Casamentos gay: o que é que muda?

O mais importante num casamento é que exista Amor: o casamento é a celebração do amor entre dois seres humanos. Cumprido este requisito, só resta adaptar a celebração aos gostos pessoais e às tradições mais queridas do casal. Seja heterossexual ou homossexual, o casamento em termos de rituais pode ser igual em quase tudo – a única diferença é que num casamento gay os noivos não poderão casar-se pela igreja.

Foto: Nelson Marques + Andreia Torres Photography

O primeiro passo para haver casamento é anunciarem que se vão casar. As primeiras pessoas a quem deverão dirigir-se deverão ser os pais, mas se estes não têm apoiado a relação, prefiram antes dizer aos amigos mais próximos, para, com o tempo, irem ganhando confiança para dar a notícia aos vossos pais.

Foto: João Terra Fotografia

Para alguns casais gay a cerimónia passa por algo mais simples, apenas com os amigos mais íntimos e um almoço ou jantar num restaurante; mas é claro que poderá optar pelo mesmo caminho dos casais hétero, com tudo a que tem direito: vestidos de noiva ou fatos de noivoreserva num hotel, bolo dos noivos… enfim, ter tudo aquilo com que sempre sonhou. E, claro, como em qualquer casamento, irá ser necessário tempo para o planear!

Foto: Edgar Dias Photography

Comecem em primeiro lugar por elaborar uma lista de convidados, assim saberão quantas pessoas irão fazer parte da festa. Se acharem que alguns dos vossos amigos ou familiares não aceitam o vosso relacionamento ou poderão sentir-se desconfortáveis, de qualquer forma enviem o convite e deixem-nos tomar a decisão final. Algumas pessoas poderão surpreender-vos!

Créditos: Ideia Genial

De seguida terão de entrar em contacto com fornecedores para reservar datas e discutir pormenores. Podem pedir conselhos a amigos de cujos casamentos tenham gostado, pesquisar nos sites e blogues mais inspiradores e até indagar se não existirão Wedding Planners vocacionados para casamentos gay.

Foto: Nelson Marques + Andreia Torres Photography

Para terem tudo controlado, arranjem uma pasta e guardem contratos, recibos, tudo o que acharem que não poderão perder, para minimizar surpresas desagradáveis.

Um dos pormenores mais importantes num casamento são os trajes dos noivos. Divirtam-se a escolher o look com que se sentirem mais bonitos e especiais, seja um vestido/fato tradicional ou um outfit mais casual.

Foto: SLcasamentos
Foto: SLcasamentos

Uma das dúvidas que se habitualmente se coloca é: devo ou não alterar o nome? Mais uma vez, mudar de nome é totalmente opcional e irá depender de vocês, tal como nos casais hétero. Sabiam que ambos podem acrescentar um apelido da cara-metade aos vossos nomes?

Foto: SLcasamentos

Caminhem em direção à felicidade de uma vida em comum com a pessoa que escolheram e não se esqueçam: o vosso casamento é o vosso dia, por isso garantam que espelha as vossas personalidades… e que se vão divertir!

Talvez também lhe interesse:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Foto: Daniel Rebordão Fotografia
Mini-Guia para casar em Coimbra: consiga o seu casamento de sonho!
Descubra o passo a passo da organização do seu casamento e descubra as melhores opções para si!
Por Magia
9 dos melhores Wedding Planners no Porto
Alguns dos melhores wedding planners do Porto estão reunidos nesta seleção que preparámos para si, para que viva o casamento com que sempre sonhou.
Foto Luminous Photography
30 coisas às quais deverá dizer que SIM para ter uma despedida de solteira inesquecível!
Sim, a uma festa grande. E em grande! Pense como uma megalómana!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação