Os 150 ramos de noiva mais TOP! A melhor seleção para o seu grande dia

Se ainda não decidiu qual o bouquet que vai querer levar no dia do seu casamento, descubra a nossa seleção de ramos de noiva, onde poderá encontrar aquele que mais se adapta ao seu estilo e à cor do seu look!

  • Bouquets Noiva
  • Recomendações
  • Tendências
  • Msn
  • Noiva
  • Galleries

No que diz respeito aos casamentos, muitas são as tradições possíveis enumerar. Desde o significado das alianças que os noivos utilizavam para formalizarem o namoro e que logo deram lugar ao atual anel de noivado, passando pelo vestido de noiva 2020 e a sua cor, que se foi alterando com o passar dos tempos, até ao véu da noiva ou aos ramos de noiva.

Em relação a estes últimos, originalmente a noiva tinha por hábito levar um bouquet consigo até ao altar por uma questão de… cheiro! Sim, a principal razão devia-se ao perfume que se soltava das flores e que dissimulava os odores consequentes dos parcos hábitos de higiene de então. Mas não só: seria também pela pureza que as flores simbolizavam. É claro que esta tradição tem evoluído até à atualidade – até porque os banhos se vulgarizaram e não há nada para disfarçar! – e, por isso, temos hoje em dia milhares de propostas compostas pelas flores de cada estação que são uma autêntica maravilha. Nesta galeria poderá descobrir a melhor seleção de ramos de noiva, onde se poderá inspirar para o seu casamento. Dê cor ao seu look com as mais belas flores! 

5 estilos de ramos de noiva

Tal como no caso dos modelos de vestidos e acessórios de noivaexistem também muitas opções para conseguir encontrar o melhor ramo de noiva em função do seu estilo. Por isso, vamos dar-lhe alguns conselhos, de forma a poder brilhar da melhor forma no seu grande dia.

1. Bouquet de noiva

Começamos pelo ramo tipo bouquet, que  tem uma forma redonda, semelhante a uma esfera, com um tamanho que pode oscilar entre os 20 e os 30 centímetros. Sim, é verdade que chamamos bouquets aos ramos de noiva e vice-versa, mas na realidade trata-se de um tipo específico de ramo, sendo inclusivamente o mais procurado pelas noivas.

As flores perfeitas para este tipo de ramos são as mais redondas, nomeadamente as rosas, os cravos e as peónias, estas últimas com um êxito enorme entre as noivas atuais, pois resultam em bouquets muito femininos e românticos. Nós também concordamos: os ramos de noiva com peónias são lindos de morrer!

Por seu turno, trata-se de um ramo de noiva perfeito para vestidos de noiva de saias volumosas e partes de cima cingidas ao corpo ou vestidos de noiva de corte princesa. Estão também particularmente indicados para os vestidos de noiva simples.

Para as noivas com pouca altura, que optam por vestidos de noiva para mulheres baixasconvém que este tipo de ramo seja pequeno, sendo que para as noivas mais altas já poderá ser maior.

guardarRamos de Noiva
Foto: Nuno Belo Photographer | Bouquet: Dona Flor

2. Ramos de noiva silvestres ou campestres

Aos bouquets de noiva redondos acrescentamos os ramos de noiva silvestres, que são, na sua maioria, elaborados com flores da temporada e por plantas que são tão simples como bonitas, tais como ramos de oliveira, folhas de eucalipto ou samambaia. São ramos de noiva campestres, muito despretensiosos, e que – tal como os ramos assimétricos – são a opção perfeita para complementar o look de noiva boho chic e estilos mais hippies. Para além de simples, são económicos, como é o caso dos ramos de noiva compostos pelas chamadas flores mosquitinho –  a Gypsophila paniculata – umas flores muito pequenas que passaram de um plano muito secundário para serem protagonistas inclusivamente de inúmeras decorações de cerimónia, dando um toque muito chique. Se os ramos de noiva campestres ou silvestres eram impensáveis há uns anos atrás, agora estão no topo das tendências!

guardarRamos de noiva
Créditos: Lev Kuperman Photography

3. Ramos de noiva assimétricos

Um dos estilos de ramos mais vistos nos blogues nupciais e de inspiração. Trata-se de um bouquet formado por flores muito diferentes, colocadas de modo a parecerem “desarrumadas” mas que estão perfeitamente pensadas e estrategicamente ordenadas. São ideais combinados com tons nude e com vestidos de noiva de decote halter, simples em vez de sofisticados, bem como com os vestidos de noiva de decote coração, onde o ramo de noiva assume um protagonismo importante.

guardarRamos de noiva
Créditos foto: Arte Magna Fotografia

4. Ramos de noiva com caule comprido

Trata-se de um estilo de ramo que podem ser parecidos ao bouquet, mas que se diferencia pelo tipo de flor que os compõem e pelo caule das flores, que são muito mais compridos e finos. São perfeitos para mulheres altas que deverão escolher para o seu grande dia vestidos de noiva para indicados para a sua altura, a quem assenta também muito bem os vestidos de noiva com decote barco. Elegância e sobriedade que contrastam com flores coloridas e simples.

guardarRamos de noiva
Créditos: Ulmer Studios

5. Ramos de noiva cascata

Trata-se de um ramo no qual as flores caem como uma cascata, tal como o nome indica. São muito verticais, pelo que se adequam na perfeição a noivas altasÉ adequada a um visual clássico que fica muito bem se optar por um véu de noiva. Atualmente é um dos ramos menos utilizado, mas se o combinar com as flores certas, pode ser perfeito para o seu grande dia.

guardarRamos de novia
Créditos: Bloom Creative

Que flores utilizar nos ramos de noiva?

Hortênsias, peónias, rosas de chá, astilbe, eucalipto e, inclusivamente folhas de oliveira: tratam-se de flores e plantas perfeitas para elaborar um bonito e ramo de noiva moderno. Mas o que mais procuram as noivas?

  • Os ramos de noivas com tulipas são muito procurados pelas noivas que preferem os ramos de noiva originais. Para além disso, se dão algum crédito ao significado das flores, as tulipas são sinónimo de amor perfeito – embora possam existir algumas variações ao nível das cores e variedades (e existem mais de 150 variedades diferentes!) – o que não deixa de ser um bom presságio para a nova etapa que se avizinha.
  • Também ainda muito procurados são os ramos de noiva com rosas, em exclusivo ou combinadas com outro tipo flores e verduras. Vermelhas, brancas, amarelas… tudo depende dos restantes elementos do visual da noiva.
  • Os ramos de noiva com peóniasuma das flores mais procuradas, elegantes e delicadas, que completam na perfeição um bouquet de noiva e encaixam na perfeição com qualquer estilo. Símbolo da pureza e da longevidade, estas flores existem em branco, mas também em  tons rosas e alaranjados.
guardarRamos de noiva
Créditos: Erich McVey Photography

A verdade é que as noivas cada vez mais gostam de marcar a diferença e distanciar-se do clássico repetitivo que durante tantos anos embelezou as noivas do mundo inteiro. Por isso, procuram ramos de noiva diferentes, com flores consideradas mais invulgares para a ocasião, como os ramos de noiva com margaridas, ramos de novia com orquídeas, ramos de noiva com jarros, ramos de noiva com hortênsias e até ramos de noiva com cactos ou girassóis. Muitas noivas optam também ramos de noiva onde as flores são substituídas por bijutarias e brilhantes, algo único e diferente que permite manter o bouquet intacto não só durante o grande dia, mas por anos a fio.

Dicas para encontrar o ramo perfeito

  • Lembre-se que, por mais importante que seja, o ramo é um acessório. Pode ser igualmente bonito sem ter que ter um tamanho XL ou ser demasiado carregado.
  • Pode acompanhar o estilo do seu vestido ou, pelo contrário, romper e jogar ao mix&match.
  • O ideal é que o tamanho do bouquet seja proporcional à sua altura e silhueta.
  • Pode conjugar o bouquet com as estações do ano, para que todas as tonalidades estejam em sintonia. Mais brilhantes e vivas para a Primavera/Verão e mais quentes e outonais para os meses mais frios.
  • Um pormenor bonito é que combine com algum complemento florar que use no seu penteado. Apenas um toque. Se for igual, o efeito será exagerado.
  • Mas, sem dúvida, e acima de todas as modas, o importante é que no seu ramo estejam incluídas as suas flores favoritas.
guardarRamos de noiva
Créditos: Ideias de Veludo

Quanto a si, fará certamente furor com qualquer uma das propostas que lhe mostramos nesta nossa seleção, onde encontrará o modelo ideal para o seu estilo!

Para a ajudar a encontrar o bouquet de noiva certo para si, deixamos-lhe também aqui dicas fundamentais. Clique no play, é sucesso garantido!

 

Talvez também lhe interesse:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Etiquette Wedding planners
a pajarita Convites
Mary Me - Eventos ® Wedding planners
Rui Teixeira Wedding Photography Fotógrafos e vídeo
Oui Love You Wedding planners
Ludgi Fotógrafos Fotógrafos e vídeo
Nuno Belo Photographer Fotógrafos e vídeo
Lili Cherry Flores
Meraki Studio Fotógrafos e vídeo
Ideias de Veludo ® Wedding planners
Patrícia de Sousa - Eventos Wedding planners
Aguiam Wedding Photography Fotógrafos e vídeo
Arte Magna Fotografia Fotógrafos e vídeo