O que escrever nos votos de casamento? Dicas e exemplos reais emocionantes!

O que escrever nos votos de casamento? Dicas e exemplos reais emocionantes!

Dizer a uma pessoa que a amamos, exprimir a verdadeira intensidade daquilo que sentimos é, ao mesmo tempo, uma das coisas mais difíceis e mais fáceis de fazer.

O que escrever nos votos de casamento? Dicas e exemplos reais emocionantes!
Foto: It's all about...
  • A Celebração
  • Conselhos
  • Msn
  • Noivos
  • Emotivo
  • Romântico

Dizer a uma pessoa que a amamos, exprimir a verdadeira intensidade daquilo que sentimos é, ao mesmo tempo, uma das coisas mais difíceis e mais fáceis de fazer. Dizer «amo-te» parece sincero, mas também parece pouco. Prometer que a vamos respeitar, honrar e cuidar para sempre é apenas o começo. Em suma, são estas as ideias que os votos de casamento generalizados passam, mas há cada vez mais pessoas com vontade de escrever votos personalizados. Há cada vez mais noivos a assumir esse desafio. É para eles que escrevemos hoje.

Porque nem sempre é fácil organizar os nossos pensamentos e passá-los a limpo para o papel, preparámos um guia que a vai ajudar a assentar ideias e a expressar aquilo que sente. Comece por tirar um tempo livre para a tarefa. Aceite que não é uma coisa que possa demorar apenas um dia e dê tempo ao tempo (e a si) para chegar às palavras que quer dizer. Depois, vai precisar de reescrever na sua memória a sua história de amor. Pense em livros que ambos leram e de que falaram, nas vossas músicas preferidas, em poemas que sensibilizaram os dois. Peça emprestadas todas as frases que fizerem sentido para si. Se não fizer sentido para todos, não importa, basta que faça sentido para si e para a sua cara-metade. E lembre-se que não está a escrever o próximo prémio nobel da literatura, está a escrever os seus votos. Prefira a simplicidade à ostentação!

guardarvotos de casamento
Foto: João Almeida
guardarvotos de casamento
Foto: João Almeida

Há pouco tempo partilhamos consigo este casamento encantador de Mónica & Pablo, cujas fotos vê acima, e com ele, um maravilhoso vídeo da 24 FILMS onde as palavras da noiva, proferidas com uma voz terna e penetrante de uma mulher profundamente apaixonada, nos emocionam de uma forma tão real e profunda, que certamente vão emocioná-la a si, inspirando-a a encontrar as palavras certas para expressar, você também, o seu grande amor.

 

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

E agora que já está no espírito certo, siga o nosso guia para conseguir escrever o primeiro rascunho dos seus votos.

Votos de casamento: por onde começar?

Antes de começar, pense no tipo de mensagem que gostaria de transmitir. Nos votos de casamento, sobretudo quando falamos em votos de casamento para uma cerimónia civil, terá toda a liberdade para dizer o que sente da forma que for mais especial para si. Excetuando algumas cerimónias religiosas, onde por vezes há um mínimo de protocolo a seguir (depende das paróquias), não há efetivamente um protocolo a seguir. Até pode cantar, dizer uma poesia, escrever uma lista com tudo o que a fez apaixonar-se pelo outro e por aí fora. O importante é que os seus votos de casamento sejam originais e reflitam quem você é. Até podem ser divertidos, se você for aquela pessoa põe sempre o grupo de amigos a rir!

 

Lembre-se apenas que as palavras ditas durante os votos de casamento são eternizadas – pelo menos até fazer a renovação dos votos nas suas bodas de casamento –  e por isso têm de refletir a sua essência em cada uma das palavras que proferir diante do seu amor.

Hoje temos 4 estilos de votos de casamento para lhe propor e várias frases para cada um deles. Só precisa de desenvolver o texto a partir das bases que aqui lhe deixamos. Isso e personalizar, claro!

guardarvotos de casamento
Foto: Arte Magna
guardarvotos de casamento
Foto: Arte Magna

Votos românticos: a declaração de amor

São votos simples que falam do amor que a outra pessoa lhe inspira. São frases que se concentram no sentimento que a une à outra pessoa. Exemplos:

* Amo-te e vou amar sempre.
* És a pessoa que escolhi para meu companheiro.
* És a resposta a todos os meus sonhos.
* És a minha alma gémea.
* Estou apaixonado por ti. Ontem, hoje e sempre.

Veja também: 10 truques para uns votos de casamento de filme

guardarvotos de casamento
Coordenação, Styling e Design Floral: Ideias de Veludo | Fotografia: Momento Cativo | Venue: Obras do Fidalgo, Marco de Canaveses
guardarvotos de casamento
Coordenação, Styling e Design Floral: Ideias de Veludo | Fotografia: Momento Cativo | Venue: Obras do Fidalgo, Marco de Canaveses

E porque é de amor que falamos, deixamos-lhe o filme das imagens acima, de uma Elopement session da Amélia & Duarte, também da autoria da 24 FILMS, que irá provocar-lhe um turbilhão de emoções e fazê-la refletir nas palavras que o seu coração quer revelar  ao mundo. As palavras são de Fernando Pessoa.

A ‘homage’: votos de casamento emocionantes

São votos sobre a pessoa com quem escolheu casar. Neste estilo de texto, a ideia geral é falar sobre as coisas que mais admira na sua cara-metade. Exemplos:

* És doce e carinhoso. Iluminas todos os meus dias.
* Ninguém me faz rir como tu.
* És único, sincero e generoso. Fazes-me sentir segura e querida.
* Amo quem tu és. Tenho orgulho de te ter ao meu lado.

Veja também: 10 formas de surpreender a sua cara-metade antes de chegar ao altar

guardarvotos de casamento
Foto: Arte Magna
guardarvotos de casamento
Foto: Arte Magna

No casamento de Carmela e Mateus, que encontrámos no Youtube, há uma combinação dos estilos que hoje lhe falamos, mas a homenagem está lá, nas palavras que expressam todo o amor deste casal brasileiro. E, como diz o título, é para chorar!

A promessa

São votos em que você assume um compromisso com outra pessoa. São os votos mais parecidos com os que habitualmente ouvimos numa cerimónia religiosa católica. Há inclusivamente igrejas que permitem que os noivos substituam os votos de casamento tradicionais por votos personalizados para a cerimónia religiosa, escritos com o coração e repletos de sentimentos (de qualquer forma, deverá sempre perguntar ao padre se tal é possível, incluindo se terá de manter palavras obrigatórias e se existirão outras que não possam ser utilizadas)

* Prometo amar-te.
* Prometo ser-te fiel.
* Prometo fazer de ti e de nós a minha prioridade.
* Prometo honrar-te e respeitar-te.

Se vai casar na igreja, aqui fica um exemplo de votos de casamento utilizando as frases acima, que evidentemente poderá adaptar. Aliás, deve! Os votos de feliz casamento devem refletir sentimentos reais, genuínos, e não aconselhamos, de todo, uma cópia da Internet. Exprima-se com alma, pense na sua história!

“Hoje vamos tornar-nos marido e mulher. Tu foste um presente de Deus e agora que vamos caminhar juntos na vida, os meus dias serão repletos de alegria ao teu lado. Diante de Deus e de todos os nossos entes queridos que hoje partilham connosco este dia, prometo amar-te, ser sua amiga, confidente e companheira, dividindo contigo esperanças e sonhos e fazendo de ti e de nós a minha prioridade. Prometo ser-te fiel, honrar-te, respeitar-te e apoiar-te nos momentos difíceis, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, para o resto da minha vida”.

Veja também: As mais belas leituras religiosas para ouvir no seu casamento

guardarvotos de casamento
Foto: It’s all about…
guardarvotos de casamento
Foto: It’s all about…

A esperança

São votos que falam de um futuro. Estas frases expressam a esperança da felicidade que está por vir. Exemplos do que escrever nos votos de casamento:

* Quero envelhecer feliz ao teu lado.
* Vamos criar uma família linda.
* Seremos companheiros em todas as muitas aventuras que estão por vir.
* Seremos sempre amantes, amigos.
* Seremos eternos.

Veja também: Renovação dos votos de casamento: o reafirmar do vosso amor

guardarvotos de casamento
Foto: Ludgi Fotografos
guardarvotos de casamento
Foto: Ludgi Fotografos

Inspire-se nas palavras da Catarina e do Paulo, repletas de emoção, encantamento e amor, baseadas na certeza de um futuro feliz, após um longo caminho a dois que lhes permitiu conhecerem-se e aprimorar uma forma única de amar”, sabendo que “o melhor ainda está para vir”. O filme é da WeMotion Films.

 

Escolha o estilo com que mais se identifica ou combine os vários estilos diferentes para criar um texto que seja seu. Mas lembre-se que estes textos, geralmente, devem ser curtos e simples. Se sentir que as palavras e os sentimentos estão a fluir e que tem muito mais para dizer à pessoa que ama, escreva uma carta e entregue-a na manhã do seu grande dia. É um gesto romântico ao qual ninguém ficará indiferente!

E já agora, Como reagirá o vosso noivo ao ver-vos? Fiquem a conhecer as 7 reações possíveis!

10 truques para uns votos de casamento de filme

Os casamentos civis são cada vez mais numerosos e o bom que têm os casamentos civis é que é possível personalizar tudo o que quiser: rituais religiosos ou pagãos (inclusivamente ritos de outras culturas), música ao vivo (não necessariamente religiosa, mas com a qual os noivos se identifiquem), intervenção de amigos e familiares (para fazer um discurso ou fazer alguma surpresa de última hora) e, claro, os votos de casamento que temos vindo a falar até aqui. E a verdade é que vimos isto acontecer durante anos nos filmes e agora podemos colocar em prática tudo o que vimos. Como? Assim:

  1. Deixem os votos para o final da cerimónia. Que seja o climax de tanta emoção.
  2. Se colocarem música que seja de fundo, baixinha. O importante são as palavras.
  3. Expressem-se tal como são. Que os votos saiam de dentro, sejam naturais e sinceros. Se nunca na vida escreveram poesia, este não é o dia para começar.
  4. Usem a vossa própria linguagem, o vosso próprio vocabulário. Isto não significa que possam dizer qualquer parvoíce, pois há uma linha entre o divertido e o ridículo. Falem sobre a pessoa que têm à vossa frente e do porquê querem passar com ela o resto da vossa vida.
  5. Sejam breves. Pensem que provavelmente se vão emocionar. Não está nos planos que fiquem cinco minutos a soluçar à frente de todos os convidados.
  6. É melhor falar de memória do que ler, mas uma cópia em papel é sempre uma boa ideia. Em letra grande e em cartolina é melhor do que em papel fino, que pode voar com o vento.
  7. Se se emocionarem demasiado, parem. Respirem, bebam água, beijem a vossa cara-metade se quiserem. Não tentem dizer o discurso depressa e a correr porque só fará com que fiquem mais nervosos.
  8. Ensaiem à frente do espelho (cronómetro na mão) as vezes que sejam necessárias. Ajuda, e muito.
  9. Se são de diferentes culturas e falam diferentes idiomas, sejam valente e, se dominam um pouco o idioma da vossa cara-metade, atrevam-se a dizer os votos no idioma do outro.
  10. E, por último, mas não menos importante: se contam um profissional para oficializar o casamente e têm alguma dúvida não hesitem em perguntar-lhe. Ele (ou ela) terá experiência no tema e saberá o que aconselhar.
guardarvotos de casamento
Foto: It’s all about…

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

It's all about... Fotógrafos e vídeo
Momento Cativo Fotógrafos e vídeo
João Almeida Fotógrafos e vídeo
WeMotion Films Vídeo para casamentos
24 FILMS Vídeo para casamentos
Ludgi Fotógrafos Fotógrafos e vídeo
Ideias de Veludo ® Wedding planners
Arte Magna Fotografia Fotógrafos e vídeo