus do tipo rústico são perfeitos para casamentos no campo, passados ao ar livre, num cenário bucólico. As flores, os ramos e as folhas são os elementos gráficos mais requisitados pelos noivos que optam por este estilo de ementas, que podem ser simples e orgânicas ou mais elaboradas. Há também quem utilize rendas para adornar ou opte por caligrafias do estilo manuscrito. Os tons terra, uma das grandes tendências para 2020são também bastante adequados.

guardar
Menu de casament0 Ideia Genial
guardar
Menu de casamento Casamenthology

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Para dar um tom rústico às ementas de casamento, pode também apostar na textura da toalha ou na originalidade do sous plat. Um tronco de madeira, por exemplo, pode ser perfeito, conjugado com um design simples e elegante.

guardar
Invite – Momentos Felizes
guardar
Menu Ideia Genial
guardar
Menu In Love | Wedding Stationery & Styling

E porque não dispor o menu de casamento num quadro de ardósia? É perfeito para casamentos rústicos, cerimónias no exterior e uma decoração orgânica e natural, além de ser económico, ecológico e divertido.

Leia também: Convites de casamento rústicos: um estilo único para quem ama a natureza

guardar
Your Ideas, My Ideas

 2. Requintados

As bodas clássicas pedem detalhes mais requintados. Não quer com isto dizer que tenham de ser simples e/ou sem graça. Um toque de requinte fica sempre bem, já que transmite glamour e uma beleza subtil, tão ao jeito dos noivos low profile. Talvez este estilo não seja o mais indicado para casais muito jovens, como é o caso das tão faladas noivas milenares, mas de certeza que fica perfeito naqueles que já vão tarde… para o altar. A caligrafia, o tom escuro do primeiro menu que lhe mostramos abaixo, por exemplo, dão um look de sofisticação à boda, que, juntando ao pormenor da pinha, tornam-no único em distinção e categoria.

Leia também: Os elementos de papelaria essenciais para o seu casamento

guardarA Pajarita
a pajarita

Se é fã dos casamento temáticos, pode sempre aliar o requinte à originalidade e acrescentar uns pozinhos da fantasia Disney, como no menu em baixo, em que a ementa tema forma de um espelho mágico.

guardar
Menu de casamento Ideia Genial

Se quiser surpreender pela originalidade, opte por colocar um espelho numa moldura clássica. Aposte, mais uma vez na caligrafia, que dará um maior toque de sofisticação.

guardar
Foto Reprodução Instagram

3. Menus de casamento tipo marcador de livro

Este estilo de ementa de casamento é simples, mas elegante, podendo ser facilmente conjugado com elementos decorativos diferenciadores. No primeiro exemplo, é a ornamentação com o guardanapo e a flor seca que dá logo outro ar ao conjunto. No segundo, o pormenor do carimbo de lacre faz toda a diferença.

Leia também: 60 ideias de marcadores de mesa de casamento para os seus convidados

guardarInvite Mi
Menu de casamento Invite Mi
guardar
Menu de casamento Invite Mi

4. Românticos

O menu de casamento abaixo apresenta um excelente exemplo de romantismo. Nestes casos abaixo, as flores estão no menu dentro do equilíbrio e inventividade do design, como se que a querer dizer que os noivos estão apaixonados e em clima de amor e muita felicidade. Estes cardápios, sem precisarem de palavras concretas, dão a ideia do estado de alma dos noivos e agradecem a presença dos convidados.

Leia também: 3 passos para realizar um casamento romântico e acolhedor

guardar
Menu de casamento MUZA Weddings Design
guardar
Menu de casamento MUZA Weddings Design
guardar
Menu de Casamento Design comTexto

5. Simples e informais, mas sempre elegantes

Segundo consta, “menos é mais”. Não é preciso muito ruído visual para produzir um produto de qualidade. Às vezes, basta um toque de cor, um elemento ilustrativo ou a conjugação com os outros elementos da mesa para que o menu fique logo com o efeito desejado. O importante é que seja o espelho da alma dos noivos!

guardar
Menu de casamento a pajarita |Foto: Alice Vicente
guardar
Menu de casamento a pajarita
guardar
Menu de casamento Ideia Genial
guardar
Menu de casamento Invite Mi

Porque não dar um toque de originalidade à mesa do casamento com uma ementa de casamento em acrílico? Esta opção tem um visual muito clean, permitindo a conjugação com os mais diferentes elementos da mesa e adaptando-se, inclusivamente, a diferentes estilos de casamento.

guardar
Menu em acrílico In Love | Wedding Stationery & Styling
guardar
Foto Reprodução Instagram

6. Decorativos de mesa

E por que não fazer dos menus de casamento um elemento decorador da mesa? Seja pela forma, pela cor ou por qualquer outro detalhe diferenciador, o importante é que esteja de acordo com todas as outras peças, de modo a formar um todo com sentido.

Leia também: 54 tipos de decoração de mesas do seu casamento: qual o seu favorito?

guardarLove Stories Weddings
Menu de casamento Love Stories Weddings
guardar
Menu de casamento MUZA Weddings Design

Se quiser surpreender pela originalidade, que tal uma ementa de casamento em forma de “quantos queres”? Simples!

guardar
Menu de casamento By Ana Studio

 7 – Menu a condizer com …

… O convite, etiquetas sparklers, croquis de mapas, garrafinhas e compotas. Afinal, toda a conceção gráfica e temática deve estar em perfeita harmonia. Faz todo o sentido que o convite e o menu sejam indicativos da mesma festa e sejam personalizados ao gosto dos noivos. O que acha dos modelos abaixo, são ou não apelativos?

guardarCor Púrpura
Cor Púrpura
guardar
Uns e Outros – Design

Já se sente inspirada? Primeiro, só tem que escolher o estilo da sua boda, depois toca a mandar convites. E, por fim, deixe os convidados se surpreenderem com uma ementa personalizada: a mais criativa e original do mercado.

Entretanto, não perca Boda urbana: A tendência mais “cool” para o seu Grande Dia.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo