Como fazer o seating plan do seu casamento em 5 passos

Como fazer o seating plan do seu casamento em 5 passos

Descubra como criar o seating plan perfeito para o seu casamento, exalando estilo e garantindo, simultaneamente, que os seus convidados possam facilmente encontrar o seu lugar!

Como fazer o seating plan do seu casamento em 5 passos
Foto: João Almeida
  • Protocolo
  • Conselhos
  • Msn
  • Organização de mesas
  • Convidados

Uma das tarefas mais complicadas para os noivos está relacionado com o protocolo sobre os lugares e as mesaso chamado seating plan. Antes de mais, os noivos querem garantir que os convidados estão todos confortáveis e felizes, em condições para, também eles, desfrutarem deste dia feliz. Para isso ser possível, é preciso que o plano das mesas esteja bem organizado. Só assim pode evitar falhas de comunicação. E mais! Só assim pode evitar que um dos seus amigos e familiares fique colocado longe das pessoas que conhece e no meio de convidados com quem terá menor afinidade. É para prevenir isto que existe este protocolo de organização das mesas.

Hoje, damos-lhe os conselhos certos para fazer fazer um bom seating plan e retirar-lhe algum do stress que esta tarefa lhe possa provocar. Aconselhamos-lhe que tenha em conta o senso comum, definindo um seating plan que seja coerente, conduzindo-a por 5 passos essenciais para elaborar um mapa de mesas perfeito.

A Zankyou dá-lhe uma ajuda, disponibilizando online vários templates personalizáveis para que os seus convidados possam facilmente encontrar o seu lugar.

guardarSeating PlanSeating Plan
Modelo Abelon Zankyou

Seating plan para casamento: passos essenciais

Passo 1. Estabelecer um modus operandi: quais os materiais que necessita

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

A organização das mesas é um autêntico quebra-cabeças e, como tal, merece os “instrumentos” próprios de uma atividade com estas mesmas característica.  Por isso, prepare papéis, cartolinas, post-it’s, rotuladores, canetas, marcadores e comece a organizar-se.

Antes de tudo, e para dar início ao planning, já deverá ter decidido o espaço onde vai realizar o seu casamento e receber todos os seus convidados, de forma a conhecer as dimensões do local e as possíveis mesas que estarão disponíveis. Após ter esta informação, ponha mãos à obra e faça um esboço do espaço, dispondo as mesas e a sua respetiva localização.

Posteriormente, escreva os nomes dos seus convidados numa lista e, um a um, volte a escrevê-los nos diferentes post-it’s que comprou, divididos por cores (este tema das cores iremos desenvolver mais à frente).

Leia também: Os nomes para as mesas de casamento serão mesmo um quebra-cabeças?

guardarseating plan casamento
Seating Plan: Ideia Genial

Passo 2. Trabalhar com número aproximado de convidados 

Para fazer o seu seating plan é importante ter uma lista quase definitiva dos convidados (para não dizer definitiva). Só assim poderá ter uma ideia de como começar a organizar as mesas do seu casamento com poucos números acima ou abaixo do total. E, mesmo que lhe pareça um pouco “duro”, deve ter, também, uma lista de suplentes, caso haja mudanças de última hora.

Informe-se também de como são as mesas – redondas, quadradas ou retangulares – e quantas pessoas cabem em cada uma delas. Calcule um número máximo de convidados que o espaço e as mesas comportam, pois erá um fator relevante para saber exatamente como dividir os seus amigos e familiares.

guardarConvidada casamento a consultar seating plan
Seating Plan: In Love | Wedding Stationery & Styling | Foto: Momento Cativo

Passo 3. Organizar os convidados por cores

Chegamos então às cores. Para iniciar a distribuição dos seus convidados pelas mesas, o mais prático é dividi-los por cores, que determinarão um grupo de pessoas, que será você a definir:  os convidados mais velhos, primos, amigos da universidade… Depois só tem mesmo de escolher o post-it de cada cor e colocá-lo na respetiva mesa. Claro que esta divisão é completamente subjetiva, mas nós estamos aqui para ajudar e, por isso, damos-lhe uma sugestão.

Convidados da mesa principal

Em primeiro lugar, localize as pessoas que se sentarão na mesa principal. Ou seja, os pais, os padrinhos do vosso casamento, identificando-os todos com a mesma cor. Se tiver sorte, essa mesa é redonda e todos os presentes estarão ao mesmo nível, tendo a mesma conversa, partilhando opiniões uns com os outros.

Convidados com parentesco familiar

Seguidamente, centre-se em grupos de pessoas que tenham algum parentesco familiar. Os avós e os tios-avós recebem a sua própria cor, assim como os tios de mais idade que se deem mais com este grupo em particular. Estes constituirão a mesa dos convidados “mais velhos”, correspondendo a uma cor diferente.

Todos os outros vossos tios mais novos, com a mesma idade ou que seja aproximada, terão uma outra cor. Aqui, entrará, também, aquele primo dos vossos pais com quem tenham uma forte relação e uma idade similar. Todos juntos na mesma mesa, sentir-se-ão, certamente, em sintonia.

Leia também: O papel da avó no seu casamento: uma convidada de luxo!

guardarplacard seating plan casamento original
Seating Plan: Amor e Lima

Os primos jovens, mas adultos

Depois, concentre-se nos primos que já não são crianças e identifique-os também com uma cor. Na mesa que lhes será estabelecida, haverá, igualmente, primos solteiros e outros com companheiros, sempre garantindo que haverá espaço para todos.

Mesa para crianças

Deverá existir uma mesa para os seus convidados mais pequenos, onde se encontrarão os membros mais novos da vossa família (os filhos dos vossos irmãos, tios, primos…) e de amigos. Se são demasiados, colocar-se-á mais uma mesa destinada para este grupo, dividindo a mesma por filhos de familiares e filhos de outros círculos.

Leia também: Como decorar a mesa das crianças no meu casamento em 5 passos

guardarseating plan casamento
Seating Plan: Ideia Genial

Os amigos

Posteriormente, foque-se nos amigos. Em alguns casos, podem partilhar a mesa com os primos, caso estes não sejam muito numerosas, mas normalmente podem estar simplesmente divididos por grupos: os amigos da universidade, do trabalho, de infância…Deve, assim, conferir-lhes uma cor e colocá-los nas mesas correspondentes. 

Grupos concretos

Finalmente, haverá sempre uma cor destinada às pessoas do seu casamento que pertencem a um grupo em concreto, normalmente amigos dos vossos pais, um conhecido das aulas de música, o professor de yoga… Essas pessoas têm a sua própria mesa e será fácil juntá-los. 

Leia também: Amigos ou Conhecidos? Descubra ‘quem é quem’ para saber quem convidar para o seu casamento

guardarseating plan retangular no exterior jardim
Foto: João Almeida

Como dissemos, isto é apenas uma sugestão, apenas um guia de como poderia agir… No entanto, cada família tem as suas próprias particularidades e, talvez, deseje misturar pessoas que só você entenderia o porquê. Esta é uma das situações onde deve seguir o seu bom senso e afastar, por exemplo, as pessoas que se dão mal, independentemente do grupo no qual se poderiam encontrar. Organize um seating plan coerente com cada situação.

Passo 4. Reestruturar

Sempre que há alterações de última hora, terá duas opções. No caso de o número de convidados ser menor do que o previsto, a primeira opção passa por utilizar a lista de suplentes e proceder a um segundo envio de convites para substituir estas faltas. Mesmo que possa parecer um pouco desagradável, veja o lado positivo: vai poder convidar pessoas que sempre desejou convidar, mas que acabou por não o fazer, numa primeira instância, por falta de espaço ou de budget. Pegue então nessa lista e coloque-os num grupo onde mais se sintam confortáveis.

A segunda alternativa consiste em adaptar as mesas a uma nova situação, retirando ou colocando pessoas e falando com o espaço de celebração para deixar tudo pronto no momento do banquete. Tente que o espaço tenha flexibilidade para essas mudanças de última hora.

Leia também: 54 tipos de decoração de mesas do seu casamento: qual o seu favorito?

guardarseating plan casamento num espelho
Foto: João Almeida

Passo 5. Personalizar as mesas em função dos vossos gostos

Um dos momentos mais divertidos desta organização dos convidados pelas mesas no espaço do seu casamento tem a ver com a personalização das mesmas, sempre e quando escolher esta opção. Alguns casais lançam-se à aventura de dar um tema ao seu casamento e, consequentemente, às mesas dos seus convidados, tendo em conta os seus gostos, paixões e hobbies. 

Se é o seu caso, aqui ficam algumas sugestões de temas para o seu seating plan. Lembre-se: o tema central é só um. Depois, dentro desse tema, cada mesa representará uma categoria. Divirta-se a ‘catalogar’ os seus amigos e familiares e apele ao sentido de humor deles para que se riam com isso no seu grande dia.

10 temas bem-humorados para o seu Seating Plan

1. Musicais clássicos do cinema: Quanto mais antigos, melhor. Pense no Grease, Annie Hall, My Fair Lady… Uns mais românticos, outros mais cómicos. Os cartazes destes filmes vão dar peças decorativas perfeitas para cada mesa.

2. Músicas de uma banda icónica: Pense nos Beatles, Bee Gees, Rolling Stones, bandas que todos possam reconhecer. E escolha as músicas com os nomes mais divertidos. Precisa de ideias? Para os Beatles, escolha por exemplo temas como Strawberry Fiels Forever, Octupus Garden ou Lucy in the Sky with Diamonds.

3. Bebidas alcoólicas: Quem se sentará na mesa do Gin? E na mesa da Vodka? Certamente vai haver quem prefira sentar-se com uma garrafa de vinho em vez de uma de tequila…

4. Super-heróis ou vilões da Marvel: Tem tanto por onde escolher com o tema da Marvel. Poderá sentar todas as suas melhores amigas na mesa da Wonder Woman e os seus melhores amigos na do Super Homem. Ou, se quiser, prefira sentá-los em mesas com nomes dos maiores vilões da Marvel: Magneto, Doctor Doom, Green Goble! Mais engraçado ainda seria sentar toda a gente nos ‘alias’ destes super heróis: Bruce Wayne, Clark Kent.

5. Jogos de tabuleiro: Com esta ‘”jogada” vai estar a “matar dois coelhos de uma cajadada só’”! Vai ter temas diferentes para cada mesa e ainda terá como manter os seus convidados entretidos durante toda a festa, deixando o respetivo jogo de tabuleiro na mesa que lhe compete. Pictonary, Monopólio, Twister, Tabu, Scrabble, vale tudo!

6. Comidas ‘proibidas’: Quanto mais desastrosas para a sua saúde, melhor! Quais dos seus amigos não resistem a um bom gelado, uma boa dose de batatas fritas, hambúrgueres com queijo, pipocas? Tente-os…

7. Décadas dos anos 20: Os loucos anos 20 ou os ainda mais loucos anos 80? O amor livre dos anos 60 ou o estilo psicadélico dos anos 70? Leve os seus convidados a viajar no tempo, desafiando-os a sentar-se numa mesa com itens icónicos simbólicos dessas décadas.

8. Séries de culto: Pode optar por séries polémicas mais atuais – como Walking Dead ou Game of Thrones – ou por séries que marcaram outras gerações (Lost, Twin Peaks, Twilight Zone). Tem ainda a possibilidade de optar por sitcoms cómicos que todos reconhecem: Friends, Sex and the City, How I met you mother, Big Bang Theory, entre outras.

9. Princesas da Disney (ou as suas respetivas vilãs): Assim como a Marvel, a Disney dá-lhe muitas hipóteses de escolha: da delicada Cinderela à determinada Bela, passando pela dócil Bela Adormecida ou a corajosa Pocahontas. No reverso da medalha, encontra figuras tão carismáticas como Cruela de Vil ou Maléfica.

10. Personalidades ou personagens de reputação duvidosa: Don Corleone ou Al Capone? O líder dos Sopranos ou Frank Costelo? A sua imaginação é o limite se quiser que o seu casamento tenha o glamour perigoso de um film noir!

guardarseating plan de contos de fadas
Seating Plan: In Love | Wedding Stationery & Styling | Foto: Aguiam Wedding Photography

Seating Plan & Marcadores de mesa

E então, gostou das ideias dos temas para a organização das suas mesas? Lembre-se que, se optar por temáticas, vai ter também a oportunidade de decorar as mesas de forma personalizada, indo ao encontro das mesmas. Se escolher, por exemplo, o tema cinema ou música, o cartaz do filme ou a capa do disco pode ser o elemento diferenciador; já se foi por um caminho mais romântico, escolhendo para o nome das mesas os locais ou cidades que marcaram a vossa história de amor, o marcador será também reflexo disso, e por aí fora. A verdade é que será muito mais original ou engraçado do que dar apenas números às mesas…

Leia também: 60 ideias de marcadores de mesa de casamento para os seus convidados

guardarmarcador de mesa
Marcador de Mesa: In Love | Wedding Stationery & Styling

Ideias originais para Seating Plans

Quando surgiu, o seating plan não era mais do que uma grande folha branca, onde estavam numeradas as várias mesas e impressos sobre cada uma delas o primeiro e último nome dos convidados colocados em cada mesa. Cumprindo a sua função mais prática e menos decorativa, este plano de mesas era eficaz há alguns anos atrás. Atualmente, cada vez mais casais querem estilizar todos os pormenores da sua festa, inclusive o estacionário e, com ela, o mapa das mesas.

Assim, não podemos terminar sem lhe oferecer uma série de ideias para seating plans, desde os mais simples, aos mais originais e criativos. Aposte no styling deste detalhe. Espreite as ideias que lhe mostramos abaixo (e as que já lhe mostramos acima!) e não siga modas, mas o coração. Inspire-se!

guardarseating plan num navio conceito nautico
Se quer originalidade e a sua paixão é o mar, história ou a engenharia naval, nada faz mais sentido do que este Seating Plan proposto pela a pajarita
guardarseating plan em acrílico
Seating Plan em acrílico da In Love | Wedding Stationery & Styling para uma decoração delicada e elegante
guardarseating plan muito original com as fotografias dos convidados
Seating Plan da In Love | Wedding Stationery & Styling com as fotografias dos convidados. Quer surpreender? Ora aí que tem uma boa ideia. | Foto: Hugo Coelho Fotografia
guardarseating plan original
E por falar em originalidade…! Seating Plan de a pajarita
guardarseating plan numa mala
Originalidade com um toque vintage com este Seating Plan proposto pela Cor Púrpura
guardarSeating plan decorado com flores
Seating plan para um cantinho encantador decorado com flores proposto pela a pajarita
guardarseating plan rustico chic
Uma ideia da Love Stories Weddings – Wedding Decoration & Stationery de Seating Plan para um casamento rústico chic
guardarSeating plan aplicado em móvel vintage.
Um Seating plan aplicado em móvel vintage proposto pela a pajarita

E agora que já sabe como fazer o seating plan para o seu casamento e teve oportunidade de encontrar inspirações que possam conduzi-la a uma decisão, saiba que a Zankyou dispõe de vários formatos online para garantir que tem o plano perfeito para que os seus convidados possam facilmente encontrar o seu lugar!

Para inspiração click no play

 

E descarregue também o  nosso ebook 

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Momento Cativo Fotógrafos e vídeo
a pajarita Convites
João Almeida Fotógrafos e vídeo
Hugo Coelho Fotografia Fotógrafos e vídeo
Amor e Lima Wedding planners
Ideia Genial Convites
Cor Púrpura Convites
Aguiam Wedding Photography Fotógrafos e vídeo