Como discutir o orçamento quando as famílias têm backrounds financeiros diferentes

Temos de admitir que falar sobre dinheiro nem sempre é agradável. Sobretudo quando na discussão estão envolvidas famílias com ideias, perspetivas e carteiras diferentes, para falar de um assunto que muito provavelmente sempre foi tão ansiado por todos e que gera grande entusiasmo: o casamento.

Foto: SLcasamentos

Cada situação familiar é diferente e pode ser bastante variável:

  • Há famílias capazes de suportar um casamento exuberante, sem olhar a gastos, e outras que apenas conseguem oferecer uma pequena quantia como prenda de casamento, deixando as despesas do casamento a encargo dos próprios noivos.
  • Também há noivos que têm pais divorciados que não podem contribuir equitativamente (ou mesmo estar na mesma sala juntos!) enquanto outros acham que a tradição de repartir gastos é a melhor solução.
  • Um lado pode querer um casamento super chique, enquanto o outro sentir-se-ia bem mais confortável com um casamento mais caseiro ao ar livre, com um belo churrasco.
  • Etc., etc., etc.

A verdade é que quando se juntam duas famílias financeiramente distintas podem ocorrer tensões em ambos os lados. Apesar de estarmos já longe da tradição que ditava que era a família da noiva a pagar a maioria do casamento e de estarmos todos de acordo que o desejável é que sejam os noivos a decidir o que querem para o casamento e, a partir daí, se faça uma discussão saudável sobre o que cada um pode contribuir, não são raras as situações que se revelam difíceis. Sendo assim qual a melhor forma para as resolver? Simples: com comunicação!

Foto: SLcasamentos

Falem abertamente e com toda a honestidade

Caso haja diferenças de rendimento entre famílias, o melhor a fazer é definitivamente abrir as portas do armário e tirar o assunto tabu sobre o dinheiro de lá de dentro. Falar abertamente sobre ele. Se ambos os lados não tiverem consciência plena sobre o que os noivos querem e o que as famílias podem suportar, nunca se irá conseguir ter uma conversa honesta e produtiva. Comunicar é sempre o mais importante, sobretudo em períodos de grande stress. Ponham-se no lugar do outro e tudo será mais fácil. Até porque um dos assuntos que gera maiores discussões entre casais é precisamente o dinheiro, pelo que podem desde logo começar a por em prática a gestão destas situações!

Foto: Estúdios Santa Cruz

Aceitem as ofertas que vos dão

Apesar de deverem ser honestos e dizer o que sentem sobre todos os assuntos que estejam relacionados com a organização do vosso casamento, antes de tomarem alguma decisão ou agirem de forma precipitada tenham consciência de que as vossas famílias certamente só querem o vosso bem e felicidade. Por isso, se eles afinal querem (e podem) contribuir com mais do que vocês haviam planeado ou até combinado, aceitem a oferta, pois será de certeza bem-intencionada. Tentem criar um compromisso, em que consigam criar uma verdadeira ponte entre vocês.

Foto: It’s all about…

Não sobrecarreguem ninguém

Tenham uma conversa aberta e realista com as vossas famílias sobre o orçamento do vosso casamento. Discutam tudo ao detalhe, tentando que não seja de forma alguma uma discussão acusatória e, sobretudo, que não coloque ninguém numa situação vulnerável em que se vejam quase que obrigados a aceitar dívidas que não possam suportar.

Foto: Arte Magna Fotografia

O importante é evitar guerras desnecessárias numa altura da vossa vida que deve ser repleta de entusiasmo e felicidade. A chave para isso está numa comunicação honesta e aberta, sem medos ou tabus, em que todos percebam que o objetivo que têm é comum: um dia perfeito e inesquecível!

Talvez também lhe interesse:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Credits: Momento Cativo
Tudo o que tem que saber sobre os jantares de ensaio
A ocasião perfeita e muito íntima para desfrutar mais da família e dos amigos num momento tão importante para a vossa história.
9 séries da Netflix para este Outono/Inverno de "manta e pipocas" em casal
9 séries da Netflix para este Outono/Inverno de "manta e pipocas" em casal
Quando chega o frio, o conforto de casa e mais concretamente o sofá, converte-se no melhor lugar para estar em casal e estas séries serão a cereja no topo do bolo perfeita para esses planos caseiros.
Foto Luminous Photography
30 coisas às quais deverá dizer que SIM para ter uma despedida de solteira inesquecível!
Sim, a uma festa grande. E em grande! Pense como uma megalómana!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação