X

Como escolher as cores para a decoração do casamento?

A escolha das cores para a decoração do casamento pode parecer relativamente simples até ao momento em que os noivos se deparam com as inúmeras possibilidades de combinações. Por isso, hoje vamos dar-lhe aqui uma abordagem um pouco diferente que poderá ajudá-la a escolher as cores para a decoração do seu casamento. Pronta?

Solicite informação sobre “VERY COOL - Comunicação e Eventos”
VERY COOL – Comunicação e Eventos

A definição das cores para a decoração do casamento nem sempre se resume a uma questão puramente estética, pois as cores acabam por ter uma linguagem própria, influenciando a nossa maneira de pensar, agir e até mesmo de sentir, podendo expressar subjectivamente os sentimentos dos noivos no dia do casamento, o seu estilo, o seu estado de espírito e até mesmo a sua história.

Para escolher uma palete de cores para a decoração de casamentos, isto é, um conjunto ou padrão de cores e tons que são usados nos diferentes elementos visuais de uma forma harmoniosa, o ideal é ter um ponto de partida. Pode ser a sua cor preferida ou do seu noivo, cores associadas a uma estação do ano, a uma data comemorativa ou ao tema que eventualmente escolher, as cores tendência para o ano do casamento, a roda das cores, etc. Na realidade, a paleta pode relacionar-se com algum conceito ou simplesmente compor um padrão visual coerente.

Solicite informação sobre “Spatium Fotografia ”
Spatium Fotografia

O que aqui lhe propomos é partir para a escolha das cores tendo em conta o seu significado, de modo a encontrarem juntos e conscientemente a palete que melhor vos define enquanto casal, bem como aquilo que vão querer sentir e transmitir aos vossos convidados naquele que será um dos dias mais importantes das vossa vidas. Na realidade, não é nada de novo, pois a psicologia das cores é utilizada por muitas empresas para conseguir melhores resultados com os seus produtos.

Então vamos lá!

Cores Pantone 2016: Rose Quartz & Azul Serenity

Vamos começar por analisar as cores eleitas pela Pantone para 2016: o rosa e o azul. Assim, sendo a cor do respeito e da estabilidade, o azul transmite calma, tranquilidade e segurança, sendo ideal para casais com um relacionamento maduro, estável e cúmplice, eventualmente juntos há muitos anos.

Solicite informação sobre “Quinta da Bichinha”
Quinta da Bichinha

Já o rosa é uma cor que representa a feminilidade, a delicadeza e a inocência, transmitindo sentimentos de leveza e de luminosidade, conforto e simplicidade. Símbolo do amor e da beleza, é a cor perfeita para criar um ambiente romântico e intimista, que deve ser usada com alguma parcimónia e em conjugação com outras cores, para não parecer uma festa de uma criança.

Solicite informação sobre “Quinta da Bichinha”
Quinta da Bichinha

Entretanto, nas palavras de Leatrice Eiseman, directora executiva do Pantone Color Institute, a combinação Rosa Quartz & Azul Serenity, “evoca o equilíbrio que existe entre um rosa acolhedor como um abraço e um tom azul claro mais frio e tranquilo”, o que irá reflectir a conexão entre o bem-estar e a calma, que transmite uma sensação de ordem e de paz.

Foto Zing! by Quicken Loans

Branco

Sendo uma das cores para a decoração do casamento mais utilizada pelos noivos, muitas vezes como base para inúmeras combinações, o branco é a representação da pureza, inocência, bondade, integridade e sinceridade, afastando energias negativas e promovendo o equilíbrio interior. Se escolher o branco como cor predominante, para além de estar a escolher um clássico de elegância, estará a transmitir um sentimento de harmonia, paz e calma. Tenha apenas em consideração que demasiado branco pode tornar o ambiente “frio”, pelo que deverá sempre conjugar com alguns apontamentos de cor.

Solicite informação sobre “Palacete Dona Maria”
Palacete Dona Maria

Amarelo

O amarelo é a cor da amizade, do dinheiro e do intelecto, estando associada ao cuidado, à gratidão, à felicidade e optimismo. Também é uma cor que diminui a ansiedade e as preocupações, estimulando simultaneamente a desinibição. Ideal para quem pretende uma festa cheia de vida que inspira alegria, criatividade, leveza e boa disposição, é uma cor geralmente escolhida pelos noivos com bom humor. Em termos de combinações, o amarelo  fica lindamente com o branco e o azul.

Solicite informação sobre “Quinta da Bichinha”
Quinta da Bichinha

Verde

Cor da esperança, da sorte, confiança e renovação, o verde transmite energia, paz, tranquilidade, harmonia, conforto, aconchego, prosperidade, exuberância, fertilidade e saúde. É uma cor tradicional, concedendo a qualquer festa muita energia e a frescura da natureza. Já em termos de combinações, o verde resulta muito bem com o branco, bege e dourado. Enquanto dupla com o azul, evoca sentimentos de calma e harmonia e representa uniões longas, levando sorte e boas vibrações para qualquer festa de casamento!

Solicite informação sobre “Quinta da Bichinha”
Quinta da Bichinha

Preto

O preto está associado ao poder, prestígio, seriedade, luxo, elegância e sofisticação. Sendo escuro, deverá obviamente ser combinado com outras cores para a decoração do casamento, tais como o prateado ou o branco, por exemplo. Esta última combinação, aliás, é sinónimo do Tei-gi, o famoso símbolo chinês que resume toda a filosofia Taoísta de um Universo criado e regido por forças opostas e complementares (a singular visão do YIN-YANG). Assim, o branco e o preto juntos representam uma relação positiva, forte e equilibrada.

Mar D’Ar Hotels

Vermelho

Cor da paixão e do amor, o vermelho representa força de vontade e liderança, transmitindo amor, desejo, estímulo e coragem. Embora também possa ser associada ao orgulho e poder, é uma cor relativamente comum em casamentos mais luxuosos, provavelmente por estar associado a intensa paixão. É preciso, no entanto, ter atenção que em excesso pode criar um ambiente propício à agressividade.

Quinta do Frade

Laranja

Tal como o amarelo, o laranja é uma das cores para a decoração do casamento indicada para quem quer ver a tristeza bem longe. Alegre e cheia de vivacidade, a cor laranja caracteriza o conhecimento e energia, representando o entusiasmo, a diversão, a juventude e a criatividade. Também estimula a confiança e a sensação de que somos imparáveis! Em termos de ambiente, possibilita o conforto ideal para uma boa conversa.

Solicite informação sobre “Quinta da Bichinha”
Quinta da Bichinha

Lilás ou cores de tom próximo (roxo, violeta)

O lilás e as outras cores próximas são consideradas “cores mágicas”, associadas ao lado mais misterioso, espiritual e místico das pessoas. Transmitindo pureza e sinceridade, promovem a purificação mental e emocional, elevando a intuição. Em termos de cores para a decoração de casamento, conferem uma sensação de leveza ao ambiente. O roxo, em particular, está ligado ao poder e à realeza, sendo uma cor forte e marcante que é escolhida geralmente por noivos com muita personalidade.

Solicite informação sobre “Helder Couto Photo”
Helder Couto Photo

E então, já tem uma ideia mais clara das cores que vai escolher para a decoração do seu casamento? Se gostou destas explicações, veja também a simbologia das cores para a escolha do bouquet.

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação