Conheça o significado das flores e faça um bouquet que lhe “diga” muito

Conheça o significado das flores e faça um bouquet que lhe “diga” muito

Pela sua beleza, cor, estilo ou tamanho, as flores transmitem significados diferentes. Se é supersticiosa ou simplesmente quer levar flores de época, convém que conheça primeiro o significado de algumas espécies "assíduas" nos bouquets de noiva

  • Bouquets Noiva
  • Recomendações
  • Bouquet de noiva
  • Noiva

As flores não falam, mas, às vezes, consoante a sua espécie, é possível adivinhar alguma mensagem ou percepcionar o estilo em que mais se adaptam. Daí a questão dos significados. Há também flores que ‘vestem’ melhor um papel que outro. Umas ficam lindas num bouquet de noiva, outras caem melhor num arranjo de mesa e outras são mais indicadas para oferecer no dia dos namorados. Mas as noivas também pode optar por fazer uma grande misturada de espécies e obter um resultado surpreendente no seu bouquet de casamento.

guardar
It’s all about…

Neste caso, o melhor é escolher as que mais se adaptam à sua personalidade… Têm de lhe dizer muito. Mas não só. Convém ter em conta o horário do casamento. De noite ou de dia, as flores escolhidas para o ramo devem ser diferentes. Além disso, devem combinar com o vestido de noiva e com o estilo total da boda. Para as noivas mais práticas e que não queiram gastar desnecessariamente, há sempre as flores da temporada. Todas as espécies são lindas e estão carregadas de simbolismo, por isso não perde nada em apostar nas que lhe são mais acessíveis.

guardarSonhos em Flor
SonhoemFlor

As flores também estão relacionadas com a superstição. Há quem acredite que as cores do bouquet têm significados que podem influenciar de alguma forma a vida do casal e funcionar como um amuleto de protecção. Por exemplo, na Grécia Antiga, o bouquet era utilizado para espantar o “mau olhado”. Em algumas civilizações, também era visto como símbolo de fertilidade. Hoje, já se diz que cada tipo de flor tem um significado especial, para além da estética, e que diz muito sobre o perfil da noiva. E é, precisamente, sobre o que se diz actualmente (a importância dos significados) que nos vamos focar neste artigo.

Sabia que o bouquet de Kate Middleton tinha lírio do vale, jacinto, sweet william, mirto e hera? Pode ser uma dica para si.

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Entretanto, fique com uma ideia sobre o significado das flores mais usuais nos bouquets de noiva:

guardarKaza das Flores
Kaza das Flores

Girassol – Esta espécie representa a vida e a força e felicidade. É perfeito para enriquecer um bouquet em tons de branco e amarelo. A cor amarela ou os tons cor de laranja das pétalas simbolizam calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade, reflectindo a energia positiva do sol. No entanto, o girassol também pode representar altivez.

guardar
D.R.

Orquídeas – Esta exótica espécie usada em cores e formatos variados, exalta a beleza feminina, o amor, o desejo, a sedução a autoridade e o poder, dependendo da cor em questão. Entre mais de 30 mil espécies de orquídeas, cymbidium e phalaenopsis são as mais vistas em bouquets de noiva e arranjos florais.

Rosas – Esta espécie que nos transporta para o imaginário dos apaixonados,tem significados distintos, de acordo com a cor. As vermelhas estão associadas ao amor ou à paixão, as brancas à inocência e à paz, as amarelas representam a alegria, já as cor-de-rosa emanam simpatia e graça.

guardarKaza das Flores
Kaza das Flores
guardarKaza das Flores
Kaza das Flores

Copo de leite – Esta bela espécie transmite a ideia de felicidade e inocência. Ou seja, é mesmo perfeito para uma cerimónia de casamento! É uma flor bela e graciosa, que ilumina e enche de alegria qualquer ambiente.

guardarKarla Lamounier Flower & Decor
Karla Lamounier Flower & Decor

Lírio – É augúrio de sorte e, para alguns, de casamento. Não podia ser mais indicada para o seu Grande Dia. Representa a pureza e a inocência. Repletos de encanto, mistério e magia, os lírios fazem parte da história da humanidade há muitos séculos.

guardar
D.R.

Tulipa –  Esta flor representa a elegância e a sensibilidade. As vermelhas podem significar amor verdadeiro, amor perfeito, amor irresistível, amor eterno.

Geberara – É símbolo de pureza em todas as suas 20 cores.

guardar
Alma Gémea Eventos

Hortênsia – Simboliza a realização dos bons propósitos. Também representa amizade e lealdade.

Cravo – Tal como as rosas, o cravo tem associações diferentes, de acordo com sua tonalidade. O branco, por exemplo, está relacionado com o amor puro e a inocência. Já o vermelho à admiração. As noivas indecisas podem juntar diferentes tipos de flores e cores, com harmonia e charme.

guardar
D.R.

Já ficou com uma ideia de como compor o seu bouquet? Então, perca-se nesta galeria Top e inspire-se! E se quer agradar as suas amigas, saiba quais os 6 ramos de noiva que todas as raparigas solteiras vão querer apanhar! Entretanto, saiba como usar o seu bouquet. Não, não é sempre da mesma maneira.

Por fim, adivinhe qual a flor que nenhuma noiva imagina ter no seu casamento.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!