Bodas de Prata: o guia para celebrar com muito amor os seus 25 anos de casamento!

Bodas de Prata: o guia para celebrar com muito amor os seus 25 anos de casamento!

Concentre-se no essencial: comida, amigos, amor! E volte a dizer o "Sim", 25 anos depois de ter trocado alianças com a sua cara-metade

Bodas de Prata: o guia para celebrar com muito amor os seus 25 anos de casamento!
Foto: Vanessa & Ivo
  • Pós-Casamento
  • Recomendações
  • Msn
  • Festa
  • Casal

(Texto originalmente escrito por Andreia Melo)

A nossa vida está cheia de pequenos rituais que assinalam as nossas pequenas vitórias. Um dos mais bonitos, para qualquer casal, são as Bodas de Prata. A celebração de 25 anos de uma vida em comum é um marco que merece a sua atenção, merece pompa e merece circunstância. Por isso, lembramos-lhe hoje o que pode fazer para que essa data não passe em branco. Orgulhe-se da vida que construiu, celebre-a e partilhe a sua felicidade com os que importam. Nós dizemos-lhe como: renove os seus votos. Volte a dizer o “Sim”. Renuncie à ostentação de remake exato da sua festa de casamento, mas mantenha os ingredientes indispensáveis. Todas as semelhanças com uma festa de casamento são pura coincidência.

Entretanto, conheça também os outros aniversários de casamento e leia: Bodas de casamento: o seu nome e significado, pois vale a pena comemorar!

Qual o significado das Bodas de Prata?

Antes de começarmos o nosso guia que a irá ajudar a organizar uma festa para celebrar as suas bodas de prata na perfeição, sabe qual o seu significado? Ok, após todos estes anos de união e desafios terá de existir muito amor, muita cumplicidade, muita paciência. Mas porquê Prata?

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Segundo a tradição popular, cada aniversário de casamento é associado a um tipo de material específico. Neste caso, a Prata é um metal nobre, maleável, que quando se une a outros metais, nomeadamente o cobre, se torna mais resistente. Ora, com 25 anos de união, o casamento foi-se fortalecendo ao longo dos anos, com cada desafio e obstáculo que o casal foi vencendo, ao mesmo tempo que se teve de manter maleável, para conseguir lidar com as diferenças existentes entre ambos, sem perder o seu brilho. E é precisamente por isso que, por esta altura, se faz a renovação de votos e uma festa de arromba! Um quarto de século é uma celebração muito importante na vida de qualquer casal e a “desculpa” perfeita para reunir amigos e familiares.

guardar
Foto: Meraki Studio

A festa: almoço ou jantar?

Seja mais ou menos formal, a celebração dos 25 anos de casamento implica um ritual muito parecido à celebração original. Assim, primeiro terá de escolher o tipo de festa. O que é pretende? Uma cerimónia mais intimista, certo? Então abdique de um evento que dure o dia inteiro (como foi o seu casamento) e prefira um almoço com uma celebração que dure toda a tarde ou um jantar com uma celebração que dure uma boa parte da noite. Brunch e slunch também valem. Crie as suas próprias regras nas suas Bodas de Prata.

Veja também: 7 tipos de espaços para 7 estilos de casamento: qual é o seu preferido?

guardar
Créditos: Quinta da Quintã

Quem convidar para as Bodas de Prata?

A celebração dos 25 anos de casamento conta, geralmente, com a presença dos filhos do casal e da família mais próxima. No caso de o casal querer fazer uma festa maior,  poderão também incluir o resto da família e os amigos de sempre que, no fundo, também são família. Porque se, na altura do seu casamento incluiu na lista de convidados algumas pessoas apenas pela influência dos pais, agora é a hora de se rodearem apenas daqueles que fizeram parte do vosso convívio íntimo, enquanto casal, ao longo destes anos.

Veja também: Amigos ou Conhecidos? Descubra ‘quem é quem’ para fazer a sua lista de convidados

guardar
Foto: Paris Photographer Pierre

Os convites das Bodas de Prata

A renovação dos seus votos não é apenas mais um domingo de família. É um pouco mais do que isso e, por essa razão, exige alguma formalidade. Nada como a tradição de enviar convites para passar essa ideia aos seus amigos e familiares, quiçá entregando-os até pessoalmente. Faça-o com, pelo menos, dois meses de antecedência, e não se esqueça de colocar as informações completas de onde a festa ocorrerá, bem como os horários e um telefone para contato. Apesar de, certamente, conhecer bem a maioria dos seus convidados, fica sempre bem também perguntar se eles ou os seus acompanhantes possuem algum tipo de restrição alimentar.

Veja também: 53 convites de casamento: tome nota e convide com estilo!

guardar
Créditos: a pajarita

Quando celebrar os 25 anos de casados?

O lógico seria fazer a celebração no mesmo dia do aniversário de casamento, mas há enormes probabilidades de poder calhar num dia de semana, por isso podem perfeitamente adiá-la para o fim-de-semana a seguir. Podem também escolher uma data especial, um dia simbólico para ambos, pois na verdade o importante é que a renovação de votos seja uma fantástica oportunidade para voltarem a falar do vosso amor, uma forma de dizerem que nada mudou, que continuam a querer manter o compromisso de enfrentarem juntos todas as adversidades que se atravessarem pelo vosso caminho, com a mesma determinação que tinham no dia em que subiram ao altar, relembrando as promessas que ali fizeram e refletindo sobre o percurso já realizado.

Veja também: Como construir uma relação saudável e duradoura

guardar
Créditos: Quinta da Quintã

O momento da troca de votos e das alianças

E é mesmo isto: a ideia de renovar os votos gira em torno deste momento, esta nova oportunidade de dizer em frente a todos os que ama o que sente pela pessoa com quem escolheu partilhar a sua vida. Uma nova oportunidade de se comprometer, desta vez com os seus filhos (se os tiver) a torcer por si, na primeira fila.

Veja também: Renovação dos votos de casamento: o reafirmar do vosso amor

guardar
Foto: Paris Photographer Pierre

Atenção que a renovação de votos na igreja funciona como um segundo casamento. Neste caso, e se a união for católica, o casal marca um horário para ser abençoado pelo padre, que fará uma cerimónia de Ação de Graças, onde se agradece a Deus a vossa união e família. Nesta cerimónia podem voltar a trocar as alianças, partilhando os votos e o que sentem um pelo outro. Quando terminar, os dois seguem, juntamente com os convidados, para a receção e a festa. Normalmente, a celebração das Bodas de Prata na igreja é realizada nos dias da semana em que não estão marcadas cerimónias de casamento, embora também seja possível contratar um celebrante para realizar a renovação no local da festa.

guardar
Photo by Brianna Santellan on Unsplash

Como são as alianças de Bodas de Prata?

As alianças para a comemoração das Bodas de Prata costumam ter como material… a prata! Normalmente o casal ou manda fazer réplicas das alianças de casamento em prata, metade ouro, metade prata, ou alianças de ouro branco. Outra opção, mais económica, é acrescentar uma camada de prata às alianças do casamento.

Veja também: Como escolher as alianças para o meu casamento

guardarMomento Cativo
Foto Momento Cativo

Qual o look mais indicado?

Nas Bodas de Prata, geralmente, a “noiva” opta por um vestido de festa à sua escolha, podendo optar por modelos curtos ou por um um vestido de cerimónia comprido. Na realidade, a escolha do vestido fica ao critério da mulher. Nos eventos mais formais poder-se-á até usar um vestido de noiva tradicional – pode mesmo considerar a possibilidade de usar o vestido do casamento original, se ele ainda servir – mas, normalmente, a escolha recai em vestidos mais simples e elegantes.

guardar
Vestido Festa Pronovias. ATOL STYLE 05
guardar
Vestido Festa Pronovias. ATOL STYLE 05

Por seu turno, como a renovação dos votos é uma comemoração mais livre de regras, não será necessário vestir-se de branco, pelo que aqui poderá optar por um vestido de festa da cor da sua preferência. De qualquer forma, entre as tonalidades preferidas estão as mais claras, como o nude, prata ou off white. As rendas e um pouco de brilho também fazem sucesso. Nesta comemoração, os penteados apanhados são geralmente as grandes estrelas e quanto aos acessórios, a escolha também é livre (lembre-se sempre que “menos é mais”…) embora muitas noivas mais tradicionais escolham usar novamente os acessórios do dia do casamento.

guardar
Foto: Paris Photographer PierreFoto: Paris Photographer Pierre

Em relação ao homem, também poderá usar a roupa do dia do casamento, se ainda lhe servir. Ou então, caso o evento seja formal, alugar um fato semelhante. Se a renovação de votos for mais descontraída, poderá vestir um fato mais informal, quem sabe com alguma cor.

guardar
Foto: Paris Photographer PierreFoto: Paris Photographer Pierre

O fotógrafo

Talvez não precise que um fotógrafo a acompanhe durante todo o dia, que fotografe os seus preparativos e todos os detalhes da festa das Bodas de Prata. Mas é importante que conte com um para registar o momento em que volta a dizer o “Sim” e as emoções de todos os que estiveram consigo para isso.

Veja também: Como escrever seus votos de casamento? O ‘passo a passo’ que estava à procura

guardar
Foto: Meraki Studio

Bolo de Bodas de Prata e o champanhe (mas não se exceda)

Não precisa de voltar a cortar o bolo e não precisa de um bolo de dois ou três andares com cake toppers expressivos. Escolha, em vez disso, um bolo de Bodas de Prata que se adeque à simplicidade da cerimónia e que seja proporcional ao número de convidados. Mas tenha um bolo! Porque se há dois elementos essenciais a uma celebração são precisamente o bolo e o champanhe! Sem eles, festa não é festa!

Veja também: As melhores tendências de bolos de casamento: sobremesas únicas para o seu grande dia!

guardarEfeito Espontâneo
Foto Efeito Espontâneo

Lembranças para os convidados

Pode oferecer aos seus convidados alguma recordação desta celebração. Neste caso, não seriam as tradicionais lembranças de casamento, mas algum mimo que agradeça a sua presença e o facto de partilharem este dia tão bonito convosco.

Veja também: Mensagens para felicitar os noivos e notas de agradecimento para os convidados

guardar
Photo by Annie Spratt on Unsplash

A ‘lua-de-mel’

Os seus 25 anos de casada são para partilhar com a sua família, claro. Mas também são para viver com a sua cara-metade. E é por isso que é tão importante que reserve algum do seu tempo para dedicar só a ela e à vossa relação. Uma segunda lua-de-mel, portanto!

Veja também: Que tipo de lua-de-mel é melhor para si? Existem 12 diferentes!

guardar
Foto: Vanessa & Ivo

Em comparação à festa de casamento tradicional, o que pode subtrair então? Subtraia, antes de mais, todo o stress dos preparativos. Depois, poupe alguns euros subtraindo também o vestido de casamento, a trabalheira da lista dos presentes, as infindáveis sessões fotográficas do antes, durante e depois, a banda, dj ou outras animações que garantem durabilidade à festa. Concentre-se no essencial: comida, amigos, amor! E volte a dizer o “Sim”.

Talvez também lhe interesse:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Momento Cativo Fotógrafos e vídeo
Efeito Espontâneo Fotógrafos e vídeo
Quinta da Quintã Quintas casamentos
João Almeida Fotógrafos e vídeo
Vanessa & Ivo Vídeo para casamentos
Meraki Studio Fotógrafos e vídeo

Dê-nos a sua opinião

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!