As 10 melhores flores para decorar o seu casamento, a sua casa e a sua vida!

As 10 melhores flores para decorar o seu casamento, a sua casa e a sua vida!

Em tons de rosa, branco, vermelho paixão ou bordeaux, escolha as melhores flores para o seu casamento e saiba como usá-las para trazer mais alegria à sua vida.

As 10 melhores flores para decorar o seu casamento, a sua casa e a sua vida!
Foto: João Almeida
  • Flores
  • Tendências
  • Centros de mesa
  • Decoração
  • Arranjos com flores
  • Bouquet de noiva

As flores são tão importantes como o vestido de noiva. São elas que dão um colorido à sua cerimónia e transportam a energia positiva de que necessita no grande dia. Quer seja pelo seu aroma, pela sua cor ou pelo seu toque de frescura e delicadeza, não pode deixar de contar com estas aliadas oriundas da natureza naquele que será o melhor dia da sua vida. As flores podem ser encaradas como talismãs do amor, uma homenagem à alegria e vivacidade com que celebramos o que de mais belo tem a vida. E nada como celebrar com diferentes aromas e cores o amor que une o futuro casal. Conheça o Top 10 das flores com que deve contar como aliadas no dia do “Sim, aceito!”

guardar
Foto: The Quinta – My Vintage Wedding in Portugal

1. Rosas

Uma rosa distingue-se sempre pelo seu aroma doce e existem em diferentes cores e feitios. As mais famosas de todas as rosas são as de cor de pêssego. É rara a sua beleza, bem como é das flores mais dispendiosas. Simbolizam o mais profundo amor, a sinceridade e a inocência. São o substituto perfeito para as peónias e florescem com elevado requinte nos seus convites, centros de mesa e grinaldas e, claro, no seu bouquet de noiva. Existe alguma flor mais romântica do que a rosa? Conheça os melhores bouquets de noiva com rosas.

guardar
Photo by Annie Spratt on Unsplash

2. Hortênsia

Estes pequenos arbustos paisagísticos, muitas vezes, espalham-se pelas peças centrais mais elegantes, sendo uma das flores mais atraentes para adicionar aos arranjos de um casamento. A sua grande coroa e espessura e tons intensos de rosa, azul, bordeaux e roxo representam gratidão, graça, beleza e felicidade. Um talo ou dois é o quanto basta para a ajudar a completar um bouquet elegante, assim como alguns galhos soltos para ornamentar o casaco do noivo e do padrinho.

guardar
Foto: Diogo Cerqueira & Judite Dias Cabeleireiros
guardar
Foto: Spatium Fotografia

3. Peónia

As peónias são ternas como a emoção do primeiro amor e exuberantes como os sentimentos da paixão. A sua forma arredondada e aveludada incorpora romance, o que as torna um presságio de boa sorte e de um casamento feliz. Assim, não é de estranhar que sejam as flores mais populares entre as noivas quando se trata de escolher o bouquet. Símbolo de felicidade e prosperidade, as peónias produzem um efeito surpreendente em qualquer decoração, tornando-se numa opção verdadeiramente feminina e impactante. Que tal surpreender os seus convidados ao incluí-la no bolo de casamento?

guardar
Foto: Quinta do Torneiro Eventos
guardar
Foto: Lucyana Sposito

4. Ranúnculo

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Este híbrido entre a rosa e a peónia é uma das flores mais versáteis no que diz respeito à decoração. Florescem no final do inverno, recheadas de charme. Estão disponíveis em todas as cores do arco-íris e proporcionam a decoração mais elegante que alguma vez já viu, ofuscando a beleza das rosas, dálias e peónias. Representam o charme e a sedução através, um novo ciclo de vida, ideal para celebrar uma nova e apaixonada união. Deixe-se contagiar pela elegância e charme combinados para uma decoração “encantantada”.

guardar
Foto: Flores à la carte
guardar
Foto: Bridal Makeup Studio

5. Tulipa

Embora associada à Holanda, esta flor é, na verdade, oriunda da Pérsia. Representa um amor perfeito e duradouro. Apesar de frágil, é uma flor impressionante e solene, e pode ser cultivada numa ampla gama de cores durante uma grande parte do ano. Já pensou em oferecer ramos de tulipas aos convidados para que o amor continue a crescer em todos os corações?

guardar
Foto: João de Medeiros
guardar
Foto: Spatium Fotografia

6. Cravo

Esta clássica flor está de volta e está pronta para despertar os seus sentidos. Subtilmente perfumada, embora sua versão vermelha esteja associada à paixão, o cravo rosa simboliza a sinceridade e a honestidade. Além de ser uma opção muito económica, o que a torna perfeita para substituir as rosas e decorar os centros de mesa ou fazer grinaldas, elas são também um símbolo de distinção e de nobreza. A flor mais subestimada do mundo é também uma das mais versáteis. Que tal um photocall com cravos como pano de fundo? Os cravos são mais resistentes do que a maioria das flores e depois de secarem são uma belíssima lembrança de casamento.

guardar
Foto: Efeito Espontâneo
guardar
Foto: Aguiam Wedding Photography

7. Alfazema

O tom roxo suave e romântico da alfazema faz as maravilhas de qualquer combinação de flores. De caráter simples e humilde, a alfazema é conhecida como a deusa do ar, pelo aroma perfumado que liberta. Preste atenção a esta flor se escolheu o tema rústico para o seu casamento. A alfazema cada vez mais tem ganho destaque nos casamentos. Pode usá-la na decoração, nos centros de mesa, incluí-la nas limonadas, nas velas, e criar agradáveis lembranças perfumadas para os seus convidados. Depois de seca, use-a para perfumar o álbum de fotos o os seus livros favoritos.

guardar
Foto: João Almeida
guardar
Foto: Quinta do Pé da Serra

8. Astilbe

Nativa da China e do Japão, a astilbe é uma planta de chão que é geralmente usada para cobrir de cor os gigantes jardins. Esta flor possui umas penas macias e delicadas, que não são apenas bonitas e femininas, mas também económicas. Diferente e sofisticada, talvez seja uma das plantas mais românticas que pode adotar para o seu casamento. Bonitas e suaves, fazem as delícias de todos quando balançam ao vento. Por parecerem ter sido desenhadas pelos anjos, ficam perfeitas em qualquer bouquet.

guardar
Foto: R Concept Weddings
guardar
Foto: Love Stories

9. Mimosa

Pode ser a primeira vez que ouve falar dela, mas certamente reconhecerá os seus pompons, sinais de sensibilidade, elegância e ternura. Esta flor representa a amizade, o que faz com que seja impossível resistir ao seu encanto natural. Adicione um elemento vibrante e rústico à decoração do espaço com estes galhos cheios de alegria. Como? Coloque-os numa jarra, ou uma garrafa transparente, e encha de vitalidade qualquer canto da sua festa.

guardar
Foto: GARBO Eventos
guardar
Foto: Stefano Mortellaro | Flickr

10. Margaridas

Quantas margaridas desfolhámos sonhando acordadas, como o verdadeiro amor que nelas está representado? As margaridas são energia pura, alegria feita de flores. Tê-las dispersas pelo local do casamento e da festa dará um toque especial ao espaço de qualquer casamento rústico ou vintage. Use do seu otimismo, simplicidade e inocência e combine-as com limões, caixas de madeira, entre outros, e faça desta flor uma inesperada rainha do romantismo. Saiba quais são as flores mais bonitas. Há (muito boa) vida para lá das rosas vermelhas.

guardar
Foto: Mena Cherrie Eventos
guardar
Foto: Makemyday

Escolha as flores certas

Na altura de escolher as flores para a decoração do seu casamento, não deixe de considerar o seu gosto pessoal, a época do ano, já que de maio a junho a maior parte das flores estão mais caras, o local da festa e da cerimónia (caso seja no exterior, o melhor é mesmo escolher flores mais resistentes) e o horário de casamento. Escolha flores mais marcantes, como as rosas, para um casamento à noite. Já as flores mais pequenas e com tons de pastel são mais indicadas para celebrações durante o dia.

guardar
Foto: João Almeida
guardar
Foto: Verde aos Molhos

E agora, diga-nos, qual destas flores a conquistou? Já escolheu a sua? Uma vez que mergulhe no incrível mundo das flores, nunca mais vai querer deixá-lo, e poderá sentir-se como a Alice no país das maravilhas, de onde felizmente não terá que acordar. Não perca o nosso guia para escolher as flores do seu casamento em 5 passos. Saiba como escolher o bouquet de noiva perfeito e como combinar o bouquet com o seu vestido de noiva: uma simbiose da qual não vai querer abdicar.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Efeito Espontâneo Fotógrafos e vídeo
GARBO Eventos Wedding planners
Bridal Makeup Studio Maquilhagem noivas
Quinta do Pé da Serra Quintas casamentos
Makemyday Wedding & Family Films Vídeo para casamentos
Quinta do Torneiro Eventos Quintas casamentos
João Almeida Fotógrafos e vídeo
Aguiam Wedding Photography Fotógrafos e vídeo
Verde aos Molhos Wedding planners
Spatium Fotografia Fotógrafos e vídeo
João de Medeiros Pamela Leite Fotógrafos e vídeo
R Concept Weddings Wedding planners
Mena Cherrie Eventos Wedding planners
Verde aos Molhos - Decoração Decoradores casamentos