Bolos de casamento: 180 sugestões para adoçar o seu grande dia!

Bolos de casamento com estilo próprio, pensados até ao último detalhe, envoltos num ambiente de romance. Delicie-se com esta galeria que preparamos para si!

  • Copo d'água
  • Tendências
  • Bolo de noivos

Muitas vezes é ele a estrela da festa: o bolo de casamentoUm elemento que não só embeleza as mesas dos doces na decoração do casamento e adoça o paladar dos convidados, mas também protagoniza o momento mágico do corte do bolo, ritual frequentemente vivido como um verdadeiro espetáculo, com direito a fogo de artifício, largadas de balões ou confettis, entre outras expressões de alegria e felicidade. Porque a verdade é que, tal como todos os outros detalhes do casamento, os bolos de casamento têm vindo a evoluir e a merecer a maior das atenções com o passar dos anos, sendo cada vez mais personalizados, com as mais diferentes formas e tamanhos. Por esta razão, nesta galeria mostramos-lhe as últimas tendências de bolos de casamento: sobremesas ímpares, para momentos ímpares!

  1. Que estilo de bolos de casamento escolher?
  2. O formato, a cobertura e o recheio
  3. Bolos de casamento simples
  4. Novas ideias para bolos de casamento originais
  5. Bolo de casamento de chocolate: uma ideia deliciosa!
  6. Drip Cake e Naked Cake… conhece?
  7. Sabia que?…

Que estilo de bolos de casamento escolher?

Obviamente que a escolha do bolo de casamento vai depender do estilo do casamento. Não faz sentido fazer um casamento rústico no campo e optar por um bolo de pasta americana de três andares, com decorações de pérolas e brilhos. Neste caso, para uma decoração de casamento rústico, pode optar pelos naked cakes, os famosos bolos “despedidos”, que apesar de já não fazerem o furor de há uns atrás, continuam a ser uma das preferências dos noivos quando se trata deste estilo de bolos de casamento. Se leva um ramo de noiva silvestre, porque é que o bolo também não pode ser assim?

Já se preferir um casamento mais elegante, o bolo deverá ser mais clássico, apesar de lhe poder dar toques de originalidade. Aliás, desde que surgiu o foundat que é possível encontrar bolos de casamento personalizados ao gosto de cada casal, com resultados super românticos e elegantes, quer sejam bolos de casamento com flores, confeccionadas por massa de açúcar ou flores naturais – ambas um autêntico jardim para o paladar – ou outras delícias de bolos de casamento originais e cheios de cor.

Veja aqui como escolher o bolo para o seu casamento em 5 passos  e não deixe nunca de contar com a ajuda de um profissional para a orientar no caminho seguir.

guardarbolos de casamento
The Ganeys

O formato, a cobertura e o recheio

Mesmo dentro dos diferentes estilos, é necessário definir o formato dos bolos de casamento – se são redondos, com ou sem camadas, quadrados, mistura de formas, etc. – assim como os ornamentos (flores, pérolas, fitas, etc.) tamanho e – muito importante – a cobertura e o recheio dos mesmos. Na Zankyou damos-lhe uma ajuda para escolher entre 6 tipos de cobertura para bolos de casamento, explicando-lhe as suas vantagens e desvantagens, e sugerimos-lhe como escolher um recheio para o bolo de casamento, com as dicas dos melhores confeiteiros!

guardarbolo de casamento
via Pinterest

Podem-se fazer vários tipos de bolo utilizando a cobertura buttercream, nomeadamente os semi-naked cakes, drip cakes, ou simplesmente, bolos cobertos, decorando-os a gosto com o bico de pasteleiro, frutos e doces variados, flores de açúcar ou naturais (embora, neste caso, se tenha de tomar precauções para as flores não ficarem em contacto com o bolo).

guardarbolo de casamento
via Pinterest

Bolos de casamento simples

Os bolos de casamento simples têm conquistado a preferência de muitos casais. Mas atenção: um bolo simples não significa um “bolo sem graça”! Até porque o próprio conceito de simplicidade é relativo: o que para uns é simples pode ser elaborado para outros. No entanto, o que se entende por bolos de casamento simples são os que têm uma aparência singela, despretensiosa, apesar de assumirem, de igual forma, um papel de destaque na decoração, podendo ser adornados por detalhes que marcam a diferença, como as flores, toques de cor, glacé, fruta, e até efeito pasta americana ou texturas no momento da finalização.

guardarbolo de casamento
via Pinterest

Novas ideias para bolos de casamento originais

Hoje em dia existem muitas alternativas aos bolos de casamento com andares impossíveis, onde as natas eram os grandes protagonistas. Por isso, se há quem goste do tradicional, há também quem pense em acrescentar biscoitos, frostings e outros detalhes aos bolos de casamento, que nos oferecem imensos prazeres degustativos. Ideias originais para bolos de casamento diferentes, que são autênticas delícias, com cupcakes donuts  a fazer a festa ou o que mais a imaginação ditar.

Deixando-nos levar pelo espírito revolucionário ao nível dos bolos de casamento, sugerimos-lhe 5 propostas alternativas, tão deliciosas quanto originais:

  1. Um bolo de panquecas empilhadas, com ou sem recheios variados e com ou sem enfeites
  2. Um bolo de donuts, onde pode utilizar os glacés para combinar com as cores do casamento, somando pontos na decoração; pode também optar por uma donuts wall (uma parede de donuts)
  3. Um bolo com macarons , que dá sempre um toque de classe oh la la a qualquer sobremesa;
  4. Um bolo de croquembouche ou pièce montéeque é uma sobremesa francesa feita a partir de profiteroles, unidos por um tecido de açúcar ou caramelo, dispostos numa torre e cheios de chocolate ou chantilly. Pode optar pelo original ou deixar a criatividade dos cake designers para fazer adaptações fabulosas.
  5. Um bolo de cupcakes, ou melhor, uma torre de cupcakes. Uma alternativa visualmente muito atrativa e deliciosa para quem é fanático por doces.
guardarbolo de casamento
via Pinterest

Bolo de casamento de chocolate: uma ideia deliciosa!

Em pó, em barras, em forma de bombons, líquido ou mesmo em bolo de casamento…Sim, estamos a falar dessa preciosidade chamada chocolate! A sua origem remonta às civilizações pré-colombianas da América Central, mas que, com os descobrimentos, foi levado para a Europa. Sofreu várias transformações até chegar ao chocolate que conhecemos hoje, pois antigamente o produto era consumido pelos nativos em forma de uma bebida quente e amarga, de uso exclusivo da nobreza.

Os europeus adoçaram e misturaram especiarias de forma a adaptar-se ao seu gosto e, hoje, podemos encontrar o chocolate de todas as formas, feitios e sabores. São raras as pessoas que não morrem por um pedacinho de chocolate. E se faz parte das pessoas que o adora e vai casar, porque não usar este ingrediente no seu bolo de noiva? Com certeza vai encantar todos os seus convidados. Uma escolha difícil de errar!

Leia também: Como escolher o menu do casamento em cinco passos

guardarbolos de casamento
IG @floralrhapsody

Drip Cake e Naked Cake… conhece?

Barroco, minimalista, colorido, extravagante… Com várias camadas, com cremes, frutas, chocolate, flores… E é assim a esfera dos bolos de casamento: multifacetada, variada e altamente personalizável. Por isso, falta-nos ainda falar de dois estilos de bolo de casamento: o drip cake e o famoso naked cake.

Apesar do clássico e o estilo minimalista jamais passarem de moda, sendo ainda uma das opções dos noivos que não abdicam de uma elegância clássica e optam pelos bolos de casamento com glacê, são muitos os que continuam a seguir a tendência dos naked cakes, também eles simples e românticos, mas que podem ser decorados com múltiplos elementos para uma personalidade exclusiva.

guardarbolo de casamento
via Pinterest

E depois temos os drip cakes, que continua a ser tendência. Estes bolos são caracterizados por uma simplicidade incomparável, mas com gotas a escorrer e a “derreter” ao longo das suas camadas. As coberturas são densas e a calda escorrida, em forma de gotas, e apresentam-se em várias cores, sabores e formatos e estilos: desde o mais rústico (utilizando o naked cake, por exemplo), ao elegante ou original. Pode ainda optar por dupla cobertura…. ou tripla, quádrupla… é o que a sua imaginação quiser! Os bolos brancos podem levar coberturas com os mesmos tons que serão utilizados na sua boda, entrando em uma harmonia com a decoração! Até coberturas metálicas, que transmitem um aspeto elegante e sofisticado!

guardarbolos de casamento
Emily Magers Photography

Sabia que?…

E já que falamos de bolos de casamento, vamos perceber as suas origens. Diz a história que o bolo de casamento e as primeiras referências ao mesmo remontam ao Império Romano. Na altura seria confecionado com ingredientes como mel, nozes e frutos secos, acreditando-se que, quando esfarelado na cabeça dos noivos, traria boa sorte, felicidade e prosperidade ao casal.

Mais tarde, em Inglaterra, era comum não haver um bolo, mas antes muitos bolos e pequeninos, que permitissem ser empilhados, cabendo aos noivos conseguirem beijarem-se por cima dos mesmos.

Só no final do séc. XIX é que se reeinventa o bolo de casamento e o mesmo ganha, não a estética, mas a conotação que ainda hoje tem. E o ritual que o acompanha: os noivos cortam a primeira fatia de bolo juntos, simbolizando essa a primeira tarefa conjunta do casal. Um pouco mais tarde surgem os bolos cobertos de açúcar refinado, dizendo-se que quanto mais branca fosse a cobertura, mais influente seria a família.

Leia também: A tradição já não é o que era… mas há 8 coisas que não podem faltar ao seu casamento!

guardarbolo de casamento
Lima Cake

Ainda hoje o bolo de casamento está rodeado de uma certa mística e tradição. Como por exemplo, o casal guardar uma porção do bolo de casamento para partilhar no primeiro aniversário: as bodas de papel. O que levanta uma questão: Congelar o bolo de casamento para o primeiro aniversário: sim ou não?

guardarbolo de casamento
Lima Cake

Já está com água na boca? Descubra nesta galeria as últimas tendências nos bolos de casamento e escolha a sua favorita! E veja também o nosso vídeo com 4 dicas essenciais para escolher o bolo de casamento certo!

 

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Bakewell Mesa de doces casamento
Once Upon a Cake Mesa de doces casamento
João Almeida Fotógrafos e vídeo
Tempus Gulosos Mesa de doces casamento
Momento Cativo Fotógrafos e vídeo

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Dê-nos a sua opinião

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!