Quando se deve fazer o corte do bolo de casamento?

Sim, esta pode ser uma dúvida válida para um dos momentos mais esperados por todos os que partilham o grande dia com os noivos. Será que existe uma hora certa para o corte do bolo de casamento? Tem de ser apenas no culminar da festa, como manda a tradição, ou pode ser noutra altura?

A verdade é que hoje em dia a forma como os casamentos são encarados mudou, assim como o corte do bolo de casamento. O momento em si evoluiu e deixou apenas de ser “o corte” e o famoso gole de champanhe com os braços entrelaçados, para ser um dos momentos mais românticos da festa, acompanhado por uma animação especial. Consequentemente deixou de ter de ser realizado obrigatoriamente no final, em sinal de despedida, enchendo-se de significado.

Então mas qual o momento ideal para o corte do bolo de casamento? Na verdade, há vários momentos oportunos.

No final da cerimónia do casamento (civil ou religiosa)

Muitos noivos começam já a optar por fazer o corte do bolo de casamento logo após a cerimónia, ainda no local onde a mesma foi realizada. Esta opção tem a vantagem de trazer mais dinamismo ao casamento. Por seu turno, é o momento em que, provavelmente, se consegue reunir mais facilmente todos os convidados, não só por estarem todos presentes no local mas também porque, àquela hora, o estômago já reclama por qualquer coisa para petiscar!

No entanto, nem sempre há condições para fazer o corte do bolo de casamento nesta altura, já que implica a existência de espaço adequado e condições meteorológicas favoráveis, pressupondo também a deslocação do serviço de Catering ao local.

Na chegada ao local do copo-d’água

Algumas pessoas preferem fazer o corte do bolo de casamento assim que os noivos chegam ao local onde serão servidas as entradas ou o cocktail de boas vindas aos convidados. Qual a vantagem? O visual dos noivos ainda está impecável para as fotografias, além de ser um momento que também chama a atenção de todos os presentes, que estarão todos reunidos à espera de entrar para o copo-d’água.

A desvantagem? Os convidados podem demorar a chegar ao local, que por seu turno querem conhecer. Por isso, podem dispersar-se à procura de WCs ou de bebidas, podem querer tirar fotografias, etc. Para além disso, trata-se do momento imediatamente anterior à refeição, pelo que pode haver pessoas que não estejam propriamente com vontade de comer o bolo nesta altura e acabem por desvalorizar o momento (neste caso, podem sempre guardar o bolo para servir mais tarde como sobremesa…)

Veja também Como escolher o bolo de casamento perfeito

No final da refeição

Começa a ser cada vez mais comum colocar-se o bolo dos noivos como sobremesa do menu de casamento, sem com isso perder a sua relevância. Desta forma segue-se a lógica da refeição, sendo um momento fácil de atrair a atenção e reunir familiares e amigos, que assim se levantam das mesas e descontraem. Por seu turno, tendo em conta que será a primeira sobremesa a ser servida, haverá mais convidados a comer o bolo, que ganha um maior protagonismo diante do buffet de doces. Finalmente, como normalmente ninguém vai embora antes do jantar terminar, ninguém perderá o momento.

Cakes 2 Love
Cakes 2 Love

À meia-noite, em jeito de Cinderela

É uma opção cheia de simbolismo, podendo ser o momento do corte do bolo de casamento que vai fazer a divisão entre os convidados que “ficam” e os que “vão embora”. Com efeito, muito provavelmente os mais velhos, os casais com crianças e os convidados mais afastados darão por finalizado o dia naquele momento, enquanto os mais predispostos à animação ficam com os noivos até a festa terminar.

Veja também 20 regras de etiqueta de casamento que tem mesmo que saber!

No final do casamento, em jeito de despedida

Os casais mais tradicionais optam ainda pelo corte do bolo de casamento no final do casamento, como uma forma de despedida. Um momento ansiado, que pode ser valorizado com um bonito fogo-de-artifício, uma música ou animação especial. A desvantagem? Os convidados podem já estar demasiado cansados para valorizarem o momento, e muitos deles “alegres” demais…

Concluindo, não há momento exacto para o corte do bolo de casamento. O importante é que este momento seja escolhido e planeado em função dos gostos dos noivos e do planeamento do dia, sem descurar todos detalhes. Se tudo estiver bem planeado decerto irá correr bem!

Veja também Como planificar o dia do casamento: 5 truques infalíveis e 10 tipos de bolos de noiva originais: surpreenda os seus convidados!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Bakewell | Foto: João Almeida
16 alternativas perfeitas para destronar o clássico bolo de casamento
Inove no seu casamento e aposte numa destas alternativas e sobremesas originais, substitutos do bolo nupcial. Vai adorar!
Aguiam Wedding Photography
Congelar o bolo de casamento para o primeiro aniversário: sim ou não?
O amor pode durar para sempre. O bolo de casamento não. Por isso, se quiser congelá-lo vamos dar-lhe alguns conselhos. O quê? Não sabia desta tradição? Então continue a ler que nós contamos-lhe tudo!
Bolo de casamento: tudo o que há para saber sobre a estrela da mesa dos doces
Bolo de casamento: tudo o que há para saber sobre a estrela da mesa dos doces
No momento de idealizar o seu bolo, verifique todos os aspetos que mencionámos e garanta o casamento dos seus sonhos. Bons preparativos!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação