Como guardar o vestido de noiva depois do grande dia? Os 5 passos fundamentais

A escolha do vestido de noiva é um dos momentos mais especiais do casamento. Neste processo, há um sentimento único, uma faísca que envolve e molda o seu futuro como noiva. E embora muitas mulheres prefiram alugar o vestido ou reutilizar algum modelo da família (da mãe, por exemplo), a maioria delas opta por comprar aquela que é uma das peças de vestuário mais importante da sua história, para poder apreciá-lo em qualquer altura do resto da sua vida.

Mas a verdade é que, no final do grande dia, o vestido terá sequelas. E, pergunta você, o que é que isso importa? São marcas de uma festa inesquecível e, como tal, fazem parte do vestido e das memórias que ele acarreta. Assim, mesmo com todos os eventuais rasgos e as manchas, hoje vamos mostrar-lhe como guardar o seu vestido de noiva em 5 passos ou, melhor dizendo, quais são as 5 formas perfeitas de o guardar e mantê-lo no tempo.

Passo 1. Tente lavá-lo em casa

Como já lhe dissemos – e você sabe…. – o vestido de noiva irá sofrer durante a celebração. É por isso que ele poderá aglutinar todos os tipos de sinais da “batalha” do grande dia, através de manchas, lágrimas e cheiros. Por isso, retire-o com muito cuidado após o casamento (embora possa nem reparar realmente nele até o dia seguinte) e coloque-o num local seguro.

Foto: André Tavares Wedding Photographer via a pajarita

Antes de o guardar para a posteridade, poderá tentar a sua sorte limpando-o em casa. Se for este o caso, fique com um conselho de especialistas: não deixe passar mais de 12 ou 24 horas, para evitar que as manchas se fixem nas fibras, e utilize um programa de lavagem delicado, adicionando detergente neutro. Depois, opte pelo “remédio” mais natural: deixe secar o seu vestido ao ar livre e ao sol, evitando pendurá-lo e optando por o estender.

Foto: André Tavares Wedding Photographer via a pajarita

Após estes procedimentos, poderá querer passar a ferro, mas o melhor é utilizar apenas um vapor suave, já que tecidos como algodão, gaze, guipur e renda não precisam de ser engomados.

Passo 2. Leve-o para a limpeza a seco

Se preferir não complicar a sua vida e deixar tudo nas mãos dos profissionais, guarde o seu vestido com extremo cuidado após o casamento, até o levar ao destino seguinte: a lavandaria! Lá a sua grande peça ficará como nova, ou quase, pois há coisas impossíveis, mesmo para uma boa lavadaria. De qualquer forma, o resultado pode ser muito bom, pois eles são especialistas em eliminar o que normalmente não consegue sair de maneira nenhuma. Confie nestes profissionais antes de começar a pensar em guardar o seu vestido.

Foto: Aguiam Wedding Photography

Caso opte por esta solução, o melhor é não passá-lo a ferro após a lavagem. E, para guardá-lo e para que ele aguente em condições ao longo dos anos, recomendamos que o pendure em vez de dobrá-lo. Com esta simples técnica, a probabilidade do aparecimento de manchas amarelas e de rugas reduzirá consideravelmente.

Passo 3. Arrisque-se com tecidos naturais

Alguns ateliers destacam-se por um maior cuidado com as peças de vestuário e uma confeção à mão, propiciando aquela essência autêntica que tão bem assenta nos vestidos. Nestes esplêndidos ateliers, muitos profissionais optam por tecidos 100% naturais para conceber as suas obras-primas.

Vestido e Fato: Gio Rodrigues. Foto: Dreamaker

No entanto, o brilho e delicadeza desses tecidos causam maior deterioração, algo que é mais difícil de acontecer em tecidos sintéticos. No primeiro caso, e para assegurar a manutenção adequada do vestido, é melhor envolvê-lo em papel de seda e mantê-lo num local sem humidade e longe do sol. Mantê-lo desta forma alarga a vida do vestido após o casamento e ajuda a preservar a sua memória.

Passo 4. Seja tradicional

Em determinados casos, experimentar nem sempre é melhor caminho. Neste caso em particular, pode querer dizer fazer asneira com a roupa mais importante da vida de uma noiva. Sim, porque apesar de, em princípio, ser uma peça que se usa apenas uma vez na vida, é cara e merece a pena ser conservada da melhor forma, garantindo uma boa manutenção.

Foto: Espaço Branco. Vestido Gio Rodrigues

Assim, a solução mais simples é deixá-lo pendurado dentro do porta-vestidos no qual veio da loja ou atelier onde o comprou. No entanto, sabemos que esta opção nem sempre é válida quando o vestido é muito comprido e não cabe na altura do armário, sendo um permanente incómodo para a noiva. No caso dos vestidos mais curtos, sim, é a melhor solução.

Foto: Espaço Branco. Vestido Gio Rodrigues

Caso esta solução não a convença, há duas outras que devem ser suficientes para manter o seu vestido de noiva guardado em condições. Em primeiro lugar, pode utilizar a tradicional caixa de papelão para roupas deste tipo, que deve ser larga o suficiente para que o vestido não fique demasiado amassado. A segunda, e quem sabe a melhor, é utilizar o sistema de selagem em vácuo. Através deste procedimento, o ar é eliminado do saco e reduz-se o tamanho do mesmo, mantendo sua estrutura e condição e permitindo colocá-lo em qualquer lugar.

Passo 5. Tenha em conta estes conselhos

Qualquer que seja o procedimento escolhido, tenha em mente que os mitos devem desaparecer. O que queremos dizer com isto? Se no cinema e no “antigamente” os vestidos de mães e avós eram pendurados no sótão ou guardados num porão, saiba que no passado e no cinema procedia-se erradamente. A verdade é que nesses locais, o calor, o frio e a humidade – dependendo da época do ano – atingem níveis mais altos do que dentro de uma casa e tudo isso contribui para estragar peças tão delicados como o seu vestido de noiva. O melhor que tem a fazer para que o vestido não sofra com a deterioração do tempo e permaneça intacto é guardá-lo num lugar fresco e escuro. 

Foto: João Almeida. Vestido: Ideias de Veludo. Maquilhagem e Cabelo: Daniela Reis Make Up Artist/ Stylist/ Designer

Se quiser que o vestido não só aguente as inclemências temporais, mas também esteja protegido contra visitantes indesejados, como o mais variado estilo de insetos, recomendamos que coloque junto dele uma bolinha de naftalina ou cânfora. Nada, nem ninguém, se vai aproximar do seu vestido!

Foto: João Almeida. Vestido: Ideias de Veludo. Maquilhagem e Cabelo: Daniela Reis Make Up Artist/ Stylist/ Designer

Finalmente, e qual cereja no topo do bolo para garantir a máxima proteção possível do vestido, recomendamos arejá-lo uma vez por ano. Além de poder apreciá-lo e rever possíveis desequilíbrios que deteriorem o seu perfeito estado, poderá evitar as dobras que podem surgir com o tempo. Cumprindo tudo isto, a sua melhor recordação do dia em que foi “A” noiva durará para sempre!

Agora que já sabe como guardar o seu vestido de noiva para toda a eternidade, se ainda anda à procura do modelo perfeito para si, conheça as tendências de vestidos de noiva 2018.

E para ajudá-la na organização

Descarregue o ebook Como organizar o seu casamento“!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Aguiam Wedding Potography
Conselhos fundamentais dos Wedding Planners: o segredo para viver um dia em pleno!
Para vos ajudar a viverem um casamento de sonho, falámos com wedding planners para vos alertar para aspectos super importantes que nem sempre consideram
Foto: Vanessa & Ivo
Maquilhagem para Noivas Ruivas: 4 dicas fundamentais!
Nenhuma noiva é esquecida e ainda que, em Portugal, a percentagem de ruivos seja muito pequena, a Zankyou não se esqueceu delas. Leonor Vasconcelos, do blogue Trinta e Tal, deixa-lhe as melhores dicas para que tire partido da sua beleza natural.
Moisés Soares
7 passos fundamentais para superar o medo do compromisso
Existem muitas pessoas que têm claramente medo do compromisso. Se é o seu caso ou acha que a sua cara-metade sofre deste “mal”, vamos ajudar a superá-lo!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação