Os 10 erros que as noivas cometem ao escolher o vestido de noiva

Hoje exponho-lhe os erros que eu considero de vital importância na escolha do seu vestido e para os quais deve estar prevenida, preparada e atenta!

O meu coração agitava-se naqueles breves segundos. O meu vestido, o meu vestido. Ainda hoje, acho que ele faz parte de um sonho - e provavelmente, faz mesmo - e ainda hoje o meu coração reage da mesma forma. Havia um sonho em mim. Um sonho que se tornou palpável. O meu sonho. Desengane-se. A minha forma apaixonada de falar não significa de todo que foi fácil. Chegar "ao" vestido definitivamente não foi das minhas mais fáceis "tarefas". Acho que, como a generalidade das noivas, encontrei uns inúmeros obstáculos. Vindos talvez de onde menos esperava. Sendo que a experiência nos torna sempre um pouco mais ricos, assim como a partilha, hoje trago-lhe 10 erros - os 10 erros que eu considero de vital importância e para os quais deve estar prevenida, preparada e atenta. Não estão necessariamente por ordem de importância - já que todos têm a mesma - e por isso leia bem cada um deles. Não se descure e não descure a escolha do seu vestido de noiva!
1. Deixar que a ansiedade se sobreponha à racionalidade 2. Deixar que terceiros (muitos terceiros!) influencie a sua decisão 3. Não respeitar o seu próprio estilo 4. Esquecer o orçamento na hora de comprar 5. Optar pelo primeiro vestido que achar bonito... 6. Perder a noção de que um vestido faz parte de um todo 7. Esquecer o ambiente e a data do casamento 8. Não considerar o tecido de confecção do vestido 9. Não ser realista com o espelho 10. Desvalorizar o conforto

1. Deixar que a ansiedade se sobreponha à racionalidade

A generalidade das noivas, assim que faz alavancar os preparativos, sonha, suspira, anseia pelo vestido de noiva. Tanto que, por vezes, com mais de um ano de antecedência, acabam por ter uma sede incontrolável de experimentar vestidos de noiva. (Eu passei por isso!) Não é boa ideia "correr" para a primeira loja de noivas que lhe surgir. O mais importante dos motivos que o justifica: irá passar meses - todo o tempo que tiver a separá-la do casamento - a interrogar-se se fez a escolha certa ou não. (E a delirar com outros modelos de vestidos de noiva que, depois, vê na Zankyou!) Controle o seu coração, e procure a sua primeira loja, a sua primeira marcação para se envolver com os vestidos de noiva, uns seis meses antes do casamento. O tempo certo para uma escolha acertada. Veja também: 100 vestidos de noiva 2020: modelos imperdíveis que a farão sonhar com o seu casamento!
Guardar
Vestido Gio Rodrigues | Foto: João Almeida | Espaço: Quinta da Quintã

2. Deixar que terceiros (muitos terceiros!) influencie a sua decisão

A mãe, as irmãs, a sogra, as cunhadas, as primas, as melhores amigas... (O cão, o gato, o periquito...) Atenção: ter uma opinião de alguém que não a nossa própria consciência pode ser, claro, extremamente útil. Não quer dizer é que essa opinião (ou outra qualquer) seja pertinente! Ou é a mãe que imaginava outro tipo de vestido, ou a sogra que gostava de algo que não fosse tão... Atrevido... (Posso dizer assim?) O vestido é para si, noiva. Isto não é frieza, nem leviandade. É puro realismo! Se pretende ter por perto alguém que se emocione consigo, sejam criteriosa na escolha e subtilmente imponha limites às pretensões de quem a acompanha. Veja também: 15 tipos de sogras. Qual é a sua?
Guardar
Foto: Nelson Marques + Andreia Torres Photography

3. Não respeitar o seu próprio estilo

Se, no dia-a-dia, é habitualmente uma mulher comedida, simples (e simples não quer dizer sem graça!) porquê (porquê minha senhora?) deixar de o ser no seu dia de casamento? Se há traços que a definem, porquê renovar por completo todos esses traços e a forma como os outros a veem e conhecem? Porquê dar a si mesma a possibilidade de um dia, muitos anos mais tarde, ao olhar para as memórias do seu casamento, não se reconhecer e não se rever na sua imagem? (E até de pensar: "Meu Deus, onde tinha eu a cabeça?") Aceite e reconheça que há uma medida que é sua e abrace essa medida. Não queira ser mais ou menos do que realmente é, todos os dias. Veja também: 9 Sinais claros que lhe dizem quando o vestido de noiva não é o vestido certo para si! Anote!
Guardar
Vestidos Gio Rodrigues | Foto: João Almeida | Espaço: Quinta da Quintã

4. Esquecer o orçamento na hora de comprar

Pronto, tem vestido, "o" vestido dos seus sonhos. Certificou-se de que ele encaixa no seu orçamento? Ou simplesmente está - e quem a acompanhou na escolha - em lágrimas (de alegria), mas ainda assim não sabe se poderá levar a compra avante? É preciso muito bom-senso nesta situação e depois de saber qual o custo real do sonho, para dizer que não é possível. Não é possível porque, apesar de ser o vestido perfeito, ele simplesmente não encaixa na sua baliza de "valor a gastar". É preciso bom-senso também - e é até indicado - que previna este tipo de situação. Assim quem a atende não perde tempo à procura de algo que, à partida, não quer e você não chora com as expectativas "furadas" - ao invés de chorar de alegria. Defina, desde logo, no início do seu atendimento, que tem um determinado valor-barreira que não pretende ultrapassar. (Não a quero desiludir, mas apesar de ser o vestido de uma vida, é um vestido que usará, no máximo, meia dúzia de vezes - no máximo! Vale a pena endividar-se, colocar-se numa situação financeira desconfortável - principalmente com as soluções que o mercado vai oferecendo - por "isso"?) Inspire-se com no desfile da nova coleção para 2020 de Gio Rodrigues: exotismo e ousadia em peças exclusivas inspiradas pelo amor
Guardar
Atelier Gio Rodrigues | Foto: Edgar Dias Photography

5. Optar pelo primeiro vestido que achar bonito...

... só porque encaixa naquele artigo que leu sobre as silhuetas de vestido de noiva que melhor se adaptam a si. Diz-se que não há amor como o primeiro. Mas porquê arriscar? Também dizia Vasco Santana - no filme A Canção de Lisboa - "Chapéus há muitos!". Existem uma infinidade de marcas, assim como uma infinidade de modelos de vestidos de noiva. Canse-se de experimentar, quando tiver esgotado todas as hipóteses, quando souber de cor porque é que o vestido de linha sereia lhe fica bem e o vestido de linha princesa não lhe fica tão bem assim. Essa é a certeza de que está a escolher bem, de que a sua decisão é rica e completa. Veja também: Vestidos de noiva de manga comprida: apaixone-se à primeira vista!
Guardar
Créditos: Berta Bridal

6. Perder a noção de que um vestido faz parte de um todo

Folhos, rendas, pedraria, aquele decote, aquela cauda e aquelas costas de espartilho sem vista. Sobra dentro disto espaço para um belíssimo par de sapatos? Ou para aqueles maravilhosos brincos? Não. Nem sequer sobra espaço para si, enquanto mulher e noiva! Sabe aquela velha máxima "o menos é mais"? Bem, aplica-se aqui! Você é a noiva e tudo bem, admito: deve estar deslumbrante! Mas deve brilhar por si! Veja também: 100 sapatos de noiva que não vai querer deixar escapar!
Guardar
Produção: Bakewell | Foto: White Valley  | Vestido: Rembo Styling

7. Esquecer o ambiente e a data do casamento

Se o casamento é na praia porquê optar por aquele vestido "pesadão", digno de um conto de fadas numa igreja imponente? Se o casamento é no Inverno, porquê a ausência de um agasalho? Disse e repito que o vestido é para si, noiva, e em boa verdade, você não é uma peça do casamento. Mas bem, tem de estar minimamente confortável nele e dentro dele, certo? E se casar em dezembro já não é sinónimo de chuva, assim como casar em agosto já não é sinónimo de um dia de sol radioso, pelo menos não considerar a época do ano em que casa é sinónimo de um ligeiro descuido... Veja também: Como escolher o vestido de noiva para um casamento na praia
Guardar
Foto: Power On Photography

8. Não considerar o tecido de confecção do vestido

O vestido sai da loja - ou do atelier - maravilhoso. Pronto a usar, brilhante e deslumbrante. E no entanto, ao vestir, logo depois de vestir, e dos primeiros braços que nos envolvem, amarrota, engelha. Desconfortável ao toque e agora resta-nos um dia - um dia inteirinho - na sua companhia. E as fotografias? Como vão ficar as fotografias? (Olhe só, todas as questões que se levantam só por causa do tecido!) Se necessário, questione sobre a qualidade do material usado e do seu provável comportamento com o uso quando e a quem adquirir o vestido. Seja assertiva mediante a resposta que lhe for dada. Veja também: 4 erros a evitar após comprar o vestido de noiva para não duvidar da sua escolha!
Guardar
Créditos: Maxima Bridal

9. Não ser realista com o espelho

Numa qualquer loja de roupa, perante todos aqueles espelhos, temos a coragem, para nós e para os outros, de dizer: "Oh Deus, que peça de roupa horrível! Quer dizer, horrível em mim!". Porque é que, com um vestido de noiva, não somos capazes da mesma coisa? Sim, porque admita - eu também passei por isso - há vestidos que simplesmente não assentam bem naquela noiva que vimos de relance a entrar na igreja (ou naquela fotografia que a colega de trabalho lhe mostrou). Consigo não é diferente. O seu corpo tem uma forma que é favorecida com determinados cortes e não deve esquecê-la. Não é milimétrico, nem absolutamente fiável, dizer que os vestidos de linha baile, por exemplo, só ficam bem a mulheres-noivas com uma anca mais larguinha, mas é certo: o "trabalhar" de um vestido de noiva depende das suas medidas e cai de forma diferente de mulher para mulher, favorecendo-a mais ou menos. Veja também: Tipos de corpo: conheça melhor o seu e escolha o estilo de vestido ideal para a sua silhueta
Guardar
Créditos: Ais d'Amor Bride's Closet

10. Desvalorizar o conforto

É, o vestido é lindíssimo. No entanto, aquelas "varetas" espetam na pele e magoam. É, o vestido é lindíssimo. Mas não permite comer aquele apetitoso salgadinho, sem ficar com aspeto de quem está a "rebentar pelas costuras". É, o vestido é lindíssimo. No entanto, não deixa sentar, andar ou dançar de forma "normal". É, o vestido é lindíssimo. E deve certificar-se que, além de lindíssimo, lhe permite ser a noiva! E não apenas uma simples espectadora do seu casamento. Em prova, tire tempo para sentar, para se mexer - mesmo que não consigam perceber de que forma o vestido a vai afetar fisicamente por completo, pelo menos fica com uma noção mais concreta do que a espera no dia do casamento.
Guardar
Foto: Thrall Photography Estou certa que, agora sim, está mais do que preparada para a "caça ao vestido"! Um último conselho: seja exigente no atendimento. Consigo e com quem a atende. Marque com antecedência para que a esperem e garanta o tempo necessário. Não se iniba de fazer as perguntas que entender necessárias. Seja paciente e saiba escutar. Veja também: Os vestidos tendência para as noivas de 2019 destacados by Iolanda Grenha
Guardar
Créditos: Ais d'Amor Bride's Closet Descubra também o Top 5 das tendências de vestidos de noiva que estão a marcar tendência! [embed]    

Dê-nos a sua opinião

Comentário submetido com sucesso
Tivemos um problema a submeter o seu comentário. Por favor tente mais tarde
Por favor, preencha este campo.
Por favor, insira um e-mail válido.
Por favor, preencha este campo.