As mais belas leituras religiosas para ouvir no seu casamento

Os cônjuges podem escolher as leituras que serão lidas por dois convidados, uma tirada do Antigo Testamento e outra do Novo, para tornar o momento da cerimónia mais pessoal e emocionante.

Para os católicos, o casamento é um sacramento que dita a eterna união entre duas pessoas que se tornam numa só aos olhos de Deus, representado na cerimónia pelo sacerdote. Como qualquer sacramento, a cerimónia de casamento é dividida em partes diferentes, algumas decididas pelos próprios cônjuges, outras estabelecidas pelas regras do cerimonial. Os cônjuges podem escolher as leituras que serão lidas por dois convidados, uma tirada do Antigo Testamento e outra do Novo, para tornar o momento da cerimónia mais pessoal e emocionante. Esta escolha condicionará a passagem do Evangelho que será lida pelo sacerdote. A missa é composta por 9 fases: introdução, memória do batismo, primeira leitura, salmo responsorial, segunda leitura, canção do Evangelho, promessa, bênção e troca de anéis e, por fim, bênção dos casados, ​​que se tornaram marido e mulher.  Veja também: Missal do casamento: tudo o que precisa de saber. Já pensou no seu?
Guardar
leituras de casamento católico: noivos no altar com o padre e o seu responso Foto: Profoto Studios
Guardar
leituras de casamento católico: noivos no altar com o padre e o seu responso Foto: Profoto Studios ... Agora, as leituras que escolher devem ter algum significado para si. Tome nota de alguns trechos e faça a sua opção: Primeira leitura (do Antigo Testamento) Segunda leitura (do Novo Testamento)

Primeira leitura (do Antigo Testamento)

(Gen.24, 48-51. 58-67) Leitura do Livro do Génesis Naqueles dias, o servo de Abraão disse a Labão: "Eu prostrei-me em adoração e louvei o Senhor, Deus de meu amo Abraão, que me conduziu pelo reto caminho, a fim de escolher a sobrinha do meu amo para mulher de seu filho (...) O servo contou a Isaac tudo o que tinha feito. Depois Isaac conduziu Rebeca à tenda da Sara, sua mãe, recebendo-a por esposa e amou-a. Assim foi consolado da morte da sua mãe. Palavra do Senhor Veja também: 10 conselhos do Papa Francisco para um casamento feliz
Guardar
leituras de casamento católico: noivos no altar com o padre e o seu responso Foto: João Almeida (Gen 2, 18-24)

Leitura do Livro do Génesis

Disse o Senhor Deus: "Não é bom que o Homem esteja só: vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele" (...) Por isso, o homem deixará pai e mãe para se unir à sua esposa, e serão uma só carne. Palavra do Senhor Veja também: Como pedir a Bênção Papal para o seu casamento
Guardar
leituras de casamento católico: noivos no altar com o padre e o seu responso Foto: Timoteo Mendes Fotografia
Gen (1,26-28.31a)

Leitura do Livro do Génesis

Disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, sobre os animais selvagens e sobre todos os répteis que rastejam pela terra". Deus criou o homem à sua imagem, criou-o à imagem de Deus. Ele os criou homem e mulher. Deus abençoou-os e disse-lhes: 'Crescei e multiplicai-vos; enchei e dominai a terra. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem na terra'. Deus viu tudo o que tinha feito: era tudo muito bom. Palavra do Senhor Veja também: 8 superstições de casamento que pode ignorar
Guardar
leituras de casamento católico: noivos no altar com o padre e o seu responso Foto: Profoto Studios
(Ct.2, 8-10. 14. 16a; 8, 6-7a)

Leitura do Livro do Cântico dos Cânticos

Eis a voz do meu amado. Ele aí vem, transpondo as montanhas, saltando sobre as colinas. O meu amado é semelhante a uma gazela ou ao filhinho da corça. Ei-lo que está por detrás do nosso muro, a olhar pela janela, a espreitar através das grades (...) Ele disse-me: "Põe-me como um selo sobre o teu coração, como um selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte e a paixão é violenta como o abismo. Os seus ardores são setas de fogo, são chamas divinas. As águas divinas não podem apagar o amor, nem os rios o podem submergir". Palavra do Senhor Veja também: Noivos com religiões diferentes: como conciliar a cerimónia?
Guardar
Noiva com terço nas mãos Foto: Mariana Gama Photography

Segunda leitura (do Novo Testamento)

(Rom.15, 1b-3a. 5-7.13)
Leitura da Epístola de São Paulo aos Romanos Irmãos: Não devemos procurar a própria satisfação, mas procure cada um de vós agradar ao próximo, para seu bem e edificação. Cristo não procurou o que lhe era agradável. O Deus da paciência e da consolação vos conceda que alimenteis os mesmos sentimentos uns para com os outros, segundo Cristo Jesus, para que, numa só alma e numa só voz, glorifiqueis a Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. Acolhei-vos, portanto, uns aos outros, como Cristo vos acolheu, para glória de Deus. O Deus da esperança vos encha plenamente de alegria e de paz na prática da vossa fé, para que abundeis na esperança, pela virtude do Espírito Santo. Palavra do Senhor Veja também: Como fazer a entrada e saída da Igreja em 5 passos
Guardar
Noiva a entrar na igreja com o seu Pai Foto: Instante Fotografia
(Cor.6, 13c-15a. 17-20)

Leitura da Epístola de São Paulo aos Coríntios

Irmãos: O corpo não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo. Deus, que ressuscitou o Senhor, também nos ressuscitará a nós pelo poder (...) Não sabeis que o vosso corpo é Templo do Espírito Santo, que habita em vós e vos foi dado por Deus? Não pertenceis a vós mesmos, porque fostes resgatados por grande preço: glorifica a Deus no vosso corpo. Palavra do Senhor Veja também: 10 perguntas (que todas nós fazemos) acerca da cerimónia religiosa
(Ef.4, 1-6)

Leitura da Epístola de São Paulo aos Efésios

Irmãos: Eu, prisioneiro pela causa do Senhor, recomendo-vos que vos comporteis segundo a maneira de viver a que fostes chamados: procedei com toda a humildade, mansidão e paciência; suportai-vos uns aos outros com caridade; empenhai-vos em manter a unidade de espírito pelo vínculo da paz. Há um só Corpo e um só Espírito, como existe uma só esperança na vida a que fostes chamados. Há um só Senhor, uma só fé, um só Batismo. Há um só Deus e Pai de todos, que está acima de todos, atua em todos e em todos se encontra. Palavra do Senhor Veja também:  Casamento civil ou religioso: que tipo de cerimónia escolhem os noivos portugueses?
Guardar
leituras de casamento católico: noivos no altar com o padre e o seu responso Foto: André Tavares Fotografia
(Col.3, 12-17)

Leitura da Epístola de São Paulo aos Colossenses

Irmãos: Como eleitos de Deus, santos e prediletos, revesti-vos de sentimentos de misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência. Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, se algum tiver razão de culpa contra o outro. Tal como o Senhor os perdoou, assim deveis fazer vós também (...) E tudo quanto fizerdes, por palavras ou por obras, seja tudo em nome do Senhor Jesus, dando graças por ele a Deus Pai. Palavra do Senhor Veja também: Casamento religioso: procedimentos e documentos
Guardar
padrinhos emocionados na cerimónia religiosa Foto: Helder Couto Photo Se mesmo assim ainda tiver dúvidas quanto às leituras a escolher para serem ditas na cerimónia religiosa do seu casamento, peça ajuda ao padre. De certeza que ele terá algumas palavras para si. Nem que seja para lhe indicarem o "caminho" para o texto que mais tem a ver consigo e com o seu futuro marido. Caso mude de ideias, e opte apenas por uma cerimónia civil, fique com os discursos mais emocionantes. Depois, decida quem a leva ao altar.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

João Almeida Fotógrafos e vídeo
Instante Fotografia Fotógrafos e vídeo
Helder Couto Photo Fotógrafos e vídeo
Profoto Studios Fotógrafos e vídeo
André Tavares Fotografia Fotógrafos e vídeo
Timoteo Mendes Fotografia Fotógrafos e vídeo
Mariana Gama Photography Fotógrafos e vídeo

Dê-nos a sua opinião

Comentário submetido com sucesso
Tivemos um problema a submeter o seu comentário. Por favor tente mais tarde
Por favor, preencha este campo.
Por favor, insira um e-mail válido.
Por favor, preencha este campo.