10 conselhos do Papa Francisco para um casamento feliz

O seu carisma e simpatia tornaram-no um dos pontífices mais próximos das pessoas por todo o mundo, especialmente das novas gerações. O Papa Francisco é, na opinião da maioria, o representante da Igreja Católica que deu mais lições de amor, respeito e igualdade. Por tudo o que representa, mesmo para muitas pessoas que não praticam a sua religião, ainda assim, disponibilizamos um conjunto de 10 conselhos para os casais que decidiram compartilhar a sua vida juntos.

Foto: Instagram | Papa Francisco

Sobre a idealização do amor

1. “O casamento é um símbolo da vida, da vida real, não é um romance”.

2. O casamento não é uma estrada plana, sem problemas. Caso contrário, não seria humano. É uma viagem comprometida, por vezes difícil, por vezes complicada, mas faz parte da vida”.

Foto: Instagram | Papa Francisco com o presidente da Argentina, Mauricio Macri, a sua esposa e a sua filha mais nova

Quanto à responsabilidade que o casamento implica

3. “O casamento é uma jornada comum entre um homem e uma mulher, no qual o homem tem a missão de ajudar a mulher a ser uma mulher melhor, e a mulher tem a missão de ajudar o marido a ser mais homem. Esta é a missão que vocês têm em comum. É a reciprocidade da diferença“.

4. “Um casamento não tem sucesso apenas pelo tempo de duração, a qualidade é muito importante. Permanecerem juntos e saberem amar-se para sempre, é o desafio de todos cônjuges cristãos”.

Foto: Aguiam Wedding Photography

Dois conselhos para praticar diariamente

5. “É normal que os maridos discutam, é normal. Acontece sempre. Mas eu aconselho-vos a nunca terminarem o dia sem criar a paz”.

6. “Todos sabemos que não há uma família perfeita, nenhum marido ou esposa perfeita, e muito menos a sogra perfeita. Nós existimos, somos pecadores. Jesus conhece-nos bem e ensina-nos um segredo: um dia nunca termina sem pedir perdão“.

Foto: Aguiam Wedding Photography

O valor da Família

7. “Ter um lugar ao qual regressar ao final do dia significa ter um lar. Ter pessoas a quem amar, significa ter Família, e possuir ambas é uma Bênção”.

8. “Hoje, a família é desprezada, maltratada, e o que nos é pedido é reconhecer como é bom e autêntico começar uma família, ser uma família, hoje – algo tão indispensável para a vida neste mundo, para o futuro da humanidade“.

9. “A família é a fonte de toda a fraternidade, e é por isso que é também o fundamento e o caminho primordial para a paz, porque, por vocação, deve contagiar o mundo com o seu amor“.

Foto: Nelson Marques + Andreia Torres Photography

O amor acima de tudo

10. “O que mais pesa do que todas as outras coisas é a falta de amor. Pesa não receber um sorriso, pesa a força de um silêncio. Por vezes, também em família, entre marido e mulher, entre pais e filhos e entre irmãos. Sem amor, o esforço torna-se cada vez mais pesado, intolerável”.

Créditos: Mary Me Eventos | Foto: João Almeida

A forma como o Papa Francisco usa a sua sabedoria, espontaneidade e compreensão, fazem com que as suas palavras sejam percebidas como recomendações e não como imposições difíceis e pouco consistentes. Qual destes conselhos aplicaria à sua vida a dois?

Poderá também gostar de ler:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Light Story
Regras para ser feliz: 5 conselhos que valem ouro!
Decida ser feliz. Só isso já basta! E esta, hein?
Aguiam Wedding Potography
Conselhos fundamentais dos Wedding Planners: o segredo para viver um dia em pleno!
Para vos ajudar a viverem um casamento de sonho, falámos com wedding planners para vos alertar para aspectos super importantes que nem sempre consideram
Efeito Espontâneo
O que vestir para um casamento se tem muito peito? Os 5 grandes conselhos
Conheça as escolhas de algumas celebridades para esconder o seu peito grande: as opções de quem sabe!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação