X

SOS alergias, intolerâncias, dietas… Quantos tipos de menus deveria ter no casamento?

As alergias alimentares estão na ordem do dia: cada vez mais as pessoas são diagnosticadas com alguma intolerância, não porque existem mais casos do que antes, mas porque antes não se diagnosticavam tão facilmente como agora. Se a isto somarmos que nem todos os convidados vão comer carne ou produtos lácteos porque são vegetarianos, escolher o menú do casamento pode converter-se numa pequena odisseia.

Solicite informação sobre “It's all about... ”
It’s all about…

Então, é necessário ter uma opção vegetariana? Qual é o melhor momento para perguntar aos convidados quais as suas restrições alimentares? Afinal, nos casamentos tudo se reduz ao que os noivos decidem assim, não há um protocolo específico para determinar quantos menus deve ter no dia do seu casamento ou se é necessário prepará-los todos. Os casamentos são eventos privados e, como tal, não se regem por regras de etiqueta concretas. Antes de se lançar na elaboração de diferentes menus é importante saber distinguir em que consiste ser vegetariano ou vegan ou ter uma alergia alimentar.

Dietas vegetarianas e vegans

São todas aquelas pessoas que por diversas razões decidem excluir certos grupos de alimentos de origem animal da sua dieta. Existem diferentes tipos de vegetarianos, com versões mais ou menos extremas, dependendo dos alimentos que se restrinjam.

Lactovegetarianos: vegetarianos que comem alimentos de origem vegetal (claro), além de lacticínios. Ou seja, eles não terão problemas com cocktails de queijo ou cremes, desde que não incluam carne ou caldo de peixe.

Ovo-lactovegetariano: a sua dieta abarca todos os alimentos de origem vegetal; no entanto, utiliza ovos, leite e lacticínios na sua alimentação.

Solicite informação sobre “Lambreta - Crepes Gourmet ”
Lambreta – Crepes Gourmet

Flexivegetarianos: os flexivegetarianos são vegetarianos que incluem, ocasionalmente, na sua dieta alguns alimentos de origem animal, sobretudo o peixe e derivados do mesmo. Se o peixe é um alimento fixo da sua dieta é provável  que seja um ‘pescetarianismo’.

Vegans: são a versão mais estrita de vegetarianos que existe e costuma ser mais um estilo de vida do que uma dieta. As pessoas vegans apenas comem alimentos de origem vegetal reduzindo, em muito, as possibilidades do menu que deverá deixar de fora carne, peixe, marisco, ovos e todos os lacticínios.

Convidados alérgicos ou com intolerâncias alimentares

Começando pelos celíacos, que é a intolerância crónica ao glúten, um conjunto de proteínas muito pequenas presentes na farinha de alguns cereais, como o trigo, a cevada ou a aveia. Ou seja, os convidados com doença celíaca não podem comer nenhum alimento que inclua esta proteína (por exemplo o pão, a massa ou a cerveja), a menos que seja uma variante específica do mesmo, mas sem glúten. E nem sequer podem comer alimentos que estejam em contacto com outros alimentos com glúten, por causa da contaminação cruzada. Entretanto, a intolerância à lactose não se trata tanto de uma intolerância ao leite mas sim ao açúcar presente no leite, que não pode ser absorvido correctamente e produz uma série de sintomas digestivos. A intolerância à lactose é diferente da alergia ao leite ou, mais concretamente, a alergia à caseína e à proteínas do soro que, além de sintomas pode chegar a produzir um quadro alérgico mais grave, com a anafilaxia, semelhante ao que pode acontecer se um alérgico comer frutos secos, marisco ou soja.

Veja também Como organizar um casamento sem glúten: não deixe de aproveitar um dos dias mais importantes da sua vida!

Solicite informação sobre “Paulo Calheiros Atelier de Fotografia”
Paulo Calheiros Atelier de Fotografia

De quantos menus diferentes necessita?

Não se trata tanto de criar um menu específico para cada convidado, mas sim de procurar um catering que seja capaz de se adaptar a estas necessidades, como Maria Papoila – CateringEstes profissionais procuram a máxima satisfação de cada casal, por isso continuam com um espírito inovador, criativo e de exigência em cada um dos eventos que organizam, trabalhando sempre com produtos de qualidade seguindo a máxima: “Não existem grandes pratos em grandes produtos”.

Veja também Menu alternativos em casamentos: Deliciem-se vegetarianos, diabéticos e celíacos

Solicite informação sobre “Maria Papoila - Catering”
Maria Papoila – Catering

Normalmente, os convidados deveriam comunicar estas restrições quando confirmam a sua presença. Ou seja, uns três meses antes do casamento, que é quando se enviam os convites. O espaço de celebração já está reservado há muito tempo, quase ao mesmo tempo que decidiram a data da cerimónia, pelo que é importante ter todas as opções faladas com tempo.

Quase todos os serviços de catering disponibilizam alternativas específicas para cada restrição alimentar que se apresente: na hora de escolher os menus é importante que solicite uma lista com os ingredientes e alergénios de cada prato, o mesmo que faria num restaurante se fosse jantar com uma pessoa intolerante, alérgica ou vegetariana. Desta forma, quando um convidado vos comunique que, por exemplo, é celíaco ou não come peixe, poderão saber se existem pratos do menu que seja necessário adaptar. Se tem um site de casamento pode adicionar o menu definitivo com ingredientes e alergénios para que os convidados possam consultar. Lembre-se que não se trata de evitar alimentos de que eles não gostem (por exemplo, o alho, a cebola ou o tomate), mas sim de uma necessidade alimentar diagnosticada ou, no caso dos vegetarianos, uma restrição relacionada com as suas emoções e ideologias.

Veja também Saúde e design no casamento: dois conceitos que vieram para ficar

Solicite informação sobre “F&S Catering Eventos”
F&S Catering Eventos

Assim que começar com a organização e, especialmente, se vai ter disponível um buffet onde os convidados possam ter acesso a um balcão livre a snacks e canapés, assegure-se de etiquetar correctamente todos os pratos para que os convidados possam desfrutar da comida sem ter de perguntar ao servente. “Sem frutos secos”, “Sem lactose”, “Sem glúten”, “Vegetariano”, “Vegan“… Se sabe que algum convidado tem uma intolerância ou alergia severa, fale com os responsáveis do serviço de catering para dispor os alimentos de forma a que não haja contaminações cruzadas. 

Solicite informação sobre “Gémeos Catering”
Gémeos Catering

Outros tipos de menu

Para além das alergias e das restrições relacionadas com os alimentos de origem animal, é possível que existam alguns convidados que necessitem de um menu diferente do resto por motivos culturais ou religiosos. Algumas opções que deverá contemplar com o catering: os alimentos e bebidas halal, aptos para o consumo da população muçulmana, os alimentos kosher, que representam os rituais prescritos pelo judaísmo.

Descubra também os Menus temáticos no seu casamento: inovar para surpreender e Como preparar-se para um casamento feliz e delicioso?

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação