15 tipos de sogras. Qual é a sua?

Brincadeiras à parte, nem todas as sogras são sinónimo do mal! Embora tenhamos ouvido desde sempre piadas sobre elas, nas quais são pintadas quase como se fossem o diabo, nem tudo é assim: existem vários tipos de sogras e nem todas são más.

Foto: It’s all about…

Trata-se de um tema que, muitas vezes, abordamos com os nossos amigos de forma irónica e este artigo é mesmo isso, para nos divertirmos um pouco. Mas também para encontramos uma forma de lidar com todas elas. Afinal, por muito que não tenhamos uma boa relação com as nossas sogras, elas são as mães dos nossos mais-que-tudo! Conheça os 15 tipos de sogras e diga-nos qual é a sua!

1. A crítica

Talvez a pior sogra que poderemos encontrar nas nossas vidas. Aquela que por muito que nos esforcemos em fazer alguma coisa, nunca nada estará perfeito. Respire fundo 100 vezes e tente não ligar às críticas dela. Afinal, a maioria das vezes, é só para fazer birra e ser do contra!

meryl streep

2. A ciumenta

As sogras ciumentas são aquelas que não querem, de todo, outra mulher na vida dos seus filhos. Não querem partilhar a atenção, querem ser a única mulher na vida do filho e a mais importante (todas elas sabem que estão em primeiro lugar, mas teimam em fazer crises de ciúmes). Os ciúmes podem ser vistos como algo carinhoso, mas quando em demasia podem tornar-se num tormento. Mantenha a calma!

jealous

3. A manipuladora

Trata-se do tipo de sogra que procura ganhar a sua confiança com gestos de carinho e bondade, mas que no fundo pretende impor a sua vontade, tal como escolher o catering da sua preferência, acrescentar convidados à sua lista ou impôr o local do casamento. Perante este tipo de sogra, o que tem de fazer é deixar bem claro – embora com subtileza respeito – que tudo isto é da sua responsabilidade e do seu parceiro. Para que ela não se sinta posta de lado, pode pedir-lhe que a ajude, sem deixar nas suas mãos as tomadas de decisão. É normal que a sua sogra – e também a sua mãe … – queiram controlar o seu casamento e para ultrapassar isto tem de ser muito cautelosa.

Foto: SLcasamentos

4. A carinhosa

Adoramos estas sogras, aquelas que nos tratam como se fossemos a sua filha, que nos mima, que nos dá conselhos. Ama o seu namorado/marido, mas com uma sogra deste tipo a sua vida vai de vento em popa! Como não as adorar?

reaction awesome horriblehistories

5. A nostálgica

Estas sogras são muito fáceis de identificar. Se já conhece o álbum de fotografias da família de trás para a frente e todas as histórias de cada uma delas. Sim, é esta o seu tipo de sogra! Aquela que gosta de reviver todos os momentos passados e, por vezes, até verte uma lágrima ao recordá-los! Na verdade, nós também adoramos ver e ouvir as histórias de infância da nossa cara-metade!

New Edition BET upset bet i cant new edition

6. A antipática

É aquela que fará a sua vida impossível desde o primeiro momento, a quem não lhe agradam nenhuma das suas ideias, nem a forma como está a organizar o seu casamento. Terá de lidar constantemente com comentários irónicos, que não oferecem nenhuma solução. Perante este tipo de personalidade, não procure o confronto e trate de ser diplomática, deixando bem claro que o casamento não é dela.

Foto: José D’Oliveira – Happiness Happens

7. A mãe galinha

Como para qualquer mãe, os filhos nunca crescem. Para elas serão sempre uns bebés mesmo que tenham 30 anos! Este tipo de sogra é aquela que liga 3 vezes por dia ao filho para perguntar se está bem, o que comeu e se fez a digestão! São mães e elas gostam de proteger (às vezes em demasia) as suas crias… Temos de ser pacientes!

crazy eyes hunt

8. A ansiosa e casamenteira

Ao contrário das ciumentas, este tipo de sogra quer ver a vida do seu filho bem resolvida. É aquela que pergunta todos os dias quando será o casamento e quando chegarão os rebentos.

snl bill hader kristen wiig spit take

9. A autoritária

É, talvez, a sogra mais difícil de lidar, a que quererá impor sempre os seus critérios, como se fosse o seu casamento. E se tiver poder económico, pretenderá fazer tudo à sua maneira, utilizando o argumento de que tem dinheiro para isso. O conselho, nestes casos, é não aceitar educadamente a sua contribuição monetária e dizer-lhe que pode opinar e sugerir, mas não impor.

Foto: André Tavares Wedding Photographer através de a pajarita

10. A intrometida 

É aquele tipo de sogra que, para além de querer saber de tudo – onde vocês estão, com quem e quando chegam… – ainda se costuma intrometer nas vossas discussões e dar opinião em tudo!

Kehlani wtf seriously disbelief wth

11. A que a quer engordar

A sogra que nos quer pôr a rebolar. Conquistar pelo estômago é sempre uma boa tática. Quando chegamos a casa deste tipo de sogra, parece que estamos num rodízio onde a comida não para de nos aparecer à frente e nós, para não fazermos a desfeita, lá vamos comendo. Depois ficamos a refletir, será que esta comida toda é para me engordar e o meu namorado deixar de gostar de mim? Vai se lá saber…!

eating

12. A que sabe tudo

É a sogra que acha que está sempre um passo à frente e que lhe dirá: “eu bem te disse” cada vez que algo se complique ou não corra como o planeado. Com este tipo de personalidade, só lhe resta ter muita paciência, porque ela irá apontar os seus erros a toda a hora. Por isso, não descarregue energia e mantenha-se firme nas suas decisões.

Foto: André Lima Photography

13. A duas caras

Quando estamos perante este tipo de sogra somos as melhores pessoas, no entanto quando viramos as costas somos os piores seres do mundo. Tenha cuidado e esteja atenta!

tv smile grey's anatomy

14. A moderna 

A sogra moderna, aquela que é uma adicta das novas tecnologias e que adora seguir as últimas tendências de moda. Não se esqueça de se apresentar a ela sempre na sua melhor forma, pois ela vai adorar!

mother

15. A sogra ideal

Terminamos com a sogra que todas as noivas sonham ter, isto é, aquela que é como uma amiga para toda a vida, que a apoia constantemente e não interfere muito na relação que mantém com o seu filho. Os seus conselhos são valiosos e estará sempre ali, ao seu lado. Com esta classe de sogra, a única coisa a fazer é não deixar que a relação se perda e alimentá-la continuamente.

Foto: Mémorelle – Photography&Video

Depois de ler este artigo, qual é o seu tipo de sogra? Como já lhe dissemos, por muita má relação que tenha com a sua sogra, pense sempre que ela é a mãe da sua cara-metade, por isso evite conflitos com ela. Se tiver mesmo que evitar contacto, faça-o! Mas para quem tem a sorte de ter uma sogra excecional, mime-a o máximo que puder!

Nota: as fotografias utilizadas são meramente ilustrativas.

Talvez também lhe interesse:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

11 tipos de abraços que dizem muito sobre a sua relação de amor ou amizade
11 tipos de abraços que dizem muito sobre a sua relação de amor ou amizade
Entre neste guia de abraços e eleja o seu favorito. Depois, faça o favor de praticá-lo muito. Com sorte, vai dar abraços para o resto da vida. Para muitos, valem mais do que beijos. Concorda?
11 tipos de pessoas que se destacam em todos os eventos de Natal
11 tipos de pessoas que se destacam em todos os eventos de Natal
O Natal é o momento do ano em que a família se reune e algumas cenas mais curiosas e caricatas acontecem! Consegue imaginar o tio, o avô ou o primo que irá protagonizar cada um destes momentos?
7 despedidas de solteira(o) de filme. Em qual se baseará a sua?
7 despedidas de solteira(o) de filme. Em qual se baseará a sua?
O cinema anda há anos a mostrar-nos as loucuras de uma boa despedida de solteiro e solteira. E para a sua, prefere algo tranquilo ou uma verdadeira loucura?

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação