Como celebrar as bodas de ouro?

50 anos é uma vida, e é isso que simbolizam as bodas de ouro: uma vida comum, cheia de conquistas, momentos felizes, partilhas, vitórias. Sim, alguns percalços também. Mas mais conquistas e vitórias, com certeza. A mais importante de todas é a sua família. Filhos, netos, sobrinhos, afilhados, bisnetos... As suas bodas de ouro não são só suas, são deles também! E é por isso que esta celebração é para ser partilhada. Com os mais próximos, claro. A sua história de amor vai servir de inspiração a outras. Ostente-a com orgulho! É por isso que a melhor forma de celebrar este ritual dos 50 anos de casamento é a renovação dos votos?

Spatium Fotografia
Foto Spatium Fotografia

Se tiver uma casa com espaço para uma festa intimista, prefira usá-la em detrimento de qualquer outro espaço. Lembre-se que esta é a celebração de uma vida em comum e que melhor sítio para a celebrar do que o sítio onde tudo se passou?

Desafie os seus filhos a fazer parte de toda a celebração e preparativos e vai ver que a tarefa de organizar uma festa como esta lhe parecerá um bocadinho menos hercúlea. E recorra também a alguns fornecedores para tornar tudo mais fácil. O que vai precisar então? A Zankyou faz-lhe a checklist completa dos passos a tomar. Qualquer semelhança com a checklist dos preparativos do seu casamento não é pura coincidência!

1. Comece pelo básico: escolha a data e o celebrante.

E porque é uma festa de família e para a família, prefira as celebrações diurnas e ao fim de semana. Se tiver um espaço exterior, opte por uma festa na primavera ou no verão e tire partido do nosso clima soalheiro. E reserve a data também com um celebrante que oficializará o ritual da renovação de votos.

Diana Nobre
Foto Diana Nobre

2. Faça a lista de convidados.

Primeiro estabeleça um número limite de convidados. Depois, trate de escrever os nomes dos convidados mais importantes. Comece pela família próxima. Estenda a lista aos amigos de sempre e à família desses amigos. E assim sucessivamente.

3. Agora, reduza a lista de convidados o mais que conseguir.

Elimine os nomes que estão na sua lista inicial apenas porque a etiqueta assim manda: colegas de trabalho com quem mantém uma relação diária mas estritamente profissional, familiares afastados com quem raramente está em contacto. A cerimónia de celebração das bodas de ouro quer-se mais intimista do que um casamento ou um aniversário. Tire partido disso.

4. Faça os convites e envie (ou entregue).

Dê-se ao cuidado de os personalizar e entregar em mão os mais importantes. Faça com que as pessoas sintam que são parte desta celebração deste o princípio.

In Love Unique Moments
Foto In Love Unique Moments

5. Escolha uma empresa de catering que não esteja associada exclusivamente a um espaço e que consiga gerir a logística de trabalhar na sua casa.

Assim que tiver escolhido a mais indicada para si, trabalhe com eles para definir um menu especial. Tenha também cuidado para garantir que eles têm todos os equipamentos que precisam para trabalhar numa cozinha que não é industrial, mesmo servindo uma quantidade exorbitante de pratos. E certifique-se que têm também a louça que vai precisar. Lembra-se da nossa lista de 12 dos melhores catering em Lisboa? Talvez queira começar por aqui.

5. Defina um menu que contemple todos os convidados.

Isso inclui um menu mais ‘amigável’ para os mais novinhos, outro para vegetarianos e vegans, se os houver entre os seus amigos mais próximos.

6. E não se esqueça do bolo.

Celebração que é celebração precisa de um bolo! E de champanhe também, claro. E há lá melhor motivo para erguer o copo de champanhe do que uma vida em comum?

7. Se possível, volte a usar o mesmo fotógrafo que usou no seu casamento, no baptizado dos seus filhos, nas bodas de prata, etc, etc, etc.

Para dar alguma continuidade à narrativa da sua vida. Estes álbuns fotográficos são também o legado que deixa aos seus filhos, netos, bisnetos…

Diana Nobre
Foto Diana Nobre

8. Ceda aos avanços tecnológicos, filme também!

Porque se uma imagem vale mais que mil palavras, que dizer de um vídeo?

9. Escolha a roupa que vai vestir e, sim, mime-se com uma hair stylist e uma makeup artist.

Sublime a sua beleza natural. Esta é uma tendência que nunca sai de moda.

10. Compre as alianças.

E mande gravar a data e uma mensagem especial que simbolize o quão especial é este momento para si e para o seu companheiro de uma vida.

Luminosidades
Foto Luminosidades

11. Escreva os seus votos.

Aproveite esta oportunidade para mostrar a sua gratidão a todos os que fizeram parte desta viagem e em especial à pessoa que tornou tudo possível.

12. Pense nas lembranças para todos os que estiverem presentes.

Um mimo simbólico que fique como marco deste dia em que você e sua cara-metade mereceram o ouro.

13. Prepare um vídeo/slideshow que mostre o melhor destes 50 felizes anos.

Envolva os convidados na sua história. Faça-os sentir-se parte da vida em comum que foram convidados a celebrar. Use fotos do seu casamento, das suas bodas de prata, dos seus filhos, dos filhos deles. De todos. E celebre estes 50 anos. Orgulhe-se deles.

Diana Nobre
Foto Diana Nobre

Dados todos os passos que garantem os preparativos, só resta contar os dias para o grande dia. E desfrutar dele, claro.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Foto Cereja
Voltar a celebrar! Porquê esperar pelas bodas de ouro?
A tradição manda celebrar as bodas de prata, as bodas de ouro e as bodas de bronze. Mas e se não quiser esperar até...
Foto 1Love4Ever
Como celebrar as bodas de prata?
Concentre-se no essencial: comida, amigos, amor! E volte a dizer o sim.
Ludgi Fotógrafos
Como prever a quantidade de ausências no casamento? 6 dicas de ouro!
A lista de convidados é um item que dá um bocado de trabalho durante a fase de planeamento, não acham? As 6 dicas q...
Foto Helder Couto
Como celebrar o baptizado do primeiro filho? 6 coisas a considerar!
Sim, vai ser feliz, intenso e emotivo. E sim, vai ser trabalhoso. Mas nós estamos aqui para ajudar. Ficam cinco dicas para tornar tudo mais fácil.
Fato de noivo Núpcias by Michelle. Foto: Ricardo Meira
Madeira escolhida como o melhor destino insular do Mundo!
Parece ser que não somos os únicos que pensamos assim, já que a Madeira acaba de ser distinguida pelos World Traver Awards (WTA) como o melhor destino insular do Mundo!!
Como conseguir um casamento elegantíssimo em verde menta? Eles arrasaram!
Como conseguir um casamento elegantíssimo em verde menta? Eles arrasaram!
Para que o seu casamento arrase este ano descubra como conseguir um casamento elegantíssimo em verde menta?

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação