Como combinar vestido de noiva e o bouquet?

São muitas as noivas que hesitam na hora de escolher o bouquet. A razão? É difícil compreender qual o critério de escolha que deve prevalecer para ajudar na escolha das flores. Especialmente porque as opções são muitas e são boas. O melhor é sempre pensar no seu visual enquanto um todo e escolher o ramo de flores que vai levar consigo para o altar em função do vestido que já escolheu (ou vice-versa). Por mais bonita que seja a sua flor preferida, ela pode não combinar com o estilo do seu vestido. Quer um exemplo? As suculentas são lindas mas não combinam com um vestido de corte clássico numa cerimónia de estilo tradicional. Certo? E há tantos outros factores a considerar: o tamanho do bouquet, o seu formato, a cor privilegiada. Para ajudar nesta decisão, a Zankyou (com a ajuda dos conselhos de ouro de algumas das nossas floral designers preferidas) sugere-lhe hoje o bouquet perfeito de acordo com o design do seu vestido. Reduzimos as opções a quatro: saias com corte em A, saias com corte imperial, Saias de corte Princesa e saias de corte Sereia. Para cada um destes estilos sugerimos as flores perfeitas. Porque conhecimento é poder.

Para os vestidos com saia em A

Encaixam nesta categoria os vestidos de corte clássico. As cinturas são marcadas e as saias caem sobre a silhueta feminina com um efeito . O seu design é em A (e por isso têm esse nome).

Para estes estilo de vestido, as propostas são algumas: María Salazar Flores prefere as rosas e as flores do campo, em especial das margaridas. Na Bouquet a sugestão são as peónias em tons de rosa, um clássico para um clássico. E, já sabe o que diz a sabedoria popular, os clássicos são intemporais e nunca desiludem… A Arbolande concorda com a tendência clássico sobre clássico, mas arrisca um pouquinho mais com um bouquet moderno que mistura peónias, rosas e os bonitos brunias (como flor de suporte). Já a Pensacola Red propõe um bouquet colorido composto por rosas e crisântemos verdes, um amor!

María Salazar
Foto: Elena Bau Fotografía
Arbolande
Foto: Arbolande
Bouquet BCN
Foto: Bouquet
Pensacola Red
Foto: Pensacola Red

Para as saias de corte imperial

Também chamado de corte helénico (em homenagem às veste helénicas da antiguidade clássica grega), as saias de corte imperial previligiam os tecidos leves e acetinados e tendem a cair suave e delicadamente sobre a silhueta feminina. Não são saias armadas nem têm designs complexos, mantendo-se fluídas sobre o corpo de quem as veste. São vestidos incrivelmente românticos e estivais, descontraídos e flutuantes.

Para combinar com este estilo de vestido, a Au Nom de la Rose sugere um ramo de rosas ainda em botão e em tons alaranjados, combinadas com frutos de hidra. Por seu lado, El Jardín de Mamá Ana prefere bouquet joya: de tamanho médio, com flores naturais e campestres e alguns detalhes em ouro velho. Sem verdes, sem exageros, apenas rosas, frésias e pequenas flores brancas.

Au Nom de la Rose
Foto: Au Nom de la Rose
El Jardín de Mamá Ana
Foto: El Jardín de Mamá Ana

Prefere um ramo mais atrevido? A Bouquet preferiu combinar este estilo de vestido com ramos de flores ainda com o cale. Quanto mais compridos, melhor. São peónias, são margaridas (de proporções gigantescas), são crisantemos. O The boj também sabe surpreender. Aqui com jarros em lilás e branco.

Bouquet BCN
Foto: Alphelia
The Boj
Foto: The Boj

Vestidos com saia de corte princesa

Quem não conhece este estio de vestido? É talvez o mais popular e o mais procurado: com silhueta marcada no biusto, cintura também muito bem marcada e saia armada e volumosa. O verdadeiro vestido de princesa, herdado das cortes europeias dos séculos XVI, XVII e XVIII.

Para estes vestidos, o  L’Atelier de las Flores propõe um pequeno ramo de rosas em tons claros: bege, branco, rosa, verde. Um amor! Lembre-se da máxima: menos é mais! Confie ainda na Arbolande que aqui combina diferentes cores e diferentes texturas, num bouquet de dimensões generosas. São rosas, lisianthus, Astrantias. Tudo rematado com um detalhe final: apontamentos metalizados. «Uma das tendências mais modernas no floral design», contam-nos.

L'Atelier de las Flores
Foto: L’Atelier de las Flores
Arbolande
Foto: Arbolande

No El Jardín de Mamá Ana vestidos princesa rimam com bouquets românticos: rosas intercaladas com hortênsias, cravos intercalados com a flor do arroz, tudo completo com os detalhes em verde. A Pensacola Red volta aqui a brilhar com as rosas brancas num bouquet clássico, elegante e atemporal. Já a Bornay impressiona com uma proposta atrevida: um bouquet fora do comum onde os cales e ramos têm tanto ou mais protagonismo que as flores.

El Jardín de Mamá Ana
Foto: El Jardín de Mamá Ana
Pensacola Red
Foto: Pensacola Red
Bornay
Foto: Bornay

Vestidos com saia de corte sereia

Chegamos ao último estilo de hoje. São os vestidos que mais acentuam as curvas do corpo feminino. Justos ao longo da coxa, começam a folgar apenas na linha abaixo do joelho. Sempre sensuais, sempre reveladores, sempre ultrafemininos, estes vestidos estão sempre entre os preferidos das noivas mais confiantes.

María Salazar Flores sugere bouquets pequenos para este estilo de vestido. Os tons de rosa, branco e lilás são os preferidos. No L’Atelier de las Flores a proposta é quase o oposto: uma ramo garrido, onde as rosas são protagonistas mas se fazem acompanhar de bonitas e campestres papoilas. Texturas que se complementam, estilos que se cumprimentam. Maravilhoso!

María Salazar
Foto: Solo un Instante
L'Atelier de las Flores
Foto: L’Atelier de las Flores

Não se despeça sem espreitar ainda a proposta da Au Nom de la Rose: rosas inglesas em tom de rosa fúscia, frésias e ramos de lavanda. Delicado e atemporal também.A The Boj prefere trazer a peónia rosa e coroa-la como protagonista do seu ramo, circundando-a de verde e pequenas flores silvestres.

Au Nom de la Rose
Foto: Edwin Vandevyer
The Boj
Foto: The Boj

Escolha o vestido, componha o visual e só depois escolha o ramo. Hoje, contámos com a opinião de algumas das mais prestigiadas floristas e floral designers internacionais, mas em Portugal também temos muito e bom talento. Conte com a Lícina Gamito da Flores à La Carte para a aconselhar na hora de tomar a sua decisão e para personalizar o seu bouquet.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Nelson Marques + Andreia Torres Photography
Como combinar a indumentária dos noivos homossexuais e arrasar no Grande Dia!
Há oito anos que o casamento homossexual é legal em Portugal. Chegou então o momento de arrasar com um look de cair para o lado, no dia mais importante da sua vida. Arrisque! Do clássico ao mais extravagante, é só escolher
Atelier Gio Rodrigues
Como combinar os looks dos casais convidados: 7 dicas de estilo imperdíveis
Foram convidados para um casamento e gostavam de o celebrar de forma especial? Já pensaram em combinar os visuais?
Bloom Creative
O bouquet de noiva: origem e tradições
Tudo o que envolve a tradição do matrimónio está envolto de histórias e controvérsias. Neste artigo, trazemos-lhe a origem dos bouquets... Ou melhor, as possíveis origens do bouquet

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação