Como organizar um casamento temático em 5 passos

O conceito de criatividade leva-nos imediatamente a pensar em liberdade e fluidez de ideias. Não é de surpreender que os casamentos se tenham tornado numa revolução criativa por entre cores, temas, estilos e sabores. Há noivos que continuam a ser fieis ao tradicional, mas cada vez mais são os pombinhos que optam pelo espetáculo e dão asas à imaginação. Estes casais unem-se por um mesmo objetivo: conseguir o casamento ideal com um toque de originalidade. Há mais de um milhão de possibilidades e quase todas elas já foram colocadas em prática. Mas, acredite, ainda há um longo caminho a percorrer e existe sempre uma forma de reinventar. Neste artigo, descubra como organizar um casamento temático em 5 etapas.

Passo 1. Seja você mesma

Se escolheu um casamento temático, saiba que tem a total liberdade para se divertir durante a organização do seu casamento e durante o mesmo. Num momento tão importante como este, não pode esconder os seus verdadeiros desejos. Uma vez tomada a decisão, invista! Seja você mesma, sem medos, e ouse escolher o tema adequado à sua personalidade.

Foto: Sonhoemflor

Existem diversas possibilidades, mas recomendamos que siga o seu coração de acordo com os seus gostos, e não apenas porque algo está na moda. Só dessa forma se sentirá confortável. Se não tem muitas ideias, mas gosta da ideia de ter um casamento temático, consulte todas as opções possíveis.

No entanto, os casamentos temáticos devem corresponder aos desejos do casal. Deve ser um objetivo comum, sem que nenhum dos dois tenha simplesmente que ceder. Afinal, o casamento celebra a união de ambos, não é verdade?

Passo 2. Organize com um objetivo definido

Não comece a tratar de tudo como louca, qual formiguinha atarefada! Até mesmo um casamento, cujo tema possa conhecer em detalhe, merece uma estruturação para que não se perca. Neste tipo de situações, os wedding planners têm muito a dizer. E não, não desista apenas porque eles não conhecem o tema escolhido. Talvez eles não saibam tudo sobre Star Wars ou o Renascimento, mas como profissionais que são, certamente farão uma pesquisa exaustiva até conseguirem realizar o casamento dos vossos sonhos. Para isso, basta que siga o tópico que escolheram e organizem tudo a partir dessa ideia. Além disso, pode sempre contactar wedding planners especializados em casamentos temáticos.

Foto: Renato Ribeiro Photography

Primeiro que tudo, é importante diferenciar dois conceitos. O primeiro é o cenário e o estilo do casamento, ideal para criar uma atmosfera que englobe tudo. O mais comum, pelo menos nos últimos anos, é o vintage, o industrial, o boho chic ou o rústico, embora possa investigar muito mais sobre o assunto, ou mesmo optar pelo cenário clássico e intemporal.

A partir daí, chegamos ao segundo conceito: o tema. Com o cenário perfeitamente estabelecido, desenvolva um tema, especialmente nos pequenos detalhes (porque o detalhe faz mesmo a diferença!).

Foto: Set Lounge Beach Weddings
Foto: Set Lounge Beach Weddings

Passo 3. Selecione os materiais e as cores

A organização começa com materiais físicos. É hora de colocar em prática os conceitos que discutiu com o seu wedding planner. Para fazer isso, localize fornecedores especializados em casamentos temáticos. Embora eles possam não ter exatamente o que procura, a sua experiência na área vai ajudá-los a conseguir o que precisa para o seu casamento.

Foto Plumeria via Wendy Creating Moments

Como será a sua decoração? Determine, primeiro, as cores que servirão como mote no grande dia. Se for um casamento temático, as cores serão muito específicas e significativas. A partir daqui, use os elementos mais representativos do seu tema para colocar detalhes, mas sempre mantendo alguma subtileza e a elegância. Não preencha todos os espaços como se fosse obrigatório tornar essa atmosfera especial e evidente em cada centímetro do local. Não é necessário! O importante é seguir a tendência.

Os detalhes dependem muito do tipo de casamento. Existem muitos locais especializados na venda e produção de artigos temáticos. Além disso, pode também contar com artesãos dedicados em fazer todos esses detalhes à mão, o que trará um lado exclusivo para a sua celebração.

Foto Plumeria via Wendy Creating Moments

Passo 4. Leve em consideração todos os fatores

Embora já tenhamos avisado que a saturação não é o melhor caminho, há que ter em conta todos os estratos do casamento para alcançar os seus propósitos, praticamente desde o início.

Primeiro, os convites. Eles são fundamentais, e mais ainda num casamento temático. Porquê? O convite é o primeiro teste, a primeira pista, um aperitivo para o casamento. Se o convite incluir detalhes de seu tema, seja a banda sonora ou alguma pista sobre as animações, ou até mesmo indicações para o dress code, os seus convidados certamente terão uma ideia melhor de tudo que que vão encontrar, e podem adaptar-se em conformidade.

Foto: Love Stories Weddings
Foto: Love Stories Weddings

Os figurinos, apesar de não acreditarem, também contam, e muito, para um casamento temático. Mas não é preciso exagerar! Na verdade, muitas noivas vestem um vestido de noiva e fazem-se acompanhar de diversos personagens encarnados por atores, ou outros convidados, que estão sempre prontos para a folia, e decidem adotar um personagem. Os mais envolvidos e corajosos estarão sempre vestidos a rigor desde o primeiro minuto. Mas, claro, os convidados também podem (e devem) contribuir.

Foto: The Quinta – My Vintage Wedding

A música é outro elemento importante, presente desde o início até ao fim. É importante que existam referências musicais que servem para definir o casamento desde o primeiro momento. No entanto, não recomendamos que dê a conhecer toda a playlist aos seus convidados. Lembre-se que o fator surpresa também é bastante importante. Obviamente, é bom ter alguma variedade no que toca a géneros musicais. Não force os seus convidados a ouvir o tipo de música que prefere, toda a noite. É importante que TODOS se divirtam.

Foto: Across the Mountains

A decoração, obviamente, ajudará a contribuir para a temática do casamento. Mas não exagere, e não transforme o seu casamento em um parque temático. Seja inteligente, subtil, com muito bom gosto. Finalmente, não ignore o tema do casamento no copo-de-água. Os convidados devem lembrar-se de vez em quando do tema, para manter uma dinâmica interessante durante o evento.

Foto: Love Stories Weddings

Passo 5. Novos temas

Um casamento temático nem sempre deve ser associado a um conceito geek. Às vezes, o suficiente é apenas o necessário para definir tudo, talvez de uma forma mais ornamentada, para dar ao evento um ar especial. Como o velho está sempre na moda novamente, e quase tudo tem a capacidade de se tornar uma tendência, hoje em dia o caráter rudimentar e autêntico de quase tudo foi aprimorado. Portanto, de acordo com o seu estilo, traga o velho para o novo e use e abuse de elementos decorativos mais arcaicos, principalmente se o seu casamento for celebrado numa quinta e tiver um toque mais rústico. Pode recorrer a ferramentas agrícolas, fardos, bicicletas antigas, caixas de madeira, flores silvestres, lâmpadas de óleo, máquinas de escrever, bombas de água, cercas de madeira, bancos e outros elementos que normalmente fariam parte de uma cena rural.

Foto Plumeria via Wendy Creating Moments

Por outro lado, os casamentos temáticos em si têm múltiplas formas e, quase sempre, seguem uma temática de fantasia ou ficção científica, como a banda desenhada, a Guerra nas Estrelas, o Game of Thrones, Harry Potter ou Star Trek. No entanto, recorremos também a áreas mais gerais que parecem não se conjugar com nada, mas que encerram em si todo o potencial. Assim, encontramos temas de pintura, cinema, música e literatura, bem como o uso de diferentes épocas da história. Nesta última secção, atente para o vitoriano, o medieval, a guerra civil americana e o que reinou durante a Revolução Francesa, bem como alguns detalhes de países mais exóticos.

Foto: Renato Ribeiro Photography

Como vê, tudo bons motivos para sonhar acordada e imaginar o seu casamento de sonho. Depois, é só por tudo em prática e transformar o sonho em realidade.

Não perca estes pózinhos de perlimpimpim:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Como fazer a entrada e saída da Igreja em 5 passos
Como fazer a entrada e saída da Igreja em 5 passos
Se perguntar a um casal que esteja prestes a “dar o nó” se está a par do protocolo de entrar e sair da igreja, provavelmente não vai conseguir ouvir uma resposta. E você... sabe?
Como vestir as crianças para um casamento em 5 passos
Como vestir as crianças para um casamento em 5 passos
Não sabe como é que vai vestir as crianças no casamento? Fique com as nossas sugestões e tire esse peso de cima!
Como escolher um Wedding Planner para o meu casamento: 5 passos fundamentais
Como escolher um Wedding Planner para o meu casamento: 5 passos fundamentais
Porque queremos que o seu dia não seja menos do que extraordinário, hoje na Zankyou vamos ajudá-la a encontrar o melhor dos melhores profissionais!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação