Como escolher um recheio para o bolo de casamento: dicas dos melhores confeiteiros!

Como escolher um recheio para o bolo de casamento: dicas dos melhores confeiteiros!

O bolo de casamento é um elemento muito importante, o personagem principal do banquete. A Zankyou falou com alguns chefs confeiteiros profissionais, que revelam algumas dicas básicas e muito importantes. Tome nota!

Como escolher um recheio para o bolo de casamento: dicas dos melhores confeiteiros!
Créditos: Bakewell
  • Copo d'água
  • Recomendações
  • Msn
  • Bolo de noivos

O bolo de casamento personifica o conceito de celebração. E se a aparência da sobremesa é óbvia – e deve ser estética – então a questão do recheio pode até fazê-la questionar-se até que ponto é importante. Mas é! Um bolo de casamento pode parecer maravilhoso por fora, mas é importante que esteja, também, delicioso, para agradar a noivos e convidados. Neste artigo, revelamos-lhe como escolher o recheio perfeito para o seu bolo de casamento.

1. O personagem principal da noite

O bolo de casamento é um elemento muito importante e é o personagem principal do banquete, por isso deve ser bonito e, claro, incorporar o conceito da celebração ou ser realizado ao estilo do evento. O recheio, por sua vez, é responsável por garantir que o símbolo do banquete seja belo não apenas por fora, mas também por dentro, para ser o lado mais delicioso do seu dia. Portanto, é necessário escolher corretamente. A Zankyou falou com alguns chefs confeiteiros profissionais, que revelam algumas dicas básicas e muito importantes. Tome nota!

Veja também: Bolos de casamento com cobertura Butter Cream: simples, delicados e… deliciosos!

guardar
Créditos: Bakewell | Foto: Arte Magna Fotografia
guardar
Créditos: Bakewell | Foto: Arte Magna Fotografia

2. Recheio

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Para os amantes dos clássicos, o bolo de baunilha com recheio de frutas como morango, framboesa e groselha preta, poderão ser a opção mais acertada, criando um sabor mais neutro. Para os mais gulosos, o bolo de chocolate será a melhor opção. Neste caso, podem escolher um recheio de chocolate ou caramelo caseiro. Para aqueles que querem experimentar algo fora do comum e surpreender os seus convidados, um bolo red velvet ou um bolo de cenoura com caramelo e pêra deixará todos com água na boca. E se preferir oferecer um bolo aos seus convidados com ingredientes mais saudáveis ou sem ingredientes de origem animal, não perca o nosso artigo sobre saúde e design no casamento: dois conceitos que vieram para ficar.

guardar
Créditos: Bakewell

Mas como escolher o recheio que vai estar no seu bolo? Se não sabe como o fazer, então imagine que está a escolher o sabor de um gelado, e só pode escolher uma bola. Qual é o seu sabor preferido? E este será o sabor principal do recheio. Depois disso, já é mais fácil. Qual é a textura que prefere? Mais leve ou densa e saturada? Com base nesses parâmetros, já é possível decidir e optar por combinações como creme cremoso de bagas e frutas sazonais, e cheesecake com creme de morango e amoras, por exemplo.

Veja também: As melhores tendências de bolos de casamento: sobremesas únicas para o seu grande dia!

guardar
Créditos: The Cake Shop – Cake Design by Sónia Marreiros

3. Degustação

A degustação é o primeiro e mais básico passo ao escolher um recheio para a sua sobremesa. Provar todos os pratos que vai encomendar para a sua boda é uma obrigação. E no bolo, ainda mais. Como no caso do banquete, o recheio do bolo também deve ser validado por si e pelo seu fornecedor. Tudo para que tenha uma festa com produtos da melhor qualidade e com um sabor inesquecível.

Veja também: Drip Cake, Naked Cake ou Glacê: o que os mais recentes noivos escolhem para o seu bolo de casamento?

guardar
Bakewell
guardar
Créditos: Bakewell | Foto: White Valley

As degustações podem ser realizadas em vários formatos: pessoalmente ou por reserva. Normalmente os noivos selecionam 5 recheios que podem provar pessoalmente, ou receberão um pequeno menu de degustação numa caixa, entregue no horário mais conveniente. Quanto ao número de recheios, 5 são o suficiente formar uma opinião sobre a qualidade do produto e apreciar o sabor. Mais do que isso ira confundir os sentidos e dar uma ideia diferente do que estão a provar.

Veja também: 6 tipos de cobertura para bolos de casamento: as suas vantagens e desvantagens

guardar
Créditos: Bakewell | Foto: Lovati Photography
guardar
Créditos: Bakewell | Foto: Lovati Photography

4. Tendências

Outro erro comum é a busca da moda em tendências de bolos de casamento. Não se deve recorrer apenas a fatores como a originalidade, especialmente se a maioria dos convidados do seu casamento for de uma geração mais velha, que não entenderá, por exemplo, uma sobremesa com toque de alfazema. Idealmente, deve escolher dois ou três recheios diferentes: chocolate, baunilha e algo original. Assim, é possível agradar a quase todos.

Veja também: Os bolos de casamento mais loucos do Pinterest

guardar
Créditos: 4cakes
guardar
Créditos: Les Demoiselles Portugal

5. Construção

É bastante estranho associar a palavra construção a um artigo sobre bolos, mas, no entanto, as leis físicas também estão presentes. Qual é o truque? Se escolher um recheio suculento para um bolo de várias camadas, o seu sabor não poderá ser desfrutado nas camadas inferiores, onde geralmente começa a celebração, correndo até o risco do bolo se desmoronar, por conta da textura do recheio. Portanto, lembre-se que as camadas inferiores devem ser mais densas, e o recheio na parte inferior deve agir como uma espécie de aglutinante, como um creme mais denso.

Veja também: Cake toppers: personalize o bolo do seu casamento

guardar
Menta Dourada
guardar
Bakewell | Créditos: Rita Rocha Photography

6. Abordagem universal

Antes de encomendar o bolo, não se esqueça de perguntar aos convidados se alguém tem intolerâncias, alergias ou diabetes. Cada uma destas características deve ser tida em conta, por exemplo, encomendando separadamente sobremesas especiais com um substituto do açúcar ou sem aqueles produtos a que os convidados são alérgicos. Naturalmente, se existirem mais do que 2 situações especiais, poderá ser complicado agradar a todos. No entanto, deve haver uma tentativa de resolver a questão, ainda que parcialmente. Assim, um dos fatores mais importantes é escolher o recheio do bolo tendo em conta se ele agradará a maioria dos convidados. Só assim o bolo de casamento será um sucesso.

Veja também: Congelar o bolo de casamento para o primeiro aniversário: sim ou não?

guardar
Créditos: Migalha Doce | Foto: Adriana Morais
guardar
Créditos: Migalha Doce

No entanto, não devemos esquecer que o casamento é seu. Portanto, primeiro que tudo, escolha também um bolo de que goste. Não ouça mães, parentes, amigos e qualquer outra pessoa que, sem qualquer maldade, podem tentar influenciá-la na sua escolha. Encontre um ponto de equilíbrio e encontrará o recheio perfeito!

Veja também: Bolo de casamento de chocolate: uma ideia deliciosa!

guardar
Créditos: Pitada d’Amor
guardar
Foto: Aguiam Wedding Photography

Agora que já sabe como escolher o recheio do seu bolo de casamento, não deixe de ler outras nossas recomendações para escolher o bolo de casamento

 

E talvez também lhe interesse:

 

 

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Menta Dourada Wedding planners
Bakewell Bolos de noiva
Aguiam Wedding Photography Fotógrafos e vídeo
Arte Magna Fotografia Fotógrafos e vídeo
Migalha Doce Bolos de noiva
Lovati Photography Fotógrafos e vídeo
4cakes Bolos de noiva
Rita Rocha Photography Fotógrafos e vídeo
White Valley Fotógrafos e vídeo
Les Demoiselles Portugal Bolos de noiva
Pitada d'Amor Bolos de noiva

Dê-nos a sua opinião

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!