Como escolher as cores para a decoração do casamento?

A decoração é um aspecto fulcral em qualquer casamento, pois é responsável pela criação de toda a vibe que se viverá no grande dia. Assim, as cores, sendo um componente de extrema importância vai, também, ditar o estilo do casamento.

Desta forma, fique a saber como escolher as cores que predominarão no dia do seu casamento com as dicas que a Zankyou preparou para si!

Dream Weddings Europe
Dream Weddings Europe
Dream Weddings Europe
Dream Weddings Europe

1.Foque-se no tema do seu casamento 

Um dos primeiros aspectos que os noivos têm em conta, no momento em que começam a organizar o seu grande dia de casamento é o tema do mesmo. De facto, o tema do casamento é um dos pontos mais importantes, uma vez que vai ditar todas as outras decisões com que os noivos se depararão, seguramente, ao longo de toda a planificação: o vestido da noiva, a decoração do espaço, a cor das flores…

Assim quando os noivos saltarem para a tarefa de optarem por uma cor ou por um conjunto de cores para a sua celebração, é necessário que tenham em mente o estilo de casamento que ambicionam! Por exemplo, se o tema que escolheram para o vosso casamento estiver relacionado com o mar, as cores nas quais deveriam apostar seria nas várias tonalidades de azul a combinar com o branco. Ou por exemplo, se optaram por um casamento boho, a palete de cores ideal deveria ser constituída pelas vibrantes cores lavanda, esmeralda e azul, com um toque de rosa.

2. Inspire-se no palco do seu casamento

O local onde vai celebrar o “Sim, aceito!” é, igualmente, um factor bastante crucial nesta equação. Portanto, se já decidiram o espaço, mantenha-o em mente, pois vai ajudar-vos a alcançar uma ideia para o esquema de cores que deverão adoptar. Para além disto, os noivos podem, ainda, focar-se nos diversos elementos que envolvem o lugar onde viverão a recepção do casamento: se tiverem, por exemplo, uma janela na qual se possa vislumbrar uma majestosa vista para o mar, usem este aspecto, pois irá, certamente, desencadear ideias igualmente magníficas.

Posteriormente, as cores que escolheram para o vosso casamento irá transmitir e realçar o que mais amam no palco onde se viverá o grande dia. Ou se por exemplo, desejar casar numa quinta em comunhão com a Natureza como seria na Quinta do Hespanholonde a harmonia é visível graças à simbiose que se estabelece entre os elementos naturais e a própria elegância e charme inerentes à Quinta.

Quinta do HespanholAgende a sua visita!
Quinta do Hespanhol. Créditos: Tiago Silva Fotografia
Quinta do HespanholAgende a sua visita!
Quinta do Hespanhol. Créditos: Momento Cativo
Quinta do HespanholAgende a sua visita!
Quinta do Hespanhol. Créditos: Tiago Silva Fotografia
Quinta do HespanholAgende a sua visita!
Quinta do Hespanhol. Créditos: Maria Rao Photography
Quinta do HespanholAgende a sua visita!
Quinta do Hespanhol. Créditos: Maria Rao Photography

3. As estações do ano 

Da mesma forma que “personaliza” o seu armário da roupa, tendo em conta a estação do ano em que se encontra, também, o seu casamento e as respectivas cores que o representarão são influenciados por esta constante. Assim, pense se gostaria de dizer o “Sim, aceito” no calor de um sol vibrante de Verão ou num final de tarde de Outono. Portanto, encontre o conjunto de cores que tirará o melhor partido da estação do ano.

Mary Me Eventosuma conceituada empresa no mundo do wedding planner, será ao longo de todo este processo a sua “fada madrinha”, pelo que se compromete a auxiliar os noivos a organizar o seu casamento de sonho. Desta forma e colocando toda a experiência e savoir faire que detém, esta equipa de profissionais irá apresentar ao casal as melhores opções e, neste caso, aconselhá-los com as melhores dicas para que alcancem um casamento harmonioso, onde tudo esteja pensado ao mais ínfimo pormenor.

Mary Me EventosAgende a sua reunião!
Mary Me Eventos. Créditos: João Almeida
Mary Me Eventos
Mary Me Eventos. Créditos: João Almeida
Mary Me EventosAgende a sua reunião!
Mary Me Eventos. Créditos: João Almeida
Mary Me EventosAgende a sua reunião!
Mary Me Eventos. Créditos: João Almeida

Se se vai casar:

No Verão: aposte em cores vibrantes como o amarelo, roxo, azul e vermelho, que se revela a combinação ideal para um casamento no momento do pôr-do-sol.

No Inverno: Um casamento all white é a melhor opção para uma cerimónia a realizar-se nesta altura do ano, especialmente se adicionar um toque de irreverência conferido por pormenores dourados ou bronze, assim como metálicos e prateados. Um sentido de estética de luxo está, desta forma, garantido.

Na Primavera: As cores da Primavera são, facilmente, resumidas pelos tons pastel.

Mary Me EventosAgende a sua reunião!
Mary Me Eventos. Créditos: João Almeida
Mary Me EventosAgende a sua reunião!
Mary Me Eventos. Créditos: João Almeida

4. O significado das cores

Qualquer casamento está repleto de símbolos que apresentam um grande valor para os noivos e que nos remontam para momentos experienciados, por histórias partilhadas, para uma música que os leva para a primeira dança a dois ou para a viagem que fizeram pela primeira vez. Também as cores têm todo um dicionário de significados que podem ser trazidos para o seu grande dia.

Desta forma, se o casamento com que sempre sonhou é caracterizado por uma atmosfera de luxo, elegância, glamour e prestígio, os tons mais escuros, como o preto, ou o prateado e branco são as cores nas quais deve apostar!

Conheça, o significado das cores no dia do seu casamento 

5. Pense no que gosta 

É o seu casamento, portanto este dia será em torno daquilo que gosta e da sua personalidade. Desta forma e depois de já conhecerem o significado das cores, por exemplo, podem pensar num tom em específico que retrate a vossa verdadeira essência enquanto casal. Olhe à sua volta e perceba quais são as tonalidades que a rodeiam maioritariamente: quer na decoração da sua casa ou até na roupa que usa no dia-a-dia.

Depois de ter bem definido aquilo que realmente gosta e deseja, encontre o profissional que se responsabiliza por tornar o seu sonho numa decoração única e espectacular. Guilherme do Vale – Interiores & Eventos é, assim, a empresa ideal para colocar la cerise sur le gateau. Independentemente daquilo que os noivos ambicionam, estes profissionais irão trabalhar para encontrar a solução perfeita para, posteriormente, transformar o seu casamento num evento repleto de requinte e glamour ou tranquilidade e descontracção.

Guilherme do Vale - Interiores & EventosAgende a sua reunião!
Guilherme do Vale – Interiores & Eventos
Guilherme do Vale - Interiores & EventosAgende a sua reunião!
Guilherme do Vale – Interiores & Eventos

6. A atmosfera que deseja 

As cores são um dos elementos responsáveis pela criação de qualquer mood, de qualquer ambiente. Assim, se deseja criar um pouco de “drama” no dia do seu casamento siga um caminho que a guiarão no sentido das cores mais escuras, como o preto, dourado, rubi…

7. O tom da sua pele

No dia do casamento, todos os elementos que o constituem estão intimamente relacionados uns com os outros. Assim, a cor dos vestidos das suas damas-de-honor tem de, imperativamente, ir ao encontro de toda a temática e esquema de cores que escolheu para o dia. Consequentemente, a noiva tem, também, de pensar em como os vestidos das suas amigas combinarão com o seu tom de pele e como a máquina fotográfica retratará esta combinação.

Lugares e Momentos
Lugares e Momentos

8. Complementaridade das cores

Neste aspecto, recomendamos que os noivos olhem para o círculo cromático e perceba quais são as cores que provavelmente ficarão melhor, quando combinadas. Normalmente, os casais optam por escolher uma cor principal e, tendo esta como ponto de partida, escolhem as cores complementares que conferirão aquele je ne sais quoi à decoração da sua cerimónia e celebração.

9. As texturas

De forma a adicionar um toque distinto e stylish ao dia do seu casamento, ponderem em incorporar algumas texturas na decoração do seu casamento. Nomeadamente, o veludo ou texturas que nos remetam para a floresta como madeira. É certo que as texturas, pelas quais vai optar, dependem, igualmente, do estilo e tema de casamento que têm já definido.

My Fancy Wedding, constituída por uma equipa de profissionais empenhados e dedicados em trazer os seus desejos para a realidade, vai ajudar os noivos na concepção do seu casamento, oferecendo-lhes os seus serviços de excelência que se distinguem no ramo do wedding planning e do decor & designAssim, esta empresa sabe exactamente como aconselhar os noivos, reflectindo, posteriormente, esse conhecimento na decoração do seu espaço onde viverão o grande dia.

My Fancy WeddingAgende a sua reunião!
My Fancy Wedding
My Fancy WeddingAgende a sua reunião!
My Fancy Wedding
My Fancy WeddingAgende a sua reunião!
My Fancy Wedding

Saiba, ainda, como escolher o tema do seu casamento, como organizar um casamento: o passo a passo que vos falta! 

 

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Como usar 10 das cores Pantone no seu casamento? Começamos pela Dried herb!
Como usar 10 das cores Pantone no seu casamento? Começamos pela Dried herb!
Mas a final, o que é a Pantone? - É talvez uma das questões que poderá estar a colocar- se neste momento e que a Zankyou Magazine tem todo o prazer em responder. A Pantone é uma entidade de renome mundial que desenvolveu um sistema standard de cores muito conhecido e utilizado por diversos sectores da indústria, entre estas, as artes gráficas, a moda e a decoração.
Lucyana Sposito
Como escolher um tema para o casamento?
Para facilitar a organização do casamento, o ideal é que os noivos definam o tema que irá ditar os restantes pormenores

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação