Como combinar vestido de noiva e o bouquet?

São muitas as noivas que hesitam na hora de escolher o bouquet. A razão? É difícil compreender qual o critério de escolha que deve prevalecer para ajudar na escolha das flores. Especialmente porque as opções são muitas e são boas. O melhor é sempre pensar no seu visual enquanto um todo e escolher o ramo de flores que vai levar consigo para o altar em função do vestido que já escolheu (ou vice-versa). Por mais bonita que seja a sua flor preferida, ela pode não combinar com o estilo do seu vestido. Quer um exemplo? As suculentas são lindas mas não combinam com um vestido de corte clássico numa cerimónia de estilo tradicional. Certo?

Foto: Fine Art Studio Estudiodellas

E há tantos outros fatores a considerar: o tamanho do bouquet, o seu formato, a cor privilegiada. Para ajudar nesta decisão, a Zankyou (com a ajuda dos conselhos de ouro de algumas das nossas floral designers preferidas) sugere-lhe hoje o bouquet perfeito de acordo com o design do seu vestido. Reduzimos as opções a quatro: saias com corte em A, saias com corte imperial, saias de corte princesa e saias de corte sereia. Para cada um destes estilos sugerimos as flores perfeitas. Porque conhecimento é poder.

Foto: Mémorelle – Photography&Video

Para os vestidos com saia em A

Encaixam nesta categoria os vestidos de corte clássico. As cinturas são marcadas e as saias caem sobre a silhueta feminina com um efeito . O seu design é em A (e por isso têm esse nome).

Foto: Fine Art Studio Estudiodellas

Para estes estilo de vestido, temos algumas propostas. Começamos pelas rosas e as flores do campo, em especial das margaridas. Outra sugestão são as peónias em tons de rosa, um clássico para um clássico. E, já sabe o que diz a sabedoria popular, os clássicos são intemporais e nunca desiludem…

María Salazar
Foto: Elena Bau Fotografía
Lili Cherry

Apostando na tendência clássico sobre clássico, podemos arriscar um pouquinho mais com um bouquet moderno, que mistura peónias, rosas e demais folhagem ou um bonito bouquet em tons pastéis com bonitos brunias como flor de suporte. Por fim, propomos um bouquet colorido composto por peónias, flores do campo e crisântemos.. um amor!

Foto: Aguiam Wedding Photography
Lili Cherry
Foto: Aguiam Wedding Photography

Para as saias de corte imperial

Também chamado de corte helénico (em homenagem às vestes helénicas da antiguidade clássica grega), as saias de corte imperial privilegiam os tecidos leves e acetinados e tendem a cair suave e delicadamente sobre a silhueta feminina. Não são saias armadas nem têm designs complexos, mantendo-se fluídas sobre o corpo de quem as veste. São vestidos incrivelmente românticos e estivais, descontraídos e flutuantes.

Rembo Styling 2018 via Vestidus

Para combinar com este estilo de vestido, sugerimos um ramo de rosas ainda em botão e em tons alaranjados, combinadas com frutos de hidra. Pode também optar por um bouquet joia, de tamanho médio, com flores naturais e alguns detalhes, mas sem muitos verdes, sem exageros.

Foto: Au Nom de la Rose
Flow. Foto: Love Is My Favorite Color

Prefere um ramo mais atrevido? Pode combinar este estilo de vestido com ramos de flores ainda com o cale. Quanto mais compridos, melhor. São peónias, são margaridas (de proporções gigantescas), são crisantemos… o que gostar mais. Se preferir um estilo campestre, arrisque completamente e aposte num bouquet com flores silvestres, com um toque de festa através de detalhes, como uma joia ou aplicações metalizadas.

Flow
Jardin d’époque

Vestidos com saia de corte princesa

Quem não conhece este estilo de vestido? É talvez o mais popular e o mais procurado: com silhueta marcada no busto, cintura também muito bem marcada e saia armada e volumosa. O verdadeiro vestido de princesa, herdado das cortes europeias dos séculos XVI, XVII e XVIII.

Foto: Nuno Belo Photographer

Para estes vestidos, propomos um pequeno ramo de rosas em tons claros: bege, branco, rosa, verde. Um amor! Lembre-se da máxima: menos é mais! Pode ainda combinar diferentes cores e texturas num bouquet de dimensões generosas.

Foto: Aguiam Wedding Photography
Foto 135 milímetros
Foto 135 milímetros

Vestidos princesa rimam com bouquets românticos: rosas intercaladas com hortênsias, cravos intercalados com a flor do arroz, tudo completo com os detalhes em verde. Pode também brilhar com as rosas brancas num bouquet clássico, elegante e atemporal. Se preferir uma proposta mais atrevida, aposte num bouquet fora do comum, onde os cales e ramos têm tanto ou mais protagonismo que as flores.

Lili Cherry
Pensacola Red
Foto: Pensacola Red
Flores à la carte
Lili Cherry

Vestidos com saia de corte sereia

Chegamos ao último estilo de hoje. São os vestidos que mais acentuam as curvas do corpo feminino. Justos ao longo da coxa, começam a folgar apenas na linha abaixo do joelho (ou logo abaixo dos quadris, sendo semi-sereia). Sempre sensuais, sempre reveladores, sempre ultrafemininos, estes vestidos estão sempre entre os preferidos das noivas mais confiantes.

Foto: Aguiam Wedding Photography

Para este estilo de vestido sugerimos um bouquet pequeno, nomeadamente em tons suaves de rosa, branco e lilás ou um ramo bem garrido, com flores diferentes e coloridas. Texturas que se complementam, estilos que se cumprimentam. Maravilhoso!

Flow
Foto: Jose Villa Photography

Não se despeça sem espreitar a nossa proposta de um ramo com visual impactante, com diferentes texturas e original (peónias, suculentas, lavanda), terminando num bouquet delicado e atemporal, que traz a peónia rosa como protagonista, rodeada por verde e pequenas flores silvestres.

Lili Cherry
Foto: Melissa Jill Photography

Escolha o vestido, componha o visual e só depois escolha o ramo. Nós damos-lhe uma ajuda no caminho até chegar ao bouquet que a fará brilhar como nunca no seu grande dia, só tem de clicar no play.

Talvez também lhe interesse:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Bloom Creative
O bouquet de noiva: origem e tradições
Tudo o que envolve a tradição do matrimónio está envolto de histórias e controvérsias. Neste artigo, trazemos-lhe a origem dos bouquets... Ou melhor, as possíveis origens do bouquet
It's all about...
Conheça o significado das flores e faça um bouquet que lhe “diga” muito
Pela sua beleza, cor, estilo ou tamanho, as flores transmitem significados diferentes. Se é supersticiosa ou simplesmente quer levar flores de época, convém que conheça primeiro o significado de algumas espécies "assíduas" nos bouquets de noiva
Hélder Couto Photo
As músicas mais divertidas e badaladas para atirar o bouquet: a seleção dos experts!
As músicas que completarão um dos grandes momentos do seu casamento casamento: o instante em que atira o bouquet para todas as suas amigas solteiras!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação