X

Casamento civil: procedimentos e documentos

Um casamento civil em Portugal é, actualmente, um processo muito fácil de organizar. Ainda bem, pois assim sobra muita energia para planear a festa… que tanto pode ser à beira-mar como debaixo de água ou até em pleno voo! Vamos então tentar perceber de que é que precisamos (procedimentos e documentos) de tratar para “casar pelo registo”.

O início do “Processo de Casamento” faz-se, habitualmente, numa Conservatória do Registo Civil. Ambos os noivos devem estar presentes (ou fazer-se representar por um procurador) e ter consigo o Bilhete de Identidade ou o Cartão de Cidadão. Os felizardos que possuírem este recente documento de identificação podem optar por iniciar na Internet o processo de “Casamento Online”.

Casamento civil

Uma das primeiras coisas a decidir é o Regime de Bens a adoptar:  comunhão de adquiridos, separação de bens ou comunhão geral. No caso de os noivos terem decidido celebrar uma escritura de convenção antenupcial, devem apresentar a respectiva certidão nesta fase inicial do processo.

Passa-se, então, à fase da escolha do local e da data da cerimónia. Muitas das Conservatórias do Registo Civil do nosso país possuem salas especiais para a celebração de casamentos. Mas, claro está, pode também deslocar-se um(a) Conservador(a) ao local escolhido pelos noivos, mediante o pagamento de uma taxa e a disponibilização de transporte de ida e volta (para mais informações leia o nosso artigo sobre Quanto custa casar ).

Caso não exista nenhum impedimento legar à celebração do casamento, como, por exemplo, idade inferior a 16 anos ou casamento anterior não dissolvido, entre outros, resta apenas acertar contas e comparecer no grande dia! Os noivos podem fazer-se acompanhar dos respectivos “padrinhos”, que, neste contexto, são as testemunhas do casamento, bem como dos restantes convidados. Mas há a realçar uma novidade dos últimos anos: se um casal quiser uma cerimónia íntima, não precisa de ter mais ninguém presente. Basta a confirmação do(a) Conservador(a) para poderem viver felizes para sempre!

Gostava de um casamento apenas “a dois”, ou imagina uma festa com centenas de convidados? Conte-nos o seu sonho!

Gostou deste artigo? Partilhe

Mais informação

Comentários (8)

hernanifernandoca
11 de September de 2011

so bi para ser padrinho?

Responder
patriciaoliver
7 de March de 2013

Olá,

Meu nome é Patricia e moro no Brasil. Tenho uma relação estavel e gostaria de me casar em Portugal. Meu marido tem cidadania PORTUGUESA.
Estamos tirando o cartão cidadadão.
Tenho o sonho de um casamento intimo, no cuvil em Portugal. Como posso organizá-lo do Brasil, viajando para Prtugal apenas na data do casamento.

Obrigada.
Meu e-mail e: patricia.oliveira@fgcengenharia.com.br

Responder
inesguedesmarques
27 de March de 2013

Quando formos à conservatória, para agendar o casório, que informações devemos levar dos padrinhos, se quisermos padrinhos?

Não consigo encontrar em lado nenhum essa informação!

Obrigada!

Responder
catarina_pf
30 de June de 2014

Com que antecedência devíamos tratar disto? Quanto tempo demora o processo? Obrigada

Responder
Rangel mendes
28 de January de 2016

Ola, estou na mesma situaçao da patriciaoliver, eu tenho a cidadania portuguesa e gostaria de me casar em portugal, como posso fazer? Meu email é rangel_mendes@yahoo.com.br

Responder
Fernanda
19 de June de 2016

Ola, estou na mesma situaçao das colegas acima, meu noivo tem cidadania portuguesa e gostariamos de me casar em portugal, como posso fazer? Meu email é nanda.anjoss@gmail.com

Responder
Telma Antunes
1 de July de 2016

Olá Fernanda!

Para obter mais informações deve contactar as instituições responsáveis.
Com os meus melhores cumprimentos,

Ana
12 de April de 2017

Ola Fernanda,
Gostaria de saber como comecar o processo de casamento em Portugal, uma vez que estou a viver em franca. Eu e ele somos portugueses. obrigado
meu mail: ana.filipa.pereira5@gmail.com

Responder

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação