As melhores flores para cada estação do ano: a seleção dos experts!

As flores correspondem a elementos imprescindíveis em qualquer contexto nupcial, que conferem um toque final na decoração do espaço onde decorrerá o grande dia. Para além disso, através das flores é possível criar o ambiente que tanto deseja, indo, igualmente, ao encontro do tema e do estilo que escolheram para esta data. De facto, muito se pode dizer sobre estes aspetos florais: uma fonte infinita de charme e elegância, de cor e romance. 

No momento de tomar decisões relativas às flores que predominarão no seu dia de casamento, é crucial que tenham em conta a estação do ano na qual decidiram casar e que optem pelas espécies que florescem nessa mesma época. Para tal, pode informar-se com profissionais experientes e com o conhecimento ideal para acertarem em cheio. 

Quinta D'Azenha
Quinta D’Azenha

Kaza das Flores, por exemplo, uma profissional de Lisboa, tem como missão principal ajudar os noivos a escolher as flores que melhor se adequam às demais características do seu dia de casamento. Para tal, apresenta as soluções singulares e originais, tendo sempre em conta a estação do ano, que é um fator decisivo e que deverá influenciar a sua escolha.

Kaza das Flores Agende a sua reunião!
Kaza das Flores

No entanto, convidamo-la a conhecer algumas das alternativas que tem à sua disposição, tendo em conta a estação do ano.

Primavera

Esta corresponde à época mais colorida do ano e quando as flores começam, finalmente, a fazer parte dos demais cenários de uma forma extremamente abundante, incluindo as mais delicadas como as frésias e peónias. Desta forma, esta estação do ano dá a oportunidade de os casais misturarem as demais espécies, criando os arranjos mais originais e multicoloridos. Uma das grandes vantagens em organizar o seu casamento nesta altura está, significativamente, relacionada com os valores mais baixos, graças à grande oferta e clima ameno que se vive ao longo destes meses.

Fleur de Parisconhecida pela elegância e requinte que todos os seus trabalhos exibem, apresenta um conhecimento e uma experiência no mercado que são fundamentais para oferecer as alternativas mais adequadas aos noivos que procuram os seus serviços.

Fleur de Paris
Fleur de Paris

“A nossa empresa está especializada na comercialização de rosas naturais e preservadas. Sendo assim, sem dúvida nenhuma que as rosas são uma escolha que é uma mais-valia. Para além disso, esta espécie de flores está disponível ao longo de todo o ano”.  No entanto, para a Primavera recomenda, também, ranúnculo, anémona, especialmente as brancas com olho em preto.

Fleur de ParisAgende a sua reunião!
Fleur de Paris

Para além das mencionadas anteriormente, também, lírio, girassóis,  narciso, gipsófila, tulipa e petúnia são as flores desta estação.

The Quinta - My Vintage Wedding Portugal
The Quinta – My Vintage Wedding Portugal
Renata StabileEntre em contato com Renata Stabile
Renata Stabile – Foto: The Kreulichs

Verão

O Verão, sendo a estação mais quente do ano, requer determinados cuidados que os noivos devem ter em conta. Desta forma, não se aconselha a utilização de flores que sejam sensíveis ou que apresentem um cheiro forte, especialmente se estiver a celebrar o seu casamento num espaço fechado, como os lírios e o jasmim.

Assim, a melhor alternativa é apostar em flores que sejam típicas dos ambientes mais tropicais e, por isso, mais resistentes ao calor, como as orquídeas e as famosíssimas suculentas – que se adaptam facilmente a qualquer tipo de decoração.

Para esta estação do ano, Fleur de Paris, sugere as peónias brancas, assim como as cor-de-rosa, e as hortênsias.

As flores destacadas, igualmente, para esta estação são:

Magnólia, Papoila, Iris, as flores de campo e o alecrim.

135 milímetros
135 milímetros
The Quinta - My Vintage Wedding Portugal
The Quinta – My Vintage Wedding Portugal
Condeixa DecoraçõesEntre em contato com Condeixa Decorações
Condeixa Decorações – Foto: Felipe Lannes

Outono

Chega o Outono e, com ele, a atmosfera romântica que tanto conquista os noivos, levando-os a dizer o “Sim, aceito” nesta estação do ano transitória. Os cenários alcançam uma vertente excecionalmente bucólica, onde os tons marrom, amarelo e laranja são os protagonistas. Nesta época, os experts preparam os mais belos arranjos florais com sementes, galhos e flores secas, que permitem que a decoração apresente, de uma forma em geral, um charme e originalidade fora do comum.

Verónica Teixeira – Bridal Bouquets é conhecida no mercado por confecionar bouquets artesanalmente e que revelam uma delicadeza e sofisticação que vai ao encontro do que muitas noivas procuram. Para esta estação do ano, recomenda Star Gazer Lily, Dhalia e Margaridas. 

Verónica Teixeira - Bridal Bouquets
Verónica Teixeira – Bridal Bouquets

Para além destas, também, se consideram flores da estação:

Hibiscos, Amores-perfeitos, plantas com bagas, perpétuas, tulipas, camélias, lírios, flor de cera (Wax)  e orquídeas.

The Quinta - My Vintage Wedding Portugal
The Quinta – My Vintage Wedding Portugal
Mary Me Eventos
Mary Me Eventos. Fotografia: João Almeida
Mary Me Eventos.
Mary Me Eventos. Fotografia: João Almeida

Inverno

Na estação mais fria do ano, portanto durante o Inverno, a escolha das flores torna-se um pouco mais limitada e, consequentemente, mais difícil, devido à sua escassez. Desta forma, aconselha-se a utilização de folhagens e flores plantadas, que podem ser usadas até em decorações suspensas.

De acordo com Verónica Teixeira, as flores mais comuns ao longo destes meses são as camélias e as túlipas. 

Fotografia; João Almeida
Fotografia; João Almeida
Fotografia: João Almeida
Fotografia: João Almeida

Algumas flores como as orquídeas, lisiantos, cravos e lírios florescem ao longo de todo o ano. No entanto, os seus valores podem variar de acordo com a sua procura.

Se deseja inspirar-se ainda mais, saiba como escolher as flores de casamento em 5 passos e conheça o significado das flores e faça um bouquet que lhe “diga” muito 

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Luminous Photography
Como descobrir qual é a melhor época para casar?
A melhor época para casar dependerá de cada casal, nomeadamente do que querem que aconteça no seu grande dia. Mas há alguns critérios que podem ser seguidos e que podem ajudar os noivos mais indecisos.
Love Stories Weddings - Decoration
Love Stories Weddings: A imagem dos noivos em cada peça de decoração e detalhe gráfico
Para a Love Stories a fonte de inspiração são os noivos. É graças à personalidade de cada um deles que esta empresa, dedicada aos convites e à decoração, consegue ir sempre mais longe, criando detalhes sempre únicos e originais
The Quinta - My Vintage Wedding_
Como decorar o seu casamento sem flores: as ideias mais originais
Talvez pareça estranho, mas nem todas as pessoas gostam da ideia de decorar o seu casamento com milhares de flores. Tal não significa, claro, que as flores não sejam bonitas. No entanto, pode haver outros factores a considerar na hora da eleição

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação