Quem pode estar na mesa dos noivos?

Depois da elaboração da lista dos convidados, uma das tarefas que vos exigirá mais tempo na organização do casamento é a planificação das mesas do copo-d’água e da mesa dos noivos, pois terão de garantir que todos os presentes se sentirão confortáveis.

Foto: 134 mílimetros

E se na organização das mesas vão ter de ter atenção à empatia entre os convidados que vão sentar lado a lado, o mesmo irá acontecer quando escolherem as pessoas para partilhar convosco a mesa dos noivos, também chamada mesa presidencial.

Claro que podem seguir as diretrizes básicas do protocolo, que indicam que o correto será sentar os padrinhos logo ao vosso lado e, junto a eles, os pais, podendo ainda constar na mesa dos noivos o sacerdote ou notário que celebrou a cerimónia. No entanto, há ocasiões em que a situação é um pouco mais complexa.

Mikiki Event Designers

Pode acontecer, por exemplo, que um dos pais não esteja de acordo com o matrimónio, apesar de comparecer, ou que haja uma má relação entre pais separados ou animosidade entre novos cônjuges, etc. Para evitar um mau ambiente na mesa dos noivos, nestes casos o melhor é colocar os pais em mesas separadas. E há soluções que podem evitar situações melindrosas: muitos noivos optam, por exemplo, por partilhar a mesa dos noivos com os seus irmãos e/ou amigos. Não há nada que vos impeça de o fazer, se assim entenderem. E no final até pode ser uma vantagem, pois certamente proporcionará muita diversão no grande dia!

Foto: It’s all about…

Quando os noivos já têm filhos, podem igualmente optar por sentá-los juntamente com eles. Afinal, são família, e a família é para estar junta nestes momentos tão especiais da vida de qualquer um.

Foto: It’s all about…

Uma mesa (literalmente) para os noivos

Estarem acompanhados também não é necessariamente obrigatório. Ainda que não seja muito habitual, há casais que decidem que a mesa dos noivos ou presidencial deverá ser exclusivamente para eles. Neste caso, a mesa fica igualmente numa posição de destaque, isto é, de frente para as mesas dos restantes convidados.

Foto: It’s all about…

Sendo viável, esta opção de uma mesa para dois irá criar um ambiente de maior romantismo no dia do casamento, proporcionando ao casal a tranquilidade necessária para poder desfrutar de uma forma mais íntima a refeição do seu casamento. Por outro lado, permite que os noivos se movimentem mais livremente pelas outras mesas para dar atenção a todos os convidados. Neste caso, familiares mais próximos e amigos chegados ficarão nas mesas mais perto da mesa dos noivos.

Foto: André Tavares Fotografia via a pajarita

Que mesa escolher e onde posicionar?

A mesa dos noivos deverá ter o maior destaque na sala do Copo-d’água, dispondo de uma decoração especial, para se diferenciar de todas as outras. É habitual ter uma posição central, de modo a estar ao alcance da vista de todos os convidados, podendo ter diferentes formatos.

Love Stories Weddings

Mesa retangular: comportando, geralmente, até 6 pessoas, este é formato mais clássico, no qual os comensais se sentam em apenas um dos lados da mesma, para que possam ver e ser vistos por todos. É ótima para a interação com os convidados que se encontram em frente, mas não é das melhores soluções para a convivência entre os que estão na mesa. Com efeito, quem está na mesa acaba por conversar apenas com quem está ao seu lado.

Foto: João Almeida via Mary Me Eventos
Foto: João Almeida via Mary Me Eventos

Mesa oval: tem características semelhantes à anterior, mas acaba por ser mais dinâmica, pois quem fica nas pontas não se sente tão excluído. Para além disso, comporta mais pessoas: até 8 convidados.

Foto: José Raposo

Mesa redonda: é a opção mais recente, que permite reunir mais convidados com os noivos. Tem a vantagem de uma maior convivência entre os que estão sentados à mesa, mas não permite tanto a interação com os demais convidados da sala. Se escolher este estilo de mesa, coloque-a no meio das outras, que ficarão em círculo à sua volta.

Cotton Dreams

Na realidade, a tendência atual nos casamentos foca-se em respeitar a personalidade de quem está a casar, por isso o que importa mesmo é o critério do casal na escolha de quem sentar na mesa dos noivos. Com efeito, vocês conhecem melhor do que ninguém os vossos familiares e são os que melhor podem responder perante situações de stress.

Claro que vão querer ser bons anfitriões num dos dias mais importantes da vossa vida, mas também é verdade que se trata de um momento único que têm de desfrutar ao máximo!

Se gostou deste artigo, veja também alguns dos aspetos do protocolo que lhe permitirão viver o seu dia do casamento com maior autenticidade.

E talvez também lhe interesse:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Foto: 135 milímetros
O tipo de mesa mais adequado para o dia do seu casamento
Descubra os 6 tipos de mesas que existem e qual é o ideal para o seu casamento: escolha o estilo ideal para o grande banquete!
Foto: Rui Teixeira Wedding Photography
15 motivos pelos quais vale a pena estar casado!
Se ainda não decidiram dar o nó, cuidado, depois de lerem terão garantidamente vontade de casar já amanhã!
TFY Weddings
8 superstições de casamento que pode ignorar
Hoje vamos tirar-lhe o stress que as superstições de casamento acabam por acrescentar à organização do casamento e até ao próprio dia, dando-lhe um conselho precioso…ignore-as!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação