As melhores flores para cada estação do ano: a seleção dos experts!

As melhores flores para cada estação do ano: a seleção dos experts!

As flores são elementos importantíssimos para dar vida, graça e charme à decoração. Confira quais são as melhores flores para casamento para cada estação do ano!

As melhores flores para cada estação do ano: a seleção dos experts!
Foto: Momento Cativo
  • Flores
  • Recomendações
  • Msn
  • Decoração da cerimónia
  • Decoração da festa
  • Bouquet de noiva
  • Inverno
  • Outono
  • Primavera
  • Verão

As flores são elementos imprescindíveis em qualquer contexto nupcial e conferem um toque final na decoração do espaço onde decorrerá o grande dia. Para além disso, através das flores é possível criar o ambiente que tanto deseja, indo, igualmente, ao encontro do tema e do estilo que escolheram para esta data. De facto, muito se pode dizer sobre estes aspetos florais: uma fonte infinita de charme e elegância, de cor e romance. 

No momento de tomar decisões relativas às flores que predominarão no seu dia de casamento, é crucial que tenha em conta a estação do ano na qual decidiram casar e que opte pelas espécies que florescem nessa mesma época. Para tal, pode informar-se com profissionais experientes e com o conhecimento ideal para acertar em cheio. 

Primavera

Esta corresponde à época mais colorida do ano e quando as flores começam, finalmente, a fazer parte dos demais cenários de uma forma extremamente abundante, incluindo as mais delicadas como as frésias e peónias. Desta forma, esta estação do ano dá a oportunidade de os casais misturarem as demais espécies, criando os arranjos mais originais e multicoloridos. Uma das grandes vantagens em organizar o seu casamento nesta altura está, significativamente, relacionada com os valores mais baixos, graças à grande oferta e clima ameno que se vive ao longo destes meses.

A Fleur de Parisconhecida pela elegância e requinte que todos os seus trabalhos exibem, apresenta um conhecimento e uma experiência no mercado que são fundamentais para oferecer as alternativas mais adequadas aos noivos que procuram os seus serviços.

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

“A nossa empresa está especializada na comercialização de rosas naturais e preservadas. Sendo assim, sem dúvida nenhuma que as rosas são uma escolha que é uma mais-valia. Para além disso, esta espécie de flores está disponível ao longo de todo o ano”.  No entanto, para a Primavera recomenda, também, ranúnculo, anémona, especialmente as brancas com olho em preto.

guardarcaixa com rosas tons rosa e lilás
As rosas são uma escolha que é uma mais-valia | Créditos: Fleur de Paris

Para além das mencionadas anteriormente, também, os lírios, girassóis,  narcisos, gipsófilas, tulipas e petúnias são as flores desta estação.

guardar
A Primavera é a época mais colorida do ano. Por isso, d~e cor ao seu casamento! Créditos: Renata Stabile | Foto: The Kreulichs

Verão

O verão, sendo a estação mais quente do ano, requer determinados cuidados que os noivos devem ter em conta. Desta forma, não se aconselha a utilização de flores que sejam sensíveis ou que apresentem um cheiro forte, especialmente se estiver a celebrar o seu casamento num espaço fechado, como os lírios e o jasmim.

Assim, a melhor alternativa é apostar em flores que sejam típicas dos ambientes mais tropicais e, por isso, mais resistentes ao calor, como as orquídeas e as famosíssimas suculentas – que se adaptam facilmente a qualquer tipo de decoração.

Para esta estação do ano, a Fleur de Paris, sugere as peónias brancas, assim como as cor-de-rosa, e as hortênsias.

As flores destacadas, igualmente, para esta estação são: Magnólia, Papoila, Iris, as flores de campo e o alecrim.

guardaraltar florido cerimónia civil rústica ao ar livre
Flores brancas são ideais para o verão, pois transmitem frescura | Foto: 135 milímetros
guardarmesa retangular casamento ar livre flores do campo
As flores do campo são excelentes para o verão e casamentos ao ar livre | Créditos: The Quinta – My Vintage Wedding Portugal

Outono

Chega o outono e, com ele, a atmosfera romântica que tanto conquista os noivos, levando-os a dizer o “Sim, aceito” nesta estação do ano transitória. Os cenários alcançam uma vertente excecionalmente bucólica, onde os tons marrom, amarelo e laranja são os protagonistas. Nesta época, os experts preparam os mais belos arranjos florais com sementes, galhos e flores secas, que permitem que a decoração apresente, de uma forma em geral, um charme e originalidade fora do comum.

Verónica Teixeira – Bridal Bouquets, conhecida no mercado por confecionar bouquets artesanalmente e que revelam uma delicadeza e sofisticação que vai ao encontro do que muitas noivas procuram,  recomenda para esta estação do ano Star Gazer Lily, Dhalia e Margaridas. 

guardar
A Star Gazer Lily é uma das flores recomendadas para o outono | Foto via IG @oregonflowers

Para além destas, também, se consideram flores da estação: Hibiscos, Amores-perfeitos, plantas com bagas, perpétuas, tulipas, camélias, lírios, flor de cera (Wax)  e orquídeas.

guardarmesa casamento retangular rústica arranjo floral central corrido
O outono permite que um charme e originalidade fora do comum | Créditos: The Quinta – My Vintage Wedding Portugal
guardarmesa de casamento centro de mesa florido corrido castiçais
No outono os tons marrom, amarelo e laranja são os protagonistas | Créditos: Mary Me Eventos. Fotografia: João Almeida

Inverno

Na estação mais fria do ano, portanto durante o inverno, a escolha das flores torna-se um pouco mais limitada e, consequentemente, mais difícil, devido à sua escassez. Desta forma, aconselha-se a utilização de folhagens e flores plantadas, que podem ser usadas até em decorações suspensas.

De acordo com Verónica Teixeira, as flores mais comuns ao longo destes meses são as camélias e as túlipas. 

guardarcentro de mesa grande arranjo floral tons laranja rústico
Durante o inverno a escolha das flores torna-se um pouco mais limitada | Fotografia; João Almeida
guardarvaso com folhagens e rosas vermelhas noivos ao longe com velas
Aconselha-se a utilização de folhagens | Fotografia: João Almeida

Algumas flores como as orquídeas, lisiantos, cravos e lírios florescem ao longo de todo o ano. No entanto, os seus valores podem variar de acordo com a sua procura.

Se deseja inspirar-se ainda mais, saiba ainda como escolher as flores de casamento em 5 passos e conheça o significado das flores e faça um bouquet que lhe “diga” muito 

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Momento Cativo Fotógrafos e vídeo
Mary Me - Eventos ® Wedding planners
João Almeida Fotógrafos e vídeo
135 milímetros Fotógrafos e vídeo